Leonardo apresenta o modelo AW09 e reforça marca Agusta na LABACE 2023
São Paulo – A Leonardo estará presente na edição de 2023 da LABACE (Conferência e Exposição Anual de Aviação Executiva da América Latina), a principal exposição de transporte aéreo executivo da América Latina, que acontece em São Paulo entre os dias 8 e 10 de agosto. O evento permitirá que a fabricante Italiana apresente os seus planos futuros para o mercado regional de helicópteros civis, com foco no transporte de passageiros VIP/executivos e VVIP. Na edição deste ano, a empresa trará novidades na oferta de produtos da marca Agusta e será também a estreia pública do helicóptero monomotor de última geração AW09 na LABACE.
Com uma frota global de mais de 4500 helicópteros, dos quais 900 estão dedicados à realização de uma variedade de missões de transporte de passageiros, incluindo transporte privado, transporte corporativo, fretamento, serviços regulares e transporte VIP/Governamental. Na América Latina são mais de 400 helicópteros de diversos tipos e para diversas aplicações, metade destes são utilizados para transporte VIP/Corporativo, o que representa cerca de 25% da frota VIP global de Leonardo. A empresa se manteve líder no mercado mundial de helicópteros VIP multimotor na última década, com uma participação de 45% no mercado, e é referência no Brasil neste setor, alavancada pelos principais diferenciais onde se destaca o padrão de excelência: velocidade e desempenho geral de primeira classe, altos níveis de personalização, excelente conforto de cabine, a mais atualizada tecnologia de navegação e missão, certificação e padrões de segurança mais recentes, além do estilo italiano refinado.
Programa Agusta for you – A nova marca Agusta atualiza os fatores distintivos que tornaram a empresa famosa e popular entre as operadoras mundiais e regionais, agregando mais soluções e serviços à medida que a tecnologia evolui. Na LABACE, a Leonardo fornecerá uma atualização sobre os planos mais recentes e novas opções de serviços dedicados a operadores de helicópteros VIP/corporativos sob a marca Agusta.
O pacote de serviço e manutenção AGUSTA FOR YOU para operadoras privadas, por exemplo, foi concebido como parte integrante da oferta Leonardo VIP e já foi selecionado por vários clientes em todo o mundo, trazendo soluções prontas para uso em um contexto de cobertura completa. Desenvolvido especificamente para atender às necessidades dos operadores corporativos de helicópteros, o pacote visa aumentar a disponibilidade de aeronaves e reduzir custos de estoque, além de otimizar despesas, cobrindo manutenções programadas e não programadas de fuselagem, componentes aviônicos e outros itens. O plano AGUSTA FOR YOU está disponível para todos os helicópteros Leonardo e oferece possibilidades sob demanda de reforma anual de interiores, com cobertura para sistema de entretenimento (incluindo peças e solução de problemas) e motores, em caso de eventos não programados (com desempenho garantido) ou em serviço de empréstimo.
Para os clientes que decidem manter seu helicóptero nas instalações da Leonardo, o plano de serviço AGUSTA FOR YOU também oferece opções premium como: facilitação no aluguel de helicóptero de “reposição”, no caso períodos prolongados de manutenção; arranjos de combustível; serviço de limpeza de cabine; além de rampa de acesso direto, quando os hangares estão em um aeródromo comercial.
Nos próximos dois anos, com o objetivo de ampliar a possibilidade de acesso aos serviços AGUSTA FOR YOU em toda a rede global de serviços Leonardo, os centros de manutenção selecionados de helicópteros Leonardo Part145 serão renovados com áreas da marca Agusta, aproximando os serviços premium dos clientes VIPs nas principais áreas geográficas, inclusive na América latina. Além disso, no Portal do Cliente Leonardo Helicopters, operadores VIP terão uma área dedicada para verificar o andamento e o status da fabricação e teste de seus helicópteros, com imagens. No geral, essas etapas visam atender a requisitos de exclusividade e tornar a propriedade e as operações de uma aeronave Agusta uma verdadeira experiência de 360° desde o primeiro dia.
Modelo AW169 em exibição na Labace – Os helicópteros VIP da Leonardo também apresentam uma variedade de tecnologias de suporte à segurança, conforto, navegação, eficácia de missão, suporte e treinamento. Um helicóptero intermediário leve AW169 estará em exibição estática na LABACE como um exemplo claro destas tecnologias. Como o único helicóptero de última geração em sua categoria em mais de 30 anos, o AW169 apresenta uma série de inovações que normalmente não estão disponíveis em modelos multimotores leves, com benefícios substanciais para transporte de passageiros. Incluindo um recurso exclusivo do modo APU (Auxiliary Power Unit), que permite que sistemas essenciais como ar-condicionado, aquecimento e rádio funcionem aproveitando a energia gerada por um dos dois motores enquanto estiver no solo. O modelo tem se mostrado extremamente bem-sucedido no Brasil nos últimos anos, principalmente para fins de transporte VIP/corporativo.
Estreia do AW09 no Brasil – Além disso, a Leonardo também exibirá uma maquete em tamanho real do modelo monomotor de última geração AW09. Essa será a estreia do modelo na LABACE, a sua primeira aparição no Brasil aconteceu no início de junho, quando a Gualter Helicopters (Aero Service Representação) foi nomeada distribuidora da Leonardo para o AW09 no país. Em março, já haviam sido assinados contratos preliminares de venda de 20 unidades. Adquirido há três anos pela Leonardo, o AW09 complementa perfeitamente a gama de produtos da Leonardo no segmento Long Light Single, apresentando uma aeronave de design totalmente nova para sustentar um posicionamento competitivo de longo prazo nesta categoria de peso. Os testes do programa estão em andamento.
Centro Brasileiro de Atendimento e Logística em Itapevi – Nos últimos anos, o crescimento contínuo da Leonardo na região, junto com a introdução de novos modelos para todas as aplicações (VIP/corporativo, serviços públicos, suporte de energia/transporte offshore) exigiu esforços adicionais para atender à crescente demanda.
Em julho de 2021 a Leonardo reforçou sua capacidade de atendimento, suporte e prontidão operacional com a abertura de seu Centro Brasileiro de Atendimento e Logística em Itapevi, a 30 km de São Paulo. Este passo é uma prova do forte compromisso que a empresa tem com a região e do investimento realizado na ampliação do suporte e da proximidade com seus operadores. Situado em uma área de 80.000 metros quadrados, sendo 6.000 metros quadrados de edificações e infraestrutura, o centro oferece atendimento diferenciado, com recursos e infraestrutura inovadores.
Desde o primeiro período de operação o número de clientes atendidos com serviços de manutenção aumentou em mais de 50%. O novo local pode hospedar até 20 helicópteros para serviços de suporte que atendem ao ciclo de vida completo do equipamento: entregas aos clientes, remontagem, inspeções pré-compra de helicópteros usados, modificações em serviço e até pintura e acabamento interior. A capacidade de atendimento do Centro pode ser ampliada em até 50% em relação ao antigo espaço dedicado. A instalação foi construída em uma ampla área que pode acomodar futuras expansões, seja mais espaço para serviços de manutenção de fuselagens e componentes, ou possivelmente, um centro de treinamento.
Sobre a Leonardo
A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.
DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil
Eu sou fã do AW101 MERLIN, acho que tem quase o dobro de autonomia em relação a aeronave que o pessoal chama de ” kombi “.
De preço, não sei. Acho que devido a transferência de tecnologia das Kombi, esses saíram mais caros que se tivessem optado pelo Merlin. Lembro que fazendo aquelas contas de padaria, cada kombi teria custado US$ 60 mi, com base no dólar da época.
O valor nem da versão mais cara é esse. Dentro de um contrato de grande porte, estão inclusos, treinamento, peças, GSE’s e doc tem por exemplo.
O Merlin é mais caro na sua aquisição e também na sua manutenção, tendo em vista que são 3 x motores.
Os nossos H225M tem um baita autonomia ainda mais com outros recursos que incrementam ainda mais seu alcance.