A Saab recebeu um pedido do Ministério da Defesa Nacional da Polônia para duas aeronaves Saab 340 Airborne Early Warning (AEW). O valor do pedido é de aproximadamente SEK 600 milhões e o período do contrato é 2023-2025

Esses sistemas de alerta antecipado compreendem a aeronave Saab 340 equipada com o avançado radar Erieye da Saab. O contrato também inclui equipamentos terrestres, bem como serviços de suporte e logística no país.

“A Saab mantém um forte relacionamento com o Ministério da Defesa Nacional polonês há muitos anos. Estamos orgulhosos de fortalecer ainda mais as Forças Armadas da Polônia com nosso alerta aéreo antecipado e soluções baseadas em rede”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios da Saab Vigilância.

O Saab 340 AEW, juntamente com o equipamento terrestre associado, fornece uma imagem situacional detalhada que pode ser usada para tarefas militares e civis, incluindo vigilância aérea e operações de resgate.

Diferentes configurações do sistema Erieye AEW/AEW&C da Saab foram vendidas para nove países, tornando-o um dos sistemas de vigilância aérea mais utilizados no mundo.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura, para ajudar as nações a manter seu povo e a sociedade seguros. Capacitada por seus 19.000 talentos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Tem grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de várias nações.

FONTE: Saab

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Madmax

O Saab340 não seria um vetor já ultrapassado, tendo em vista opções com melhor performance disponíveis no mercado?
( Ainda mais quando este vetor irá operar em um teatro dos mais “quentes” que poderiam existir )

Qualquer jato Bombardier ou Embraer ofereceria melhor performance do que ele como plataforma.

Last edited 1 ano atrás by Madmax
Nilton L Junior

Melhor essa escolha do que nenhuma.

Groosp

A australiana Kendell Airlines operou o SAAB 340 normalmente em pista de grama. Talvez a versão AEW também possa. Se sim, isso iria aumentar a chance de sobrevivência da aeronave.

Alexandre Galante

A ideia é entregar esses que estão prontos logo e mais tarde adquirir um modelo mais avançado, que vai demorar mais tempo para ser entregue.

Groosp

2025 parece muito tempo pra dois aviões já operacionais.

Humilde Brasileiro

Efeito Guerra da Ucrânia batendo à porta novamente depois das declarações recentes de Putin. Qualquer avanço da Rússia, quem primeiro sofrerá será o corredor vital da Europa.

L G1

Mais um exemplo que são as alianças militares que determina a compra de equipamentos militares. O Brasil Embraer foi o primeiro a produzir um avião igual a esse. Depois a Saab copiou e tirou o mercado da Embraer. Simples assim como funciona o jogo das compras militares. O Brasil Embraer tem que lutar luta de guerrilha para conseguir algumas vendas mesmo com equipamentos superior. 21#5#15

Fernando "Nunão" De Martini

L,
Quem fez a primeira combinação de radar Erieye com aeronave foi a Saab, com a instalação do radar no turboélice Saab 340.

Depois a Embraer fez a instalação num Brasília, que se revelou pequeno demais para as necessidades, e então mudou para um jato da família 145, gerando o atual E-99.

Posteriormente uma versão mais moderna do radar (além de outros sensores) foi instalada pela Saab num jato de outro fabricante, gerando o Globaleye.

L G1

Verdade mestre. Mas que nesse modelo de avião a Embraer foi o primeiro foi.

deadeye

Apenas dizendo que a Grécia é operadora do E-99

Marcelo

México também

Rui Mendes

O radar dos awacs Suecos, Brasileiros, Gregos, Emirados Árabes Unidos e outros, são Suecos.

Marcelo

Acho que a Índia tambem,nao tenho certeza.

LucianoSR71

Não amigo, o da Índia, que utiliza o EMB-145, foi desenvolvido localmente pelo DRDO (Defence Research and Development Organisation) e a aeronave se chama Netra.

Marcelo

O radar da Índia é indiano, desenvolvido pelo DRDO deles.

Fernando "Nunão" De Martini

No modelo de avião fabricado pela Embraer é de se esperar que a Embraer fosse a primeira mesmo…

LucianoSR71

Nunão, se me permite uma sugestão vcs deveriam ter colocado numa nota do editor o link da matéria anterior que vcs fizeram há exatos 2 meses que explica o motivo desse pedido ser de Saab 340. Aqui vai o link:
https://www.aereo.jor.br/2023/05/25/polonia-negocia-aquisicao-de-duas-aeronaves-saab-340-aewc/

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade.

Thunder

Ta esquecendo do Fairchild Swearingen Metroliner
https://www.flickr.com/photos/67307569@N00/48666485677

Last edited 1 ano atrás by Thunder
rommelqe

Lembrar que um dos principais motivos para a SAAB empregar o Global Eye, em detrimento do 145, é a maior potência disponível para alimentar esses radares sedentos de energia. Agora a família EMBRAER/IAI utilizando a plataforma PRAETUS parece poder ser bem competitiva, correto?

rommelqe

Corrigindo, radares da IAI instalados na plataforma EMBRAER LEGACY 650E (e não PRAETUS)

Fabiano

A Suécia tem 2 Globaleye encomendados pra substituir seus 340 AEW.

Talvez o destino desses, após uma modernização seja a Polônia, principalmente pelo prazo curto de entrega.

Klesson Nascimento

Pergunta: Com o atual conhecimento na fabricação radares no Brasil,
não se poderia desenvolver uma versão do radar SABER AEW&C para os
ARJ 145 ou E195-E2, como nova plataforma ?

L G1

Ótima pergunta. Eu imagino um c 390 brasileiro competindo por exemplo com o P8 da Boeing mas muito mais barato. 25#5#15

Jagderband#44

Amigo, Embraer não vai competir com ninguém no mercado militar, enquanto formos o anão diplomático.

Klesson Nascimento

Não devemos esquecer que os produtos de defesa produzidos pelo Brasil são muito requisitados. T27, AT29, C390, Astros, Cascavel, Urutu, armas leves…Temos a tecnologia na fabricação de radares. Com estudo e adequação técnica para uma versão de um radar AEW&C, nos moldes do Sueco.
Foi apenas uma pergunta, tendo em vista que este tipo de mercado deverá haver muita demanda.

Rinaldo Nery

Não temos know how pra fazer um radar phased array como esse.

Fernando Botelho

Eu não entendi a comparação.

O P-8 Poseidon e o C-390 Millennium são aeronaves que exercem funções diferentes.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Botelho
Matheus R

Acho que ele quis dizer um C-390 convertido para patrulha.

L G1

Seria uma versão do C-390 de patrulha marítima para substituir os P3 da FAB no futuro. O Brasil está querendo comprar os P8 más a Embraer consegue fabricar um patrulha marítima mais barato e que atenda a FAB. A Embraer já produziu um patrulha marítima da família do E-99 , o México comprou e a FAB não quis comprar e preferiu comprar uns P3 velhos caindo aos pedaços que fica mais tempo na oficina que voando. 25#5#15

Leandro Costa

Duas perguntas:

1- Onde você viu que a FAB, que gostaria de repassar a Aviação de Patrulha para a MB, está querendo comprar os P-8?

2- Por que, ao final de vários dos seus posts, você adiciona alguns caracteres? No caso deste post “25#5#15?”

Fernando Botelho

Esse é o cara que terminava seus comentários com “Vamos Estudar Pessoal”. Esses números deveriam corresponder as letras iniciais de cada palavra dessa no nosso alfabeto.

Digo deveriam porque acho que ele não percebeu que, devido o novo acordo ortográfico em vigor a uma década, na verdade elas mostram algo diferente: Y E O

Então, meu caro Leando: Yamos Estudar Oessoal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_portugu%C3%AAs

Von Richtoffen

Sensacional! Ahahahaha

Leandro Costa

Bem reparado, Fernando, ou diria, Sherlock Botelho! Hahahahahaha

É… assim fica difícil levar à sério mesmo.

Fernando Botelho

E por qual motivo nós usaríamos o C-390 como plataforma e não um E2?

Além disso, a FAB detesta a ideia de patrulha marítima e quer jogar essa função para a MB. Não espere esse pepino sair das mãos dela.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Botelho
Adriano Madureira

Não há nada que impeça do kc-390 ser usado para MP …
Não é pelo fato dele ser cargueiro que ele não poderia ser usado para outras atribuições.

Basta ver os Sul coreanos da KAI e seu projeto de cargueiro,o MC-X que terá umas três ou quatro funções diferentes, se não me engano além da função principal, poderá ser reabastecedor, nave-mãe para drones e drones suicidas,MP e ASW…

Leandro Costa

Também acho que não existe nada que impeça o KC-390 de ser utilizado como patrulheiro marítimo, porém acho que talvez não seja a melhor escolha. Primeiro que a FAB quer realmente se livrar da função e já ofereceu repassar isso para a MB. Além do mais acredito que existam aeronaves (como os E2, mesmo) que podem oferecer melhor custo operacional. Achismo meu, mas suspeito que seja correto.

Fernando Botelho

Eu não sei o porque dos sulcoreanos estarem usando o projeto desse cargueiro novo para essa função. Talvez porque seja uma aeronave nacional (eles não tem uma empresa de aeronaves civis igual a Embraer).

Vale lembrar que lá no começo da década passada, quando os protótipos ainda estavam a ser construídos, existiam desenhos de várias versões do C-390 também (lembram a dos Correios?) e me recordo ter visto uma versão AWACS e outra SAR.

Sinto que essas funções que os coreanos da KAI planejam sejam só para mostrar possibildades e não o que vai ocorrer mesmo.

Rui Mendes

O P-8 da Boeing não é AWACS.

L G1

Verdade. Patrulha marítima.

Matheus R

É impressionante a quantidade de pedidos que a Saab recebe. Tanto de equipamentos como de serviços.

Nemo

Eu estou mais impressionado com o volume de compras da Polônia nos últimos anos. Cada um sabe de si, mas se eu fosse polônio eu estaria com o sinal amarelo ligado.

Luís Henrique

Se sentem ameaçados pela Rússia e decidiram se tornar em uma potência milotar, principalmente terrestre. Para isso aumentaram o orçamento militar para 5% do PIB.

Aqui no Brasil o MD está pedindo 2% mas o povo é contra.

Adriano Madureira

Sabe-se o povo, nunca sabem oquê querem…

Se fazem algo pela defesa é considerado um gasto desnecessário,e se não fazem é irresponsabilidade e pouco caso

Von Richtoffen

Não sabia que a Rússia tava ameaçando Pindorama. Talvez devêssemos extinguir o MEC e o MS e só investir em defesa.

Franz A. Neeracher

Sorte sua não ser ou não ter “polônio” !!!
Se fosse, já estaria morto e enterrado, assim como todo mundo em sua volta…..mesmo com o sinal amarelo ou já no vermelho!!

Rinaldo Nery

Impressionante esses assassinatos da língua portuguesa. Polônios, grécios e suécios. Valha-me Deus… Geração Paulo Freire.

Von Richtoffen

Aspas, Nery, Nery, Aspas. Valha-me Deus… Geração AFA.

Von Richtoffen

Além do mais, tem um verbinho ali, “ter”, que dá outra conotação a “polônio”, elemento químico, Po, número atómico 84.
A AFA deveria educar melhor os aposentados aos 55 anos.

Fernando "Nunão" De Martini

Von,

Você está cometendo um engano.

Rinaldo está respondendo a Franz, mas ambos estão se referindo a um comentário anterior, onde um comentarista escreveu polônio ao invés de polonês.

Coincidência ou não, também houve comentários de outras pessoas, nas últimas semanas, trocando grego por grécio, sueco por suécio e outros erros do tipo.

De qualquer forma, esse assunto já está se distanciando muito do tema da matéria, por mais que tenha havido alguma graça na discussão paralela. Que já se perdeu.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rinaldo Nery

Obrigado, Nunão. Esse sujeito tem um ídolo de nove dedos. Anti militar de carteirinha. Mas tá aqui num site de defesa. Vai entender…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Uma parte dos erros é culpa do corretor com inteligência própria. Também tem os errinhos de digitação. Antes, tínhamos uma ferramenta de edição. Agora, tem coisas que a gente só vê depois do comentário aparecer publicado.

Rinaldo Nery

Os “polônios, grécios e suécios” não foram frutos de corretores ou errinhos de digitação. Garanto.

Agressor's

E tudo isso é trazido pelo o fruto de um orçamento militar de apenas 7 bilhões de dólares, que são bem aplicados no desenvolvimento da indústria nacional de defesa deles….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Luís Henrique

Onde tirou esse número?
O orçamento militar polones esta em cerca de U$ 21 bi em 2023.

Camargoer.

Segundo o Sipri, os gastos da Polônia em 2022 foram de US$ 16,8 bilhões.

Nemo

Fui fazer a conversão e encontrei que SEK 600 milhões equivalem a US$ 60 milhões. Seria este calor pelas duas? Uma única, com os serviços citados não seria mais que isso? Algum conhecedir aéreo na área para esclarecer,?

Rinaldo Nery

60 milhões é só o sistema ERIEYE…

Nemo

Obrigado