O governo australiano comprará 20 novas aeronaves C-130J Hercules para a Royal Australian Air Force por US$ 6,6 bilhões (AU$ 9,8 bilhões). Isso fornecerá à Força Aérea o C-130 Hercules de última geração para atender às necessidades de transporte aéreo do futuro.

As novas aquisições substituirão e expandirão as 12 aeronaves Hercules atualmente operadas pela Força Aérea, com a entrega da primeira aeronave prevista para o final de 2027.

Haverá benefícios significativos para a indústria australiana com a expansão do tamanho da frota, com oportunidades para construir instalações e infraestrutura e sustentar a aeronave.

A Força de Defesa Australiana conta com a aeronave C-130J Hercules para o envio de pessoal, equipamentos e suprimentos humanitários. A aeronave icônica é usada regularmente em missões de busca e salvamento, socorro em desastres e evacuação médica.

O C-130J esteve envolvido em quase todas as principais operações de Defesa nas últimas décadas, desde a assistência em Bougainville e manutenção da paz em Timor-Leste até os conflitos no Iraque e no Afeganistão. Mais recentemente, a aeronave apoiou a resposta da Austrália ao COVID-19 na região, entregando vacinas e suprimentos médicos, bem como resposta a incêndios florestais e inundações.

Os C-130J Hercules são fabricados pela Lockheed Martin e estão sendo adquiridos nos Estados Unidos. A aeronave continuará a ser operada pelo No. 37 Squadron na Base RAAF Richmond em NSW.

FONTE: Ministério da Defesa da Austrália

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Ferreras

Independente das qualidades da aeronave, a aliança estratégica de décadas é decisiva.

leonidas

Mas a politica em assunto de defesa sempre supera a qualidade.
Osso é ver nego dizendo que a Embraer pode se virar sozinha se mostrar competência.
Mercado militar o que conta e apoio do governo em aquisição de material feito em casa e expresso apoio externo…

Chris

Aparentemente a decisao foi militar…

Talvez no caso da Australia, o Hercules seja melhor… Por sua maior confiabilidade em pousos na terra e maior autonomia !

Camargoer.

Olá. Creio que o Kc390 tem maior autonomia, mas precisaria verificar.

Chris

Nas pesquisas que ja fiz… A vantagem é do Hercules !

Sensato

A diferença é na carga e velocidade de entrega dessa carga no destino. Se ambos estiverem lotados, o KC tem apenas 15% menos autonomia mas 18% mais carga além de ser 240km/h mais rápido e voar 2500 metros acima. Se estiverem carregando a mesma tonelagem, o KC irá mais longe além de poder ser reabastecido em voo. Com 15 toneladas de carga por exemplo, o C130 voará 3300km e o KC390 por 5800km.

Last edited 1 ano atrás by Sensato
Jorgemateus77

É uma pena essa notícia para indústria nacional
Mas nada mais do que esperado.

Depois do que os EUA e Austrália fizeram com a França na compra dos submarinos, isso aí vira peixe pequeno

Jagdverband#44

Jorge. Qual avião francês, nessa categoria, a Austrália compraria?

Fernando Botelho

…Mas ele está falando do acordo dos submarinos?

Carlos Campos

Era o esperado, e parece que a LM ainda deu uma indicação de parceria industrial para a frota, bora ver se vai ter mesmo, que eu saiba a LM não tem instalações industriais na Australia

Marcelo

O Comandante foi convocado a comparecer no senado para explicar essa comprar apressada e pq da escolha do pior avião!!!
Ele nao explicou o pq da escolha.
https://www.airway.com.br/senado-da-australia-questiona-escolha-do-c-130j-e-descarte-do-embraer-c-390/

Rodrigo

Ele mostra a china e mostra benefício da parceira com USA em dois minutos resolve… BRASIL tem produto mas é anão diplomático e essa postura de brics, de apoia Venezuela vai afeta negócios no mundo todo…

Rui Mendes

Para os EUA, o apoio à Venezuela, é o menos importante, se fosse o apoio à China e Rússia, esses sim, eles tomam nota.

Matheus

Agora com o AUKUS a Australia meio que não tem escolha.
Pode se dizer que “venderam a alma” pros EUA, mas nesse contexto provavelmente é a melhor opção pra eles.

Welington S.

Matéria de 2022.

Jagdverband#44

Melhor custo x benefício da categoria.

Rinaldo Nery

Custo?

Jagdverband#44

Cmdt.
Já foram produzidos mais de 500 aeronaves. Com certeza os custos de produção/manutenção já estão em patamares menores que aeronaves equivalentes que tenham sido produzidas em bem menos quantidade.

Rinaldo Nery

Não tem nada barato nessa compra australiana. O preço de cada C-130J está estratosférico.

Sensato

Fora serem dois motores a menos, serem de origem comercial e com milhares de unidades produzidas.

Marcelo

Esse é o preço a se pagar pelo pacto de segurança que é oferecido junto no contrato de compra do C-130 .
Nao existe almoço 0800 nesses contratos militares.

Tomcat

Sim, caro demais! 330M USD por aeronave + fração do pacote

PSTx27

Imagina se fosse Sansão…

Palpiteiro

Acredito que o custo e benefício está relacionado com a manutenção e offset da cadeia de fornecedores aeronáutico australianos.

Heli

Numa conta de matemática de mesa de bar, cada unidade do C130 nesse contrato tá saindo por 330 milhões de doletas. Ou seja, nada barato.

Rui Mendes

Tem que ver com os acordos de manutenção, sua duração e mais umas coisinhas.

Carlos Campos

tem várias materias aqui mostrando que o que vc diz não procede

Adriano RA

Perguntem aos britânicos o que eles acham do custo do Hércules.

Underground

Se o Brasil fosse um país parceiro, apoiando ativamente paises livres, inclusive através de envio de armas para
a Ucrânia, com certeza teríamos chance de participar de alguma coisa. Agora, ficar de C doce apoiando todo tipo de ditadores pelo Mundo, dá nisso.

leonidas

Jesusamado…

Jorgemateus77

Discordo…
França é um membro Otan dos mais importantes e foram feitos de bobo, e ainda jogaram a culpa pra cima deles na questão do submarino para Austrália.

Acho q oq aconteceu msm foi a subversão da Austrália e ao Aukus, e qqer país q se oponho ou tente interferir, seja Brasil, França, Irã, Rússia, será amassado.

Felipe M.

Mas o Brasil não era um aliado super confiável extra OTAN? O que não dá é a gente ir tomando decisões contando com o ovo no c da galinha, ir quebrando a cara e não ganhar nada em troca. O Brasil abriu mão de prerrogativas que tinha na OMC com a promessa de apoio sólido à entrada na OCDE. Até hoje, nada. Depois disso, começaram a pressão para o Brasil não adotar equipamentos chineses na implementação do 5G. Depois de tentarem a tática do medo (vocês serão espionados), como se já não fossemos por eles próprios, também, vieram com a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe M.
L G1

O complexo industrial dos EUA é o grande beneficiário das alianças militares dos EUA. Funciona assim os EUA faz uma aliança militar com a Austrália e garante a sua proteção em troca a Austrália é obrigada a comprar só equipamentos militares dos EUA. E assim é com OTAN, Israel, arábias, Japão etc. O KC 390 da Embraer hoje é muito melhor. 21.5.21

Rui Mendes

Isso é mentira, basta ver as compras dos membros da OTAN.

L G1

E lógico que os EUA tem que deixar um pouco para França, Inglaterra, Itália, Alemanha, etc, até o Brasil recebe um pouquinho de vez em quanto. Mas bem pouco no volume total vide o F35. Tipo 80% versos 20%. 21#5#15

Nilton L Junior

Eu não acredito que essa compra seja uma forma de pixuleco para campanha eleitoral americana, é só uma venda de equipamento.

Dagor Dagorath

Meio salgada essa conta aí.

Naquela famosa “conta de português”, que não envolve infraestrutura, sobressalentes, etc., cada aeronave sairia por 330 milhões de dólares.

OSEIAS

Parabéns para eles, só quero ver como eles vão fazer com revo de jatos com turbo helices. Quando estiverem em conflito e precisar reabastecer seus F35, terão que voar mais baixo e mais lento, tornando assim alvos faceis. E não venha me dizer que a FAB era assim, isso mesmo “era”, hoje na guerra moderna, não sei se vale muito apena adquirir material militar que não atende para agradar o seu senhor. Detalhes, Australia, longe de tudo.

Bruno Vinícius

Os F-35A, operados pela RAAF, utilizam o sistema de boom para o reabastecimento aéreo. Ou seja, nem o C-130, nem o C-390 conseguem cumprir a missão de REVO para eles. Para isso, os australianos contam com uma frota de sete A330 MRTT.

A6MZero

Como o amigo bem pontuo a RAAF não utiliza o C-130 para missões de reabastecimento, e sim os MRTT. além disso havia um programa prevendo aumentar o numero de MRTT com duas aeronaves adicionais para ampliar a capacidade de REVO. (apesar de não ter mais informações de como anda esses estudos de ampliação da frota).

Sensato

Ainda não. Espero que o projeto com a L3Harris avance para dotar o KC390 com flying boom, aumentando muito suas chances de venda.

Rinaldo Nery

Qual é a velocidade de REVO no C-130J? O que é “baixa altitude”? Porque o REVO no C-130J não pode ser realizado no FL 250? É baixo? Num jato pode ser realizado acima do FL 300?

Rinaldo Nery

Ah, esqueci: “alvos fáceis” pra quem, ou pra que?

Orivaldo

Compra pequena. Austrália, abre o olho com o Dragão. Precisaria de mais 12 Kc 390 para complementar

A6MZero

32 C-130, 8 C17 Globemaster, 10 C-27J Spartan e ainda os 7 MRTT que podem ser configurados para transporte…

Acho que os australianos estão muito bem servidos nesse ponto.

PSTx27

Faz-me rrrriiiirrrrrr

José Pedro

Pode ser impressão minha, mas além da politicagem malandra dos USA, o KC 390 dependendo do ângulo parece um avião menor que o C-130. Menor em tamanho mesmo. Ele é lindo de certos ângulos, mas não podia ser um pouco mais “parrudo”? Transporta mais, mas parece menor.

Last edited 1 ano atrás by José Pedro
Filipe Prestes

Ilusão mesmo devido ao tamanho das portas e da janela do Millenium. Veja qualquer foto com um referencial de tamanho como uma pessoa em pé por exemplo, que vc verá que de pequeno ele não tem nada.

Camargoer.

Exato. O C130 tem aquela cabine com janelas pequenas, típica dos aviõs das décadas de 40 e 50. O Kc390 tem janelas enormes. Existem fotos dos dois aviões juntos que permite ver que eo Kc390 é um pouco maior

Fernando "Nunão" De Martini

Talvez seja impressão sua devido ao tamanho das janelas da cabine, e das proporções em geral.

Fabio Araujo

O alinhamento EUA/ Austrália contra a China deve ter pesado a favor do C-130J, o C-390 seria melhor, foi projetado e pensando num país do hemisfério sul com características muito semelhantes a da Austrália.

António Rodrigues

Em tudo que seja negócio de armas vem sempre o assunto aliança política e militar. Mesmo que o negócio seja mais caro isso serve para fomentar a economia do estado mais forte nessa aliança. Logo o Brasil fica sem hipótese alguma, doa a quem doer mas essa é a realidade. As vendas para Portugal foram de interesses económicos em conjunto. Agora estou curioso é as vendas para a Holanda tão faladas do KC390. Ainda nada foi assinado para a efetivação da compra, só a intenção. Tenho receio que seja alguma manobra para obter benefícios da empresa americana. Não esquecer o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Não esquecer o F35 para a Holanda que pode favorecer o J mais barato.”

Podem até baixar o preço do C-130J para os holandeses, mas não vejo qualquer relação do F-35 com isso. Os astralianos compraram F-35 e agora assinaram esse acordo dos C-130J por um preço salgadíssimo.

António Rodrigues

The Government of Australia has requested to buy twenty-four (24) C-130J-30 aircraft with four (4) each Rolls Royce AE-2100D turboprop engines installed; twenty-four (24) Rolls Royce AE-2100D turboprop engines with Quick Engine Change Assembly (QECA) and propellers installed (spares); sixty (60) Embedded Global Positioning System/Inertial Navigation System (GPS/INS) (EGI) security devices, airborne (48 installed, 12 spares); thirty-two (32) AN/ALQ-251 Radio Frequency Countermeasure (RFCM) systems; twenty-seven (27) Guardian Laser Transmitter Assemblies (GLTA) for Large Aircraft Infrared Countermeasures (LAIRCM) systems (24 installed, 3 spares); sixteen (16) AN/AAQ 24(V)N LAIRCM System Processor Replacements (LSPR) (12 installed, 4 spares); and twenty-four (24) Multifunctional Information… Read more »

Last edited 1 ano atrás by António Rodrigues
Fernando "Nunão" De Martini

Não sei se é um “bom pacote” Me parece um pacote completo de equipamentos de navegação e autodefesa principalmente. Mais ou menos o padrão pra quem deseja estar pronto para usar as aeronaves em situações mais “quentes”. Mas não vi nada demais. O que pode ter encarecido exageradamente o pacote é esse trecho aqui, dependendo de quantos anos e do escopo / quantidade de peças, enfim, do que estiver detalhado de prestação desses serviços e das peças a fornecer especificamente, o que não sabemos em detalhes: “spare and repair parts, consumables and accessories; maintenance and maintenance support; classified manuals, publications,… Read more »

Rodrigo

Eu amo o kc390 mas Holanda vai no alinhamento…infelizmente não estamos no grupo apoio total Ucrânia…escolha nossa..acho que esse negócio já melou.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo
António Rodrigues

Lembrei agora de outro pormenor em relação aos holandeses.
A notícia era esta:

Empresa holandesa quer desenvolver o “Fokker 100” de próxima geração.

Será que a Holanda vai querer fabricar partes do KC lá nessa fábrica e alavancar a fábrica com isso através de subsídios ,com a desculpa do avião brasileiro?
E isso não será do interesse da Embraer, uma parceria de sociedade, para evitar um futuro concorrente?
E os americanos não correm atrás?

António Rodrigues

Em Portugal chama-se a isso esquema da banha da cobra, cura tudo.

Last edited 1 ano atrás by António Rodrigues
Matheus

https://youtu.be/UX8_Hh_Hf-4 você vai queimar a língua. Lockheed ainda corre o risco de perder a “venda” do jotinha pro Egito. Tomando chapéu da Embraer.

Sensato

Recentemente os EUA pegaram o TNP e jogaram pela janela ao fazer o acordo coma Austrália para transferência de submarinos nucleares. Embora o KC390 seja uma aeronave claramente superior ao C130, surpresa seria se eles comprassem algo não americano.

Rinaldo Nery

O Brasil não apoia ninguém. Inverdade afirmar que o Brasil apoia a Rússia.

Camargoer.

Olá RInaldo. Exato. Desde o início do conflito, a diplomacia brasileira tem mantido a sua posição tradicional tomada em outros conflitos, que é do imediato cessar-fogo e solução pacífica dos conflitos, com a qual concordo totalmente. Li em algum lugar que o número de mortos civis está perto de 10 mil. Parece que foi lançado um recente documentário chamado “30 dias em Mariupol” que retrata exatamente o sofrimento da população civil. Será importante todos assistirmos não para achar que a Russia é má, mas para entender que a população civil sempre será a grande derrotada.

A C

Para aviacao executiva e de transporte/reabastecimento, a forca aerea canadense (RCAF) estah comprando 9 avioes Airbus A330 MRTT (4 novos e 5 usados) que serao designados como CC-330 Husky. Os dois primeiros chegam ainda neste ano.

Antonio Marcio Leao

Cada Hercules C130-J custou o equivalente a 300 milhões de dólares, foi muito caro, talvez adquiriu armamentos em conjunto. Como certeza, o KC-390 tem um custo menor, seria o equivalente a 1/3 do valor do Hercules C130-J adquirido.