O presidente esteve com o primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, às margens da cúpula entre a União Europeia e a Celac, nesta terça (18/7)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta terça-feira (18/7) com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em Bruxelas, capital da Bélgica. Os chefes de Estado trataram da relação bilateral entre os países, mas também sobre o contrato para produção dos caças Gripen, utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O acordo envolve a empresa brasileira Embraer e a sueca Saab, e prevê a entrega de 36 aeronaves até 2027. O primeiro caça chegou ao Brasil em dezembro e, até o momento, seis já foram entregues. Em maio, Lula participou ainda na inauguração de uma fábrica da Saab e Gavião Peixoto, São Paulo, que vai produzir peças do avião em solo brasileiro.

Segundo o Planalto, a produção incentiva a indústria de defesa nacional, que está envolvida no desenvolvimento de estruturas, sistemas aviônicos, ensaios em voo e treinamento para apoiar e modernizar a frota nas próximas décadas. O encontro ocorreu às margens da cúpula entre União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual Lula participa.

O presidente brasileiro também esteve com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, e com o chanceler da Áustria, Karl Nehammer, nesta terça.

FONTE: Correio Braziliense


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments