Saab no show aéreo RIAT 2023
No Royal International Air Tattoo (RIAT) 2023 deste ano, a Saab trará duas das aeronaves militares mais avançadas do mundo para fazer sua estreia na RAF Fairford, na Inglaterra. A aeronave de combate multifuncional Saab Gripen E e a solução de alerta e controle aéreo antecipado multidomínio Saab GlobalEye (AEW&C) estarão em exibição para mostrar o status da Saab como uma potência global em tecnologia de defesa
O Royal International Air Tattoo é o maior show aéreo militar do mundo, atraindo centenas de aeronaves e dezenas de milhares de visitantes para RAF Fairford, Gloucestershire. A Saab e a Força Aérea Sueca têm uma longa tradição de apoio à RIAT, mas este ano a Saab terá uma presença sem precedentes. Duas das aeronaves militares mais modernas do mundo – Gripen E e GlobalEye – irão pousar pela primeira vez no Reino Unido. O Gripen E e o GlobalEye representam um nível de capacidade incomparável em qualquer lugar da Europa e a Saab tem o orgulho de trazê-los para a RIAT este ano.
“O Gripen E e o GlobalEye mostram o quanto a Saab e a Suécia alcançaram quando se trata de liderança em tecnologia”, diz Dean Rosenfield, diretor administrativo da Saab UK e diretor de marketing da Saab. “Nenhuma outra empresa tem o mesmo nível de capacidade de sistemas de ar sob o mesmo teto. Quando se trata de design de aeronaves, sensores, guerra eletrônica, armas, comunicações, comando e controle, integração de sistemas e tudo mais que você vê nessas duas plataformas, a Saab se destaca em uma classe própria.”
Construído para forças aéreas com visão de futuro, o Gripen E é o caça mais moderno do mercado atualmente. Suas tecnologias de ponta incluem as mais recentes técnicas de design de sistemas, sensores, guerra eletrônica e armas para garantir total superioridade aérea em ambientes altamente contestados.
O GlobalEye da Saab é a única solução AEW&C que fornece vigilância aérea, marítima e terrestre de longo alcance, em tempo real, a partir de uma única plataforma. Em produção, entrega e sob contrato, o GlobalEye é um nível mundial de capacidades únicas e comprovadas. Ele combina disponibilidade incomparável e cronogramas de entrega com baixos custos de manutenção e desempenho superior em relação a qualquer outra solução AEW&C no mercado.
A Royal International Air Tattoo será realizada na RAF Fairford de sexta-feira, 14 a domingo, 16 de julho de 2023.
Sobre Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura, para ajudar as nações a manter seu povo e a sociedade seguros. Capacitada por seus 19.000 talentos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Tem grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de várias nações.
FONTE: Saab
É uma boa oportunidade para exibir o Gripen E. Na minha opinião, o marketing em torno dele (ou da SAAB em geral) tem sido fraco. Bom ver que isso está mudando.
“o Gripen E é o caça mais moderno do mercado atualmente” – por mais que eu seja fã do avião, é uma afirmação bem… ousada…
Agora, curioso é a FAB/Embraer não participar do RIAT. Esperava que levassem o KC-390 e o Super Tucano para lá.
Se o foco for no enlace de informação do produto SAAB pode ser que seja. Lembremos que a SAAB foi pioneira nesse quesito e este deve ser o maior diferencial do Gripen E/F.
Caro Neto, é um bom ponto. Mas, do jeito que falaram, parece que é o mais moderno em todos os quesitos. Definitivamente é um dos mais modernos, mas me soou um pouco “demais”.
Os expositores da RIAT (Royal International Air Tatto) são convidados. A feira foi organizada com o fito de arrecadar fundos para os veteranos da Segunda Guerra.
Caro Nery, venho acompanhando os convidados já faz umas semanas. Tanto a FAB quanto a MB foram convidadas. Por um breve período, o status do convite da FAB mudou para “ongoing” (que eu presumo ser algo como “aguardando resposta”), porém uns dias atrás mudou novamente para “Not participating“.
A Embraer eu não sei, mas não consta na lista de aeronaves, e Portugal vai levar só uns treinadores.
O convite da MB ainda está de pé rsrsrsrsrs
Até aonde eu sei, cada RIAT tem um tipo de aviação cono tema (caça, transporte, patrulha, guerra eletrônica etc.). Em 2007 o tema era Guerra Eletrônica, e a FAB foi convidada. Enviamos um E-99 naquele ano.
“o Gripen E é o caça mais moderno do mercado atualmente.” Acredito que seja o 4.5 geração mais moderno do mercado. Só perde para o F-35.
Tenho minhas dúvidas se expor na RIATT ao invés do Paris Air Show tenha sido a estratégia mais acertada. Terá menos concorrentes expondo? Certamente. Mas na mesma medida terá menos prospecção de clientes em potencial.
A RIAT não é uma feira comercial. Ninguém compra nem vende nada lá.
Exatamente, esse é o problema do Gripen não ter estado no Paris Air Show mas estar na RIAT. Até poderia estar na RIAT, claro, mas não estar presente no evento onde os clientes em potencial estão…