F-35 em voo de teste com armas externas

F-35 em voo de teste com armas externas e baias de armas abertas

Além dos próprios caças, o acordo potencial inclui uma série de mísseis, bombas, guerra eletrônica e recursos de rádio, bem como “software classificado” e desenvolvimento de software

WASHINGTON – O Departamento de Estado dos EUA aprovou em 30/6 a potencial venda para a República Tcheca de 24 caças F-35 Joint Strike Fighters fabricados pela Lockheed Martin, bem como uma infinidade de armas, peças e equipamentos, em um negócio de até US$ 5,6 bilhões.

“A proposta de venda melhorará as capacidades de defesa da República Tcheca, bem como apoiará as operações da OTAN protegendo contra ameaças modernas e mantendo uma presença constante na região”, disse o Departamento de Estado em um comunicado, embora tenha acrescentado uma afirmação de que os novos caças “ não alterará o equilíbrio militar básico na região”.

Os 24 caças serão da variante Convencional de Decolagem e Aterrissagem (CTOL), mais conhecida como F-35A, como o tipo operado principalmente pela Força Aérea dos EUA. A República Tcheca deu a conhecer suas ambições do F-35 há um ano, quando anunciou que havia escolhido o jato americano de quinta geração em vez do F-16 ou do caça Gripen fabricado pela Saab. A Força Aérea Tcheca atualmente opera Gripens.

“Nossa decisão de selecionar esta opção é baseada na análise das Forças Armadas tchecas, que articula claramente que apenas os caças de quinta geração mais avançados serão capazes de atender aos requisitos de missão em futuros campos de batalha”, disse a ministra da Defesa tcheca, Jana Černochová, na época, de acordo com um comunicado de imprensa.

Além dos próprios caças, o possível acordo anunciado hoje inclui uma série de mísseis, bombas, guerra eletrônica e recursos de rádio, bem como “software classificado” e desenvolvimento de software. A compra também inclui 25 motores Pratt & Whitney F135-PW-100.

O Departamento de Estado observou que o custo final do negócio provavelmente seria inferior a US$ 5,6 bilhões “dependendo dos requisitos finais, autoridade orçamentária e contrato(s) de venda assinado(s), se e quando concluído(s). Também é possível, embora improvável, que o Congresso dos EUA se oponha ao acordo.

Supondo que a venda seja concluída, a República Tcheca se juntará a outros nove compradores militares estrangeiros, além de sete “parceiros” estrangeiros do F-35 para os EUA no programa. Apenas um dia antes desse anúncio, o Departamento de Estado também divulgou sua aprovação para a venda de bombas de pequeno diâmetro para uso nos F-35 noruegueses.

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Mais um governo ingênuo que compra uma aeronave imprestável tão somente para mostrar a sua subserviência aos EUA. Fecho aqui a ironia.
A verdade é que a aeronave mostra-se muito a frente das outras, mesmo considerando eventuais problemas. Só na mente de alguns capachos da mente antiamericano para considerar a aeronave demais para nós. Caro? Para um país que não consegue substituir aeronaves de treinamento elementar, qualquer coisa é cara.

Ferreira Gomes

Não é ingenuidade.
É pressão política, mesmo.
Ademais, se não conseguir vender para os aliados da Organização militar que eles mandam, vai vender pra quem?

Jadson S. Cabral

Pra quem quiser comprar. Ou você vai dizer que os EUA mandam no Japão, na Alemanha e no Reino Unido?

Ferreira Gomes

A OTAN é como se fosse um Colégio cujos dono são os americanos.
Só entra em fica na sala quem está de uniforme.
E eles é que estão vendendo esse uniforme.
O único e principal problema é que esse Colégio não é muito grande e os participantes logo podem começar a ter dificuldades para pagar a mensalidade.

Leandro Costa

Você fala isso a dez anos, _______.

EDITADO

Santamariense

Leandro, eu sei o nome que você colocou ali, mesmo tendo sido apagado. E é ele mesmo.

Leandro Costa

Eu não sei nem por que foi editado. Eu só identifiquei o sujeito pelo nick original heheheheh

Alecs

Todo mundo sabe! Kkkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Prezados, Seria bom que comentaristas parassem com essa mania de chamar todos os “adversários” pró-Rússia de “Kings”. Isso acontece dezenas de vezes todos os dias e já encheu o saco. Isso só atrapalha o debate, porque em 90% dos casos não se trata do dito-cujo – o qual foi bloqueado por desrespeitar regras do blog, mas que procura volta e meia reaparecer com outros nomes. O fato é que a maior parte dos que vocês chamam de “Kings” não é ele, e isso vira um rótulo que não ajuda em nada o debate nem o trabalho dos editores: quem não… Read more »

Santamariense

Ok, Nunão. Mas, o dito cujo tem maneira muito peculiar de escrever. Fácil de reconhecer. Porém, acato sua orientação.

Leandro Costa

É, eu realmente só chamo de ‘Reis’ quem é o cara mesmo. É a mesma pessoa, mudando de nick para continuar a trollagem, infelizmente. Como disse, é fácil de saber quem é porque escreve da mesma forma sempre. Pode ter mudado de nick, de IP, etc., mas é a mesma pessoa. Felizmente nem todo mundo que discorda de mim é troll, senão a vira seria muito monótona e obtusa, mas também vou acatar.

Alecs

Por isso eu acho que putinete e otanete devia ser liberado. Os apelidos só servem para identificar e não para ofender. Tanto que existem dos dois lados. Não acho que nenhum dos lados se sente ofendido. Mas é só minha opinião.

Last edited 1 ano atrás by Alecs
Franz A. Neeracher

É a sua opinião.

Mas ném todo mundo pensa igual, e é assim que começam as discussões….uma coisa puxa outra e rapidamente vira uma zona!

E isso não é do interesse da maioria dos participantes e nem da moderação.

Fernando "Nunão" De Martini

Complementando o Franz, é o efeito bola de neve. Rotular não agrega nada e começa a girar essa bola, que vai ficando maior a cada troca de “rótulos” entre os adversários, e logo vem os xingamentos e o tema em debate vira apenas coadjuvante para uma discussão tipo briga de torcida. Não é o objetivo do site.

Alecs

Franz A. Neeracher e Fernando “Nunão” De Martini
Fernando “Nunão” De Martini, como havia falado, é apenas opinião, mas respeito a decisão dos editores. Eu já não estava usando esses apelidos e vou continuar sem usar.

Bosco

Nunão,
E de “Tonho”, pode?
rsss

Desculpe-me….
Fui…

Renato

Poxa Nunão, bloqueou o kings… Ele é divertido..
Disruptivo, mas diverte o fórum.. Hahaha

Fernando "Nunão" De Martini

Não fui em quem bloqueou. Foi a Trilogia. Aqui é uma equipe e esses assuntos são decididos em equipe.

Ronaldo Rangel Pires

Será que é ele mesmo? Vamu aguardar…..

Fabio Mayer

Esse papo não muda? Lembrando: ___________________, aquela que você disse que estaria acabada em 2 semanas…

COMENTÁRIO EDITADO
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rui Mendes

Quando se fala por clubite, não se informa ninguém, pelo contrário, só se engana.

BR Paraná

Não os Estados Unidos da América, com poder e influência no Japão e Reino Unido. Tá de brincadeira.

Luiz

Foi pra isso que os EUA fomentou a guerra Ucrânia x Rússia. Tentar destruir a Rússia. Limpar os antigos países do Pacto de Varsóvia dos equipamentos soviéticos e vender suas armas a esses países. Enquanto isso ucranianos morrendo nos campos minados.

Santamariense

Meu Deus….olha atrás da porta e embaixo da cama….com certeza tem “umamericanumalvadu” lá, te espreitando….

Jarbas

_______________, ucranianos morrem por sua liberdade, não são covardes _______________, EUA endossou eles peitarem a Rússia? Verdade mas não foram manipulados, pesquisa a palavrinha holodomor antes de falar bobagens que sua _______________ te ensinou, Ucrânia tem o direito de existir e participar da comunidade europeia e não ser capacho da Rússia, não ter seus filhos assassinados e suas mulheres estupradas e se quiser fazer parte da OTAN assim como comprar equipamentos de ponta e largar velharia soviética eles tem este direito sim. Rússia fala abertamente que Ucrânia não tem o direito de existir e vem gente falar em serem manipulados… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jarbas
Rui Mendes

Eles mandam??!!??
Então porque eles dizem alto e bom som, que querem a Suécia na NATO, mas a Turquia diz que não e até agora é não.
Eles são os líderes da NATO, não os patrões.

Jadson S. Cabral

É… o engraçado/curioso é que aquela que dizem ser a aeronave de caça mais moderna e capaz do mundo, que foi criada para atender os altíssimos requisitos americanos e para substituir todas as outras aeronaves, está sendo vendida como água para quem quiser comprar, quase sem nenhuma restrição, se for comparada ao F-22. A aeronave tá vendendo tanto, que daqui a pouco só nós e mais uns 3 países operaremos caças de 4/4.5 geração. Não duvido é daqui a pouco até país sul-americano estará operando o F-35 e nós aqui nos vangloriando do incrível salto tecnológico que é operar o… Read more »

Rodolfo

Chile com certeza irá comprar na próxima década (também creio que Colômbia que já discute comprar o Rafale) quando trocar para governo de direita. O Chile intercala direita-esquerda no poder, provavelmente o próximo governo Chileno assina com a Lockheed seria minha aposta. Por isso acho que o Brasil deveria discutir com a França participação no caça franco alemão de 6a geração já pensando daqui 15-20 anos, quando o Gripen E com certeza não será a aeronave mais avançada do continente. A FAB precisa prestar atenção não só na 5a geração, com o uso de inteligência artificial e maior autonomia das… Read more »

Glasquis7

Espero estar errado mas, acho muito difícil o Chile um caça de quinta geração antes de 2.045/50.

Em tudo caso, a liberação de caças pro Chile pouco tem a ver com o governo de plantão mas sim com o comportamento histórico do Chile.

Rodolfo

Quis dizer que o governo de esquerda atual que não deve querer comprar o caça, não sobre a liberação pelos EUA.
O F16 chileno está sendo atualizado, mas dentro de uma década o Chile terá que pensar no seu substituto.

glasquis7

e o governo de esquerda atual que não deve querer comprar o caça,”

Quem compra é a FACh e não o Governo. No Chile a defesa é um assunto muito sério e o atual assim como qualquer outro governo, seja de direita ou de esquerda, querem sim o melhor e mais moderno que existe, Seja Americano, Chinês, Europeu,Russo…

O F16 chileno está sendo atualizado, mas dentro de uma década o Chile terá que pensar no seu substituto.”

Nada indica que dentro de uma década os F 16 chilenos precisem ser substituídos. Eles voarão no Chile até 2.045/50 no mínimo.

Andrey

É só mudar o desgoverno de lá e o daqui e tivermos dinheiro, e claro um comandante da FAB não dizer que uma aeronave muito moderna para o Brasil.
Uma hora a FAB vai ter que encarar que só com o Gripen vamos ficar para trás.

Glasquis7

“É só mudar o desgoverno de lá…”

Vc se apoia em que pra considerar que o atual governo do Chile é um desgoverno, apenas por que não tem a cor que vc gosta, é um governo ruim?

As políticas chilenas não dependem de governo pois lá são mais importantes as políticas de estado.

Já esteve no Chile?

Andrey

O desgoverno do Brasil e Eua,onde entra o Chile nessa história?
O Chile fabrica e autoriza a venda do F 35?

Last edited 1 ano atrás by Andrey
glasquis7

Desculpe, pensei que o seu comentário acompanhava o debate anterior com o forista Rodolfo.

Andrey

Realmente ficou meio truncado,respondi num contexto em que mencionaram muito o Chile.

glasquis7

Sem problemas

Camargoer.

Caro Under. Você esta equivocado em sua análise. O F35 é uma excelente aeronave. Seria uma tolice pensar ao contrário. O programa F35 também tem problemas e seria uma outra tolice ignorar isso. Sobre a escolha da FAB, em 2006 para a compra de 36 aeronaves novas condicionados a vários aspectos, como acesso irrestrito ao código fonte, offset e participação da industria brasileira. Várias empresas de diferentes países foram convidadas a participar. A Lockheed, por exemplo, ofereceu o F16. Poderia ter oferecido o F35A que fizera o primeiro voo em 2006. A Saab ofereceu o F39NG, que era uma proposta… Read more »

Underground

A justificativas podem não ter fim e posso concordar com uma quantidade enorme delas mas fato é que continuamos atrasados em tudo, essa ToT resultará em pouco ou nada e a FAB, como outras forças, estarão gastando mais em pessoal que em meios.

Camargoer.

A pergunta que precisa ser feita é “Por que a LM ofereceu o F16 ao invés do F35 no programa FX2?” e depois “Qual seria a participação brasileira no programa F35 caso ele fosse escolhido?”. Agora, Inês é morta. O fato é que o Brasil não foi chamado para participar do programa F35, enquanto que a Suécia abriu o programa F39 para o país. O resto é o luar em Paquetá.

Leandro Costa

Não recomendo o luar em Paquetá. A última barca sai, acho que umas 21hrs ou talvez até antes. Ficar isolado em Paquetá à noite é entediante 😛

Melhor cruzar a baía e assistir o luar à partir do Gragoatá, em Niterói. É mais bonito 😉

RSmith

Discordo… já tive notes memoráveis em Paquetá… tudo depende de quem esta com você lá…. :o)

Leandro Costa

Aí são oooutros quinhentos, RSmith hehehehe

Glasquis7

Tudo depende da “Sônia” que estiver com vc.

Santamariense

Tudo, literalmente tudo que vc escreveu é de conhecimento de todos….e nao fala novidade alguma ou que confronte o que o outro colega escreveu. O Gripen quase certamente é um excelente avião. Mas, não é da mesma categoria e não possui as mesmas capacidades do F-35. O jobim ter dito que era muito caro, é uma obviedade. Primeiro porque é uma aeronave bem à frente das outras 3 que foram classificadas finalistas no F-X2 e segundo que o que ele e o presidente dele queriam era favorecer o Rafale. Para os tchecos não terá transferência de tecnologia, mas tu não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Velame

O cachaceiro deveria ter sido mais firme com a FAB quando anunciou o Rafale vencedor do FX2. Hoje teríamos uma aeronave bimotor mais capaz, entregue e operando.

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Gerson Carvalho

Enquanto isso a NetJets assinou um novo contrato com a Embraer para a aquisição de até 250 opções de jatos Praetor 500, que inclui um acordo abrangente de Serviços e Suporte.

Matheus

Aguardando o acordo para as aeronaves C-390 Millenium.

Rodrigo

Talvez se tivesse enviado armas para Ucrânia vendido Leo, astros etc…seria garantido…desculpe mas Brasil por sua postura vai perder muito ainda.

Luiz

Diz ai qual dia os EUA investiu no desenvolvimento tecnológico do país?

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O FOCO NA MATÉRIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Jadson S. Cabral

O dia em que o departamento de defesa comprou A-29 e financiou a sua venda para outros países, como Afeganistão

No one

O dia que o Brasil decidiu descer do muro e tomar partido contra as dit*dur*s do eixo … Acordos de Washington, lembra ou pulou essa parte da história brasileira?

Bruno Vinícius

Vale e CSN foram criadas – literalmente- com dinheiro americano.

Querer que os americanos invistam no país sendo que sempre adotamos uma postura de não alinhamento é falta de noção.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O FOCO NA MATÉRIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Quase isso. Um dos acordos firmados entre Vargas e Roosevelf em torn da participação da FEB na Itália foi o financiamento da Vale e principalmente para a construção da CSN. Então, literalmente, a Vale e a CNS foram criadas com sangue brasileiro. A American Steel fez um grande lobby contra este financiamento, chegando a propor a instalação de uma siderúrgica dela no Brasil, mas Vargas insistiu no interesse de ter uma empresa brasileira. O financiamento foi pago a partir da produção de aço e da exportação de minério de ferro, assim como Itaipu pagou o financiamento dos bancos europeus contratado… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
No one

EDITADO:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Last edited 1 ano atrás by Franz A. Neeracher
No one

_____________…. Sangue, suor e territórios nordestinos!

COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR E MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Caro Ovíparo. Apenas na FEB, foram 450 praças mortos, incluindo 68 sargentos, e 13 oficiais. A FAB perdeu 8 pilotos. Foram 12 mil feridos. Dos sargentos,
1 nasceu no AM,
1 nasceu no AC
1 no PA
4 cearenses
3 nasceram no RN
2 pernmbucanos
2 de AL
1 sergipano
1 baiano
2 capixabas
18 do Rio de Janeiro
17 mineiros
13 paulistas
1 nasceu no Paraná
2 gaúchos
1 nasceu no Mato Grosso.

Além deles, também morreram marinheiros e civis vítimas dos submarinos.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O FOCO NA MATÉRIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
No one

Os editore foram desonestos e deixaram o comentário fruto da minha frustração com a falta de respeito e consideração deles com o próprio público ( um assíduo frequentador do blog, já faz mais de 10 anos) . A pessoa perde tempo para elaborar um tema e expor as próprias ideais, mas eles do nada pegam o comentário, apagam ou não públicam, sem nem avisar. Mas antes desse meu desabafo, eu tentei abordar o tema de maneira extensa e completa. Abordei a importância estratégica dos territórios nordestinos para esses acordos, a questão da mão de obra nordestina para suprir a demanda… Read more »

Rodrigo

Não é essa questão, é posição não adianta ocidente culpou putin, Rússia é do mal e se quer negociar com Otan, com quem tem dinheiro, com quem pode investir, precisa andar na linha com eles…não é ser vassalo como dizem aqui, mas saber como o mundo funciona.

Emmanuel

O título faz pensar que o Estado tivesse vendido caças F-35. Não seria Estados Unidos ali?

Fernando "Nunão" De Martini

A chamada já foi corrigida. Obrigado.

Dagor Dagorath

Desde ontem há choro e rangido de dentes em Linkoping…

Camargoer.

Talvez o esquadrão de F39C dos Tchecos acabem pousando na Colômbia..riso

Fernando "Nunão" De Martini

Brincadeiras à parte, só se os tchecos anteciparem o fim do leasing atual dos seus 14 caças Gripen, cujo contrato termina em 2027. Mas não creio que leve muito menos tempo que isso para entregarem os F-35 para os tchecos, toda a conversão seja feita e declarada a capacidade operacional plena na força aérea deles. Lembrando que ainda precisa contar o tempo para essa venda ser autorizada pelo Congresso dos EUA, o contrato ser assinado e as entregas serem encaixadas no cronograma de produção já existente com os clientes atuais do F-35. Lembrando que hoje eles operam apenas um esquadrão… Read more »

Bardini

Já saiu notícia de que querem extender o leasing até ~2035, para realizar a transição.

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado.

De fato, notícia de janeiro. Não tinha visto ou esqueci.

https://www.aviacionline.com/2023/01/czech-gripen-lease-extension-to-2035-until-the-f-35-arrives/

Então nesse caso o tal “choro e rangido de dentes” em Linkoping, mencionado pelo comentarista mais acima ficaria restrito à perda definitiva (o que não é pouco) de um potencial cliente de Gripen E/F, mas amenizada por mais sete anos de receita de leasing.

Santamariense

O problema dessas perdas de clientes para o Gripen E/F, uma atrás da outra, é muito mais preocupante para o Brasil do que para a Suécia. Sugiram, para debatemos, qual país, ou países, seriam potenciais compradores do Gripen E/F. E quantas aeronaves vcs acreditam que totalizariam essas vendas?

Fernando "Nunão" De Martini

Quem tem que dar essa perspectiva é o fabricante. Aliás, já deu e o assunto já foi publicado aqui para debate há pouco tempo: https://www.aereo.jor.br/2023/04/23/laad-2023-com-a-entrada-em-servico-do-caca-gripen-na-fab-saab-esta-otimista-com-as-perspectivas-de-mercado/ “Com relação ao Gripen no mercado de caças, Franzén trouxe boas novidades, como o oferecimento do Gripen E para Portugal, México, Peru, Bulgária, Áustria e Filipinas, além das concorrências já conhecidas na Colômbia e Índia. A Saab também espera vender mais caças Gripen E para o Brasil e para as Forças Aéreas que já operam o Gripen C/D, como a República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia.” Podemos cortar República Tcheca e debater os… Read more »

Santamariense

Então, vamos lá. Eu acredito que desses países citados, apenas Portugal, Bulgária e Filipinas, podem se tornar novos clientes. Dos atuais operadores das versoes C/D e que podem migrar para o E/F acredito em Hungria e Tailândia. Os tres primeiros mais a Hungria por conta do valor do F-35 e a Tailândia por conta da negativa em relação ao F-35. Somando todos, digamos que em torno de 120/130 unidades do Gripen E/F. Repito que não passa da minha opinião, nada mais.

Rodrigo

Ao meu ver griphen foi uma boa escolha..mas se pensarmos globalmente ele não irá vender muito…acho que Hungria TB irá de caça americano..Tailândia pode ser, África do Sul TB. Mas África do Sul capaz de comprar coisa russa. Mas sim Brasil e Suécia devem ser únicos operadores que devem ter mais que 50 aernovaves.

RSmith

O que o medo dos Russos faz hein…. se a guerra da Ucraniana foi ou não fomentada de algum modo por atores obscuros do Tio Sam não sei… mais que acedeu o fogo do rearmamento na Europa isso sim e acredito ser natural que a indústria bélica dos EUA, pois a Águia (USA) é de longe a maior defesa contra os bichos papão o Urso e o Dragão (Rússia e China)

Rinaldo Nery

Óbvio que o deep state fomentou essa guerra. Por isso não se encerrou até agora.

Carlos Campos

Queria muito os gripens deles por aqui. ótima compra

Maurício Veiga

A foto vale por mil palavras, o caça stealth que em condições de combate não é stealth, engana quem quer ser enganado…

Bardini

O que a foto retrata, é que o caça pode operar além do modo totalmente stealth, carregando uma carga elevada de armamentos, semelhante a dos demais caças de quarta geração. Mas tu sabe disso…

Maurício Veiga

Vou refazer a minha análise para convergir com a sua linha de raciocínio!!!
A foto vale por mil palavras, limitada capacidade de combate e carga bélica quando operado no modo stealth, mas tu também sabe disso…

Antunes 1980

Quem discordar que o F-35 é um caça avançado, muito superior ao concorrentes russos e chineses, é um sucesso de vendas; com certeza é ____________ e assiste canal de moleque (contém ironia).

Os _________ só vivem em dar deslikes e negar a realidade.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO SEM PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Plinio Jr

As lambanças do Adolf Putin estão deixando os fabricantes de armas americanas com sorrisos de orelha à orelha ….

Ferreira Gomes

Mas o Tesouro e os contribuintes estão tristes.
Muito tristes.

Santamariense

Mais um novo nome?

Plinio Jr

Com a ameaça que os russos representam na Europa, não tem ninguem triste .,,,

M4|4v1t4

Quem tem F-35 não quer saber de outra coisa. Aposenta seus caças de quarta geração e compra mais F-35.
O F-35 é disruptivo. E ao que parece, as forças que possuem relacionamento de confiança com os operadores de F-35, estão por alguma razão abandonando compromissos passados, ainda que isso represente prejuízo financeiro, em favor de equipar-se com o F-35.

O F-35 ainda nem começou sua carreira e já é um dos caças mais produzidos e exportados da história. Nem isso ala a Rádio Sputnik que insiste em jogar macumba nele.

Last edited 1 ano atrás by M4|4v1t4
Cansado

Está mais barato que o Gripen, foi realmente um péssimo negócio feito por nós.

Zeca

Se você pesquisar tudo o que está envolvido no contrato do Gripen verá que fizemos um bom negócio.

Rinaldo Nery

Esse cara não se “cansa” de falar mal do Gripen. É amigo dos “grécios”.

Adriano RA

O Gripen E é o caça ideal no cenário latino americano. Aliás, duvido que os EUA liberem, num futuro próximo, o F-35 para qualquer país da AL, mesmo para o Chile. A Lockheed pode até dizer isso ou aquilo, mas não é ela quem decide.

Glasquis7

Já liberaram e faz algum tempo.

O Chile e o Brasil já tem habilitada a compra de F 35. O que falta é grana e uma melhor definição do projeto pra saber até onde o caça é realmente problemático.

Rodrigo

Não sou fã do gripen mas na atual situação foi o melhor negócio, na América latina estamos bem na frente de todos…estamos bem se fecharmos com 70 gripens estaremos muito bem

Marcelo

A Maioria desses paises acaba comprando o avião pq é bom e por causa do pacto de segurança que é oferecido junto no caso de aquisição do avião !!!!

Nilton L Junior

Não tem indústria aeronáutica na UE, tem que comprar do senhor feudal.

Rodolfo

França é parte da OTAN e só compra caças produzidos no seu próprio país, o mesmo pra Suécia que está para entrar na aliança. A Alemanha se viu obrigada a comprar o F35 agora visto a necessidade de se rearmar com o conflito na Ucrânia e precisava de 5th gen disponível hoje até o FCAS 6th gen ficar pronto na próxima década. 6th gen americana não será exportado (será tratado como o F22 pois inteligência artificial será mais disruptiva que stealth), por isso França, Espanha e Alemanha se juntaram no FCAS e UK, Itália, Japão (e provavelmente Suécia) estão trabalhando… Read more »

No one

Gripen, Typhoon, Rafale… AMX, Tornado, participação no desenvolvimento, fabricação de componentes e montagem do JSF em solo europeu ( a FACO de Cameri, por exemplo), além de se ocupar do MRO&U (manutenção e upgrade de boa parte das células européias).

Em desenvolvimento dois programas de 6ª geração, Tempest e FCAS.

Alenia&Aermacchi( lembra do Xavante e do AMX ? Pois é, tudo LEONARDO agora ) e Airbus…

Pode se esconder agora, torcedor.

Nilton L Junior

É mesmo, quer dizer a produção desses componente para o Suserano diminui a vassalagem?

Eduardo Lima

Mais uma derrota do Grippen. Torcendo para que alguma venda se realize aqui na América Latina.

Toro

Já não está fácil o gripen perder concorrências e o Gripen E ter que disputar com o Gripen C (dentre outros candidatos) em algumas concorrências, agora temos usuários atuais do Gripen pulando fora.

Podemos esticar, puxar, torcer e distorcer mas isso não é bom.

Com menos gente comprando o avião e versões mais recentes e upgrades, os custos de operação e disponibilidade de sobressalentes vai encarecendo e se torna mais complicado.

Ivanmc

É isso mesmo. O NG tem materiais de qualidade, é um projeto bem construído, porém não tem procura, quase nenhuma demanda, logo será caro para manter.
E, a Saab teria que baixar muito os preços para tentar vender, oferta-lo, do contrário será um legítimo Mosca Branca, infelizmente.
O F-35 tem demanda, qualidade e preços competitivos, está roubando o que restaria de mercado para o Gripen.

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
Ruberval

250 milhoes de dolares por unidade,uma bela compra de prateleira,o medo dos russos fazem esses paises europeus sentarem no colo do tio sam por causa do pacto de segurança que é vendido junto com F-35 !!!

Tutor

Mais um usuário do Gripen que não vai de Gripen NG. Temos que aceitar a realidade: o Gripen NG fracassou, e temos um problema agora.

Rubens Sommer Junior

E pra quem pode comprar e não pra quem quer. Sem choro..

Diego Lima

É verdade que o ex-ministro Nelson Jobim disse que o F-35 é muito para nós?
Se for verdade manda o link por favor

Camargoer.
Camargoer.

Caro Diego. Como já foi explicado, em 2006 a FAB lançou o programa Fx2 para a compra de novos caças para a FAB. O edital previa algumas condicionantes, como a participação da industria brasileira em sua produção além do acesso irrestrito ao código fonte. A Lockheef foi convidada e ela apresentou o F16. A Boeing o F18.. também teve a proposta dos franceses, dos russos e dos ingleses à frente do consórcio do Eurofigher. O F35 não foi oferecido para o Brasil dentro do programa Fx2. Quando o minstro Jobim e o comandante Saito visitaram a fábrica da Locockheed para… Read more »

Jorgemateus77

Amigo já lhe questionei nesse aspecto em outra notícia e farei aqui de novo: aonde está escrito que os EUA devem ceder para qualquer país (não só o Brasil) seu conhecimento tecnológico e modus operandis?? O fato de vários países irem de F-35 e a FAB ter ido de Gripen (que é um bom projeto, sem dúvidas) só mostra que o peso da decisão de anos atrás irá cobrar lá na frente. A FAB tem o A-1 há décadas, uma boa aeronave mas que vendeu ridiculamente e hj estão quase todos encostados por falta de mercado de reposição. Esse mesmo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“A FAB tem o A-1 há décadas, uma boa aeronave mas que vendeu ridiculamente e hj estão quase todos encostados por falta de mercado de reposição. Esse mesmo destino sombrio deve acontecer com o Gripen, oq é uma grande injustiça por é um bom vetor.” Pode acontecer de fato, mas não diria “deve acontecer”. São aviões com filosofias e cadeias de suprimentos bem diferentes. O Gripen busca utilizar o máximo de componentes “de prateleira” possível e no caso do motor, que é o principal óbice do A-1 / AMX hoje, trata-se do GE F414, com mais de 1500 produzidos e… Read more »

Jorgemateus77

Se tem tanta abundância assim do motor, pq pararam no meio (mais pra 1/4 ) do caminho na modernização para o padrão M ?? Verba ? Ou falta de reposição de peças msm

Bueno

O Gripen busca utilizar o máximo de componentes “de prateleira” possível e no caso do motor, ………….., trata-se do GE F414,

Motor do Gripen GE F414
Motor do AMX ,Rolls Royce Spey 807

Rinaldo Nery

Ele falou do motor do Gripen, e não do motor do A-1! Não há mais spare pro Rolls&Royce Spey, motor do A-1, NO MUNDO! O motor do Gripen foi fabricado aos milhares: GE F414.

Jorgemateus77

15 anos atrás quase
Mas ainda dá tempo de voltar atrás …. pensando bem não mais

Junior

Israel vai comprar mais 25 unidades do F-35… Deve ser porque não presta mesmo, ou porque dá muito problema (ironia)…

https://breakingdefense.com/2023/07/israel-buying-another-25-f-35-joint-strike-fighters/

Fernando "Nunão" De Martini

Junior,
Tem matéria de ontem, a respeito disso, aqui mesmo no Poder Aéreo.

Fábio

Ser minúsculo é isso, enquanto alguns podem outros sonham ou então ficam aqui procurando defeitos e chorando, o bom e velho complexo de inferioridade.. sonha mais brazukas.

Emerson Gabriel

Gostaria de fazer uma pergunta aos colegas. Vamos supor, apenas supor que o Brasil pudesse ter além dos 36 F-39, tivesse condições de comprar e operar 36 F-35. O EUA venderiam os F-35 ao Brasil? Uma pergunta simples e dentro do tema.

Ivanmc

Eu creio que sim.

Nelson Junior

Muito provável que não… O F-35 só é oferecido a países muito alinhados aos EUA, de preferencia que sejam da OTAN, e mesmo esses devem ser DEMOCRACIAS plenas e se comportarem como tal, coisa que o Brasil não é… Exemplo disso é a Turquia que só pelo fato de ter comprado um sistema antiaéreo de um “país não alinhado” e ter se “distanciado” um pouco do alinhamento dos ideais americanos, foi EXPULSO do programa F-35.
Exemplo disso é que quando Brasil optou pelos Gripens, na época os EUA ofereceram o F-18 ao Brasil e não o F-35.

Fábio

Disse tudo, bem nessas!

Fábio

Duvido, ainda mais depois das últimas posições políticas.. 99,99% de chance que não.

Nelson Junior

Exato, e se continuar assim, tirando os Gripens só sobraria o J-10 como opção

Paulo

Ué, mas foi oferecido em 2008. E que posição política última é essa?

Rodrigo

Que salto, rep tcheca, Estônia, Croácia ,lituânia, Polônia…só sair daURSS que avançou virou outro país…isso que Ucrânia deseja, viver sob tutela Russa é uma droga.