Saab propõe cooperação industrial como parte da oferta do Gripen colombiano
A Força Aérea Colombiana (FAC) está novamente trabalhando para substituir sua frota de caças Kfir, depois de adiar a seleção final de um novo caça em dezembro de 2022 devido a restrições burocráticas e de tempo, e a Saab está trabalhando para angariar favores para seu JAS 39 Gripen por meio de cooperação industrial.
A FAC começou a procurar um substituto para o Kfir há cerca de uma década e explorou ofertas para Dassault Rafales, MiG-35s, Eurofighter Typhoons, Lockheed Martin F-16s e Gripens.
Mikael Franzén, chefe de Marketing e Vendas para Aeronáutica da Saab, disse ao Janes que além dos caças Gripen (C/D ou E/F), a empresa propôs estabelecer parcerias e capacidades de fabricação no país.
A Saab se envolveu em discussões com empresas estatais colombianas, como CIAC (Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana), Indumil e Codaltec, explorando caminhos para estabelecer um centro de inovação. A empresa também pretende iniciar projetos de pesquisa conjuntos e introduzir um veículo aéreo não tripulado (UAV) em parceria com a indústria colombiana.
Os acordos de compensação em contratos de defesa geralmente giram em torno da manutenção e sustentabilidade da frota, mas Franzén disse que a ideia da Saab seria ir além e estabelecer uma base industrial aeroespacial na Colômbia.
“Procuramos sempre entender as empresas com as quais trabalhamos, sua visão e como elas podem se desenvolver, porque se você tentar fazer algo diferente, não vai dar certo. Vamos tentar fazer um trabalho de desenvolvimento; também tentaremos algo semelhante ao que foi feito com o Brasil, onde traremos colombianos para a Suécia para treiná-los na Saab”, disse Franzén.
FONTE: Jane’s
Muita fábrica pra pouco Gripen.
Muito bem resumido em poucas palavras, principalmente no tocante as fábricas, mas……lembremos que o ,hoje vendendo a rodo, Rafale ,demorou pra engrenar as vendas tbm.
Concordo mas a Suécia não tem a força que a França tem.
Fora que Rafale é lindão demais…muito sexy o avião…tô zoando, antes que venham me negativa por causa da beleza em aviao
O Rafale é tão sexy quanto uma panicat… Problema é ter condições financeiras de manter uma quando se está em relacionamento com ela! rsrsrsrs
Mais do que isso, o Rafale começou a vender depois de mais de 10 anos em produção e em serviço. O Gripen E/F está entrando em serviço agora e teve sua produção em série iniciada há uns dois anos.
Quando o Rafale perdeu o F-X2 no Brasil, um monte de gente dizia que o caça tinha “micado”, principalmente depois que o número de encomendas do Armée de L´Air e da Marine Nationale foi cortado e a cadência de produção diminuída pela metade.
Pode acontecer? Pode. Com certeza tem quem quer que aconteça MAS as mãos do Tio Sam estão muito em cima da Colômbia e isso pode pesar na decisão final. Não vou me iludir com a escolha, por parte da Colômbia, pelo Gripen. Se vier acontecer, será uma grande surpresa.
Hora do Nine trabalhar e fazer influência… se a FAB se comprometer a fazer mais, pode ser vantagem também… mas a grande duvida de todos é… A Suécia vai manter o Gripen E como espinha dorsal ou vai ter que engolir o F-35 por conta de sua entrada na OTAN? Como garantir cadeia de suprimento ao longo dos proximos 30-40 anos? Mais clientes vão ajudar a manter essa base? Se sim, os Colombianos podem ficar com uma solução custo x beneficio.
A Força Aérea Sueca tem histórico de operação de caças autóctones há muitos anos. Eles sempre operaram juntos com a OTAN em exercícios então a integração das operações não é complicada.
Para os suecos operar um caça caro como o F-35 não é grande negócio, espero que não os obriguem a isso uma vez que eles ficam bem servidos com os Gripen. Colocar F-35 significaria mudar toda a doutrina aérea sueca e um custo que eu acho que eles não vão querer pagar.
Concordo Fernando! Mas essa incógnita está na mesa. A Colômbia sendo mais um operador vai dar uma sobrevida no programa e ampliar a cadeia de fornecedores. Assim o Gripen vai aos poucos ganhando espaço como o KC-390.
A Suécia não precisa se submeter a nada nem ninguém, o espaço aéreo e geográfico que ela irá fornecer a OTAN já é de grande valor como “moeda de troca”!!!
Se depender desse ser ,aí é que não vende mesmo.
A batata dele tá assando lá fora.
concordo!
A Saab está oferecendo à força aérea colombiana 12 caças Gripen E monopostos e três caças Gripen F bipostos.
Retomada a licitação, teve o alto comando da Força Aérea Colombiana entre 8 a 10/05/23 em reunião com o alto comando da FAB, tema entre outros Gripen E/F, o Rafael não está portando como dito por alguns dado como certo.
Se mas… E a Bolívia? Não vai voltar a falar que o Chile tem que dar mar pra Bolívia fazendo teu paralelo com a Ucrânia?
O Chile tá é retirando os Hawker Hunters(espetados),na tentativa desse Borric de apagar da história o ataque ao Allende,típico da esquerda.
“na tentativa desse Borric de apagar da história o ataque ao Allende,típico da esquerda.” Quem decide retirar os Hunter é a FACh e não o fez ao mando do Presidente. Se há algo que o Chile não quer apagar da história é o Golpe Militar de 73 e isso nada tem a ver com esquerda e direita. Um povo que esquece a sua história, corre o risco de cometer os mesmo erros no futuro. Esta foi uma decisão militar, não a politize. O que tem a ver que o Chile retire os Hunter’s com a reclamação da Bolívia, ou com… Read more »
Da FACH rs. ________________
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Esse é o teu argumento?
Estude um pouco mais antes de querer provocar. Nem sabe o nome certo do Presidente do Chile.
KKK
Olá Glasquis. Creio que qualquer pessoa que acredita na democracia, seja da direita ou da esquerda, jamais deixará que se esqueça as ditaduras militares, seja no Chile, no Brasil, na Argentian ou até no Paraguai. Particularmente para a esquerda, tanto no Braisl quanto no Chile, é fundamental e necessário manter vívida a lembrança da ditadura de Pinochet.
É justamente por isso que a FACh determinou a retirada dos Hunter das bases, pra que a população não associasse mais a FACh à ditadura militar. Isto faz parte de um plano de aproximação das FAs do Chile à População que se iniciou na década de 2000 quando Carabineros decidiu mudar a cor das viatura do preto pro verde e assim vem sendo feito, de forma paulatina em todas as FA’s do Chile. Não se tenta esquecer a Ditadura, apenas dissociar-se dela. Tem quem tente dar uma conotação política acusando a esquerda assim com quando inventaram que a polícia chilena… Read more »
Oĺa Glasquis, Pois é. No casos brasileiro, as forças armadas ainda não compreenderam o erro que foi a ditadura. Já um documentário da Aljazeera sobre os assassinatos cometidos pelo regime militar chamado “Todos os torturadores do presidente” que é muto bom. Governos passam, mas a democracia deve permanecer.
Olha aí pessoal, não sou o Nunão mas tb gosto de puxar umas orelhas de vêz em quando! 🙂
Vamos manter o assunto no tópico!!
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Os americano estão propondo para entrega mais rápida 12 F-16 dinamarqueses para que os Kfir possam ser aposentados e mais para frente os F-16V, pode ser muito tentador para os colombianos a substituição dos Kfir em pouco tempo, mas em termos de liberdade de uso e cooperação tecnológica a proposta dos suecos é melhor.
Esses F-16 dinamarqueses já não foram prometidos para a Ucrânia?
Tem F16 pra todo mundo meu caro rsrsrs
Na verdade, esses F-16 dinanarqueses seriam, originalmente, pros argentinos.
Mas como o processo de compras de caças se arrasta por falta de plata, vão, supostamente, pra Ucrânia ou Colômbia mesmo.
Olá Willber, os F16 dinamarqueses para a Argentina foi barrado pelos piratas do rei, pq as poltronas ejetores são fabricados em solo do rei.
Venho cantando essa bola faz tempo. Seguramente serão F 16 MLU.
Até onde sei, seriam 12 unidades mas, apenas 10 viriam da Dinamarca, os outros 2 seriam americanos mesmo.
Acredito que sejas 2 Bi Place.
Será que os colombianos irão cair no mesmo “canto da seria” sueca, que nos brasileiros caímos ?
Ou será que a Gripe (ops, Gripen) sueca levará outra sapatada ?
Em breve, cenas do próximo capítulo !
Seria interessante o gripen pra Colômbia,mas sim a demora pra entrega é enorme, gripen C e D não sei se eles tem para fornecer , então não tem jeito vão de F16 surrados mesmo .
“então não tem jeito vão de F16 surrados mesmo .”
F-16 surrados ?
Amigo, reabriram a linha de produção do F-16.
Sendo assim, os colombianos receberão
equipamentos novinhos em folha, provados realmente em combate, altamente tecnológicos.
Melhor que essa Gripe, que ninguém quer, nunca foi provado em combate e na melhor das hipóteses, não passa de um F-5 marombado.
Agora uma coisa é certa, que o marketing da SAAB é muito eficiente, isso não há como discordar.
“Matador de Sukhoy”, revolução tecnológica no combate aéreo e blá blá blá .
Tomara que aprendam com a experiência brasileira. Se é pra comprar um Gripen novinho em folha mas depenado, pé de boi, melhor comprar Kfir, F16 usado mesmo, mas equipado.
Você poderia dar mais detalhes sobre por que considera que a “experiência brasileira” seja um “Gripen novinho em folha mas depenado”?
Quero saber daonde saiu essa história de que o Brasil comprou Gripen depenado.
Daqui mesmo, o pessoal botou na cabeça isso e tomou como verdade.
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COMENTÁRIO APAGADO
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COMENTÁRIO APAGADO
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COMENTÁRIO APAGADO
Melhor qu ser assertivo é fazer o certo, ser certeiro.
O maior problema é que, pra quem precisa aposentar Kfir pra ontem, esperar anos pra entrega de Gripen pode ser prejudicial, a menos que a Força Aérea sueca faça “empréstimo” de Gripens de modelo antigo.
Ou a SAAB tambem pode oferecer o GlobalEye AEW como diferencial.
É uma oferta. Daí a que os colombianos aceitem é outra coisa.
A Colômbia está negociando F 16 MLU com a Dinamarca. É lógico que a SAAB vai tentar de tudo pra emplacar o seu produto mas, não acredito que salga alguma coisa.
A aquisição de F-16 pela Colômbia sem nada a agregar a sua incipiente indústria aeronáutica, se confirmada, logo eles que tem demonstado iniciativas em projetos como a modernização dos T-27 Tucano, parece-me uma escolha pelo mais barato.
Uma força com seu principal vetor no limite da sua vida não pode se dar ao luxo de esperar a construção de novos caças.
A Colômbia precisa de caças pra ontem.
Certamente vai de F 16 MLU.
Concordo, mas certamente se optar pelo Gripen E/F estaria a Saab buscando alternativas para atender esta lacuna.
Assim como a solução que buscou pra FAB?
A SAAB chegou a oferecer Gripen C/D para a FAB, lembrando que estávamos às vésperas da Copa de 2014 e das Olimpíadas 2016 e alguns dias depois os tampões Mirage 2000 davam baixa. Bastava o governo aceitar a proposta e quem sabe uns 12 poderiam ter chegado por aqui, talvez vindos diretamente da Suécia ou vindos da África do Sul – que havia estocado suas unidades por falta de verba. Faltou foi vontade política ou grana (já que a maioria tava sendo usada para construir estádios que mais tarde virariam elefantes brancos tal qual o de Brasília ou com financiamentos… Read more »
Olha, o que eu lembro, é que em 2014, quando ainda se negociavam os termos do contrato, o Saito disse que a Suécia (não a SAAB) estaria disposta a ceder em empréstimo 10 Gripen pra FAB junto com treinamento e apoio logístico para esses caças aqui no Brasil mas só a contar de 2016. Lembro também que o próprio Ministério da Defesa da Suécia tirou o corpo fora sobre esse assunto. Não confirmou, não negou, nem mandou os caças. Lembro até que tinha quem fosse contra aqui no próprio aéreo com medo a que ficassem apenas os 10 caças de… Read more »
Se assim fosse, o Brasil já voaria F16 MLU há uma década e meia…
Já faz uma década e meia que os F5 BR estão no limite da sua vida operacional?
Discordo.
Politicamente falando ( deixando de lado as características do caça,se são boas ou não ) o melhor pra Colombia seria F-16. Tio Sam pode fazer em prestações a perder de vista, além de um pacotão logístico e de armas bem generoso.
Obviamente torço pro Gripen, mas pra quem precisa trocar Kfir pra ontem, não sei se eles podem se dar ao luxo de esperar Gripen.
Já faz uns 5 anos que se diz que eles precisam trocar o Kfir pra ontem.
Em 2016 fizeram grandes inspeções de células e motores justamente pra dar mais tempo de decidirem um sucessor.
Se não conseguiram decidir nesse tempo todo, não dá pra justificar pressa.
A Colômbia sabe que, se criar uma indústria aeronáutica minimamente forte, ela consegue vender essa fábrica para ter uma indústria aeronáutica que abocanhe parte do mercado que a Embraer deixará de ter nos próximos anos por conta da distância que existe entre a maior parte dos brasileiros e os interesses dos países que compram os produtos Embraer hoje. Por isso eu sempre tive bem claro dentro da minha cabeça que a idéia de achar que vai exportar Gripen feito no Brasil é uma uma ideia de giríco da bem grande. Achar que um país latinoamericano irá fortalecer a base industrial… Read more »
Sensato ao extremo TB acho que será muito improvável algum griphen para exportação sair de linha de fabricação brasileira…digamos recebemos nosso 36 ou 40 seila…e a SAAB é capaz de já ter versão G H ou um substituto…acho que esse negócio de produzir e exporta meio otimista demais, mas claro podemos nos compra um segundo lote nacional e ter quem sabe alguns 70 caças
E pode ter certeza que pagamos bem mais caro pelo Gripen para termos a licensa de exportação do Gripen para os países latino-americanos.
Ai ficam as perguntas:
Pra mim não há dúvida. A influência da Embraer no programa FX foi danosa para o contribuinte brasileiro
“E pode ter certeza que pagamos bem mais caro pelo Gripen para termos a licensa de exportação do Gripen para os países latino-americanos.”
Você tem essa certeza?
Quanto mais caro?
Por favor, nos mostre o documento onde isso está assinado, ou notícia baseada nesse documento.
PS: não estou sendo sarcástico, se existe isso assinado com pagamento a mais relacionado a essa suposta licença, além dos valores envolvidos, gostaria realmente de saber e ter acesso.
Ele não tem a resposta pra esse questionamento. Fonte: minha cabecinha…
Não dá para provar né? É tudo tão escondido e cinza, que já é feito pra esse tipo de maracutaia.
“Qual é a vantagem para quem compra ter o avião fabricado no Brasil”
Você ou qualquer outro que leve esta idéia em consideração não entendeu que nunca houve proposta de tal envergadura por parte da SAAB ou que a FAB tenha encampada tal idéia.
O Brasil é parte da cadeira mundial de produção do Gripen e cada caça Gripen vendido o Brasil se beneficia, podendo inclusive ter o potencial de vender soluções nacionais que são especificas para o Gripen como IFF ou Link BR ou outras que o Brasil venha a desenvolver.
“a idéia de achar que vai exportar Gripen feito no Brasil …”
E existiu essa ideia?
Por que a SAAB desejaria criar um concorrente com o seu próprio produto aqui na América?
Caro Glasquis. Tude depende. O fábrica da Suécia tem uma cadẽncia de produção e a fábrica da Embraer tem outra cadência. Eventualmente, uma delas está com uma programação mais apertada do que a outra. Isso permite um arranjo para que a produção das duas unidades produzam dentro de um cronograma que reduz o tempo de espera do cliente. Como a SAAB recebe royalties por cada unidade vendida, seja onde ela for produzida, e ainda cada unidade fabricada seja no Brasil ou na Suécia demanda partes estruturais fabricadas nos paises e, ainda, independente de onde seja produzida a unidade, ela receberá… Read more »
“E por favor não me venham com essa papo que nenhum país latinoamericano consegue criar uma Embraer porque em cada um de quase todos os países latinoamericanos existem empresas até mais mais modernas do que a Embraer e sobram engenheiros aeronáuticos com formação nas melhores universidades do mundo.”
Kkkkkkk!!!!
Outro Nonato!!
Alguém já viu um Gripen BR com a sonda de reabastecimento estendida? Por se tratar de um avião já operacional , não deveriam já ter ensaiado/testado, nem que fosse a seco, um reabastecimento? Uma foto disto com o KC-390 não seria “vendedora”?
O KC 390 já consegue abastecer o Gripen E/F da FAB?
Sim, amigo. O F-39 pode reabastecer em QUALQUER reabastecedor do mundo que utilize o sistema probe and drogue.
Obrigado Cel.
Rapaz…pessoal nasceu de 3 meses ?!
Cara, o avião está em implementação na FAB. Tudo tem seu tempo, tem sua fase. Vai acontecer no momento certo do planejamento.
Mas o governo colombiano que ter esse grau de independência dos EUA? Acho F-16 mais certeiro e já era..
Adquirir um caça que até se você for disparar um míssil de treino, terá que se reportar ao tio Sam…
Rapaz… Se a oferta for boa neh… A Colômbia só teria a ganhar!
Poderiam fechar um acordo trilateral, Brasil, Suécia e Colômbia, traria benefícios pra todos ao invés de criar uma concorrência.
Havia um entendimento entre as partes de que o Brasil, por ter firmado uma compra/parceria, com transferencia de tecnologia, na aquisição dos Gripens à Suécia, seria a base para produção ou comercialização destas aeronaves na América do Sul?
Alguma chance da Colômbia ir de F-39 C/D usados? Da Suécia ou da Rep. Tcheca.
Qualquer caça pra Colômbia estaria de bom tamanho na atual conjuntura só que, pra que comprar um Gripen C/D que tem um limitado lote de produção, se pode ter por um preço similar um F 16 MLU com uma enorme quantidade de sobressalentes disponíveis no mercado?
O F 16 sempre seria mais vantajoso. Isso sem tocar no lado político.
Caro. Existe a chance da Colômbia adquirir um esquadrão de F39C/D usados, mas talvez seja maior a chance de comprar um esquadrão de F39C/D novos, já que a SAAB ainda mantém este linha aberta. A terceira opção seria um esquadrão de F39E/F novos, o que para mim seria o mais provável entre as três possibilidades. Claro que também é possível a comprar de F16 de segunda mão ou de F16 novos. O menos provável seria a compra de F35 ou Rafales novos. contudo é possível uma triangulação entre a venda de Rafales para um país que viesse repassar Mirage2000 para… Read more »
A FAB não recebeu os Mirage 2000 como parte de uma triangulação oferecida pela França na escolha de Rafales pela FAB, tanto que o FX-2 nem tinha sido decidido (desconsidera a barrigada feita pelo bebum do Nine em reunião com Sarkozi no 7 de Setembro de 2009)… O Gripen NG foi anunciado como vencedor do FX-2 poucos dias antes da baixa dos Mirage 2000, em Dezembro de 2013.
Caro. São coisas diferentes. Havia uma proposta da FAB receber um esquadrão de MirageIII-9 dos Emirados, podendo chegar a toda a frota, caso os Emirados comprassem o Rafale. Outra coisa foi a aquisição dos Mirage2000C de segunda mão da força aérea francesa.
Camargoer, só um reparo: já vi que em mais de um comentário, provavelmente sem querer, você escreveu MirageIII no lugar de Mirage 2000.
Obrigado.
Eu ia de Rafale F4 !
Politicamente falando para a Colômbia o Gripen é o ideal. Agora os Vikings enganaram a gente falando que iria comprar Kc-390 no FX-2 em 2014, engaram agora falando que o Brasil iria produzir os Gripens para Colômbia e vão enganar de novo falando que vão comprar o kc-390 agora em 2024, moral da história desde as épocas medievais já se falava na Europa “Nunca confie em um Viking” esta no DNA deles!
“Agora os Vikings enganaram a gente falando que iria comprar Kc-390…”
?…
“engaram agora falando que o Brasil iria produzir os Gripens para Colômbia e vão enganar de novo falando que vão comprar o kc-390 agora em 2024,”
???…