Radar Saber M200 Vigilante embarca para monitorar o espaço aéreo em Parintins
Brasília (DF) – No dia 20 de junho, o radar SABER M200 Vigilante, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e produzido pela Embraer Defesa & Segurança, foi embarcado pela primeira vez em uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, com destino a Parintins, no estado do Amazonas. Essa operação logística complexa contou com a participação do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Embraer, da Prefeitura de Parintins e da administração dos aeroportos de Viracopos e Parintins.
O objetivo dessa operação experimental é utilizar o radar SABER M200 para monitorar e controlar o espaço aéreo do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. Com uma capacidade de detecção de ameaças de até 15 km de altitude, o radar é capaz de identificar e rastrear tanto aeronaves civis quanto militares. O equipamento permanecerá em funcionamento na região até o dia 7 de julho.
O SABER M200 é um radar multimissão de defesa antiaérea de média altura, com capacidade tridimensional. Ele utiliza uma tecnologia avançada de varredura eletrônica para detectar e rastrear aeronaves. Além disso, o radar pode acompanhar simultaneamente múltiplos alvos aéreos e possui a capacidade de guiar mísseis, bem como realizar missões de vigilância, meteorologia e aproximação em um raio de 45 quilômetros.
Um destaque importante é que o SABER M200 é o primeiro radar de painéis fixos disponível no mercado mundial, o que permite sua instalação em um contêiner de 20 pés (6,096 metros). Essa característica proporciona maior facilidade de transporte e mobilidade. O radar tem aplicações diversas, podendo ser empregado em atividades de vigilância e alerta antecipado em Baterias e Grupos de Artilharia Antiaérea, controle de tráfego aéreo e vigilância de fronteiras.
A operação bem-sucedida do SABER M200 em Parintins representa um avanço significativo no monitoramento do espaço aéreo brasileiro, contribuindo para a segurança e defesa do país. O radar, com sua tecnologia avançada e capacidades multifuncionais, promete desempenhar um papel fundamental na proteção e na vigilância aérea.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
45 km? Então sua capacidade de detecção é menor (exceto altitude) do que a do M60? Não tem algo errado aí não?!
São 450km na verdade. Acredito que seja um erro na digitação
Uma delegação do Exército Brasileiro, liderada pelo chefe do Escritório de Projetos do Exército, o general de brigada Marcelo Rocha Lima, entre 19 a 22 de junho, iniciou uma série de atividades na República Popular da China, tendo como objetivo identificar oportunidades de cooperação na área de projetos estratégicos. Um dos eventos foi demonstração de tiro do sistema de defesa antiaérea Sky Dragon 50 GAS2, que emprega mísseis de médio alcance DK10A.
Parece que já vamos as compras!!
Erro da matéria. A Embraer informou oficialmente que o radar possui 200 km de alcance.
Se esse valor for correto (45km), é praticamente inútil.
Se não me engano este bicho chega nos 200km de distância não ???
https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/10385/1/Cap%20Art%20Carlos%20Eduardo%20de%20Farias%20Guimaraes.pdf Na Pagina 29 descreve os requisitos.. Esta Sendo testado, vamos aguardar pra ve se cumpre os requisitos. Conforme descrito nos ROA 35 a 37 e 42 a 44, o radar SABER M200 MULTIMISSÃO deve com seu radar primário ser capaz de detectar e rastrear vetores aéreos nos modos de operação vigilância e busca, respectivamente, com diferentes dimensões a distâncias distintas, conforme exposto abaixo. Abril de 2021 Função RCS correspondente Alc min Alc max Teto Vigilância Aeronave de carga de asas fixas ou rotativas 30 km 200km 20km Vigilância Aeronave de ataque de asas fixas ou rotativas 30km 135km 10km Vigilância Míssil 30km 75km 5km… Read more »
Pois é!
Alcance de radar não é um valor absoluto e tem a ver com a frequência (banda), potência, altura da antena, condições atmosféricas, RCS do “alvo”, altura do “alvo”, etc
Além da limitação imposta pelo software , que define o modo de operação. Por exemplo vigilância, rastreamento, “iluminação”, etc.
De modo geral pode-se resumir o desempenho do M200 da seguinte maneira:
Detecção de aeronaves de transporte/grandes helicópteros (RCS de 20 a 100 m2): 200 km
Detecção de caças/ pequenos helicópteros (RCS de 1 a 20 m2): 135 km
Detecção de mísseis (RCS de 0,1 a 2 m2): 75 km
Muito bom seu comentário, aprendeu muito.
Eu não sei se tem diferença entre M200 Vigilante e M200 Multimissão , fiquei confuso com estas descrições , penso que o M é de multimissão.
*Aprendo
Bueno,
O Vigilante funciona tanto como radar de vigilância, detectando ameaças , como radar de rastreamento e controle de tiro.
*E parece que até como radar de contrabateria.
Já o que chamam de M200 Multimissão, até onde sei está só na intenção.
A diferença parece ser só no porte, ficando o Vigilante para médio alcance e o Multimissão para alcances maiores.
Só falta um MD descente, para coordenar corretamente o desenvolvimento de equipamentos entre as forças, para daí surgir um sistema AAe usando o que já temos pronto, no caso os misseis A-Darter… E por que eu digo MD? Porque se for deixar somente por cada força, putz… 🤦♂️
Seria o correto, principalmente no tocante industrialização local e a implementação de uma escala para este míssil. Mas para montar um sistema, surge um problema bastante sério no tocante aos nossos radares: nenhum dos radares desenvolvidos até o momento, tomou como requisito a detecção de SARP. Óbvio que um SARP de categoria 2 ou acima, poderia ser detectado, mas abaixo disso, se torna um desafio ou uma impossibilidade. . Hoje, por exemplo, temos mais de 30 unidades do SABER M60 em nossas forças, que praticamente não teriam serventia quando o assunto é detectar SARP categorias 0 e 1. Ou seja:… Read more »
Ótimo comentário Bosco.
Corrija-me se eu estiver errado , mas parecem números condizentes com um sistema de defesa aérea de médio alcance, não?
(Principalmente se analisado a pior situação, detecção de misseis=75km)
Sem dúvida. Se adotarmos um sistema de mísseis sup-ar de médio alcance que adote a atualização de meio curso pode ser que o M200 sirva para a função.
Saber M200 pode ser igual a 200km de alcance.
Esse radar foi concebido pela ORBISAT, de Campinas, em 2009. Seu idealizador foi o Dr João Moreira Neto, maior autoridade em radar de abertura sintética no Brasil. Conheci-o pessoalmente na COPAC, e fiz uma vista à Orbisat naquele ano. Disse-me, à época, que o alcance seria de 200km, daí o nome SABER 200. 45 km, ou 81 NM, é muito pouco prum radar de vigilância. 200km são 360NM, o que é muito bom.
E achei estranho o CTEx assumir a paternidade do radar… Nem o SABER 60 é do CTEx; também é da ORBISAT.
Eram pra ser os radares do SISFRON que está sendo “implantado” desde 2012…
Mas se não fosse a FAB por uns três ou quatro radares: LP23SST-NG e RSM970S em Porto Murtinho, Corumbá e Ponta Porã….
Até hoje a fronteira estaria esperado os M60/M200 do SISFRON
Coronel, apenas para ajustar a informação.
45km são umas 24 NM e 200km são umas 108NM, no caso, piorou.
Desculpe, tem razão: 200 ÷ 1,8 = 111,11 NM. Razoável.
Miserável.
Não diria. Mas, sim, pode ser melhor.
Esse tipo de equipamento é sempre bem vindo, esse é o tipo de investimento que o Brasil precisa, realmente a ORBISAT tinha tudo para ser uma potência… mas infelizmente não tinha capital de giro para custear os investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento de relares, embora tivesse a sua frente o melhor time técnico da área no Brasil. E lá se vão 14 anos e comemoram que o radar foi idealizado e um único radar feito até hoje vai ser testado… As FAA brasileiras deveriam ter vergonha dessas comemorações… Alias a FAB deveria seguir o exemplo de Casimiro Montenegro… Read more »
“E lá se vão 14 anos e comemoram que o radar foi idealizado e um único radar feito até hoje vai ser testado…”
Alias a FAB deveria seguir o exemplo de Casimiro Montenegro Filho E não de Eduardo Gomes!!!”
Só dois apartes: não vi tom de comemoração nesta nota especificamente, e o radar em questão não é da FAB, só a aeronave que transportou.
Como eu disse, um radar miserável…alcance miserável, poucas unidades (só uma)….realmente os chineses tem razão em nos menosprezar…
Se não faz, reclama, se faz, reclama também.
Já ouviu falar em curva de aprendizado?
Errei, desculpem: 200 ÷ 1,8 = 111,11NM
“ … 45 km, ou 81 NM, é muito pouco prum radar de vigilância. 200km são 360NM, o que é muito bom.”
Tu inverteu as unidades de medida. 45 milhas náuticas são 81 km e 200 milhas náuticas são 360 km.
Sim. Km ÷ 1,8 km =NM
Acredito que capacidade de detecção seja até maior.
_______, aquele container deve pesar uma tonelada, e coube no KC.
Bahhhhhh, tcheeeeee
COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sorry, foi uma exclamação de espanto!
Não pretendi xingar ninguém.
E pelo amor de Deus gente, peguem o palavreado de policiais, militares, universitários, jogadores de futebol, etc, está palavra está inserida em praticamente toda frase.
Não esquenta.
De acordo com informações do CTEx, “o radar primário (painéis fixos) banda S, com varredura totalmente eletrônica em azimute (“phased array” ativo), é capaz de detectar um alvo de 2,5 m² a 150 km de distância, possui um teto de cobertura de 15 km”. Já o radar secundário (giratório), que é responsável pelo engajamento dos alvos, guiamento dos mísseis até o alvo e a identificação IFF, consegue engajar à 45km de distância por 15km de altitude. Agora uma correção que se deve ser feita é que, o radar M200 Vigilante tem como prioridade atender ao Sistema de Defesa Anti-aéreo de… Read more »
Em 2009 falei pro cmt do extinto COMDABRA que seria um bom radar pros GCC (Grupo de Comunicação e Controle), do DECEA.
Estamos em 2023, comandante, o que o senhor diria hoje?
O mesmo.
Recentemente a India mostrou um rada parecido, porém ele não tem esse sistema para ficar mais elevado, a EMBRAER precisa correr para colocar ele no mercado
Carlos,
Só de curiosidade, e sem fazer pouco caso do radar brasileiro que acho muito avançado, já existem vários radares terrestres não giratório com capacidade 360º dotado de painéis fixos.
Alguns exemplos:
?v=1-0
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https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfEtDxnk5WAyKkupW-vHtzTEHeO8jZOebBzq7gPcs6SDODtmEULVec8yD564qQl6FvtB8&usqp=CAU
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https://photos.prnewswire.com/prnfull/20160201/328080?max=500
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https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/NIWPDAiRyDXv.qimPb3CNg–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTY0MztjZj13ZWJw/https://media.zenfs.com/zh-Hant-TW/homerun/youthdailynews_517/fa0506db065925b75b05318b046f05ca
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Bosco, sem querer abusar, o EB define o radar como de médio alcance.
Poderia citar alguns exemplos de radares de longo alcance? De quanto adianta o maior alcance, considerando a curvatura da terra?
Países de “médio porte”, como Itália, Suécia, Turquia, Coreia do Sul etc, têm algum radar de grande alcance de produção nacional própria?
E abusando um pouco mais da boa vontade, tem ideia do preço de um radar desses (Saber 200), com o centro de controle etc? Quão mais barato é que esses radares mais potentes e capazes?
Desde já, agradeço.
A FAB tem o TBS-34 com 470 km de alcance. É o de maior alcance utilizado no Brasil. Para detectar algo nessa distância tem que estar a uns 15.000 metros. Do ponto de vista militar serve para detectar mísseis balísticos ou mísseis de cruzeiro supersônicos. Muito pouca coisa voa a 15.000 metros para ser detectado a essa distância. Ou seja, na distância máxima quase nada é detectado , mas só de ser possível detectar algo já é útil. Seja como for um radar com esse alcance nega um bom espaço aéreo a um atacante que terá que se mover mais… Read more »
Caro Bosco,lembrei da IACIT com aquele Radar OTH que foi testado no sul, fiquei desatualizado das notícias sobre o mesmo, o que deu aquilo?
Também queria saber, pois a vi o Caiafa falar dele numa das últimas lives e pelo que entendi, a MB o opera no sul. Não sei como, talvez ainda em fase eterna de testes, pois não vi nenhuma notícia de compra.
O mais próximo de compra é essa notícia recente:
https://www.iacit.com.br/n/111/iacit-assina-carta-de-intencao-com-dgmm-para-uso-do-radar-oth-0100-e-plataforma-vimtrah
Pois é! Ele é OTH tipo ground wave (emprega ondas mais longas que as utilizados por radares OTH Skywave, ambos operando na banda HF) mas ainda assim tem menos alcance que o radar que citei, o TBS-34, que opera na banda L (pedaço da banda UHF)
Só de curiosidade, não existe radar OTH móvel. Todos ocupam uma grande área no solo e são fixos.
Bem interessante sua informação
Valeu Bosco!!! Entendido!
nossa são vários, achava que só existisse o indiano montado em um caminhão 🙁 vlw Bosco
bosco queria saber tambem, como que o SPY6 tem longo alcance sendo na Banda S e não na L, se puder explicar agradeceria,
Carlos, Como você sabe quanto mais longa a onda (menor a frequência) maior a propagação na atmosfera. Radares dos mais diversos adotam as bandas: – milimétricas (EHF): Ka, Ku, K -centimétricas (SHF): X, C, S -L (está entre a SHF e a UHF) -decimétricas (UHF) -métricas ( VHF) -(decamétricas) HF ,somente para radares OTH. Da de maior frequência que é a banda EHF (menor propagação) até a de menor frequência que é a banda VHF (maior propagação). *Vamos deixar o HF de fora porque é OTH. Quanto maior a frequência menor a propagação mas melhor a resolução. Então, o que… Read more »
Eu bato na tecla, acredito que este radar é mais potente do que estão afirmando no blog.
Não faz sentido ser M200, senão seria M45, 65, 55,etc.
Já corrigido acima.
M60 e M200. O 60 e o 200 provavelmente é o alcance em milhas náuticas. Portanto, o alcance do M60 deve ser de 110 km e do M200 deve ser de 370 km.
Acho que em kilômetros.
Como me pareceu haver um erro de informação no comunicado do EB e lembro bem de todas as outras fontes sempre darem 200km de alcance, fiz uma busca no site do próprio Exército e encontrei no texto de divulgação da apresentação do M200 (esse 200 não é por acaso) em 13/12/21: “Com alcance de 200 km, o Saber M200 Vigilante é um radar de vigilância de médio alcance desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para atender às necessidades do Projeto Estratégico do Exército “Defesa Antiaérea”. O radar poderá ser empregado na vigilância e no alerta antecipado em Baterias e… Read more »
Quem quiser ler o original:
https://www.eb.mil.br/exercito-brasileiro?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_returnToFullPageURL=%2Fweb%2Fguest&_101_assetEntryId=14728435&_101_type=content&_101_groupId=8032597&_101_urlTitle=exercito-e-embraer-apresentam-radar-desenvolvido-com-tecnologia-100-nacion-2&_101_redirect=https%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fexercito-brasileiro%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dmaximized%26p_p_mode%3Dview%26_3_redirect%3D%252Fweb%252Fguest%26_3_keywords%3Dradar%2Bsaber%2Bm200%26_3_groupId%3D0%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch&inheritRedirect=true
Estranho esse “propriedade intelectual”. A ORBISAT deve ter vendido o projeto.
Quanto será que custou desde o início do projeto até hoje?
Não faço idéia.
A Orbisat foi comprada pela Embraer, que depois mudou seu nome p/ Bradar e acho que há alguns anos ela a incorporou diretamente a EDS, deixando de existir. Pode ser que a propriedade intelectual tenha sido vendida como forma de a Embraer receber mais recursos e de também facilitar a liberação de verbas por se tratar de um projeto do Estado brasileiro, não mais o de uma empresa privada.
Sim, provável.
Independente de ter alcance tal ou qual, conseguimos botar o bicho de pé e operando e o C390 deu um show.
Não quero fazer o jogo do contente, mas é o que se tem para o momento
Não discordo.
Interessante o período “O equipamento permanecerá em funcionamento na região até o dia 7 de julho”. Será para cobrir a festa do Boi? (28/06 a 05/07)
Sim. O CINDACTA 4 implanta um APP temporário, lá.
Grato pelo esclarecimento. Deve ter um aumento considerável de trafego aéreo no período.
Com certeza. E de barcos também. A Petrobrás monta um posto de abastecimento para os barcos.
Perguntinha burra: Quanto mais alto um radar, melhor sua eficiência?
Ou seria indiferente, independente de você instalar um em algum lugar elevado de Roraima ou no pico da Bandeira?
A questão é que ondas eletromagnéticas não fazem curvas. Elas são emitidas em linha reta e é retornaram tbm em linha reta. Logo, o relevo é uma limitação e, a depender do alcance do radar, até a curvatura da terra tbm o é. Se o seu radar tiver alcance o suficiente, 400km vamos usar como exemplo, ainda que ele esteja numa planície, a certa distância vai ser possível voar abaixo abaixo do horizonte radar, escondido na curvatura da terra. Sabendo disso, o ideal é que seu radar seja instalado a uma certa altitude, a depender de seu alcance do do… Read more »
Sim, por isso os radares aerotransportados (AWACS). O radar de Morro da Igreja, em SC, foi instalado lá por isso. Assim como os radares de Chapada dos Guimarães (MT), Santa Tereza (ES) e Pico do Couto (RJ).
O radar de Morro da Igreja tem um alcance, em direção ao oceano, de quase 400 NM. Em 2004 fizemos uma avaliação do sistema MAGE do E/R-99 com esse radar, e verificamos esse alcance no nível 300.
Esses painéis tem uma cara de ELM-2106 NG.
.
ELM-2106, para ilustrar.
Isso não é um M-60?
Não. É um produto IAI.
Aí com um radar dessa capacidade, com esse nível de tecnologia e de desenvolvimento nacional, a FAB abre licitação internacional para um radar com capacidades semelhantes… sinceramente, já disse aqui e repito novamente. Continuamos a discutir esse tema aqui porque somos entusiastas, mas esse tema no Brasil é piada.
Será que não seria mais vantajoso, a FAB esperar os testes finais deste radar nacional, ao invés de correr para comprar radares com a mesma capacidade (ao menos é o que sites especializados dizem) do SABER-M200 ? Acho que o EB deveria junto com CFN e MB, requisitar o desenvolvimento e término do A-Darter a FAB. Assim , baseado nele, poderiam desenvolver uma versão solo/Ar (ainda mais, agora com as parcerias com o grupo EDGS). Indo mais além, quem sabe não revivem o MAR-01, e baseado nele, desenvolvem uma versa Sup/Sup mais moderna ( motor supersônico, nova antena, eletrônica etc).… Read more »
Esquece! Mais fácil comprar alguma coisa de fora com “transferência de tecnologia”, que vai custar 5x mais caro e não vai passar de 3 baterias
“que vai custar 5x mais caro.” Está aí uma grande verdade sobre esse tal de T.O.T