Visita institucional foi coordenada pela Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER)

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), apresentou, no dia 22/06, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para comitiva de parlamentares. Logo ao se aproximar da cidade, a aeronave C-99 que transportava a equipe, foi escoltada por duas aeronaves de instrução T-27M.

A visita institucional foi conduzida pelo Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, juntamente com o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, que explanou cada setor e atividades do Ninho das Águias aos parlamentares, consultores, além de assessores jurídicos e demais servidores do Legislativo.

Para o Chefe da ASPAER, essa atividade é de muita importância para a imagem institucional da FAB. “A gente consegue dar uma maior visibilidade do trabalho, das competências e daquilo que a Força Aérea faz. É uma forma de mostrarmos o que nós temos feito como uma espécie de prestação de contas para os representantes da sociedade brasileira”, destacou o Brigadeiro do Ar Pontirolli.

O Brigadeiro do Ar Schiavo destacou que, muito além da estrutura, foram apresentados os valores, conhecimentos, habilidades, atitudes dos futuros aviadores, intendentes e infantes. “Eu vejo como uma grande oportunidade para a Academia da Força Aérea, de mostrar o nosso trabalho, a nossa missão aos parlamentares, onde puderam, hoje, conhecer um pouco da rotina do Cadete. Mas eu acredito que, acima de tudo, puderam ver os valores que nós forjamos nesses jovens militares. Ressalto, ainda, essa visita como prestação de contas do dinheiro do contribuinte, que aqui nós fazemos questão de aplicá-lo da melhor maneira possível, sempre investindo no cadete, na formação moral e profissional”, finalizou o Comandante da AFA.

Os parlamentares ainda puderam ver o treinamento dos cadetes nos simuladores de voo nos Primeiro e Segundo Esquadrões de Instrução Aérea (1º EIA e 2º EIA), onde é possível uma imersão total na aeronave, além de permitir um treinamento de procedimentos de emergência. Também assistiram a Parada Diária do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, onde houve a passagem de serviço entre as Turmas em formação.

Ainda, no interior de São Paulo, a equipe convidada conheceu o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), e pôde ver de perto detalhes da estrutura e treinamentos da Esquadrilha da Fumaça.

“A gente não tem dimensão do trabalho, da eficiência, da excelência, do trabalho prestado pela Aeronáutica. Então, eu acho que a importância é conhecer para, poder quando for tomar decisões a respeito desse tema, poder orientar o parlamentar com mais propriedade. Há uma frase que diz quem não se apresenta, quem não leva a sua mensagem, não é ouvido e não ser ouvido é como se não existisse”, comentou o analista legislativo da Câmara dos Deputados, Nilvado Júnior.

Para finalizar a visita institucional, a FAB abriu as portas para a comitiva do legislativo, do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), em Congonhas (SP), que é responsável pelo gerenciamento da área de maior fluxo de tráfego aéreo do Brasil: eixo Rio – São Paulo.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Fui instrutor do Pontirolli e do Schiavo em 1994. Nossa, tô muito velho…

Camargoer.

Olá. Isso também está ocorrendo comigo.. dias destes, eu estava em uma banca de doutorado e descobri que eu tinha sido professor de TODOS os membros da banca… Já virei Decano. Recentemente, contratamos um novo professor que foi meu estudante de química geral..

JBS

Caro Camargoer

Bom dia,

Deve ser por isto(mas não exclusivamente disto), que os seus comentários tem sempre calma, ponderação, sabedoria, a idade traz isto.

Abs

JBS

Camargoer.

Olá BJS. Obrigado. Na maioria das vezes sim.. em alguns poucos casos, a pessoa envelhece piorando… riso. A gente tem que prestar muita atenção para não cair nesta armadilha. Uma pessoa que envelheceu iluminado (e iluminando) foi meu avô.

Camargoer.

Olá Rinaldo…lembrei. O Diabo é sábio porque é velho.

Rinaldo Nery

BJR dizia isso…

Camargoer.

Olá RInaldo. Acho que não consegui identificar a sigla “BJR”.. mas o ditado é português e é tão velho quando o Diabo.. riso

Rinaldo Nery

Baptista Jr, ex CMTAER.

Camargoer.

Tá certo. Obrigado.

Jorgemateus77

Há uns anos atrás fiz uma visita à AFA aonde fizeram uma palestra sobre o futuro (década de 20) da “acadImia”

Novaer Sovi (Pilgrim) era o grande foco…. ficou só na lábia

8 anos depois, estamos ainda voando aeronaves que foram boas (T-25 / T-27) mas estão amplamente sucateadas (ñ adianta mudar o painel e falar q o avião é novo)

Entra governo e sai governo e nd melhora.

Quem alguém ajude as FAAs (ñ peço Deus pq Deus tem maiores preocupações do q esse vexame brasileiro]

Last edited 1 ano atrás by Jorgemateus77
Rinaldo Nery

T-27 sucateado? Já voou num recentemente, após a modernização?

Jorgemateus77

Nunca tive a oportunidade de voar um T-27, apenas 1 vez um A-29
As células são as mesmas da década de 80..
A cada ano q passa o PAMA-LS reduz os limites Gs no mapro devido a debilidade na aeronave.
Ñ confunda meu comentário: T-27 foi um dos grandes pilares da aviação brasileira no mundo, sendo altamente copiado. No entanto já deu.
Oq o MD fez com o projeto do SOVI foi um absurdo e só mostra como o próprio Brasil sabota sua indústria

Rinaldo Nery

Não há essa limitação de G.

Leandro Costa

Velho não significa sucateado. Quando estive na AFA, ainda antes da modernização, as aeronaves estavam muito bem mantidas, tanto por dentro quanto por fora. Nada como puxar conversa com sargento mecânico e visitar os hangares.

William Duarte

Velho é o meu “Golzinho”, entretanto com manutenção adequada, nunca me deixou à pé, sempre me leva aonde tenho que ir, na estrada via na “balada” cumpre sua finalidade. Uma coisa é idade, outra é funcionalidade,

Camargoer.

Olá Colegas. Ainda que muita gente vá reclamar, mas é importante que os parlamentares conheçam a estrutura de defesa do país. Há alguns dias, teve gente reclamando que o Ministro da Defesa esteve em Anápolis…. dias depois, teve gente reclamando que os “politicos” ignoram os assuntos de Defesa..

Jorgemateus77

O problema é q essas visitas são protocolares e anuais.
Os frutos de visitas assim são ínfimos em comparação ao que se deveria ocorrer

Camargoer.

Caro J. O que deveria ocorrer? Qual seria o procedimento?

Leandro Costa

Eu sempre vou bater na tecla que a universidades, comitivas industriais e de políticos nessas visitas, congressos e o que mais for possível em matéria de eventos, TEM que se fazer presente. Essas coisas TEM que acontecer se tivermos qualquer esperança de mudar a mentalidade de políticos, estudantes e setores industriais para apoiarem as Forças Armadas. Pode ser um pé no saco, mas a troca é necessária.

Welington S.

Concordo. Parlamentares e quem quer que seja deveria fazer essas visitas de forma recorrente afim de conhecer melhor a estrutura e poder decidir melhor. Por exemplo, temos o caso do Dep. Federal que falou que o Brasil não precisa de dinheiro pra guerra cibernética. Isso é o cumulo do absurdo um representante do povo dizer isso. Sem sombra de dúvidas ele nunca esteve na estrutura para observar o quão complexo é a guerra cibernética e dos mais variados recursos que se faz necessário para se manter atualizado.

Leandro Costa

Eu não sabia dessa do Deputado falando essa asneira. Isso não é apenas um caso de o cara ser ignorante. Mas sim o fato de que todos os assessores do parlamentar, uma galera que ganha uma grana forte, não fez a liçãozinha de casa para informar ao referido deputado o quanto a guerra cibernética é importante e o quão atrasados nisso nós estamos. O outro problema que isso causou, e isso é inteiramente culpa sua, Wellington, é que essa afirmação me deu uma dor de cabeça imediata. Me blindo muito de ver notícias sobre os políticos brasileiros justamente para evitar… Read more »

Rinaldo Nery

Não creio que estejamos “tão atrasados” assim… Não é o que ouço de militares que vão aos EUA participar de exercícios de guerra cibernética.

Rinaldo Nery

Ah, Camargo… Aqui dá de tudo. O outro reclamou dos “requisitos da FAB” na matéria da modernização do A-29, e descubro que o caboclo “nasceu” três anos após a confecção dos requisitos. Mas tinha que meter o pau…

Camargoer.

RIso. O problema é que mutias vezes é a mesma pessoa que reclama da visita dos parlamentares e depois reclama que os mesmos parlamentares não dão atenção para a defesa. Parece a história do Velho, da Criança e do Burro. Riso

Jadson S. Cabral

As visitas deveriam ser mais frequentes, a várias instalações militares e incluir mais parlamentares.

Jadson S. Cabral

Ué, e tem que ser velho pra poder criticar algo? Desconheço essa regra

Rinaldo Nery

Tem que conhecer pra criticar.

Rinaldo Nery

E não precisava ter vestido a carapuça.

Camargoer.

O Diabo é sábio porque é velho.

Bruno

Após a modernização dos T-27, em quanto tempo foi aumentada a sua vida util? Quando será necessário começar a planejar a sua substituição?

Rinaldo Nery

A modernização não foi estrutural. Foi aviônica e de ar condicionado, principalmente. 100kg de fios foram descartados. A célula do T-27 tem vida útil de 12 mil horas, salvo melhor juízo. Próximo de atingir essa marca, o avião é inspecionado, notadamente as longarinas das asas. Verifica-se as condições de prosseguir voando, ou reparo nas asas. E o T-27 tem um fatigômetro, onde as cargas G ao longo da vida da aeronave são registradas.