Embraer entrega sexta aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira
- Aeronave é a primeira entregue à FAB na configuração de Capacidade Operacional Completa
- Avião será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), na base aérea de Anápolis.
Gavião Peixoto – SP, 16 de junho de 2023 – A Embraer entregou hoje à Força Aérea Brasileira (FAB) o sexto jato multimissão C-390 Millennium. Esta é a primeira aeronave entregue na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada. As demais aeronaves já entregues à FAB serão atualizadas para poderem operar com suas capacidades completas. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas poderão receber estas capacidades.
O sexto avião será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), na base aérea de Anápolis. Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.
“É especial entregar à FAB a primeira aeronave na configuração FOC”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Ainda que a FAB já tenha empregado a aeronave nas mais diferentes missões, dentro e fora do Brasil, poderá agora usufruir de forma completa e definitiva da capacidade total do C-390, mostrando ao mundo tudo o que essa aeronave é capaz de entregar.”
O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Na versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.
Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.
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Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
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E o Correios, não iriam adquirir outras 28?
Se eles adquirissem umas quatro já seriam muito devido a situação da empresa…
Qual a situação da empresa?
Seria muito bom ter C390 operando não só pelos Correios, mas tantas outras transportadoras de carga mundo afora. Mas até então, com o tanto de oferta de aviões civis podendo ser convertidos em cargueiros, creio ser mto comprar avião novinho pra essa tarefa.
O C-390 e muito pesado para ser utilizado como aeronave civil de carga. Creio que seria melhor utilizar modelos civis projetados para o transporte de carga. Uma aeronave militar de carga é um conceito diferente de uma aeronave civil de carga.
Olá André. Talvez não. Existem vários C130 operando em companhias civis. Talvez o problema é o custo de aquisição das aeronaves. Geralmente, aeronaves de transporte são aviões de segunda-mão. Talvez o Kc390 possa ser operado por empresas privadas em algum momento.
Camargo, foi uma opinião um pouco estabanada. Mas creio que os cargueiros civis sejam mais eficientes para transportar cargas civis. Mas não ficaria chateado se comprassem alguns C-390! : )
Olá André. Estas contas são difíceis de serem feitas. Por exemplo, tudo depende de quanto a empresa tem para investir e o tipo de contrato de prestação de serviços que ela possui. Imagine uma empresa privada prestando serviços de transporte para algum exército envolvido em algum tipo de conflito, como no Iraque ou agora na Ucrânia ou até para abastecer uma base militar distante, como em Guantanamo ou nos batalhões de fronteira do EB. Dependendo o volume de carga e condições de disponibilidade contratadas, a empresa possa usar um velho DC3 Douglas ou um Electra II convertido. Talvez baste um… Read more »
Escrevi uma resposta mas depois vi que outro colega escreveu o mesmo
É o mesmo peso do A320. Explica melhor o seu ponto de vista. Não entendi o que o peso tem a ver com isso.
Peso pode ter relação com consumo?
De fato, Rinaldo. Escrevi de sopetão e não deixei claro o que queria dizer. Talvez seja melhor colocar assim: uma aeronave civil projetada para o transporte de carga deve ser mais eficiente, afinal seu interior é desenhado para comportar conteineres e pallets. Creio que em um C-390 – ou C-130 – que foi desenhado para cargas mais volumosas, os mesmos pallets a conteineres, quando usados, não preencherão “todo o volume”. Uma alternativa, se minha colocação tiver algo de correta, é adotar modelos diferentes de pallets e conteineres. Sobre o C-390 ser mais pesado, minha ideia é que uma aeronave militar… Read more »
Acredito justamente no contrário mestre Bueno. O compartimento de cargo todo aberto e a rampa traseira deixam os modelos civis convertidos em desvantagem….a carga e descarga é absurdamente mais rapida. Outro aspecto, é que mesmo que em pequena escala de aeroportos, um C-390 conseguiria operar em que nem todo modelo Civil Convertido de mesma tonelagem de carga consiga, o C-390 é STOL….não tenho este mapa do numero de aeroportos que ele ampliaria a linha logistica, mas ao menos em tese, amplia sim….e em algumas situações, isto faça com que a logistica planejada de cargas com ele seja mais barata do… Read more »
Obrigado pela réplica, Carvalho. Muito interessante.
Adicionando que uma versão civil talvez tenha uma capacidade de carga maior, em termos de peso, pelo fato de não necessitar dos mesmos sistemas que a versão militar. O mesmo fato, muito provavelmente, implicará também em em menor custo de aquisição.
Entendi. Mas robustez não significa peso. Cuidado com a confusão de conceitos. As aeronaves militares cargueiras aceitam mais carga no assoalho (kg/cm2).
Obrigado, Rinaldo.
Qual avian civil foi projetado para Carga?!?!! O que temos são adaptações para carga, que na maioria dos casos são aplicadas em aviões usados. Cargueiros de projeto são na grande maioria militar, Antonov, C130, A400, C390….. o que pega e o valor aquisição, fica muito mais barato comprar , adaptar e operar aviao usado. Poucos operadores logísticos compram cargueiro zero, so os Big players que tem condições de garantir carga completa na maioria voos, ai a disponibilidade e economia fazêm diferenca. Aqui Brasil cargueiro para pequenas localidades sem pista preparada e bem atendida pelos caravans e afins.
Olá Salim. Creio que o primeiro rascunho do 747 era um avião de carga, que disputou e perdeu para o C5 Galaxy da Lockheed. A versão de transporte de pessoas do 747 para a PanAm era para ser um “gap” até o lançamento de um avião supersônico, que nunca foi produzido.
Essa questão do que é melhor para ser um cargueiro civil depende do tipo de operação… Quais as vantagens da operação de carga de uma aeronave comercial convertida: > custo de aquisição + conversão muito inferior ao de um KC390 novo; > custo de operação mais baixo devido a grande disponibilidade de peças e de u menor consumo de combustivel (na comparação de uma mesma rota com o mesmo peso). O KC-390 é muito mais “arrastoso” do que uma aeronave comercial. Quais as vantagens da operação de carga civil de um KC390: > Agilidade nas operações de embarque e desembarque;… Read more »
Obrigado, Fernando.
Boa noite, seria interessante os correios adquirirem aeronaves para o transporte da carga postal brasileira. O C390 é uma excelente opção, por ser um produto genuinamente brasileiro e as dimensões do pais. Fomentar a economia brasileira e gerar emprego e renda.
Isso foi ideia de jerico. Muito mais sensato adquirir um cargueiro civil do que adaptar um cargueiro 100% DNA militar para tarefas civis.
Correios 🏤
Está empresa pública já deveria ter sido privatizada a décadas!
Via de regra, aeronaves militares de transporte, pela necessidade de um volume interno maior e rampa, tem uma eficiência energética menor do que cargueiros civis. Dado que os correios provavelmente só necessitam de uma aeronave capaz de carregar container padrão, não vejo muita lógica na compra do Millenium pela empresa.
Isso não vai acontecer, a não ser que ocorra um devaneio politico. O Custo de aquisição do KC-390 é superior a aquisição de um 737-300 ou até mesmo 737-700 para versão cargueira. O Custo de aquisição é importante pois ele + Combustível + Custo operacional vão determinar os valores de frete no mercado de cargas que é super competitivo. O Mercado de cargas é um mercado muito competitivo e você como consumidor certamente preza por adquirir produtos baratos e odeia pagar fretes caros para entrega de um produto comprado online por exemplo. Ou seja, se um KC-390 custaria de prateleira… Read more »
Portugal, Hungria, Holanda, em breve a Suécia. Nada mal, mas é apenas o começo
E segundo Felipe Salles e Caiafa, tem ainda Áustria, Rep. Checa, Croácia e Egito em negociações avançadas.
Existe uma demanda enorme pra esse avião aqui no Brasil. Uma eventual guarda costeira com versões de salvamento e longo alcance, uma versão para C-SAR aos moldes do HC-130 Combat King II poderia equipar o esquadrão Pelicano. E uma versão armada (gunship) poderia ser usada em missões de CAS e operações especiais ao lado do A-29. Seria interessante lotar o CFN com algumas unidades também caso o mesmo fosse independente da Marinha como é nos EUA e tivesse alguns Osprey e CH-53K. Enfim, apenas um sonho.
Delírios…
Sempre levei a crer que turboprops fossem mais aconselhados a missões SAR.
Não há nenhuma relação.
Essa pintura é que mata, putz, os 390 portugueses são lindos.
A FAB é meio lesadinha para pinturas. O Gripen só se salvou por influência da Suécia
bonito seria esta cor no globaleye(dos EAU…) ou a que os os suecos usam em suas aeronaves…
Além de feia a fab usa pra praticamente tudo. Só caiu bem nos Blackhawk e Caracal.
Eu acho que essa pintura da FAB
tem personalidade, pode não ser a mais bonita, mas é autêntica e identifica bem a Força.
Acho que quase todos concordam que o Gripen, na pintura cinza, é mais bonito mas de autêntico ele não tem nada, pelo contrário, opera com as mesmas cores da Força Aérea Sueca… Poderiam ao menos fazer um padrão de cinzas diferentes, como fez a Força Aérea Sul Africana.
KC390 Um dinheiro bem investido, acredito que dentro de alguns anos venha uma versão com motores LEAP-1A Mas o grande problema da aviação brasileira hoje tanto na área militar como civil é a falta de infraestrutura, não adianta ter avião se não temos pistas, e não adianta ter pistas se essas não são pavimentadas, concretadas, com dimensões descentes e ACN descente! FAB/EXERCITO/MARINHA deveriam dar uma olhada nas literaturas dos EUA, Inglaterra, Alemanha e tantos outros por aí pra aprender um pouquinho sobre infraestrutura. Afinal a FAB comprou dois A330; mas a pergunta é, em quantas pistas brasileiras essas duas aeronaves… Read more »
Esse não é exatamente o ponto. As Forças Armadas não tem atribuição de sair fazendo pistas e infraestrutura aeroportuária país afora. Isso é coisa de instituições civis, que precisam sim investir bem mais nessa área e aumentar a malha aeroviária país afora. E acho que não vai existir problema algum na hora de se utilizar o KC-390 em boa parte do país. Aeronave que é projetada para operar à partir de pistas não preparadas em ações táticas não tem tanto problema com ‘falta de delicadeza.’ Já o KC-30, são outros quinhentos, mesmo assim não julgo que seja problema para aquelas… Read more »
É que nos Confins do país onde mais se precisa de vigilância e combate aos crimes, delitos, tráfego e proteção de soberania…. Está apinhado de instituições civis, vide a famosa terra Yanomami!!!
A FAB opera em qualquer distante rincão deste país, e sempre operou. Vai usar os KC-390, C-105, C-97`s e o que mais estiver disponível, como sempre usou. Em pistas preparadas ou não. Já para uma operação regular de aeronave como o KC-30, infra-estrutura é necessária. Essa aeronave não é feita para pousar em pistas curtas e não preparadas, pois são funções diferentes, da mesma forma que não se espera que um KC-135 vá operar de uma pista de terra, até porque para que seja abastecida com combustível para repassar para outras aeronaves, ela necessariamente precisa de infra-estrutura para fazer isso.… Read more »
Parabéns pela sua colocação, você tem razão, está certíssimo, você é um especialista!
Espero que no dia que você precisar, você tenha tempo e saúde pra esperar que os militares brasileiros e seus formidáveis equipamentos possam improvisar uma infraestrutura para lhe atender!
Afinal “caro” é fazer infraestrutura descente; “barato” é improvisar quando se tem necessidade e urgência!
Não foi o que eu disse. O que eu disse é que para se fazer infraestrutura civil para atender às demandas civis, você precisa cobrar isso das autoridades às quais competem essa tarefa e não cobrar isso das Forças Armadas.
Estas estão preparadas para reagirem à situações de emergência em qualquer ponto do país, tendo ou não infraestrutura para operação. Simples assim.
E militares Brasileiros e seus equipamentos formidáveis já improvisaram infraestrutura e continuam fazendo isso regularmente, para atender à um sem número de situações de emergência no país e no exterior. Disso eu acho difícil a gente conseguir reclamar.
No início de 2022, um comboio de 24 viaturas deslocou de Teresina-PI para Ubatã-BA com a missão de reestabelecer o tráfego em uma ponte que havia desabado.
Foi lançada uma ponte militar tipo LSB em caráter temporário e posteriormente, o mesmo batalhão construiu uma nova ponte no lugar da que caiu.
Só um exemplo, entre vários….
https://youtu.be/gKZ-nvQx71c
https://youtu.be/gKZ-nvQx71c
O que, em termos de equipamentos ou softwares, define uma unidade FOC que os anteriores ainda não tem?