A Indonésia confirmou que assinou um contrato este ano para comprar a frota de caças franceses do Catar em um esforço para preencher uma lacuna de defesa aérea de longa data.

A Força Aérea da Indonésia disse em um comunicado à imprensa que assinou um contrato de US$ 795,14 milhões em janeiro para comprar a frota de 12 caças Dassault Mirage 2000 da Força Aérea do Qatar. A nação do Oriente Médio opera uma frota de nove aeronaves Mirage 2000-5EDA monoplace e três aeronaves Mirage 2000-5DDA biplace.

O contrato foi assinado com a empresa tcheca Excalibur International, que atuará como intermediária. A Indonésia usará empréstimos estrangeiros para financiar o negócio.

De acordo com a Força Aérea da Indonésia, o contrato inclui 14 motores, três anos de serviços de apoio, equipamentos de apoio terrestre, treinamento de tripulação e outros apoios. Pelo acordo, as aeronaves serão entregues em até dois anos a partir da data do contrato.

A Indonésia planeja operar o Mirage 2000 a partir da base aérea de Supadio em Pontianak, na costa oeste da ilha de Kalimantan. A base, perto do Mar da China Meridional, abriga o 1º Esquadrão da Força Aérea, que opera o avião de treinamento BAE Hawk 109 e o avião de combate leve Hawk 209.

A declaração observou que a decisão foi tomada para adquirir os jatos Qatari como uma medida paliativa após a aposentadoria dos interceptadores Northrop F-5E/F Tiger II e a obsolescência dos Hawks.

“Considera-se que a compra da aeronave Mirage 2000-5 da ex-Força Aérea do Qatar é o passo certo para atender aos requisitos de prontidão da Força Aérea da Indonésia”, diz o comunicado.

A Indonésia também planejava comprar caças Sukhoi Su-35 Flanker de fabricação russa, mas teve que cancelar esse esforço devido a sanções impostas à Rússia. Em vez disso , voltou-se para a França , tendo assinado um contrato no início de 2022 para adquirir seis do que se espera sejam 42 caças Dassault Rafale omnirole. Os três primeiros Rafales serão entregues em 2026.

A Indonésia também está negociando a compra de caças Boeing F-15EX Eagle, revelando que está discutindo a carta de oferta e aceitação com o governo dos EUA.

Além de dois esquadrões de Hawks, a Força Aéread da Indonésia voa com dois esquadrões de Lockheed Martin F-16 Fighting Falcons e um esquadrão de caças russos Sukhoi Su-27/30 Flanker.

De acordo com seus requisitos mínimos de força, a nação arquipélago de mais de 17.000 ilhas pretende ter 10 esquadrões de caça até 2024, um prazo que provavelmente perderá.

FONTE: DefenseNews

NOTA DO EDITOR: na “conta de padaria” cada Mirage 2000 está saindo por mais de 66 milhões de dólares, um preço salgado para caças com mais de vinte anos.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments