A Indonésia confirmou que assinou um contrato este ano para comprar a frota de caças franceses do Catar em um esforço para preencher uma lacuna de defesa aérea de longa data.

A Força Aérea da Indonésia disse em um comunicado à imprensa que assinou um contrato de US$ 795,14 milhões em janeiro para comprar a frota de 12 caças Dassault Mirage 2000 da Força Aérea do Qatar. A nação do Oriente Médio opera uma frota de nove aeronaves Mirage 2000-5EDA monoplace e três aeronaves Mirage 2000-5DDA biplace.

O contrato foi assinado com a empresa tcheca Excalibur International, que atuará como intermediária. A Indonésia usará empréstimos estrangeiros para financiar o negócio.

De acordo com a Força Aérea da Indonésia, o contrato inclui 14 motores, três anos de serviços de apoio, equipamentos de apoio terrestre, treinamento de tripulação e outros apoios. Pelo acordo, as aeronaves serão entregues em até dois anos a partir da data do contrato.

A Indonésia planeja operar o Mirage 2000 a partir da base aérea de Supadio em Pontianak, na costa oeste da ilha de Kalimantan. A base, perto do Mar da China Meridional, abriga o 1º Esquadrão da Força Aérea, que opera o avião de treinamento BAE Hawk 109 e o avião de combate leve Hawk 209.

A declaração observou que a decisão foi tomada para adquirir os jatos Qatari como uma medida paliativa após a aposentadoria dos interceptadores Northrop F-5E/F Tiger II e a obsolescência dos Hawks.

“Considera-se que a compra da aeronave Mirage 2000-5 da ex-Força Aérea do Qatar é o passo certo para atender aos requisitos de prontidão da Força Aérea da Indonésia”, diz o comunicado.

A Indonésia também planejava comprar caças Sukhoi Su-35 Flanker de fabricação russa, mas teve que cancelar esse esforço devido a sanções impostas à Rússia. Em vez disso , voltou-se para a França , tendo assinado um contrato no início de 2022 para adquirir seis do que se espera sejam 42 caças Dassault Rafale omnirole. Os três primeiros Rafales serão entregues em 2026.

A Indonésia também está negociando a compra de caças Boeing F-15EX Eagle, revelando que está discutindo a carta de oferta e aceitação com o governo dos EUA.

Além de dois esquadrões de Hawks, a Força Aéread da Indonésia voa com dois esquadrões de Lockheed Martin F-16 Fighting Falcons e um esquadrão de caças russos Sukhoi Su-27/30 Flanker.

De acordo com seus requisitos mínimos de força, a nação arquipélago de mais de 17.000 ilhas pretende ter 10 esquadrões de caça até 2024, um prazo que provavelmente perderá.

FONTE: DefenseNews

NOTA DO EDITOR: na “conta de padaria” cada Mirage 2000 está saindo por mais de 66 milhões de dólares, um preço salgado para caças com mais de vinte anos.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsário-DF

Acredito não ter sido uma escolha muito sensata, pois a manutenção desses caças como sabemos é muito cara. Apesar de achar o caça lindo, mas seu tempo já passou. Poderiam ter ido atrás de F-16 50/52, Gripens C/D e até mesmo o FA-50.

Maurício.

E a manutenção de caças como F-16 e Gripen é mais barata que a do Mirage 2000? Alguns diziam que o Mirage 2000 na FAB era o caça que tinha a manutenção mais cara, mas isso é lógico, era o caça de maior desempenho! O pessoal costuma comparar os valores para manter e operar o Mirage 2000 com F-5 e AMX, que nem caça é, aí fica difícil. Quero ver como serão os gastos com o Gripen, principalmente quando não existir mais F-5 e AMX na FAB.

Zeca

Sobre o Gripen E/F ainda tem pouca informação. Sobre o Gripen C/D e o F-16, sim, são mais baratos de operar que o Mirage 2000,

Maurício.

Quanto mais barato?🤔

Rinaldo Nery

Era mais caro porque é francês. Já teve Citroen?

Camargoer.

Olá Rinaldo. Acho que ha pouco relação entre um projeto de avião de caça e uma montadora de carros. Se fosse assim, o Japão teria uma excelente base industrial para a fabricação de caças. Uma vez, você comentou aqui que o F2000 foi a aeronave com o mais elevado desempenho até a introdução do Gripen, o que refletia no seu elevado custo de operação. Aliás, esta comparação é tão absurda quando comparar um avião da Embraer com um veículo da antiga Gurgel.

Rinaldo Nery

Não acho. Os custos de suporte de equipamentos franceses, no geral, são mais caros. A revisão de um motor era mais de um milhão de dólares.

Camargoer.

Olá RInaldo. Então, vamos falar do motor do Mirage III e compara-lo com um motor da Rolls Royce ou da GE. Não faz sentido comparar a manutenção de uma turbina de caça com a manutenção do motor do CItroen. Posso assegurar que a revisão de um CItroen é mais barata que a revisão de um A29, por exemplo.

Hank Voight

Pelo visto você não entendeu o que o Coronel quis dizer….

João Barreto

O Japão só não tem uma “excelente base industrial de caças” por ter levado à risca as imposições de renúncia à guerra e fabricação de armas, determinadas na sua Constituição de 1947 pelo seu vencedor, os Estados Unidos.

Camargoer.

As razões não mudam o fato.

Maurício.

“Era mais caro porque é francês. Já teve Citroen?”

Tu está comparando Citroen com Fusca e Chevette?🤔

Rogério Loureiro Dhiério

Eu tenho um Renault. Me arrependo até o último pingo de lágrimas.

Muito cara a manutenção.
Toda vez que precisa levar para fazer a manutenção regular dele é uma dor de barriga pra ver o custo.

sergio

Tenho um PGOT 207 sedã 2013/2014, maravilha de carro muito bom, acabamento de primeira, fiz manutenção recente e achei bem em conta não e isso tudo não rsrsrsrsrs

RPiletti

307 griffe, muito bom, bonito, etc… manutenção e substituição de peças um caos, fora a parte mecânica.
Linha C da estrela alemã, manutenção e peças menos xarope que o leãozinho.
Então, M2000 contra F-5 e AMX não rola, contra o Gripen será mais justa a comparação.

Camargoer.

Olá Maurício. Concordo. O Mirage2000 tem um custo de operação superior ao do F5 porque é uma aeronaves mais sofisticada e de desempenho superior. O que acho um erro é comparar o custo de operação de um caça com o de um carro de passeio. Daqui a pouco vão comparar o F39 com um carro da Volvo.. riso

Maurício.

Sim, comparam Mirage 2000 com F-5 e AMX… Logo tu vai ver os valores para se manter e operar o Gripen, só quero ver as desculpas, já que será um caça de ponta, aí não vão poder dar a desculpa que é francês, mas talvez dêem a desculpa que é europeu, anota aí…rsrsrs.

Gilberto

Acho que o pessoal se refere mais à idade do equipamento do que qualquer outra coisa. É sabido que equipamentos (navios, aviões, etc) com 20 anos de uso já apresentam desgaste em vários componentes, o que torna a manutenção mais cara, pela necessidade de substituição de peças que não precisam ser substituídas em equipamentos novos.

Já que foi falado em carros, qual você acha que vai gastar mais manutenção, um Cruze zero km ou um C4 Pallas 2008?

Maurício.

A idade conta? Claro! Mas não é isso, o pessoal compara um caça de alto desempenho como o Mirage 2000 com F-5, que é ainda mais velho, mas nunca foi com caça de alto desempenho, foi um caça criado para ser barato desde o início do projeto. Na verdade o pessoal compara maçã com laranja!

Gilberto

Sim, entendo que quer dizer. Tem que comparar equipamentos de mesma categoria e desempenho.

Zeca

Pelo teor da reportagem eles têm pressa

M4|4v1t4

O Mirage 2000-5 é um caça relativamente novo. Se os catarianos voavam ele o tanto quanto os franceses, isso será um problema. Como interceptador, mesmo limitado aos misseis MICA, o Mirage 2000 é um vetor que oferece alto grau de letalidade como interceptador. Ter duas opções de seeker (IR e RF) no mesmo míssil ar-ar (MICA) tinha tudo para ser uma criativa forma de ter um míssil barato por conta da escala, além de oferecer um leque maior de táticas de engajamento. Porém, tudo o que é feito na França consegue sempre a proeza de ser muito mais caro do… Read more »

Willber Rodrigues

Curioso que, dia desses, Taiwan tambem comprou Mirage 2000, e até perguntei se a Índia, que ainda o opera, tem expertise pra manutenção ou modernização desses caças.

Fernando "Nunão" De Martini

E provavelmente você foi respondido na matéria em questão.

Willber Rodrigues

Sim, eu lembro de sua resposta naquela matéria.

Adriano madureira

“A Indonésia também planejava comprar caças Sukhoi Su-35 Flanker de fabricação russa, mas teve que cancelar esse esforço devido a sanções impostas à Rússia”.

país sem força soberana dá nisso,abaixa a cabeça e acata as ordens dos outros…

Tivesse força comprava a revelia dos mesmos, que no fundo são um grupo de hipócritas.

Rodrigo

Se livrou de uma bomba, vide o fracasso desse aviões russos na Ucrânia. Que nem força aérea tem de acordo com uns

Hank Voight

Vão adquirir 42 Rafales e 35 F-15EX, ambos superiores ao Su-35

soldado imperial

Mais é bonito este caça Mirage 2000!!! Mudando de assunto de pato pra ganso, a Indonésia teve ter condições de dizer sobre custos e sobre a performace dos jatos, pois opera equipamento ocidental e russo. Bem que ela poderia publicar, mas já e pedir demais……

Tiago da Silva

A Indonésia quer de tudo um pouco e agora é a vez dos Mirage 2000 do Qatar, estes vão se juntar a miscelânia de modelos já em operação e também aqueles que estão por vir. Fico vendo o debate sobre custos de operação e afins mas esta nunca foi lá uma prioridade na Indonésia visto que a sua ordem de batalha é tao diversificada que fico pensando nos responsáveis em manter a logística de cada tipo. Compraram para suprir a lacuna deixada pelos F-5 hum interessante mas em breve se não receberem uma modernização adequada a conta vai ficar ainda… Read more »

Henrique A

É que a Dassault fez a transição para os Rafale. Eu acho que não compensava ou eles não tinham a grana para manter duas linhas de produção abertas.

Foxtrot

Eu ainda quero entender o porquê a FAB aposentou seus M-2000 tão cedo?
Se eles ainda estivessem ativos, somados aos F-5M (que acredito serem ainda úteis)
Com a palavra os responsáveis ! A FAB poderia colocar um esquadrão (12 aeronaves) em várias bases no país.
Saindo do eterno eixo Sul/ sudeste e planalto central.

Last edited 1 ano atrás by Foxtrot
Willber Rodrigues

Os Mirage já foram comprados usados pela FAB com “horas contadas”, apenas como solução tampão enquanto a novela do FX, e depois o FX-2, não tinha chegado no final.
Quando eles atingiram as horas de voo que elas tinham pra dar, seria muito caro fazer revisão pra que eles continuassem voando, preferindo aposentá-los logo.
Pra quem tá recebendo Gripen, aposentar Mirage não é nenhuma perda…

Foxtrot

Obrigado pelas explicações amigo.
“Pra quem tá recebendo Gripen, aposentar Mirage não é nenhuma perda…”
Para quem está recebendo Gripen a conta gotas rsrs.

Fernando "Nunão" De Martini

Até os doze caças Mirage 2000 da FAB vieram a “conta gotas” na época da compra, 2 ou 4 de cada vez, ao longo de mais ou menos um ano.

Camargoer.

Olá Nunão, Os Rafales franceses também foram entregues em conta-gotas. Creio que os F35 também estão sendo entregues em conta-gotas

Foxtrot

Ao menos foram mais rápido.
Do “desenvolvimento” até a industrialização e entrega da primeira unidade foram anos dessa novela denominada Gripe Sueca.
Ops, Gripen !