KC-390 Millennium realiza primeira operação com equipamento de visão noturna
Atividade aconteceu na Base Aérea de Anápolis entre os dias 02 e 07/06
Uma operação conjunta entre o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus, e o Primeiro do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), Esquadrão Gordo, criou um marco inicial nas operações com óculos de visão noturna na aeronave KC-390 Millenium. A ação aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) entre os dias 02 e 07/06.
O equipamento, que passou a ser incorporado, também chamado de NVG (Night Vision Goggles), amplifica, em até 50 mil vezes, a luminosidade ambiente e aproveita a luz da lua e das estrelas para que os pilotos e demais tripulantes consigam voar com elevada capacidade operacional, mesmo em condições de baixíssima iluminação. Nesse cenário, o primeiro voo somente com tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB) na aeronave KC-390, ocorreu durante a madrugada do dia 03/06, tendo representado um significativo avanço nas possibilidades de emprego dessa aeronave.
Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o objetivo da missão foi desenvolver uma doutrina de atuação a qualquer hora do dia ou da noite. “Todas as missões com o KC-390 Millennium poderão ser realizadas com o NVG, ampliando a capacidade de emprego desta aeronave em qualquer tipo de cenário. Infiltração e Exfiltração Aérea, Assalto Aeroterrestre, Ressuprimento Aéreo e Reabastecimento em Voo são exemplos de missões que poderão ser realizadas”, explicou o Oficial.
O treinamento, na BAAN, contempla decolagens, navegações táticas para ambientação dos tripulantes e pousos com equipamentos de visão noturna. A incorporação da técnica de voo com NVG, no KC-390 da FAB, aumenta ainda mais a versatilidade da aeronave, pois permite ampliar a pouca luz disponível no ambiente noturno, possibilitando o cumprimento das missões de forma plena, 24 horas por dia.
Segundo o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, o NVG deu uma nova dimensão operacional para os tripulantes da FAB e agora dará também para os operadores do KC-390 Millennium. “A incorporação e consolidação do NGV no KC-390, técnica já consagrada na FAB, representa um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar efetivamente em qualquer hora do dia ou da noite. As novas aeronaves KC-390, com sua capacidade de transporte, alcance e com a visão noturna aprimorada, fortalece e potencializa o Brasil no cenário da Aviação Militar da América do Sul”, concluiu.
O NVG tem seu emprego consolidado em muitas aeronaves militares, sendo que a FAB já o opera há mais de uma década em aeronaves como a A-29 Super Tucano, C-105 Amazonas, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk e a A-1. O KC-390, a partir de agora, passa também a fazer parte desse seleto grupo.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Off Topic. A Trilogia não vai tratar do assunto da compra ou conversão de um A330 pra servir a presidência?
Só quando houver algo um pouco mais concreto pra publicar. Por enquanto foram poucas as fontes e muitas as especulações.
Pedimos para seguir o tema da matéria, por favor, que é o KC-390.
É muito, muito, muito, muito chato quando o primeiro comentário de uma matéria recém-publicada é um “off topic”. Pedimos encarecidamente para não fazer isso.
o que acontece é que as “especulações” vem direto da BAGL, de membros de um tal esquadrão corsário. Os esquema seria o mesmo do Sucatão aonde hora era usado para missões internacionais de transporte e hora era usado pra REVO.
Entendo sua posição e até concordo que seja chato mas creio que havia sim a necessidade de usar um primeiro comentário pela visibilidade que possui e pela relevância do tema, maior inclusive que a matéria mostrando algo que todos sabemos que cedo ou tarde seria feito com o KC390. Vibro a cada março alcançado por esse projeto mas temos que falar sobre esse absurdo em gestação bem como sobre o uso cada vez maior dos vetores do GTE.
Repito:
Pedimos encarecidamente que não faça isso. Se tem um off topic que acha importante, não faça no primeiro comentário.
Estamos pedindo. Se você for um sujeito bem-educado, esperamos que não vai repetir essa indelicadeza novamente, após ter sido avisado com toda a educação.
Quanto à eventual relevância e urgência desse off topic, discordamos. Há meses que esse assunto vai e volta sem qualquer definição. Por enquanto, poucas fontes falaram do tema e sem conclusão a respeito. Preferimos aguardar, nesse caso.
Fique tranquilo pois sim, sou educado.
Riso. Toda pessoa sensata é, por consequência, educada. Boa prá frente amigo.
Creio que não deveriam, pelo menos por hora. Afinal, não há essa decisão.
Espero que se alguma decisão seja tomada, seja então por vender o A319 e só assim ir atrás da compra de outro A330 pra servir ao propósito do GTE. A gana dos políticos, principalmente desse que está no poder, em gastar o dinheiro público para servir aos seus interesses, é gigante!
GTE é o câncer da FAB. E só cresce, consumindo recursos da área que “faz guerra”.
É uma pena que o Brasil optou por embarcar nessa de Novo Pacto de Varsóvia (leia-se BRICS). Essa aeronave prometia e tinha tudo para ser um sucesso.
Realmente uma pena!
Quando isso ocorreu?
E o que BRICS tem a ver com NVG?
Tem haver com as vendas do KC390.
Já são mais de meia dúzia de comentários nada a ver com KC-390 desde o momento em que você resolveu colocar o assunto BRICS numa matéria que é sobre uso operacional de NVG no KC-390.
Entendeu agora que não tem nada a ver?
Pedimos a gentileza de clicar no link abaixo e ler o item 6 e refletir o motivo dele estar entre as regras do blog, após essa demonstração prática:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Colega. OU você não sabe o que é BRICS OU você não sabe o que foi o Pacto de Varsóvia. Uma terceira possibilidade neste caso é não saber nem um e nem outro.
O BRICS é um bloco econômico que tem por objetivo, X. Onde X é apenas um disfarce para o verdadeiro objetivo: enfraquecer o EUA. Ou seja, é um ato de guerra.
Sei muito bem o que foi o Pacto de Varsóvia e tive minha infância diretamente impactada por ele. Tal qual como ele, o BRICS é um bloco que tem por objetivo tirar força do EUA e da ONU.
A Guerra da Ucrânia é uma prova cabal e definitiva de que o BRICS é um bloco militar, também.
“A Guerra da Ucrânia é uma prova cabal e definitiva de que o BRICS é um bloco militar, também.”
Sim, deve ser por isso que a Índia, Brasil e Africa do Sul fizeram um “Lend-Lease” pra mandar milhares de toneladas de equipamento militar pra Russia, e o Nordeste virou o “trampolim da Vitória” de novo.
Inclusive, a MB tá fazendo escoltas de comboios pelo Atlântico agora.
Pessoal esquece de tomar Rivotril, e dá nisso…
Se o Brasil ou a China tivesse c* para mostrar o peitão, teriam feito. Como não têm, ajudam a Rússia lavando as mãos na contramão do Mundo.
Mas concordo com você. Tal qual Pontius Pilatus, o Brasil é inocente.
Portanto, o norte-americano, o europeu e o japonês podem continuar comprando produto brasileiro à vontade sem se sentirem otários.
Olá Wilber. Cuidado que tem gente que vai levar seu comentário ao pé da letra. Melhor evitar ironias.
Vamos ver o que isso terá a ver com a venda do KC390… aguarde…
Senhor, tira de mim essa coisa de querer ler comentários…
O transporte da FAB alongando ainda mais o braço de operação. Excelente notícia.
Mais uma certificação pra “aumentar o currículo” do 390 na hora de apresentar a interessados.
Wilber,
Creio que já estava certificado para isso, o que há de novo é o emprego dessa capacidade por tripulação exclusiva da FAB em ambiente operacional. Ou seja, o que foi certificado por pilotos de provas do fabricante agora está no dia a dia.
Aproveitando:
Ví notícias que o Caracal só fez REVo com os Hércules.
Tem previsão de quando a FAB fará REVO no Caracal usando o C-390?
Não sei. Já perguntamos.
A campanha de REVO KC-390 com H225M estava programada para o ano passado mas não tivemos mais notícias desde então.
O Pampa e o Grupo de Caça estão operando, desde a semana passada, aqui em SM, treinando missões de ataque ao solo no stand de Saicã. Junto tem um KC-390 operando aqui também, mas não é para missões de reabastecimento, visto que não está equipado com pods de REVO.
A versatilidade do KC390 não está limitado ao término do FOC, tanto que os portugueses estão entusiasmados e FAP se soma aos esforços da FAB.
Não sei a qual fracasso anunciado se refere, Roberto. Há poucos meses o IPEV participou do 14th Annual Southeast Section SETP Symposium, com uma apresentação que tratou especificamente disso.
Vejo com outros olhos.
O pior cego é aquele que não quer enxergar. A venda de KC-390 para a Holanda molhou no mesmo dia que o molusco foi corrigido pelo (salvo engano) primeiro ministro holandês, quando disse aquelas groselhas no atacado, incluindo ali a de que o pedido de 450 Guaranis era Fake News; Assim como também a venda para a Suécia; Assim como a licitação para o novo reabastecedor tático da USAF; … e muitas outras que viriam. Ou então escolham entre me chamar de otário ou europeu. Porque no final das contas, os dois terão o mesmo significado. Na prática, o KC-390… Read more »
A Embraer está construindo parcerias com a Holanda, abriu escritório na Holanda, diz estar trabalhando para fechar acordo ainda este ano com a Holanda. A Embraer é uma empresa de sucesso no mercado internacional com engenheiros cobiçados pela Boeing, com pesquisa em andamento para lançamento de novos veículos aéreos inovadores, os holandeses não são amadores.
A Embraer abriu escritório na Holanda?
Deixa eu te falar um negócio. A Embraer abriu uma fábrica na China, e o que isso significou em vendas? Nada!
Por muito menos, mais especificamente, por um escritório, a Embraer não cooptar um país, muito menos uma Holanda.
Político europeu que fizer compra de produto Embraer corre o risco de tomar tiro na cara do seu eleitorado.
Eu sei que responder a trolls é mesmo tão _________________________________________ EDITADO: – MANERE UM POUCO O LINGUAJAR. – EXPONHA O SEUS ARGUMENTOS SEM PRECISAR USAR OFENSAS. Não sei qual é a motivação que você tem em _____________________________________________ Abrir uma fábrica na China não tem a ver com vendas diretas. Tem a ver com se proteger de um futuro incerto e com a capacidade de fornecer aeronaves ao mercado asiático mais rapidamente e ou mais barato. Em suma, é mais para os share holders que para o Brasil. Sim, concordo que o escritório na Holanda não tenha a ver exclusivamente com… Read more »
Agradeço à moderação, não me recordo onde recorri a ofensas, mas costumo ser mais reativo do que ativo nestes casos, se fui ofensivo, quero que fique claro que não é minha intenção ser diretamente ofensivo a ninguém, mas compreendo que meu estilo de escrita mais rascante pode passar da linha às vezes. Meu comentário não estaria relacionado a “Ou então escolham entre me chamar de otário ou europeu. Porque no final das contas, os dois terão o mesmo significado“?
Então abra os olhos, amigo! Afirmo respeitosamente que o senhor já escolheu ser chamado de outra coisa por um comentário tão fraco em substância. O KC-390 ainda tem muito céu pra voar, há várias parcerias a caminho na Europa ainda por serem anunciadas e mais algumas no mercado asiático. Não se vale a pena falar delas ainda, pq alguns que não entendem absolutamente nada de nada, acabam achando que esses contratos são celebrados em uma semana ou um ano, e não é bem assim, e quando essas coisas vão para a imprensa seja ela especializada ou não, o povo que… Read more »
Achei a imagem de visão noturna bem nítida, não sei se é porque luzes convencionais estão acesas e ajudando, ou se a definição é excelente mesmo.
É excelente mesmo.
E sobre o NVG. Começou a ser implantado na FAB nos H-1H do 58 GAv em Santa Maria.
Vendo os comentários aqui embaixo, eu caio na risada por me lembrar de como o BRICS consegue ser um grupo único na história humana, pois ele consegue juntar de um lado, pessoas que o odeiam sem ao menos terem a mínima ideia do que ele é e do outro lado pessoas que o amam sem nem ao menos terem a mínima ideia do que ele é.