A edição real da COOPERACIÓN XI ocorrerá em 2026, na cidade de Campo Grande (MS)

Após 12 dias de treinamento operacional, a Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu sua participação no Exercício COOPERACIÓN IX, realizado em Lima, no Peru, entre 8 e 19/05. Foram deslocados um KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus), e um SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano), além de militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), visando à composição das células de planejamento, execução e controle do exercício (manning).

A cerimônia de encerramento do Exercício foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Peru (FAP), Tenente-General Carlos Enrique Chávez Cateriano, na Base Aérea de Callao, em 19/05. Ao final da solenidade, o Diretor-Geral do Exercício, Major-General Javier Tryon Carbone, entregou a bandeira do SICOFAA ao Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro, chefe da delegação da FAB, por ser o Brasil o país a sediar a edição real da COOPERACIÓN XI, a ser sediada na cidade de Campo Grande (MS), em 2026.

As Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Honduras, Panamá, República Dominicana e Uruguai, além do próprio Peru, tiveram a oportunidade de não apenas treinar o pessoal envolvido, mas também de participar da avaliação do emprego do Manual de Operações Aéreas Combinadas para Ajuda Humanitária (MOAC-AH). Tal atividade, desenvolvida por meio da célula de Lições Aprendidas, analisava e discutia as observações dos militares participantes, que poderiam ser enviadas diretamente através de seus aparelhos celulares. Suas conclusões eram apresentadas a todos, diariamente, no briefing ao fim do dia.

Na primeira semana do Exercício, o cenário simulava a ocorrência de um movimento sísmico de terremoto de 8.5 na Escala Richter, com epicentro 60MN a noroeste da cidade de Ica, com uma influência em um raio de 350 milhas náuticas (cerca de 700 Km), afetando as localidades de Ica e Pisco na costa, Ayacucho e Jauja na serra e, na selva, a localidade de Puerto Esperanza.

Na segunda semana, simulou-se um cenário de inundações em diversas cidades causadas pelo fenômeno “El Niño”, afetando as regiões de Lambayeque, la Liberdad, Cajamarca e Ancash, principalmente nas localidades costeiras desta região, onde o aumento das precipitações trouxe, como consequência chuvas torrenciais e tempestades elétricas, ocasionando enchentes, inundações e deslizamentos de terra.

Foram executadas missões de Evacuação Aermoédica (CASEVAC e MEDEVAC), Busca e Resgate (SAR), Transporte Aéreo Logístico (TAL) e operações de Combate a Incêndio (CDS). Entidades nacionais e civis do Peru, que estão diretamente envolvidas em casos de desastres no país, também se integraram à operação multinacional combinada, como o Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), o Corpo Geral de Bombeiro do Peru (CGBP), Telefônica do Peru, bem como governos regionais e locais.

Durante o evento, várias missões de treinamento foram executadas em proveito para a Campanha “ALAS DE ESPERANZA X” (Asas de Esperança), coordenada pela FAP e que transportou 16 toneladas de ajuda humanitária para a cidade de Cajamarca, além de 12 toneladas para a cidade de Lambayeque.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Matheus

Dizem que Peru tem interesse em seis unidade dos C-390.

Willber Rodrigues

E, de quebra, os países acima puderam dar uma olhada de perto no 390…vai que, daí, sai algum interessado…

Um Simples Brasileiro

Além da doutrina, o exercício pode ter colocado o KC-390 na rota de compras do Peru, despois do cancelamento de negócios com a Antonov.

Salomon

https://www.metropoles.com/colunas/rodrigo-rangel/o-misterio-dos-avioes-da-comitiva-de-nicolas-maduro

Por favor: alguém poderia falar sobre isso? Ou indicar fontes?
Grato
TFA

Fabio Araujo

Exercício internacionais sempre são boas oportunidades de trocar experiências e de avaliar o nível operacional nosso!

Joao

Mas a notícia ruim, é q nosso novo avião, de maior capacidade, de capacidade de transporte estratégico, deverá se tornar avião presidencial….

É isso….

infelizmente, uma capacidade extraordinária e fundamental pra nossa Defesa será perdida…

Fernando "Nunão" De Martini

João,

Até onde sei, ainda não há confirmação sobre esse trabalho de conversão em avião vip.

Essa informação se disseminou de forma desproporcional, por enquanto, à sua eventual confirmação.

E continua sendo repetida em comentários praticamente todos os dias, em matérias sobre os mais diversos temas.

Camargoer.

Olá Nunão. Pois é. O presidente fez uma viagem internacional com o KC30 quanto o VC1 estava em manutenção aqui em S.Carlos…. dai foi um pulo para o boato do A330 ser adotado como avião presidencial.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer.

Apareceu novidade a respeito exatamente hoje. Só vi agora, depois de muitos dias sem qualquer conteúdo novo a respeito.
Vamos ver o que se decidiu na reunião que essa notícia abaixo menciona:

https://www.poder360.com.br/governo/aerolula-sera-substituido-por-aviao-com-mais-autonomia-de-voo/

A reunião mencionada, de fato, estava na agenda desta quarta-feira:

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/agenda-do-presidente-da-republica-lula/agenda-do-presidente-da-republica/2023-05-31

Scudafax

E onde estão os mísseis hipersônicos, GPS Nacional, sistemas de defesa aérea de médio e longo alcance nacionais, além da pesquisa em motores aeronáuticos?

Scudafax

Lembrando que, apesar da Ucrânia não ter acesso ao espaço, está usando imagens das empresas americanas, que também servem ao Pentágono, como a Maxar. Com isto, temos a situação peculiar da Ucrânia (sem acesso ao espaço por meios próprios) ter mais consciência situacional que a Rússia. O que indica a necessidade de desenvolvimento de armas antissatélite de maneira urgente.

Fábio CDC

Da maneira como o Senhor fala, parece até que os russos não tem satélites de reconhecimento em quantidade e qualidade iguais ou melhores do que os de empresas privadas norte-americanas…
.
Podem não ser maravilhosos mas acredito que existem e são vários sobre a Ucrânia agora, tanto de reconhecimento quanto de comunicações, etc.

Underground

Boas notícias!
A330 da FAB será transformado em avião presidencial. Nada mais normal, mostrando ao Mundo nossa capacidade e poder, ao mesmo tempo que dá um pouco mais de conforto ao nosso líder, que tanto pensa nos pobres.

Rinaldo Nery

É sério isso, ou está sendo irônico?