Lições de um bombardeio malsucedido
A conta do Telegram “fighter bomber”, mantida por um piloto russo de jato, publicou o seguinte vídeo mostrando dois caças Sukhoi-34 atacando o que seriam rebeldes russos.
Ele listou os erros cometidos pelos dois bombardeiros russos que lançaram bombas esta semana sobre Grayvoron, numa área dentro da Rússia ocupada por rebeldes russos. Os pilotos lançaram as bombas de uma altitude muito baixa, voaram sem preparação pré-voo, não conheciam o alvo, etc. e não aprenderam lições.
Segue a tradução do que ele postou abaixo do video.
Este vídeo deve ser deixado para a posteridade como um tutorial.
Um guia sobre o que não fazer.
Não há necessidade de voar através dos fragmentos de suas bombas.
Não há necessidade de bombardear de alturas das quais as espoleta das bombas não são acionadas.
Você não precisa voar sem treinar.
Não há necessidade de voar para um alvo sem saber qual é o alvo.
Não há necessidade de pendurar 4 bombas em duas aeronaves.
Não há necessidade de criar caos e pânico no ar,
não há necessidade de lutar assim.
Que as conclusões não serão tiradas, não tenho dúvidas.
Que bom que tudo terminou bem.
Segue o tuíte original em russo abaixo.
Parece até que foram lá só para mostrar serviço e dizer que atacaram, mas se é para atacar desse jeito é melhor não atacar!
Isso explica o porquê os russos não estarem utilizando sua aviação de caça na Ucrânia.
Vergonha alheia!
Quanto custou pra acabar com esse formigueiro?
Hahahahahha
Será que falta ao Su-34 um simples HUD com um CCIP (ponto de impacto continuamente computado)?
Acho que estão faltando pilotos. Os que tinham como qualificados ficaram lá na Ucrânia.
Depois pensa: o medão!
Bosco, acho que o Underground tem razão. Deve estar faltando piloto experiente e os que estão disponíveis estão com medo de atacar alvos com bombas burras. Note que o segundo avião dispara flares, mas não dá para sabermos se havia algum manpad mirando neles. Realmente parece que foram para a missão com o c na mão.
Tem um novo vídeo de um ataque a uns galpões com os su34,dizem que destruiram 40 blindados e morreram 20 ucranianos
Mas tá melhor que aquele que derrubou bomba dentro da cidade e e outro que bateu em um prédio..
Russos fazendo russices
Fonte? Cadê o link do vídeo?
Pode ser mas se considerarmos que a Rússia tem milhares de aeronaves de combate, que elas não foram todas entregues ano passado, que há que se ter piloto pra maior parte delas na maior parte do tempo e que não foram perdidos milhares de pilotos na Ucrânia, será que sobraram tão poucos pilotos ou será que há baixa qualificação dos que se tem?
Se fosse o Gripen (caça top das galáxias) as bombas iam ter caído diretamente dentro do cômodo em que estavam os ucranianos
O artigo disse que são rebeldes russos, dentro da Rússia, não ucranianos.
obrigado pela informação. Passei batido
Pelo jeito é a velha história: “não li e não gostei”.
E olha que o texto da matéria é curtinho, um minuto de leitura.
É que o vídeo é contagiante e cômico aí pegou toda minha atenção.
Ainda assim , sendo ucranianos ou rebeldes russos o desfecho é o mesmo, patético para 2ª maior F.A do mundo
Será que são aqueles rebeldes russos que tinham veículos americanos e AT-4 suecos? Das duas uma, ou esses russos roubaram os ucrânianos ou são patrocinados pelos americanos…🤔 Quanto ao bombardeio russo, parece que não aprenderam nada com os argentinos. Por falar em argentinos, eu vi um vídeo de um rasante com um novo avião presidência, os caras são malucos, só não sei se o vídeo é novo.
Com certeza.
Operação CIA com veículos americanos camuflados de russos.
E você acha estranho que os EUA financiem os rebeldes russos?
A Rússia financiou dezenas de rebeldes em dezenas de países contra dezenas de regimes no passado e o que mais se via era AK-47 e RPG-7 no mundo todo.
Segue o enterro…
“E você acha estranho que os EUA financiem os rebeldes russos?”
Por mim, os americanos poderiam financiar esses tais russos, assim como poderiam se meter com suas próprias tropas, como fizeram na Sérvia, Panamá, Iraque, Líbia, Síria e por aí vai, mas querer não é poder…rsrsrs. Quanto ao “seguir o enterro”, é o que mais acontece com os familiares de soldados ucrânianos, russos e de mercenários. Só mais um detalhe, muitos desses Ak e RPG, foram financiados pelos próprios americanos…🤭
Porque você acha que nos anos 80 começaram a brotar um monte de fuzis AK-47 nos morros cariocas? O exército russo estava jogando armas na FARC e no serntero luminoso aqui na América do Sul. Dai, foi 1 pulo para os comunistas daqui fazerem a ligação entre esses dois e o CV aqui.
A URSS entupiu a America Latrina e a África de armas.
Ainda fazem no norte da África com os novos traficantes para a Europa. Marselha na França está num estado meio de terror com os traficantes se matando para conseguir espaço e usando AK-47 nas ruas da França.
Continuam financiando, se bem que agora com as sanções devem ter diminuído. Ainda hoje o que mais se vê é AK-47 com terroristas e mesmo traficantes de drogas na Europa até.
Se são doados ou roubados não importa. O importante é que já tem muitos russos que não se deixam enganar pela mídia estatal do Putinistão. Já aqui no nosso país até o presidente da República é alienado dos fatos. Se a coisa continuar assim em algum momento o pintor de rodapé e salva vidas de aquário pode sofrer um “acidente”.
Vocês estão falando desse “acidente” há mais de um ano, tem a “doença terminal” também, vocês falavam a mesma coisa sobre o Assad e Maduro e até agora nada…
Mas até o momento não haviam rebeldes russos contrários ao governo do Putinistão. O que falei é pura especulação, baseado em acontecimentos rotineiros nos círculos políticos e de oligarcas russos. Trata-se de uma hipótese que não pode ser descartada.
Acho também as FFAA russas, na sua totalidade, estão lutando na Ucrânia.
Daqui a pouco meia dúzia de soldados chegam em Moscou.
Alguém vai perguntar: o que vocês estão fazendo aqui?
Que responderão: ninguém nos parou!!
Se matou os terroristas e tripulação saiu viva, foi um bom serviço.
Se os rebeldes estivessem carpindo o mato no momento do ataque, lá onde as bombas caíram, é possível que sim.
Kkkkkkkk essa foi ótima, Nunão! Kkkkkkkkkk Por que os piadistas torcedores russos não aprendem fazer boas piadas contigo? Kkkkkkkkk Adorei!
Se fosse ucranianos lutando contra o governo da Ucrânia, ele provavelmente chamaria de movimento social…
Ucranianos?
” Não há necessidade de voar através dos fragmentos de suas bombas. Não há necessidade de bombardear de alturas das quais as espoleta das bombas não são acionadas. Você não precisa voar sem treinar. Não há necessidade de voar para um alvo sem saber qual é o alvo. Não há necessidade de pendurar 4 bombas em duas aeronaves. Não há necessidade de criar caos e pânico no ar, não há necessidade de lutar assim. “ Não sei se tem algum piloto militar aqui, para que se possa analisar os erros que o piloto russo citou. Mas esta mais parecendo desespero… Read more »
Quando eu disse um plano de ataque para que as bombas funcionem, é tipo……se existe uma altura mínima para as espoletas funcionarem corretamente, não existe um esquema de altitude de voo, altitude de aproximação e ataque? Se for para jogar de qualquer jeito, então é melhor pendurar nos aviões melancias ou meloes……..com a inércia, se pegar mata do mesmo jeito.
Existe tudo isso e nada foi cumprido. Medo? Falta de treinamento adequado? E não existe ataque numa guerra moderna sem uma imagem do alvo, para que a Inteligência e os pilotos possam analisá-la. No Target Folder devem constar os DMPI (Desired Mean Point of Impact), ou seja, onde o piloto deve lançar a bomba. Os erros foram MUITO primários pra segunda Força Aérea do mundo. Altitude mínima de lançamento e tempo pra espoleta armar é o básico do básico.
Supostamente quem escreveu o comentário foi um piloto russo. Em sendo, acredito que falou com propriedade.
Não seja precipitado com suas conclusões…..pode ser que o alvo era o mato ou grama do local…..rs
Imagina os pilotos envolvidos no ataque vendo esse vídeo na sala de debriefing…
O HUD tem crítica vídeo. Gostaria de saber como explicaram os erros pro cmt…
Interessante seria saber a velocidade que o jatos estavam,e mesmo fazendo duas corridas de ataque em duas direções diferentes erraram os alvos.
Em se confirmando que os rebeldes operavam veículos blindados leves, até o gsh de 30mm resolveria.
Mas,com essa pontaria ai fica difícil…
Melhor poupar munição e retornar a base.
Imagino que a velocidade de lançamento seja 350 KIAS.
Nossa FAB com os AMX nao erra assim nao em. Credo!!
Nem de longe!
Não dá ideia errada, senão daqui a pouco nosso presidente assiste esse vídeo, lê seu comentário e manda o ministro da defesa chamar os pilotos russos pra treinar na FAB. Kkkkkkk
Na Síria o SU-34 usou muito bomba barril (Barrel Bomb). Que são barris explosivos, literalmente. A precisão era na escala de bairro, não era nem de quarteirão.
Portanto, para os padrões russo, este deve ser considerado por eles um ataque bem sucedido. E certamente uma evolução enorme com relação ao emprego do SU-34 na Síria.
Kkkkkkkkk essa também foi ótima! Kkkkkk você andou aprendendo a fazer piadas com o Nunâo? Kkkkkkkkk Adorei! Melhor pararmos de fazer piada com os pilotos russos senão o da Moon vai ligar o mi mi mi. Kkkkkkk
Fica em Belgorod. Segundo o noticiário de ambos os lados foi uma incursão ucraniana nesta região fronteiriça. Agora vcs assumiram a parcialidade de vcs aqui, nem escondem mais
Qual parcialidade?
Qual fonte? É fonte confiável ou é mídia estatal russa?
Os SU-34 estão sendo mal utilizados no conflito, essa é uma critica rotineira nesse grupo Fighterbomber. Era pra ser usado como um F-15 Strike Eagle e está sendo utilizado com um SU-25. A culpa geralmente recai nas bombas burras FAB-500, mas da pra perceber que os pilotos são imprudentes.
Muita vodka antes do voo da nisso.
Como é que os caras me fazem um ataque feio desse? Das duas uma ou estão com medo ou são péssimos pilotos. Inacreditável ver essa cena e achar normal.
Acredito na sagacidade russa, na grama eram uma base furtiva de rebeldes que foi varrida da face da tera.
Segunda melhor força aérea do mundo em ação
E isso foi em Belgorod? Espaço aéreo Russo e não contestado?
Que vergonha…
Não demora muito e vai aparecer um fã russo dizendo que o objetivo era mesmo bombardear aque campo vazio….hehehehe
Será que está faltando dinheiro para treinamento? Ou será que foi a marvada da vodka que os pilotos tomaram antes de decolar? O Tonho vai justificar de alguma maneira dizendo que a economia russa vai maravilhosamente bem. Mas o que se pode concluir, segundo o piloto russo, é que não houve treinamento adequado e nem preparo correto para a missão.
É a ansiedade de mostrar serviço.
estão com eja precoce
Impressão minha ou eles focaram em destruir a estrada, porque as bombas todas as 5 ou 6 cairam em linha reta, certeiras na estrada.
Ataque perfeito contra insurgentes em território russo
o ataque não para atingir as instalações
e sim o campo ao lado
Aham… eram formigas rebeldes.
Como assim?
SU-34, essa máquina invencível, monstrão de 2 lugares (onde um só pilota e outro só atira se conseguir travar o alvo), matando milhares de formigas rebeldes?
Mas Rússia não tá cheia de munição?
Onde estão essas bombas guiadas?
Espera, vai dizer que o próprio jamming russo está interferindo nas suas bombas guiadas e então vamos de burras mesmo?
É, ou os operadores do caça erraram feito ou tremeram na base ou o SU-34 é ruim! Que fase hein Rússia!
O SU-34 é realmente uma máquina formidável, o problema é que a doutrina da VKS diz que ele tem que ser usado no mesmo jeito que os SU-25 eram usados na intervenção russa no Afeganistão.
O problema não é o equipamento, é a doutrina de emprego.
A VKS está acostumada a lançar bombas de fragmentação e bombas burras (incluindo tonéis explosivos) em áreas residenciais na Síria, onde os insurgentes não tinham mísseis stinger.
https://www.youtube.com/watch?v=YegxUegrI_4
.
https://www.youtube.com/watch?v=wnd3IYH7x1o
.
Pelo visto, para voar em altitudes baixas e atingir os “Point of Impact” bem determinados, sob ameaça de mísseis terra-ar, falta doutrina.
Quem está aprendendo muito com essa guerra são as Forças Armadas chineses que, a essa altura do campeonato, viram que a doutrina aérea russa é desastrosa. Não é à toa que estavam treinando com os Gripens tailandeses até um dia desses…