Polônia negocia aquisição de duas aeronaves Saab 340 AEW&C
A Agência de Armamento da Polônia está conduzindo conversações sobre a aquisição de 2 aeronaves Saab 340 de alerta aéreo antecipado (AEW) para as Forças Armadas da Polônia, no âmbito da oferta da Suécia que, a curto prazo, garantirá a capacidade de detectar e alertar sobre ameaças aéreas.
Há poucos dias foi noticiado que a Polônia também negocia a aquisição de aeronaves Saab GlobalEye, mas mesmo que o acordo seja fechado, a entrega das aeronaves levará ainda alguns anos. Desta forma, as aeromaves Saab 340 AEW&C poderiam cobrir a lacuna até a chegada dos GlobalEye.
O Saab 340 AEW&C é ou foi operado pela Força Aérea Sueca (2 unidades), Tailândia (2) e Emirados Árabes Unidos (2 unidades, substituídas por GlobalEye) e Grécia (2 unidades alugadas antes da chegada dos EMB-145 AEW).
Qualquer Força Aérea que não tenha uma aeronave com essa capacidade perde muito em capacidade.
Ainda bem que a FAB foi pioneira nisso na AL.
O Chile foi com seu 707 Condor.
Um pouco? Você não tem noção da turbulência gerada.
Cel., uma pergunta que certamente você pode responder:
Com relação ao E-99, quando em operação, o voo da aeronave é nivelado ou é a antena que fica nivelada com o horizonte? Sabe também dizer se durante o desoenvimento da aeronave foi considerado um radar do tipo conformal? Aquela antena deve gerar um arrasto imenso.
Abcs
Quando a aeronave fica “on station” ela reduz a velocidade para um pitch de 6° (algo em torno de 160 a 180 KIAS, dependendo do peso), quando a antena fica nivelada com o horizonte. Esse pitch é verificado pela página do inercial, no FMS. Sim, o arrasto é enorme. Em 1995, quando o sistema Erieye foi escolhido, não existia nenhuma antena conformal com as características do requisito.
Muito bom mesmo saber. Sempre tive esta dúvida. Mas agora fica aquela questão: porque a antena foi colocada nessa posição? A meu chute é que o comprimento dela é maior que o comprimento maximo possível, e deixando ela inclinada, seria a melhor posição para que não houvesse um deslocamento grande do centro de gravidade.
Abcs
A antena pesa 980 kg. Ela é inclinada para que fique paralela ao horizonte na baixa velocidade. Nada a ver com CG. Nenhum AWACS/AEW fica “on sation” em alta velocidade, ou velocidade de cruzeiro.
Muito bom poder falar com quem sabe do negócio. Super esclarecedor.
Um eventual Praetor AEW&C seria uma aeronave para concorrer com o SAAB 340. Falta o cliente lançador.
Já existe o P-600 mas como vc mesmo afirmou, falta um cliente. É um vetor interessante para países de baixo orçamento de defesa
Já li que a Índia se interessou pelo P600.
Será mesmo eles tendo recentemente adquirido o Netra? Faz sentido partir para uma plataforma menor e com radar de menor alcance?
Mas será que um Erieye caberia no dorso de um Praetor 600?
Não seria o Erieye, mas um radar da Rafael ou Elta (Israel), formado por algumas antenas fixas no entorno da fuselagem, não uma antena grande no dorso.
A Polônia sabe que a batata dela esta assando.
Acalme-se, absolutamente nada vai acontecer.
Caro Nilton, A Polônia é integrante ativa da OTAN, a Rússia não vai fazer nada, ainda mais que estão atolados na guerra com a Ucrânia.
Querer enfrentar a Polônia e Ucrânia seria suicídio, não iriam aguentar os dois juntos, isso sem contar o envolvimento direto da OTAN.
A Polônia está se tornando uma potência militar na Europa (caças F35, ataque leve FA-50, Patriot, tanques M1, blindados Black Phanter, entre outras aquisições significativas).
Acho que além dos Saab 340 AEW&C devem haver alguns Hawkeyes versão C que serviriam como opção até os GlobalEye serem entregues, mas os Saab 340 AEW&Cdevem ter um custo menor para serem mantidos. Como você não é o Lulu das verduras que só fala abobrinha vou me conter e só tecer um breve comentário. A Rússia está atolada na Ucrânia lutando contra forças armadas que usavam equipamentos de conhecimento dos russos e que só recentemente está recebendo equipamentos ocidentais sendo alguns obsoletos e outros atuais em menores quantidades. O que você acha que aconteceria com o exército russo contra… Read more »
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
E lulu das verduras é o que elogio?
A Suécia e Alemanha são países de grandissima confiança?
A Polónia faz bem a comprar os aviões caças saab da Suécia.
Será um grande sucesso?
Espero que o inteiro ocidente esteja unido e couezo para impor a soberania e democracia de todos os países livres ?