Pilotos ucranianos poderão treinar em caças Gripen, segundo rede de TV sueca
Treinamento em simuladores e voos de teste são focados em ‘dar bases para decisões futuras da Ucrânia’, disse ministro da Defesa da Suécia
Segundo notícia divulgada pela rede de televisão TV4 da Suécia, pilotos ucranianos serão autorizados a treinar em simuladores e caças Gripen. O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, afirmou que isso servirá para dar à Ucrânia o básico para decisões futuras de defesa: “Para reforçar suas habilidades no longo prazo”, disse Jonson.
Duas autoridades suecas estão em visita oficial à Ucrânia, o ministro da Defesa Pål Jonson e o Ministro da Defesa Civil Carl Oskar Bohlin. Eles estão visitando unidades militares que atualmente empregam material militar produzido na Suécia.
Em resposta a um pedido de sua contraparte ucraniana, Oleksii Reznikov, Jonson disse que pilotos de caça da Ucrânia serão autorizados a praticar voo nos caças suecos JAS 39 Gripen. No caso, será uma pequena quantidade de pilotos já com experiência e que já receberam treinamento na Ucrânia.
A permissão será para praticar em simuladores e fazer voos de teste no Gripen. “Será um treinamento para orientação”, disse Jonson à TV4. Isso pode ser visto como um primeiro passo para a Ucrânia adquirir o caça, embora algumas decisões de ambos os países precisem ser tomadas antes do treinamento iniciar.
Porém, a possibilidade de caças Gripen serem usados na Ucrânia parece distante. Jonson afirmou que os seis esquadrões dos caças, em serviço na Força Aérea Sueca, precisam ficar na Suécia:
“Os aviões que a Suécia possui são necessários para nossa própria defesa nacional, e no momento não falamos em emprestar quaisquer aeronaves à Ucrânia”, disse o ministro da Defesa sueco. O governo ucraniano, por sua vez, tem solicitado caças para diversos países, incluindo a Suécia, e o ministro ucraniano Reznikov expressou, em fevereiro, o desejo de ter acesso aos caças Gripen.
Ainda segundo a notícia da TV4, as circunstâncias que cercam o treinamento estão sendo mantidas em segredo. Pilotos de caça são fruto de anos de treinamento, e suas identidades não podem ser reveladas. Também não foi dito onde o treinamento será realizado, mas a probabilidade é que ocorra na Base Aérea de Såtenäs, onde há dois esquadrões de Gripen focados em conversão de pilotos para o caça, tanto suecos quanto de outros países.
É esperado que essa decisão leve a críticas por parte da Rússia. Atualmente, a Suécia vem fornecendo desde equipamentos de proteção até armas e munições para a Ucrânia. Sobre isso, o ministro da Defesa da Suécia afirmou: “Nós tomamos uma posição pela Ucrânia nesta guerra, e vemos uma ameaça à Suécia caso a Rússia vença este conflito.”
Vamos ler as as óbvias entrelinhas, o Gripen está sendo preparado para ir à guerra, é bastante razoável pensar que ninguém vai mandar a pessoas treinarem em um equipando tão específico se não forem para usar!
A Suécia entrando na Otan pode receber uns esquadrões tapa buraco sem problema nenhum, apenas como coincidência pois é muito cedo, o Gerald Ford está ali pertinho em Oslo.
Quando os Gripens E começarem a operar FOC alguns modelos C podem ser cedidos. Além do mais, quando terminar o leasing da República Tcheca esses também se tornariam uma opção. A OTAN já está prevendo que essa guerra vai durar anos.
Só pra relembrar, pelo cronograma sueco atual a operação inicial do Gripen E na Suécia, em esquadrões de caça, será só em 2025.
Creio ser improvável mas talvez a Crise na Ucrânia e a entrada da Suécia na OTAN talvez reduzam esse prazo. E essa redução certamente dependerá de um maior orçamento nos próximos anos.
E essa conversa que ucranianos “irão” começa a treinar F16 para um futuro qualquer também não se sustenta. Faz um ano que falam que pilotos ucranianos estão em treinamento. Então de fato devem estar bem treinados. As aeronaves devem estar se não preparadas e os pilotos nessas alturas estão bem adestrados.
Acho que os Países Baixos cancelaram a venda de 45 aeronaves F-16, provavelmente para enviar para a Ucrânia!
Substituto ideal para os Mig-29. Mesmo em pouca quantidade o Gripen C poderia operar de pistas não preparadas mais próximo ao front de batalha. Em meu ponto de vista os F-16s são ótimos para defesa de Kiev e do oeste da Ucrânia, onde a manutenção das pistas é mais fácil. Já o Gripen C é ideal para a “zona quente”.
O que você chama de pista não-preparada?
Qualquer coisa que fuja muito de um aeroporto, ou seja pista pavimentadas e sem objetos que possam ser ingeridos pela entrada de ar no motor que fica na parte de baixo do avião, um exemplo disso é o F16 do Chile que foi danificado na CRUZEX aqui no Brasil por detritos na pista.
Rodovias com comprimento e larguras suficientes para o caça pousar, rearmar, abastecer e decolar novamente. Como os suecos fazem a tempos.
O grande problema é que existem muitos poucos gripens, e distribuidos em muitos paises, entao vai ser dificil de arrumar um numero decente comparado a demanda Ucraniana, mas de certo é o caça ideal para Ucrania.
Roberto,
Optamos (só porque quisemos mesmo) por ilustrar esta matéria só com fotos de caças Gripen feitas pelos editores, e caças Gripen D não foram comuns de fotografarmos.
Mas atendendo ao seu pedido, coloquei na matéria uma foto do Gripen de testes 39-7 (antes chamado de Gripen NG Demo) que é um Gripen D convertido para demonstrador da nova geração, e que se presta à sua explanação.
O Meteor conseguiria rivalizar com o R37 em alcance cinético. O Amraam do F-16 tem um alcance menor. O Gripen ainda tem o bônus de ter sido projetado para operar a partir de estradas e com uma equipe de terra formada, em sua maioria, por conscritos. Os Gripens poderiam atuar como escolta dos F-16.
É muito difícil prever a doutrina destas aeronaves, claro que maiores números permitem mais ousadias mas os céus da Ucrânia e Rússia estão mortais para qualquer coisa que tenha RCS notável, a quase ausência de CAS nessa guerra é algo totalmente novo, quem comprou F-35 sob qualquer crítica está rindo de gargalhar agora!
Os suecos já falaram que não daria para mandar Gripens para a Ucrânia pois não foram fabricados tantos, mas então para que treinar pilotos ucranianos nos Gripens?
Está na matéria a justificativa do ministro sueco.
Não existe outro motivo, o resto é discurso diversionista!
Caro Fabio. Logo no início da matéria está explicado que o acesso dos pilotos ao simular e a um treinamento básico servirá para dar base para futuras decisões do governo da Ucrania sobre a adoção do F39. Além disso, o que não está escrito na matéria, isso tira da Suécia qualquer pressão de nãõ-alinhamento com as ações da OTAN. A Suécia neutraliza qualquer argumento que não estaria apoiando a Ucrãncia. “Para inglês ver”, diria.
Isso me parece um planejamento de longo prazo, provavelmente pensando no fornecimento não do Gripen C, mas sim do E. Mesmo com o fim da guerra é certo que a Ucrânia continuará se armando, e possivelmente se tornará uma das nações mais militarizadas da Europa. Também precisará não apenas ampliar, mas substituir grande parte de sua força aérea envelhecida e desgastada por este conflito. Há de se considerar ainda que mesmo que os ucranianos recebam os tais F-16, são aeronaves já usadas, sem nenhuma grande modernização e que não devem ter uma vida útil tão longa. São realmente emergenciais. Se… Read more »
Como comentei em outra matéria sobre os F-16 a alguns dias ,Penso que o Gripen cairia como uma luva para a Ucrânia sem duvida, Mas conforme a informação do “Nunão” antes de 2025 é pouco provável esta possibilidade, mas como dizem onde a fumaça a fogo Acredito que o que estão fazendo agora é um planejamento de médio prazo não deixando para última hora, se acontece de antes de 2025 caças Gripen estarem disponíveis já haverá também pilotos ucranianos aptos a opera-los.
Com a negociação adequada, seria viável fornecer caças americanos ou suecos para liberar os gripens da República Checa para envio pra Ucrânia? Não sei, apenas conjecturando sobre o que pode estar nas entrelinhas.
Os Gripens sempre se saíram excepcionalmente bem nos Red Flags da vida, já está na hora de ter seu batismo de fogo. Apesar do que falou o ministro, acho bem provável que em alguns meses, a Suécia seja coagida a doar alguns Gripens para a Ucrânia, cairiam como uma luva já que são de fácil operação.
Daqui a pouco quando faltar, o Zezé vai ordenar que o Brasil entregue seus Gripens à ucrãnia…
João Batista Dias de Oliveira
Apoiar a Ucrânia é apoiar a nós mesmo! Vamos tomar decisões e enfraquecer a Rússia, e que eles pagam por todos os danos causado.