Treinamento em simuladores e voos de teste são focados em ‘dar bases para decisões futuras da Ucrânia’, disse ministro da Defesa da Suécia

Segundo notícia divulgada pela rede de televisão TV4 da Suécia, pilotos ucranianos serão autorizados a treinar em simuladores e caças Gripen. O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, afirmou que isso servirá para dar à Ucrânia o básico para decisões futuras de defesa: “Para reforçar suas habilidades no longo prazo”, disse Jonson.

Duas autoridades suecas estão em visita oficial à Ucrânia, o ministro da Defesa Pål Jonson e o Ministro da Defesa Civil Carl Oskar Bohlin. Eles estão visitando unidades militares que atualmente empregam material militar produzido na Suécia.

Em resposta a um pedido de sua contraparte ucraniana, Oleksii Reznikov, Jonson disse que pilotos de caça da Ucrânia serão autorizados a praticar voo nos caças suecos JAS 39 Gripen. No caso, será uma pequena quantidade de pilotos  já com experiência e que já receberam treinamento na Ucrânia.

A permissão será para praticar em simuladores e fazer voos de teste no Gripen. “Será um treinamento para orientação”, disse Jonson à TV4. Isso pode ser visto como um primeiro passo para a Ucrânia adquirir o  caça, embora algumas decisões de ambos os países precisem ser tomadas antes do treinamento iniciar.

Porém, a possibilidade de caças Gripen serem usados na Ucrânia parece distante. Jonson afirmou que os seis esquadrões dos caças, em serviço na Força Aérea Sueca, precisam ficar na Suécia:

“Os aviões que a Suécia possui são necessários para nossa própria defesa nacional, e no momento não falamos em emprestar quaisquer aeronaves à Ucrânia”, disse o ministro da Defesa sueco. O governo ucraniano, por sua vez, tem solicitado caças para diversos países, incluindo a Suécia, e o ministro ucraniano Reznikov expressou, em fevereiro, o desejo de ter acesso  aos caças Gripen.

Ainda segundo a notícia da TV4, as circunstâncias que cercam o treinamento estão sendo mantidas em segredo. Pilotos de caça são fruto de anos de treinamento, e suas identidades não podem ser reveladas. Também não foi dito onde o treinamento será realizado, mas a probabilidade é que ocorra na Base Aérea de Såtenäs, onde há dois esquadrões de Gripen focados em conversão de pilotos para o caça, tanto suecos quanto de outros países.

É esperado que essa decisão leve a críticas por parte da Rússia. Atualmente, a Suécia vem fornecendo desde equipamentos de proteção até armas e munições para a Ucrânia. Sobre isso, o ministro da Defesa da Suécia afirmou: “Nós tomamos uma posição pela Ucrânia nesta guerra, e vemos uma ameaça à Suécia caso a Rússia vença este conflito.”

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments