A ministra da Defesa e Veteranos Militares, Thandi Modise, disse que seu departamento espera em breve anunciar publicamente uma parceria com a Embraer do Brasil na fabricação e reparo de aeronaves na África do Sul.

Modise estava falando no Parlamento na terça-feira, 23 de maio, durante o debate sobre a votação do orçamento de defesa. “Esperamos que em breve possamos anunciar, publicamente, … a parceria com a Embraer do Brasil para fabricar e reparar na África do Sul. Seria um impulso para a nossa indústria de defesa. Também nos permitirá forçar nosso próprio governo a colocar mais dinheiro”, disse ela.

Seus comentários vêm duas semanas depois que o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, disse ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro que o Brasil está negociando com vários países a venda da aeronave de transporte tático Embraer KC-390 Millennium, incluindo a África do Sul.

Damasceno disse que a África do Sul, assim como Áustria, República Tcheca, Egito, Índia, Ruanda, Coréia do Sul e Suécia são potenciais compradores do KC-390, que já foi adquirido por Brasil, Hungria e Portugal.

O KC-390 pode transportar até 26 toneladas métricas de carga a uma velocidade máxima de até (850 km/h). Tem uma autonomia de 6.000 km.

Em fevereiro, o Tesouro Nacional concedeu à Força Aérea Sul-Africana (SAAF) um adicional de R1 bilhão para rejuvenescer a “capacidade média de transporte aéreo” da SAAF. O financiamento será gasto nos seis Hércules C-130BZ restantes na frota (a SAAF tinha nove exemplos úteis, mas dois foram perdidos em acidentes e um foi canibalizado para peças sobressalentes).

Em janeiro, o chefe da SAAF, tenente-general Wiseman Mbambo, disse “em nosso caminho, a capacidade de transporte médio está bem no centro de nossa atenção. Além disso, fala-se muito sobre a capacidade de transporte estratégico. Não é uma surpresa o motivo pelo qual esse recurso está sendo mencionado. A realidade que enfrentamos é que a África do Sul não está em uma posição estratégica. Nossa localização não pode ser alterada. Precisamos ter pernas muito fortes para nos conectar com o resto do continente e do mundo.”

A SAAF gasta milhões de rands fretando aeronaves para rotacionar tropas e equipamentos da República Democrática do Congo e de Moçambique, pois não possui aeronaves de transporte em condições de voo suficientes.

Em seu discurso de debate sobre a votação do orçamento, Modise não deu mais detalhes sobre a colaboração com a Embraer. Ela mencionou que o chefe da SANDF (South African National Defence Force) “foi instruído a encontrar maneiras de rejuvenescer a SANDF. Não se trata apenas de recrutar pessoas, mas também de olhar para os sistemas e atualizar e rejuvenescer as capacidades, encontrando maneiras de preservar e manter.”

FONTE: defenceweb.co.za

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Bueno

se for com o mesmo sucesso da parceria do míssil  A-Darte, a EMBRAER ficara vendo navios  🙂 e não venda de avião

Maurício.

Então será tipo um Brasil e Ucrânia no setor espacial, nada de novo…

Neto

Ainda que não aconteça agora, a compra do KC390 pela Africa do Sul há um indicativo interessante. Existe mercado para a venda de aeronaves usadas agora e no futuro. . Se houver interesse em garantir uma produção continuada do KC e manter uma frota relativamente jovem de aeronaves na FAB, principalmente as de fabricação nacional, é interessante pensar em um segundo lote dos KC-390 em 10 anos, ofertando aeronaves mais voadas para venda governo a governo. . Manter a frota da FAB nova, com maior taxa de operacionalidade e com renovação tecnológica é importante. . O mesmo procedimento pode recair… Read more »

Vitor

O nivel do endividamento do Governo está altissimo e agora estão aprovando um arcabouço para poder gastar mais. Não existe vontade política nem visão de defesa. O Ministro da Defesa inclusive em plena LAAD comentou que não entende porque o mundo está se armando. A Idéia é boa, mas é ufanismo com o momento que o país vive. A prioridade da FAB é o segundo lote de F-39 e já está difícil.

SGT MAX WOLF FILHO

Me responde uma coisa porque o Japão, EUA, Itália e outros não cumprem o teto de gastos de dívida pública acima de 150% a 350% e o percentual de juros é de quase 0% ?

Obs: Lembra do FMI? Pois é ele disse assim pro Banco Central ” Faça o que eu digo, mas não o que eu faço ” !

S_tan…der ficou muito rico a custa de muitos Brasileiros….

Vitor

Esta em todos os livros de economia. Experimente gastar mais que o seu salario todo o mês, e ver o quanto você tinha de acesso a juros antes de fazer essa maluquice e depois que você tiver endividado. Todos os países citados, possuem moeda forte, bancos centrais com credibilidade e INDEPENDENTES, além de economia pujante. Já o Brasil se endivida antes de receber o salário desde que nasceu. Sempre bom estudar história e economia que teremos várias lições para não repeti-las no futuro. A Argentina não escutou o FMI, desrespeitou os livros de economia e repetiu a história que nunca… Read more »

Nilo

Esta de brincadeira comparar a economia de um estado com a de um cidadão. Esta de brincadeira compara Argentina com Brasil. A condição em chegou a economica da Argentina não é uma questão puramente economica. Como disse o Sgt. EUA, Rússia, China, Japão, Itália não rezam pela cartilha do FMI e ainda deu “um” exemplo. Brasil lidera com folga o ranking de países com maior juro real do planeta, 13,75%, acima de México (6,0%), Chile (4,9%), Filipinas (2,6%) e Indonésia (2,4%), os cinco primeiros colocados. Pergunta ao P.IPiranga. Porque o 9 conseguiu baixar o preço da gasolina e a ações Petrobras subiram.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Nilo

Brasil, 6,94% taxa de juros real – correção

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Vitor

Se continuar gastando muito, sinto lhe informar que a tendência é ela não cair. Não existe almoço gratis companheiro.

Vitor

Opa Nilo, esqueci de mencionar a taxa de juros da argentina. 100% ao ano. A taxa da Venezuela é de ? Essas taxas chegaram a esse ponto por causa de? GASTOS excessivos. Realmente a Argentina ignorou os livros de economia e agora culpa o FMI, culpa o capitalismo, os credores que querem o dinheiro de volta, culpam o agro, culpam a evasão de riqueza após tributação excessiva e entre outras coisas. É muito fácil culpar os outros e não fazer o dever de casa né? Ludibriar um jovem de 18 anos pode ser facil, convence-lo de fazer uma revolução é… Read more »

Camargoer.

Caro Vitor. A taxa de juros praticada por um governo para rolar a sua dívida pública tem o valor nominal e o valor real, o que é depende da taxa de inflação. No caso argentino, a taxa de juros é nominalmente alta mas é inferior á taxa de inflação, o que resulta em uma taxa negativa. Sobre os empréstimos do FMI, eles servem para financiar o comércio exterior. A Argentina está com as reservas cambiais próximas a US$ 2 bilhões, insuficientes para financiar o seu comércio exterior. O problema aqui nada tem a ver com a idade das pessoas, mas… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Vitor e Camargoer,

Está mais do que evidente que um não vai convencer nem mudar a opinião do outro.

Sugiro focarem no tema principal da matéria.

Camargoer.

Olá Nunão. Pois é. Nem mesmo passa na minha cabeça acredita que eu possa convencer alguém de alguma coisa, mas é importante esclarecer pontos essenciais de macroecnomia que parecem ser menos conhecidos hoje do que foram no passado. O livro do Piketty por exemplo, é sensacional. Vale a pena mesmo, ainda que demande uma leitura lenta e reflexiva.

bitten

Caro Camargoer, não creio q seja este o foro adequado pra discussões sobre economia política. É um tema espinhoso e a maioria das pessoas tem informaçoes obtidas na imprensa e, pior, nas redes sociais. E como disse o Nunão, ninguém convence ninguém. Gostaria de introduzir o seguinte: será viável uma parceria Brasil/AdoS? Durante a Guerra Fria, AdoS foi parceiro preferencial dos EUA, tanto q receberam tecnologia dos EUA e de Israel, e conseguiram implantar uma ind aeroespacial respeitável – me parece q conseguiram até produzir um caça de 3ª geração usando o Mirage III como base (pelo momento, se não… Read more »

Camargoer.

Olá Bitten. É preciso lembrar que assuntos de defesa tangenciam políticas industrias, geopolítica e economia. É muito difícil que esgotar uma discussão sobre defesa apenas nos aspectos técnicas, Aliás, você tocou em um ponto muito importante. O espaço da trilogia é bastante apropriado para um aprofundamento de temas que acabam sendo ignorados ou superficialmente em outros meios. A questão nunca é convencer (ainda que já mudei de opinião diversas vezes a partir de discussões com colegas aqui). O ponto é acrescentar pontos de vista com embasamento sobre assuntos tratado de modo inadvertidamente equivocados. Sobre a África do Sul, é conhecido… Read more »

Vitor

Me permita discordar com tudo que você falou sem qualquer fundamento. Se seguirmos a risca no que você acredita ser bom, estaremos quebrados e vivendo uma hiperinflação e ai você vai culpar os bancos por cobrarem juros altos assim como a Argentona o faz agora. Sabe quem sofre? O que tem menos e como estamos aqui falando das FA, vão ficar sucateadas.
Nunca gaste mais do que você recebe (incluindo a parcela dos seus empréstimos e cartão de credito).

Nilo

Bom dia.
A próxima ligação em um futuro não distante será para o Ex presidente do Bco Central – Neto.
Neto Pq o 9 conseguiu baixar a taxa Selic e a economia está crescendo, a inflação está sobre controle, as reservas internacionais crescendo e eu não consegui? E a resposta não estará nos livros de economia do Sr. Neto.
E não estou rasgando fundamentos basilares da economia entre eles: Equidade: justa distribuição da prosperidade econômica entre os membros da sociedade.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Marcos Bastos

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COMENTÁRIO APAGADO POR OFENDER OUTRO COMENTARISTA E USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bastos
Marcos Bastos

Outros que fizeram isso não foram apagados?

RESPOSTA DOS EDITORES:
SIM, DEZENAS DE COMENTÁRIOS SÃO APAGADOS E ADVERTIDOS TODOS OS DIAS, CONFORME O TEMPO DISPONÍVEL DOS EDITORES, QUE PODERIA SER MELHOR UTILIZADO PRODUZINDO CONTEÚDO AO INVÉS DE MODERAR COMENTÁRIOS.

LEIA AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcos Bastos

E nossa gasolina é barata? Baixar depois de ter aumentado no começo é enganar o povo, e esse modelo é o que vai ser usado de agora em diante!

Camargoer.

Caro VItor. O principal parâmetro de avaliação da dívida pública é a razão dívida/Pib. No início do ano, este valor foi de R$ 5,6 trilhões, algo em torno de 73% do PIB.. Este número tem se mantido neste patamar. Para comparação, a Bélgica tem uma dívida de 93% do PIB, a França em torno de 100% do PIB, a Itália 138%, o Japão 168%, Espanha 100%, EUA 130%…. Aliás, não existe nenhum limite teórico para este teto. Inclusive, os EUA atingiram o limite de dívida permito em lei, algo que já aconteceu diversas vezes. Geralmente, o Congresso aprova um aumento… Read more »

Gameplay Planet

Caro, a relacao de juros e divida e muito simples, se chama CREDIBILIDADE e CONDIÇÕES DE HONRAR AS DÍVIDAS. Todos esses países são desenvolvidos e possuem moedas fortes. Brasil nao tem moeda forte nem é desenvolvido. Sou crítico de juros altos e endividamento, mas o Brasil e um pobretão sem plano financeiro querendo gastar com bebidas e festas enquanto pede empréstimos para pagar o básico, e ainda reclama dos juros. Baixar o juros enquanto o governo distribui dinheiro vai levar a inflação mais alta e desvalorização do Real. A conta vai chegar para os países ricos e para o Brasil.

Vitor

Caro Camargoer, se você parar de inverter a lógica do mundo, talvez consiga entende-lo melhor. Acho que é nitido que todo mundo aqui ja percebeu a sua bandeira e o porque você posta com tanta frequência.
Como o próprio companheiro de bandeira falou acima. a Argentina não é o Brasil, esta bem pior. La o Juros é de 100%, aqui é só 13 e algo. Quer gastar mais? O juros vai subir e a divida também, caso contrário vamos jogar fora o plano real.

Camargoer.

Caro Vitor. Você confunde juros nominais com juros reais. Para se calcular a taxa real de juros da dívida pública é preciso considerar o valor da inflação. Pelo que pesquisei, a taxa de juros anual na Argentina está próximo a 100%, mais baixo que a inflação anual, o que resulta em uma taxa de juros negativa. No Brasil, a taxa de juros é da ordem de 13% para uma taxa de inflação de 4,5%. Ainda que a taxa de juros seja um problema, a questão da moeda está relacionada com o financiamento do comercio exterior. Ainda tomando a Argentina, as… Read more »

Vitor

Argentina , taxa de juros 100%, que você diz negativa e inflação de 100% ao ano. Parabéns, excelente! Pobreza aumentando e prosperidade desaparecendo. Matemática ta perfeita.

Camargoer.

Caro. Obrigado. Tirar dez de matemática é o resultado de muita dedicação. Sobre a relação entre pobreza, inflação e taxas de juros negativas, é mais complicado. Por exemplo, o Japão tem uma inflação baixa e por vezes passa por períodos de deflação. Por esta razão, o banco central japonês já fixou taxas de juros negativas para fomentar o investimento e o consumo e, com isso, evitar um aprofundamento recessivo. Então, ter juros negativos não é em si um problema. Sobre a hiperinflação, a situação é mais complicada. Isso provoca um desarranjo econômico extremamente grave. Além das consequências econômicas, um período… Read more »

Carlos

Acho interessante tua maneira de debater, pega endividamento de país, divisão de renda de outros e assim por diante e acha que fazendo uma das coisas de um país que está em condições vai tornar o nosso rico, como exemplo dos países escandinavos teríamos que trazer o baixo endividamento dos países, a alta taxa de liberdade econômica (aqui incluído abrir empresas, contratar e demitir funcionários etc) e proteção a prioridade privada, segurança jurídica, baixa corrupção etc, não podemos ser inocentes achando que cobrando impostos igual eles teremos um país próspero.

Carlos

A última tentativa de baixar juros na marra foi feita pela impichada levou o país para uma crise econômica e política, com inflação, milhões perdendo emprego e indo para a miséria, espero que o atual não queira isso realmente e só esteja falando nesse assunto para botar a culpa nos outros, coisa típica de políticos.

Camargoer.

Correndo o risco de tomar um puxão de orelhas do Nunão, existem diversos meios de calibrar a taxa de juros básica, nenhum deles infalível e cada um adequado para uma determinado cenário econômico. O mais comum ocorre quando uma economia está aquecida e a capacidade de produção está atingindo o limite ou a economia está próxima ao pleno emprego. Nestes casos, o banco central geralmente eleva a taxa de juros básica para encarecer o crédito e com isso reduzir a demanda. A ideia é adequar a demanda para a capacidade de produção até que novos investimentos elevem a capacidade de… Read more »

Nilo

Para isso existem apólices de seguro.
Enquanto isso a Embraer continua sendo dilapidada pela Boeing a enaltecida parceria salvadora:
https://www.infomoney.com.br/negocios/embraer-ja-gastou-mais-de-r-806-milhoes-em-negocio-frustrado-com-a-boeing-e-valor-deve-aumentar/

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Sagaz

E a Boeing perdeu quanto? Todos perderam nisso

Vitor

É uma frente interessante, mas acredito que essa venda vai demorar. Estamos em uma encruzilhada para vendas com a OTAN devido ao posicionamento quanto a tópico Ucrania e espero que o KC-390 tenha sucesso na India para poder termos volume.

Fabio Araujo

O KC-390 esta se mostrando um competidor forte e parece que vai ocupar o lugar dos C-130 na maioria dos países!

JSilva

Até porque os concorrentes foram ficando pelo caminho com projetos cancelados ou que não saíram do papel.
Me corrijam se estiver enganado. Na mesma categoria do KC-390, só há o C-130 J, ele pode até continuar dominando o mercado, pela influência dos americanos, mas uma parte deste mercado tende a vim para o cargueiro da Embraer.

Utama

O Antonov tá com a produção parada(?), o japonês nunca foi exportado (como todos os outros equipamentos Japoneses), existe mais algum? Vale lembrar da proposta coreana para um avião nessa categoria, mas que ainda está em estudos preliminares.

JSilva

O Antonov entra na conta dos que ficaram pelo caminho, o único An – 178 encomendado foi cancelado pelo Peru por não ter sido entregue dentro do prazo (out/2021), e agora com esta guerra…
O C-2 está numa categoria acima, é concorrente do A-400, capacidade em torno de 37 toneladas.
E o sul coreano ainda está no papel, se sair, seria para 2031/2032, até lá o KC-390 já estará consolidado, tendo passado por toda fase inicial de operação, caminho que o sul coreano ainda teria que percorrer.

Last edited 1 ano atrás by JSilva
Vitor

Essa foi a grande tacada de mestre! A sobra já é significativa pra Embraer e temos um produto jovem vs um
Produto exaurido de atualizações.

Nonato

* tende a vir…

Jair Teston

A EMBRAER deve evitar a “propaganda” feita pelo personagem que declarou que “O KC 390 é uma cópia do Hércules C 130”!

Vitor

Pois é. Aquilo foi inacreditável. “Fizemos uma copia melhorada do Hercules”. Meu deus…

Marcos Bastos

É um completo ignorante na Presidência dando gafes uma atrás da outra! Faz propaganda contra a Embraer e o Brasil! É ridículo!

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ SAINDO DO TEMA DA MATÉRIA E VIRANDO APENAS PALANQUE POLÍTICO. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nonato

Quem disse?

Rinaldo Nery

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores.
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para temas políticos.
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Pablo

Quem falou?? A pessoa que faz o Brasil a figurar no exterior novamente, segundo seus “eleitores”.

Sensato

O presidente da República atual. Não foi a única gafe do dia, diga-se de passagem. Há um vídeo interessante do Caiafa sobre isso.

Tutu

Eles estão com C-130Bs, vai ser um salto enorme e necessário ir para o KC-390.

Foxtrot

Seria uma boa se a Embraer junto com outras empresas nacionais, em troca de tecnologias, fábricas sem no Brasil o Roiwak (acho que é assim que se escreve) Sul Africano.
Além disso, podemos nos beneficiar de tecnologias como o Mokapa, R-Darter, Canhão 30 mm etc etc etc.
Acho que um acordo governo/governo , via MD dos dois países, no âmbito do BRICS seria ótimo.
Tecnologia de mísseis para Avibras/ SIATT, Alvo aéreo de alto desempenho, canhões para o “elefante branco” (Imbel) etc etc.

Werner

Que não seja outra parceria cara cool.
África do sul comprar o 390 ,não tão conseguindo nem 130 usado e manter a frota voando,tem gente sonhando.

Nonato

A Embraer trabalha igual ao mineiro.
Comendo pelas beiradas.
Não quer ser a melhor nem a maior.
Mas aproveitar as sobras do mercado.
O jacaré com a boca aberta esperando a presa…
Uma opção no mercado.
Sem maiores pretensões.
De grão em grão a galinha enche o papo, como se diz no nordeste.

Carlos Campos

Se nosso querido PR não parar de fazer m…. na diplomacia e no que fala e faz, a venda para a Holanda vai ser cancelada

Rinaldo Nery

Com certeza…

Bueno

Já arrumaram um “cliente” pra cobrir kkk. O BNDES deve entrar na jogada… e tome Charuto kkkk
Uma duvida, caso saibam responder, A África do Sul já consegue manter em voo meia dúzia de Gripen D  ?
Não tinham dinheiro nem para manter em voo os Caças Gripen, será que  terão grana para KC390? Deve ter um cheque do BNDES

https://www.aereo.jor.br/2021/12/08/cacas-gripen-da-africa-do-sul-estao-sem-voar-devido-a-cortes-orcamentarios/

Rafael Oliveira

Mas aí é uma questão de prioridades ou de falta de dinheiro?
A MB não tinha dinheiro para manter meia dúzia de escoltas navegando, NAe atracado há anos, Arsenal em frangalhos e contratou a construção de uma nova base de submarinos, de 4 convencionais e 1 nuclear.
Se o KC-390 for uma prioridade a África do Sul tem dinheiro para comprá-lo, eis que é um gasto relativamente pequeno em relação ao tamanho sua economia.

Bueno

Rafael, África do Sul é bem desenvolvido economicamente dentro do seu continente, acredito que o Governo possa comprar sim, pagar que eu duvido. Na questão da defesa aérea, deixaram de manutenir os seus caças Gripen por falta de grana e não por prioridade, por falta de dinheiro mesmo, não firmaram contrato de manutenção , na época do noticiado aqui 2021, todos estavam sem voar por falta de grana, será que o MD da Africa do Sul tem Verba, para compar KC390 em 2023? Anunciar que tem intenção de comprar uma aeronave militar não quer dizer que vai comprar, a Argentina… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Camargoer.
Bueno

Sim, indiscutível meu caro, é uma das atividades fim de qualquer banco, se um banco que foi criado para este fim não tiver capacidade de emprestar pode fechar as portar, e o BNDES não teve capacidade de executar a dívida… a questão são as garantias de pagamentos dos empréstimos, sendo um banco público o maior fiador é o tesouro nacional, e este foi o fiador de países como Venezuela, Argentina, Cuba, e outros países que teve obras financiadas pelo BNDES e muitos deram o cano.   Quero acreditar que criaram mecanismos de não ingerência do poder executivo sobre o banco e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Sensato

Compra pode ou não acontecer, manutenção pode ser vantajosa mas fabricação, tenho dúvidas.

Henrique

Aonde diz isso que Ruanda está interessada no KC 390? Acho algo muito interessante vendo que um país tão pequeno querendo realmente ter uma aeronave desse nível de tecnologia

Sagaz

E provavelmente BNDES para financiar…

Camargoer.

Caro. O BNDES tem uma linha de financiamento para a exportação de material de defesa aberta desde 2017. Segue o comunicado da FAB sobre isso. https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/29701/LAAD%202017%20%E2%80%93%20Governo%20anuncia%20linha%20de%20cr%C3%A9dito%20para%20exporta%C3%A7%C3%A3o%20de%20produtos%20de%20defesa