VÍDEO: Decolagem dos caças F-39 Gripen do Aeroporto de Navegantes (SC) para Anápolis (GO)
Os caças Gripen FAB 4105 e 4106 decolaram hoje do aeroporto de Navegantes (SC) para a Anápolis (GO).
Os aviões foram transportados de navio, da Suécia até o Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), onde chegaram no dia 5/5, sendo desembarcados no mesmo dia. Na madrugada do dia 6/5, foram rebocados até o Aeroporto de Navegantes, Ministro Victor Konder.
Com a chegada das novas unidades, a Força Aérea Brasileira passará a contar agora com seis aeronaves F-39 Gripen no Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO).
As imagens são do canal Leandro LS, no YouTube.
O Gripens tem autonomia pra fazer um voo direto de Navegantes até Anápolis sem tanques externos?
Sim, o Gripen E tem autonomia, ele leva mais 40% de combustível interno que o Gripen C.
Pilotos da FAB que estavam acostumados com o F-5 estão se surpreendendo com a autonomia do Gripen. Acredito que isso deva mudar positivamente os shows aéreos no futuro. Teremos mais passagens.
O F-5EM com aquele tanque ventral leva cerca de 3.600 litros de combustível.
O Gripen E leva somente internamente cerca de 4.360 litros, sem contar na melhor eficiência do motor.
Entre Navegantes e Anápolis são algo entorno de 1.200km de distância. O Ferry Range do Gripen E está na casa dos 4.000km (provavelmente com todos os tanques externos), mas com certeza esse translado deu e sobrou. Como o Poggio disse, é uma revolução na autonomia. Imaginem um Su-27/35?
Me lembro que durante a guerra das Falklands os Mirages III argentinos só podiam ficar no máximo uns 5 minutos sobre as ilhas, sob risco de caírem na volta por pane seca.
Fico imaginando nesse mesmo cenário, primeiramente com os mísseis BVR os Gripens sequer precisariam sobrevoar as ilhas, mas caso fosse preciso voariam a vontade sem muita preocupação com a autonomia.
Sim. Assim como os dois que participaram do Dia da Aviação de Caça, no 22 de abril, voaram de Anápolis para a BASC, no Rio, sem tanques externos. Algo que não se via com os Mirage III, Mirage 2000 e muito menos com os F-5E/F. Na verdade, de todos os finalistas do programa F-X2, o Gripen E é o que possui o maior alcance de traslado, de 4.070km, contra 3.700km do Rafale e 3.300km do Super Hornet. Mesmo o Su-35, desclassificado na primeira fase, tem alcance de traslado de 3.500km com máximo combustível interno, ou 4.500km com tanques extras, mas… Read more »
O su35 leva tanques externos? Na verdade não lembro de nenhuma imagem de caças da família Flanker levando tanques externos
No Su-35 por exemplo, são mais de 14.000 litros de combustível (cerca de 11.500kg).
Eu também nunca vi nenhuma imagem de um Flanker com tanque externos. Mas tudo é possível.
Pergunta de leigo. Até que ponto é necessária a decolagem da maneira que foi feita, um logo atrás do outro, mesmo se tratando de aeronaves militares? Navegantes é um aeroporto comercial. Por que naquelas circunstâncias as decolagens não seguiram os mesmos padrões das decolagens comerciais, mais seguras?
Isso chama-se ¨decolagem isolada¨, com 05 segundos de intervalo entre as solturas dos freios. São aviões militares de combate voando na ala, um elemento. E é assim que se decola. Não há NENHUM problema nisso.
Bonitos.
Impressão minha ou o 06 teve mesmo que desviar das aves?
Parece mesmo. Aguardando os especialistas opinarem.
também Não sou especialista… Mais parece que foi isso que aconteceu, tem uma revoada e o “06” desvia duas vezes… Perigo !
As gaivotas são mais ¨tanças¨(como dizem os ¨peixeiros¨ de Navegantes) que os urubus. A chance de colisão com gaivota é bem maior.
pensei que o piloto percebeu e fez uma mudança de trajetória sim… mas também sou leigo
1- Já são os pilotos da Fab que estão buscando essas aeronaves em Navegantes, não é?
2- O que é que define o intervalo de decolagem de dois caças? Se decolam juntos ou com intervalo pequeno entre ambos, ou de forma individual, é uma questão de mera escolha ou é uma questão tática?
1 – Creio que já são pilotos brasileiros.
2 – Entendo que é devido principalmente segurança, pois a separação lateral depende da largura da pista de decolagem/pouso.
Correto, são pilotos brasileiros do IPEV, se não me engano os mesmos que realizaram o voo de Navegantes nas ultimas entregas.
1) As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min.
2) Critérios de segurança na decolagem, como a largura da pista.
Outro critério seria se estivessem com bombas reais, o que não era o caso.
Como decola curtinho! Show.
Quero ver imagens deles totalmente equipados (tanques alijáveis, misseis e algo de ataque ao solo) tudo instalado.
Calma…tudo na sua hora.
Todos nós esperamos por essa imagem rs. O bicho todo armado vai ficar tenebroso demais.
1 – no taxiamento dá para ver que as rodas principais são relativamente grandes.
2 – o aparelho é pequeno.
Não é tão pequeno. Mesmo porte do Mirage 2000. Maior do que o F-5, por exemplo. PMD umas 4ton maior.
Aos 0:05 do vídeo dá pra ver a galera da Latam largando seus trabalhos para verem as decolagens dos caças,sem falar nos demais nas lajes das casas próximas do aeroporto aos 3:43.
Milagre !!!
Ninguém comentou ?
Olha lá !!! Já veio com o IRST instalado !!!😏
Rsrsrsrsrs
É que você está um pouco atrasado…
Já comentaram na matéria de quando tiraram os caças de dentro do navio, dias atrás.
Pois é !!! 🤣
E a Família “Grifo”vai crescendo aos poucos 👍
E vejam que absurdo!
Um Gripen E da Força Aérea Sueca sem IRST!
A Saab deve ter feito downgrade nele. Aposto que tinha um bloco de concreto no lugar do radar AESA ES-05 Raven também! Essa Saab… :-[
esse padrão de pintura é top..
OS aviões adquiridos pela Tailândia eram Gripen C/D, em produção e operação desde o início dos anos 2000. Bem diferentes do caso do Gripen E, ainda em desenvolvimento e não totalmente homologados, entrando em produção e em serviço há pouco tempo. Lembre-se que, quando a FAB adquiriu os Mirage 2000, eles vieram em voo, atravessando de Dakar, no Senegal, a Recife, no Brasil, se não me engano, na perna mais longa do voo. E o alcance de traslado do Mirage 2000 é inferior ao do Gripen E. Então, a não ser pelo fato de ainda não ser totalmente homologado, o… Read more »
Mais trabalhoso e arriscado do que trazer em voo os F-5E do segundo lote (ex-aggressors) é difícil… kkkkk
Não havia rádios de longo alcance e toda a fonia com os controle de tráfego aéreo ao longo do trajeto foi feito pelo KC-137 que acompanhou cada voo. Sem contar que eles não tinham sonda REVO, tendo que cumprir várias pernas.
Ótimo, lindos que venham mais ,para equipar pelo menos 3 esquadrões, que o MD não esqueça para um futuro próximo dos drones armados e defesa aerea de longo e média altura (pelo menos média), estamos vendo na guerra da UK/RSS, aviação de caça sem cobertura de defesa aerea baseada em misseis, tente a ser um erro,mas uma coisa por vez, vamos substituir os F5M primeiro.
Roberto, malha essa que tanto faz falta.
Analisando bem a imagem dos dois juntos, até que esse “esquema” de pintura ficou ótima!
Sinto falta daquelas duas barrinhas verde-amarelo que tinha nos aviões da FAB. Outros tempos.
verdade.. seria a cereja do bolo
OFF topic: https://www.armyrecognition.com/defense_news_may_2023_global_security_army_industry/us_confirms_that_ukrainian_patriot_missile_downs_russian_hypersonic_missile_kh-47_kinzhal.html
E tinha gente duvidando!
Não existe sistema ou armamento perfeito. Só nas cabeças dos torcedores que existem porta-aviões inafundáveis, mísseis imbatíveis, carros de combate de Adamantium e caças Klingon!
Nosso excelentíssimo senhor presidente da república eleito democraticamente pelo povo brasileiro irá comprar mais lotes e lotes! Ele é amigo dos militares!
e metade vai pra “”carteira”” dele.. ele é amigo dos “ditadhores” do hemisfério sul
Lá em Gavião Peixoto ontem ele foi acertar a parte dele.
Por que?
Rapaz, não sabia que você era do EMAER… Ou do COMPREP? Que ano se formou?
Ou seja, é apenas uma teoria sua.
Uma hipótese.
Verdade.
Mas como a hipótese e a tese nesse caso costumam se retroalimentar sem passar pela antítese, acho que posso chamar de teoria.
Furada.
Rei da Suécia deu a entender que não tá gostando de como o Brasil tem se comportado em relação a Russia e Ucrania, nosso grande presidente de relação internacional pragmática e excelência tá de parabéns.
https://tecnodefesa.com.br/mar-1-o-missil-antirradiacao-brasileiro/
Fora do tópico, mas gostaria muito que o Cel. Nery explicasse melhor essa reportagem.
Principalmente nos tópicos sobre a precisão do míssil, embargos e exportação do mesmo.
Porquê na matéria diz completamente ao contrário do que ele sempre falou do projeto.
Eu lembro que ele sempre criticou o piranha, que é um míssil ar-ar, nunca vi ele criticar o MAR.
Em debates com ele, várias vezes.
Uma das críticas era que a Mectron não conseguiu entregar a “cabeça de guerra”.
Ora bolas, se ela não conseguiu, como realizaram vários disparos reais de testes tanto no Brasil como no Paquistão?
O míssil não precisa da cabeça de guerra para ser lançado, o Mansup por exemplo.
Meu querido, leia o texto. Até o MANSUP teve uma “cabeça de guerra” para ser lançado, no caso era uma cabeça telemétrica (coleta de dados).
Era a informação que havia na COPAC em 2009, quando lá estava. Mas eu não era desse projeto, era do CL-X. Estava no processo de aquisição do SC-105. Uma coisa é fato: em 2010 a COPAC ¨deu pau¨ na MECTRON por incapacidade de produzir o A-Darter. Daí pra frente não sei nada.
Pois é Cel. Aí está, preto no branco. O que de fato aconteceu neste caso, não foi incapacidade da empresa.
Resta entender os motivos verdadeiros da FAB, para cancelar um projeto mais que estratégico (e pronto, diga-se de passagem) para o Brasil.
E mesmo no caso do A-Darter citado por você, a última notícia que nos chegou (pobres mortais), era que o mesmo estava em testes na África do Sul.
O sensor óptico era produzido pela Optovac (hoje pertencente ao grupo Thales).
Mais outro “mistério” que esperamos um dia venha a luz da verdade !
Sim. O A-Darter foi um sucesso. Quem corrigiu os problemas de trajetória foram os engenheiros brasileiros. Quanto ao MAR-1, não sei o final. Qualquer um pode solicitar esclarecimentos à FAB.
“Qualquer um pode solicitar esclarecimentos à FAB.”
Duvido muito Cel.
Sobre armamentos estratégicos ,?
Se nem os vídeos de lançamento e voo do MT-300 por exemplo, o EB deixa vazar, imagina a FAB.
Que quando surgiu as imagens do MICLA BBE ela tentou desmentir, e tentou emplacar contra inteligência.
Vocês militares realmente insultam nossa inteligência.
Desculpe, mas é essa impressão que passa !
Não existe uma tal de Lei da Transparência? Não seja preguiçoso, pare de marretar (sei que você gosta) e faça a sua parte! Você é um cidadão pagador de impostos! Mande uma carta pedindo informações. E poste a resposta aqui.
Tá bom.
Lei da informação para produtos estratégicos.
Para receber uma nota de duas linhas me dizendo que por se tratar de produtos de defesa não podem liberar informações.
Ok então !
Como é que a COPAC deu pau na Mectron em 2010 por incapacidade, se em 2013 foi assinado um acordo com a FINEP para investimento de R$ 59 mihões no A-Darter?
https://www.aereo.jor.br/2013/12/31/missil-a-darter-finep-destina-59-milhoes-para-a-fase-4-do-projeto/
Quem quiser ver todas as notícias sobre o A-Darter, clique no link abaixo:
https://www.aereo.jor.br/?s=A-Darter
Quem sabe em 2013 a MECTRON corrigiu as não conformidades? Você sabe a resposta?
Kkkkkk pegou ele com as calças na mão. Já é a segunda vez que isso acontece.
__________________ Quem me disse foi um dos oficiais que foi à Mectron verificar isso, junto com o vice da COPAC. Se deu certo com a FINEP depois, parabéns. Também gostaria de saber porque o A-Darter não foi industrializado. Chuto que foi pelo preço unitário elevado devido à pequena quantidade que seria adquirida.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ué, mas você não disse que era porque a Mectron foi o capaz de entregar tanto o sheeker do A-Darter quanto do MAR-01 (suas palavras, incompetência da empresa). Me desculpe, ou está ______ _________________ Agora , conselho que te dou, ou repassa informações que realmente tem, ou então não repassa. Porque esse papo de que, ouvi de um oficial, que ouviu falar de outro , que o tenente disse para o Cel, é meio que furada viu. Em nossas outras conversas , você afirmava com certeza que era o que disse, agora mudou completamente sob a luz dos fatos. Não… Read more »
Eu NUNCA,falei do seeker do A-Darter. _________ O seeker do A-Darter sempre funcionou. No briefing que os engenheiros do GAC-A-Darter nos deram na COPAC, os problemas, em 2009, eram de dirigibilidade, que eles corrigiram. Quanto a ouvir de A ou B, eu ouço de “quem participa e/ou participou” dos fatos. Esses mesmos me falaram da cabeça diretora do MAR-1. Não leio nota em blog. Em 2009, EU ESTAVA na COPAC. Você nem nunca entrou no prédio. E, como, disse, mande uma carta reclamando dos gastos. Você é cidadão e tem todo o direito. _________ COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA… Read more »
Bom, não dá para discutir com ________________. Seja como for, por mais que não queira a verdade vocês não podem omitir ou fugir dela. Ao ao contrário de você, sempre mantive a conduta e respeito , e era o mínimo de se esperar de um dito oficial militar. Afinal de contas, aprendi com meu avô (que era pracinha, que oficiais são cavaleiros por natureza. Ainda bem que ele morreu antes de ver que suas crenças estavam todas erradas). Deixemos o tempo desmascarar as farsas , e trazer a luz da verdade. Como diz , a verdade vós libertará ! Passar… Read more »
Engraçado que a moderação deixa o “cidadão” falar que sou xiliques, sou preguiçoso etc. Mas quando digo o mínimo sou moderado.
Tsc tsc !
NOTA DOS EDITORES. O OUTRO COMENTARISTA TAMBÉM TEVE COMENTÁRIOS EDITADOS EM DISCUSSÕES RECENTES. AMBOS ESTÃO ERRADOS EM SE DESRESPEITAREM. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Kkkk só pode ser brincadeira !
Caramba, cerca de dez segundos de corrida pra decolagem.
É um F-5 modernizado. Não passa disso.
Nossa… Cada uma que leio aqui…
E você um comediante, só pode!
Em fevereiro de 1980, os requisitos preliminares para um sucessor do Viggen foram definidos e em novembro daquele ano foi decidido que o General Dynamics (agora Lockheed Martin) F-16 seria usado como “benchmark” para performance, peso e capacidade de carga do Gripen.
https://www.aereo.jor.br/2010/08/02/viggen-im-your-son/
Vou fazer um relato aqui e provavelmente nunca voltarei, um caça f5 perseguiu um ovni de cor verde sobre Anápolis Goiás ano 2022 sou testemunha, muitos outris devem ter visto, foi surreal, esses gripen provavelmente serão melhores pra perseguirem esses objetos