Novos caças F-39 Gripen chegam ao Brasil e voam para Anápolis (GO)
A Saab entregou hoje (09) dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões chegaram ao Brasil na última sexta feira (05), em Santa Catarina, e voaram na data de hoje diretamente para a Base Aérea de Anápolis, responsável pela operação dos caças.
As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min. Com estes, a Força Aérea Brasileira passa a contar com 6 caças Gripen E em operação.
A entrega acontece no mesmo dia em que Saab e Embraer inauguram a linha de produção dos caças no Brasil, registrando mais um grande marco para o Programa Gripen Brasileiro.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.
No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group
Agora eu quero ver o Brasil participando de um Red Flag usando eles.
Próxima Cruzex eles já estão confirmados:
https://www.cavok.com.br/fab-tem-planos-para-adquirir-mais-cacas-f-39-gripen-que-estarao-na-cruzex-em-2024
Torcendo pra ser em Natal
E será.
Pode ter certeza, quando eles estiverem operacionais, os americanos vão convidar a FAB, disso eu não tenho a menor dúvida…rsrsrs. Eu quero ver uma Cruzex, o Gripen com Meteor, a Venezuela poderia participar com os Su-30, frança com Rafale, EUA com F-15E e Chile com F-16 Bloco 50, seria bem interessante.
O Gripen + Meteor + E-99M é um combo melhor do que qualquer coisa que existe por essas bandas.
Colocaria na lista o LinkBR, quando ele estiver 100% operacional. Ninguém fala dele, mas ele é o verdadeiro divisor de águas da FAB.
Concordo.
Eu quero ver a Saab cortando relações.
Com quem?
Já têm os capacetes com visor intregada (HMD)?
https://www.ael.com.br/targo.html
Agora que são 6, eles já fazem alerta em Anápolis?
Acho que nao estao operacionais ainda.
Ainda não.
Boa noite Cel.
Qual é o tempo médio para formação da tripulação, desenvolvimento da doutrina e utilização de uma aeronave de combate nova em alerta?
Claro, pensando na parte somente de defesa aérea, não todo o tipo de missão.
Por volta de um ano, um ano e meio. Os pilotos que cursaram na Suécia já são aptos a fazê-lo. Agora é escrever manual e ensinar os novos.
Duas obervações/indagações: 1) O IRST aparentemente veio totalmente instalado, o que me parece indicar que este sistema ja atingiu um grau minimo de integração; este fato demonstra o quanto eram infundados receios anteriores demonstrados por foristas quanto a terem robustez suficiente para ser transportado via marítima. Entendo que durante operação normal e em condições de combate este sistema será muito mais intensamente solicitado, seja em termos mecânicos, eletrônicos e químicos. 2) Por que foi dispensada a passagem por Gavião Peixoto antes de ir para Anápolis? A confiabilidade certamente atingiu patamares adequados; por outro lado, se está prevista a instalação de… Read more »
Muito bom!!!
2 pilotos Brasileiros
Vôo Direto para Anápolis em 1.30h
Top D+++
Alguém sabe dizer se esses 6 caças operacionais já estão na configuração N1?
07 Gripens apenas… Enfim, melhor que nada né?
É aquela história, você pode enxergar o mesmo copo meio vazio ou meio cheio, depende da sua perspectiva.
.
Poderia ser mais rápido? Sim com certeza, mas também poderia ser pior, poderíamos não ter nada..
Só vim para ver os comentários sobre o IRST, ehehhe
Pena que não efetuaram o aditivo para mais 4 caças… Os próximos 2 só serão entregues pro fim deste ano…
Algumas coisas começam, enfim, serem comprovadas a favor da aeronave, sua autonomia. Por óbvio que facilita o fato de estarem sem armamentos coisa e tal, mas quando isso acontecer, especialmente nas missões ar-ar, o cacinha terá uma autonomia bem interessante.