Azul: Aeronaves Embraer 195 E1 e E2 certificadas para procedimentos RNP-AR no aeroporto Santos Dumont
São Paulo, 27 de abril de 2023 — A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, anunciou a certificação de sua frota Embraer 195 (E1 e E2) para operações em procedimentos RNP-AR no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Com a certificação, aeronaves destes modelos estão certificadas a operar em dias com condições meteorológicas adversas, diminuindo o impacto de cancelamentos e atrasos por estas razões e contribuindo ainda mais com a pontualidade e regularidade da Azul, que foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022.
“O procedimento RNP-AR agrega muito para a operação da Azul no Santos Dumont, já que na época de inverno e, principalmente, nos períodos da manhã e da noite, o Santos Dumont tem a incidência de nevoeiros que podem impactar a operação. Com o RNP-AR, nós estamos aptos a operar nessa condição, de forma muito mais precisa e com segurança, que é o principal valor da Azul”, explica Guilherme Holtmann, gerente geral de Flight Standards e Treinamento da Azul.
Os aviões da Embraer são uma das marcas da companhia, que apostou nestes modelos para lançar sua operação no Brasil, em 2008, com os E-195 E1, e segue acreditando no alto valor e desempenho destes equipamentos quando se tornou, em 2019, o cliente de lançamento do E-195 E2, aeronave que apresenta redução de 28% no consumo de combustível por assento em relação aos E-Jets da primeira geração
“Os aviões da Embraer são aviões modernos, econômicos e que trazem muito conforto aos Clientes”, destaca Holtmann. “Junto com estas características do equipamento, soma-se a nossa operação, que tem como principal objetivo, prover conectividade de Clientes e negócios com os mais altos padrões de segurança e qualidade operacional da indústria”, completa.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional de aproximadamente 160 aeronaves e mais de 13.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas. Em 2020, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento. Para mais informações, visite o site da Azul.
DIVULGAÇÃO: Azul S.A.
O procedimento RNP-AR melhorou em muito a operação no SDU com meteorologia adversa, aumentando significativamente a segurança das operações. A MDA passou p 600 ft, alinhado com a pista, em ambas cabeceiras. Operei nesse padrão de aproximação com o A320Neo. Curiosidade: quando eu ingressei na Azul em 2011, como cmte de ATR, o Guilherme Holtmann estava no Aeroclube dos Amarais, em Campinas.
Cmdte, ao decolar de POA, há uns 3 anos atrás mais ou menos, neste 195 da Azul, o avião perdeu um dos motores sobre Gravataí.
Estávamos sob condições meteorológicas muito ruins, pousamos de volta 10 minutos depois.
Pra isso treinamos em simulador…
Cel. é verdade que o 10governo está querendo transformar os 2 C 30 em Vip ou adquirir uma 3 aeronave só para a função Vip?
Se for verdade a claque do L deve estar muito feliz com a nova missão e designação dos C30 para VC 30 ,oh país sem sorte.
A FAB vai aceitar ,se for verdade,a nova função dos C 30?
Também li isso na internet. Era esperado.
Temos que esperar sempre o pior desse 10governo.
Se este “desgoverno” for pior do que o “desgoverno” Bolsonaro, podemos desistir do Brasil.
Pessoal, o trem já está saindo dos trilhos nessa discussão. Sugiro se manterem no tema.
Não acredito que era esperado. Esta notícia deve ser apenas mais um rumor infundado.
Quantas viagens presidenciais de longa distância e com grandes comitivas são feitas anualmente? Muito poucas!
Somente estes fato já faz com que seja inviável adquirir adquirir ou modificar uma aeronave que ficará a maior parte do tempo parada.
O tema não tem nada a ver com o assunto da matéria, mas acho que se está fazendo uma tempestade em copo d’água em cima, por enquanto, de poucos fatos concretos. Pessoalmente, não vejo problema algum em se instalar, numa das aeronaves, um compartimento específico para um aposento presidencial (o que talvez não seja fácil de colocar e retirar e tenha que ser permanente), que ocuparia um espaço pequeno no interior do KC-30, mantendo-se o restante dela facilmente configurável para receber assentos de classe executiva quando necessário. E só. Não iria alterar muita coisa da configuração MRTT a ser instalada… Read more »
Se estes rumores realmente se tornarem realidade algum dia, que ao menos façam como a RAF e o governo britânico fizeram com um de seus A330 MRTT, que instalaram uma configuração VIP, mas mantiveram a capacidade de reabastecimento.
Eu achava loucura uma operação de ponte-aérea sem ter certificação RNP-AR no Santos Dumont. É o cliente mais exigente da aviação brasileira: não liga pra serviço de bordo e nem mimos. É perfil executivo: quer voo no horário pra reunião que ele vai ter ainda de manhã na ida e malha robusta pra poder antecipar o voo no retorno caso seja liberado mais cedo. Toma café da manhã no aeroporto ou em sala VIP de cartão de crédito. Muitos viajam semanalmente. Cancelar ou atrasar um voo deste perfil de cliente, que é o mais rentável das companhias aéreas, pois grande… Read more »
Concordo. SDU é o “bode na sala”. Só no Brasil…
Voltei ontem do RJ para GRU (Ida e Volta Galeão. Dá um nó no estomago em olhar o Galeão vazio. Um baita aeroporto. Podem justificar do jeito que quiserem, mas o resultado escancara incompentência na administração neste caso doido Galeao-SDU com o país deficiente em pistas.
Como foi postado abaixo, ninguém quer passar na Vermelha em frente à Maré. Já morei na Ilha. Como é comum na Banânia (Brasil), o governo deveria ter feito um metrô de superfície até lá.
Brasileiro tem certo preconceito com metrô, ainda mais indo viajar com um monte de malas (tanto que nem Congonhas tem metrô até hoje e a população não liga muito). Daria uma ajuda para o Galeão, mas não resolveria o problema de ser longe e com um caminho violento.
esse é o ponto mesmo…. “linha vermelha”.. é como ter que atravessar a Ucrânia no momento atual.. complicado infelizmente…
A COPPE/UFRJ está careca de pesquisar sobre o aprimoramento da capacidade operacional do Galeão. Há um doutorado muito interessante que sugere, além de outras ações, o uso de barcas ligando GIG ao SDU.
Mas, como bem escreveu, ninguém dá ouvidos. De doer.
O maiz bizarro é que muitos dos vôos internacionais só por GRU mesmo. Aí você acaba pegando um avião do GIG para GRU e lá que embarca para fora. O Galeão é mal aproveitado mesmo, mas não apenas por causa da violência. A idéia do metrô até lá é ótima justamente para o pessoal que prefere desembarcar no SDU por ser ao lado do centro da cidade e o metrô poderia ajudar à dar um jeito nisso. Eu gostaria muito de ver o SDU apenas com vôos suuuper regionais operando ATR’s e Caravans mandando gente para o norte e sul… Read more »
“Pena” que é horrível de chegar e sair de lá, né?