Embraer deve construir mais de 200 aviões Super Tucano em Portugal
Produção será em parceria com a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal), da qual a brasileira tem 65% de participação
Segundo o site Poder 360, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, anunciou ontem que a fabricação de aviões militares da empresa brasileira em Portugal pode ultrapassar 200 unidades.
As aeronaves do modelo A-29 Super Tucano, serão modificadas para atender a requisitos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A produção será em parceria com a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal), da qual a Embraer tem 65% de participação.
A Embraer anunciou durante a LAAD Defence & Security 2023, o lançamento da aeronave A-29N, versão do Super Tucano na configuração da OTAN, com foco inicial no atendimento às necessidades de nações da Europa. A nova versão da aeronave incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da OTAN, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.
Segundo a Embraer, tais funcionalidades aumentarão ainda mais as possibilidades de emprego da aeronave, permitindo por exemplo sua utilização em missões de treinamento JTAC, do inglês Joint Terminal Attack Controller. Os dispositivos de treinamento serão igualmente atualizados para os padrões mundiais mais exigentes, incluindo realidade virtual, aumentada e mista.
O A-29 é avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado, com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).