Embraer lança o A-29N Super Tucano na configuração OTAN
Nova versão do avião contará com equipamentos para atender aos requisitos operacionais da OTAN. A-29 já foi selecionado por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo
Rio de Janeiro – RJ, – 12 de abril de 2023 – A Embraer anunciou hoje, durante a LAAD Defence & Security 2023, o lançamento da aeronave A-29 Super Tucano, avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado, na configuração da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), com foco inicial no atendimento às necessidades de nações da Europa. A nova versão da aeronave, denominada A-29N, incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da OTAN, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.
Tais funcionalidades aumentarão ainda mais as possibilidades de emprego da aeronave, permitindo por exemplo sua utilização em missões de treinamento JTAC, do inglês Joint Terminal Attack Controller. Os dispositivos de treinamento serão igualmente atualizados para os padrões mundiais mais exigentes, incluindo realidade virtual, aumentada e mista.
“Esta é uma nova etapa na vida operacional do A-29 Super Tucano”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Vemos muitas possibilidades de aplicação do A-29N no momento. Vários países europeus têm mostrado interesse em capacidades específicas da aeronave que agora introduzimos com esta versão.”
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Desenvolvido como uma aeronave extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade (superior a 90%).
Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.
É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados. Por tudo isso, o A-29 Super Tucano representa o melhor de sua classe, combinando excelente desempenho com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo.
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Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Como será que se sairia, no conflito Ucr X Rus?
Será que teria espaço pra ele?
Não Gilson, o espaço aéreo no teatro ucraniano e muito contestado e cheio de armas ant aéreas de diversos modelos e tipos desde longo alcance até curto alcance. Para o A-29 assim como para o A-10 seria para espaço aéreo dominado e sem oposição ou defesas aéreas. Lá na Ucrânia as aeronaves ideais seriam as de supressão de defesas com mísseis ant radiação.
“as de supressão de defesas com mísseis…”
Mas, o Maverick não se encaixa nesse teatro?
Discordo em relaçao ao A-10.
Ele foi feito para cenário de alta intensidade, sem domínio aéreo. OTAN x Pacto de Varsóvia, com a superioridade alternando entre os lados.
Sim… De 1966 !
Já se passaram mais de 50 anos da ideia do projeto.
Vendo os videos de usos de drones, drones suicidas, bayraktares, himars e afins, o A-10 e o A-29 estão mortos como conceito.
O A-10 só vive por causa do congresso americano e o A-29 pq a Embraer tá sem opção pelo jeito.
O A-10 vive porque BBBBBBRRRRRRRRRRRTTTTTT
“usos de drones, drones suicidas, bayraktares, himars e afins”
Algum desses atira no A-10? A questão está nisso.
DUVIDO que esses substituam o A-10 em um conflito de Alta Intensidade entre duas “massas de Blindados”, em progressão protegida por ECM.
Primeiro porque uns não tem a capacidade dele, segundo porque executam tarefas diferentes. E outros não são empregados para as mesmas coisas.
O A-10 só pode sobreviver em um ambiente em que forças aliadas tenham o completo domínio do espaço aéreo. Se não for o caso, como disse o colega aí em cima, ele é uma presa fácil.
O A-29 ainda serve para contrainsurgência e policiamento aéreo.
Vc já viu de perto os voos dos supertucanos a-29 eu vi algumas vezes, vi na Bahia, vi duas vezes a base aérea de Anápolis, e é um avião muito versátil, esperto, boas manobras, e como sabemos ele foi modernizado com equipamentos modernos, dando um ganho muito grande.
Tem espaço para tudo lá.
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O Super Tucano teria valor operando contra aqueles Shahed…
O presidente já determinou que não venderá armas para uso no conflito.
Ninguem falou em vender
Onde foi que eu falei em vender armas a Ucrânia?
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A Ucrânia gera cenários para extrapolar sobre o emprego de qualquer tipo de material militar.
Vende para os europeus (OTAN). O que eles vão fazer com os aviões é problema deles.
Seria interessante para países da antiga Yuguslavia como a Croácia, que tem pequeno orçamento.
Concordo.
o A 29 é interessante pra qualquer país.
De fato, muitos países do leste europeu poderiam ser clientes do A-29N. A própria Turquia poderia ser um cliente, já que poderia ser útil na síria e em outros locais de seu interesse…
Aliás, os países da OTAN que têm ações na África, também, podem ser potenciais usuários…
Os turcos tem UCAV a rodo para o cenário deles e o Hurkus…
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Treinamento primário é o primeiro treinamento de um piloto. É o primeiro avião que ele voa. E tu acha que colocar um neófito completo em uma aeronave de 1600 shp, com suas peculiaridades de controle? Treinamento primário se faz com aeronaves mais simples possíveis.
Para treinamento não serve porque o PC-21 é 6 milhões de dólares mais barato do que o A-29
A pergunta:
“Como será que se sairia, no conflito Ucr X Rus?
Será que teria espaço pra ele?”
A resposta:
Tem sim, tem espaço pra um enorme conjunto bélico.
“O presidente já determinou que não venderá armas para uso no conflito.”
Não vem ao caso. Se vai ter A 29 ou não é outra questão mas que teria espaço pra ser usado lá, teria sim.
A-29 Super Tucano com mísseis ar-solo Maverickhttps://www.aeroflap.com.br/chile-expoe-a-29-super-tucano-com-misseis-ar-solo-maverick/
Sei disso, por isso mais acima questionei ao Tallguiese:
““as de supressão de defesas com mísseis…”
Mas, o Maverick não se encaixa nesse teatro?”
A FACh é uma força pequena mas de vez em quando dá umas “crescidas” de surpreender… De vez em quando.
vai ver não teve comissão pra ele então ele vetou…
Corretíssimo Mestre Bardini,
O A29 trabalharia muito bem lá….
E porquê? porquê toda a operação aérea lá é a baixíssima altura.
E porque? Porquê as defesas antiaéreas Ucranianas são muito bem montadas, se voar alto, as baterias vão conseguir engajar…
E por isto que de su25 a SU34, todos operam rente ao solo…
E rente ao solo, o A29 faz a mesmissima coisa e algumas, até com mais eficiência…
Não é uma pergunta sobre qual avião é melhor, é uma pergunta sobre se o TO dali favorece um ou outro equipamento e ali, o A29é favorecido.
E rente ao solo, o A29 faz a mesmissima coisa e algumas, até com mais eficiência…
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Uma aeronave com maior desempenho, poderia fazer TOSS com JDAM…
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Veja que eu citei uma missão que está no cerne da origem do projeto do Super Tucano: lidar com aeronaves de baixo desempenho. Nisso aí o Super Tucano com seu bom sistema FLIR, teria muita serventia, poupando assim o uso de preciosos mísseis e aeronaves de maior desempenho.
Lembre-se dos AV8 e Tornado na Guerra do Golfo, levaram a maior surra!!! O A29 seria muito pior …
Se a Ucrânia fosse usar Super Tucano sobre território inimigo, pra bombardear as pistas utilizadas pela aviação russa, eu até concordaria contigo…
Seria utilizado para atacar tudo oque o leque de armamentos carregados e o perfil operacional possibilitasse, missão suicida…
Os caras ainda tem aeronaves para voar depois de mais de um ano de conflito. Acho que eles sabem onde, quando e como devem empregar os seus meios…
????
Quantos Tornados e AV-8 operaram na Guerra do Golfo?
Quantos foram abatidos?
Sinceramente, tá muito longe de terem levado surra.
Só se for considerado que era uma brincadeira, onde um lado não pode perder nenhum dos seus Comandos em Ação, porque se não fica triste.
Aquilo foi guerra de verdade.
11 Tornados.
“Aquilo foi guerra de verdade”?!?!
Na sua concepção e avaliação Ukrania x Russia é o que?!?!
Você quer colocar Tucaninho para atacar as defesas Russas???
Os “Fabianos” não concordam com você…
Os Tornados foram os únicos que efetuaram ataques a baixa altura contra aeródromos iraquianos. Depois das perdas (11), foram proibidos qualquer ataque abaixo de 15.000 ft.
Os B-52 também atacaram baixo.
O A29 seria mais um criador de viúvas, é muito lento e não possui blindagem adequada para aquele TO…
melhor o A29 do que usar MI17 com foguetes burros e tendo que “empinar” pra cima para da um saraivada de foguetes, sem dúvidas que o A29 ajudaria muito os ucranianos, principalmente para abater drones iranianos, e em apoio ao solo, melhor que muitos helicópteros usados por ambos os lados.
menos que helis…e helis estão lá….
Sendo abatidos feito moscas em ambos os lados…
KA – 50/52 sendo usado fartamente no conflito Ucrania – Rússia.
Velocidade de cruzeiro de 270 km/h (máxima 315 km/h) e um alcance operacional de 545 km.
Nada impede A-29 com míssil ar-superfície, como o Izdeliye 305 ou AGM–65 Maverick no A-29 da FACH ou AGM–114 Hellfire.
Se sairia bem com alvo dos R-37 e S-400.
Não tem blindagem para sobreviver nesse teatro. Os A-10 e SU-25 aguentam tiro de 12,7mm que cortariam um A-29 ao meio, não raro, sobrevivem a disparos até mesmo de mísseis de ombro como stingers e Iglas. Os helis que operam ali idem, verdadeiros tanques voadores. Compare o peso das aeronaves: o MI35 tem 10 toneladas, o A-10 tem 11 toneladas, o SU25 tem 10 toneladas, o Supertucano tem 3 toneladas. O tucano tem o peso de uma Hilux, os monstros da guerra fria citados tem o peso de um caminhão MAN TGX. O A-29 é praticamente um avião de pulverização… Read more »
Não sei, cara . . . Tenho a impressão que justamente por ser mais leve e ágil, o Tucano levaria vantagem. A época desses aviões da Guerra Fria já passou. A questão não é aguentar se for atingido e sim evitar ser atingido.
Seria um ótimo alvo para os vários sistemas de defesa aérea operando no conflito.
Não entendi o single pilot. O avião sempre foi single pilot.
E eu não entendi a foto de divulgação com dois tripulantes.
Pois é…
Fiquei na dúvida se essa integração será realizada na Europa, afinal a Embraer recentemente assinou um memorando de entendimento com a GMV, de Portugal, para uma cooperação nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas para o programa da aeronave A-29 e se isso siginifica o A-29N.
Provavelmente.
O KC-390 recebe sistemas da Otan na OGMA, em Portugal. No caso do Super Tucano, se houver aquisição por algum membro deve ocorrer o mesmo (a menos que o país comprador se incumba de instalar os sistemas em uma empresa própria).
Provavelmente pela dupla função treinador/COIN
Na imagem, a aeronave está equipada com o FLIR e, salvo engano, para operar o mesmo, precisa do segundo tripulante. Além disso, a proposta é principalmente para missões de treinamento, então o segundo tripulante tem toda lógica.
O flir exige o segundo tripulante?
Acredito q sim. Mas se não usar o FLIR não precisa de outro piloto. Inclusive, o A-29A tem um tanque de combustível na nacele traseira.
EMBRAER sendo embraer Querem competir em um dos mercados mais competitivos e tecnológicos do mundo com os menores salários do setor… Resultado, até o mídia press sai ruim!!! Afinal os engenheiros bons já aproveitaram as oportunidades melhores que lhes ofereceram… e muitos estão na espreita, prontos para partir!!! A embraer ainda não entendeu que precisa de um “A29 NG”? ~ Perderam o mercado de treinador do por descontinuar o TUCANO achando que venderiam A29, não aconteceu, aviões com proposta diferente! ~ Perderam o mercado do IPANEMA por não evoluir; AIRTRACTOR & TRUSH dominam o mercado hoje! ~ Perdem bons profissionais… Read more »
Concordo.
O próximo passo do A29 depende do GF. A Embraer poderá evoluí-lo como plataforma até um limite, para clientes externo dentro das possibilidades que os requisitos iniciais da FAB (a plataforma original) oportunizar.
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Demandas do país produtor, com pedidos firmes, é o caminho seguro para uma evolução contínua.
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Do T-27 ao Gripen F39.
Também estranhei. Será que vão desenvolver uma versão monoplace? A retirada do segundo assento abriria espaço para pensar em melhorias na capacidade de sobrevivência em cenários contestados, incluindo “chaffs”, “flares” e melhoria na blindagem.
Já existe. Tanque de combustível na nacele traseira. É o modelo que voamos aqui, juntamente com o biplace.
A-29N, com “N” de “Não vi nada muito novo senão uma configuração possível da aeronave de sempre”…
Parece a Embraer falando “Olha OTAN, uma versão inteira só pra vcs, bó comprar?”
Seria uma versão feita com Portugal em mente?
nem me animo mais com certas coisas, hoje o ministro da defesa afirmou que o Brasil não vai se armar, indo contra o fluxo armamentista do mundo, esse país um dia pagará caro por toda inadimplência com sua defesa, quem viver verá!
Eu concordo com o Senhor e desejo não estar vivo para testemunhar isso.
Pior que é bem provável que nossos filhos estarão vivos e pagarão essa conta.
E se armar para defender a Amazônia? Essa já está toda loteada.
No mais é arminha para desfiles,as FAs não são instituições sérias(no que pese termos excelentes profissionais),mas o alto comando deixa muito a desejar , o nosso maior inimigo é interno mesmo,não posso falar mais senão o pinscher me morde.
O problema com a Amazônia está só começando, e não será agente externo a ser o primeiro. Hoje o IBGE trouxe a informação de que, nas duas maiores cidades da região (Belém e Manaus), mais de 50% da população vive em favelas, sem condições básicas de saneamento e outros serviços. Em paralelo, o crime organizado cresce rapidamente na região. Devido ao isolamento e facilidade de “exportação”, tem potencial de crescimento ainda enorme. Mas entra governo, sai governo, e nada muda. A verdade é que o país não se importa com a região. Se continuar assim, não dou 50 anos para… Read more »
O pior que o maior inimigo da Amazônia é o que deveria protegê-la e não loteá-la,ainda pior,é o atual governo dizer que a Amazônia pertence a todos os países.O engraçado que não vemos nenhum governante dizer que o Alaska é de todos,a Sibéria,a Groenlândia,os campos petrolíferos do OM,as minas de diamante e etc.
É um discurso muito irresponsável deste (des)governo,devem aprender que soberania não se negocia,vende ou loteia.
Pior é as FFAA se calarem!
Mas e o que deveriam fazer então?
Uma nota de repúdio à essa fala absurda contra a soberania do Brasil. Era o mínimo.
Apartir do momento em que foram barrados por militantes de ONGs na reserva ianomami ,começaram a se acovardar,acomodar,aceitar ou aprovar(não todos pois muitos não conspurcaram a farda).
A coisa ta feia cel.,quando um brigadeiro presidente do STM toma tapinhas na cara do que alçaram a presidente é que o nível de inércia ou submissão das FAs chegou a um nível vergonhoso.
Não é reserva yanomami. É território yanomami. Conceito de território: “O território é um recorte espacial definido e delimitado por meio da análise das relações de poder. Ele pode estar atrelado a um Estado, como no caso de um país, ou ainda a um determinado grupo social, sendo em geral marcado pelo estabelecimento de fronteiras, que podem ser fixas ou fluidas. O território é uma das cinco categorias da Geografia. Esse conceito define um espaço estabelecido por relações de poder e delimitado por fronteiras. O conceito de território envolve a delimitação de um espaço de relações de poder.” Território é… Read more »
Andrey, postei sobre isso, mas os editores travaram. Conheço a história desse senhor do STM.
Isso que eu também ñ entendi… as forças armadas também foram compradas??
Pra ñ falarem nada…
Amigo, também tenho a mesma dúvida.
O IBGE tá atrasado. Frequento Manaus desde 1995 e já era assim. Belém também. O interior, nem se fala!
O pior vc nao sabe….
As Forcas estao sendo consultadas para aumento de efetivo ate 2026….
mais uma vez….. em termos de defesa…. esse governo tropeca feio se fizer isso….
Ta ai a segunda esquadra, com suas contratacoes, q aumentaram sobremaneira o efetivo da MB e fica dificil mandar concursados fora
Lembro q o efetivo do EB aumentou em mais de 20.000 homens nos anos do L
Eu amo o Tucano, mas se fosse a Embraer olharia para algo parecido com o MQ-9 Reaper, é esse tipo de produto, que os países precisam e querem agora… pois esse tipo de trabalho esta sendo mais eficaz com uso de vetores não tripulados, menos risco e menor custo operacional!
Cada arma tem seu uso
Faria um Drone com o ST, resolveria boa parte desses problemas.
Tinha o número de hardpoints no super tucano em novas versões.
Até o Talibă tem, pq a Otan não
Boa kkk
O que a Embraer fez foi efeito midiatico e lançando campanha para Portugal.
Tudo indica que Portugal deva ir de Gripen tambem devido aos custos operacionais. Tomara!
Quanto ao sistema sistema eletro-óptico/infravermelho a FAB possui? Ja vi fotos desse sistema instalado, porém no geral não o vejo assim como a Blindagem lateral.
Quem disse que Portugal vai comprar o Gripen? A SAAB? A mesma que leva negas atrás de negas quando tem o F-35 na competição? Portugal vai ter uma frota mista de F-35 e F-16V dos F-16MLU que foram comprados novos em 1994.
Até a Romênia, que é um dos mais pobres da Europa, optou pelo F-35.
Existe um problema adicional na venda de armamento brasileiro para a OTAN, a neutralidade do Brasil que quer vender armas mas não vende munições, provavelmente o Brasil irá levar um puxão de orelhas por vender armamento para as Filipinas, pais com o qual existe um diferendo com a China
É uma indicação de que Portugal vai adquirir ST(s)…
A OTAN não tem nada parecido com o A-29 e ele já mostrou toda sua capacidade em combate, a Embraer esta certa em adaptar o A-29 para o padrão OTAN tentando esse mercado que aliás ela já colocou o pé com o KC-390.
Sinceramente acredito que o futuro do a29 seja uma plataforma de drone
De 6 em 6 meses surge uma noticia noticiando o interesse da FAP no A-29, mas nunca é noticiado a experiência histórica portuguesa na guerra contra insurgência e a FAP chegou a operar 140 helicópteros Alouette III que pode ser visto no vídeo cujo o titulo é “Filme – ALOUETTE III 50 anos de operação na Força Aérea Portuguesa” e para o caso de avião de treino avançado não nos podemos esquecer que o PC-21 é 6 milhões de euros mais barato que o A-29, mas as OGMA podem fazer a manutenção do A-29 e neste caso não nos podemos… Read more »
“…não nos podemos esquecer que o PC-21 é 6 milhões de euros mais barato que o A-29,…”
De onde tu tirou esses números? O preço do A-29 varia de 9 à 14 milhões de dólares e do PC-21 gira em torno de 9 milhões de dólares.
Não encontro os sites onde vi estes preços por mim mencionados, A-29 na ordem dos 15 milhões de us$ e o Pilatus PC-21 na ordem dos 9 milhões de us$, mas neste https://aerocorner.com/aircraft/embraer-super-tucano/ o custo de um A-29 é de 18 milhões de US$ e noutro site vi que a Espanha pagou 205 milhões por 24 Pilatus PC-21 o que dá um preço unitário próximo de 8,5 milhões e a diferença sobe dos 6 por mim mencionados para 9,5 milhões, é muito dinheiro.
Caro, isso tudo depende do pacote adquirido junto com as aeronaves (treinamento, peças de reposição, suporte, manutenção, etc), a configuração da própria aeronave, etc. Se você considerar apenas as aeronaves, ambas configuradas apenas para treinamento, a diferença não chega nesse valor, nem perto!
Mas já não existe um Super Tucano single seater com próprio DataLink?
A OTAN usa um link exclusivo. Quando uma aeronave/veículo é comprado de fora, manda o contrato que a instalação final dos equipamentos seja em uma empresa autorizada (geralmente dentro dos EUA ou UE) para que essa instale equipamentos específicos da OTAN.
Link 16
a29
Atualmente a FAB tem 90 super tucanos ativos, estou incluindo nessa conta a esquadrilha da fumaça.
A Embraer não lançou nada. Até o momento esse ST é um conceito. A Embraer só vai colocar dinheiro nessas potenciais melhorias quando tiver um cliente OTAN que pague pelo desenvolvimento. A Embraer não desenvolve nada “a risco” na Defesa. Até lá, o avião estará só em prospecto e talvez maquete.
talves no maximo caçador de helicopteros em regiao de baixa defesa anti aerea por parte dos russos
https://aeroin.net/brasil-se-recusou-a-vender-avioes-super-tucano-para-a-ucrania-afirma-nyt/
Uma boa notícia ao nosso A29, no conceito de modernização
Com o presidente Lula a criticar os países da OTAN, como irá a Embraer vender o A-29N para os países da OTAN? Porquê a Embraer não vende o A-29 para os BRICS?
Teria a FAB de adquirir umas 24 unidades para modernizar algumas unidades de prioridade em policiamento aéreo e vender as ainda ótimas aeronaves excedentes como política de aproximação geopolítica!
Embraer com KC-390, Super Tucano e Gripen, tem bons produtos para o mercado. O que lhe falta é tamanho!