Saab e Embraer anunciam Memorando de Entendimento para novas oportunidades
A Saab e a Embraer S.A. assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de novos negócios na área de engenharia. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (11) durante a LAAD, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.
As empresas irão trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.
As empresas também irão buscar novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC) e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen.
O entendimento ainda diz que as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa do Brasil, no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este trabalho pode apoiar o crescimento do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.
“Nossas empresas têm trabalhado juntas para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este Memorando de Entendimento é um passo importante e gratificante para o crescimento dessa cooperação em novas áreas. A parceria entre a Saab e a Embraer ultrapassa as fronteiras do Brasil e fortalece também as nossas conquistas de hoje”, disse o Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.
“Saab e Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência de sua engenharia e seus produtos. Vejo este Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais seus negócios em vários mercados ao redor do mundo trabalhando de maneira conjunta”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
Gripen
O Gripen E/F é uma aeronave de combate multimissão projetado para derrotar qualquer adversário. Feito para as forças aéreas que pensam no futuro, o Gripen incorpora tecnologias de ponta, os mais recentes sistemas, sensores, armas e pods para garantir vantagem no combate, proporcionando superioridade aérea em ambientes em disputa. O Gripen redefine as regras do jogo.
Em 2014, a Saab e o Governo Brasileiro assinaram o contrato para fornecer à Força Aérea Brasileira 36 caças Gripen, que inclui não apenas a aeronave, mas também apoio logístico, armas, sistemas de apoio, simuladores, treinamento e desenvolvimento. O programa Gripen representa a mais extensa transferência de tecnologia já realizada pela Saab e impulsiona o desenvolvimento da Indústria de Defesa do Brasil por meio de empresas locais, tendo a Embraer como seu principal parceiro estratégico no país.
C-390 Millennium
O C-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar da nova geração. Sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de carga militar de médio porte e voar mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e queda de carga e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como uma aeronave que recebe combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas instaladas sob as asas, sendo a única aeronave do mundo no segmento a realizar tal operação. Recentemente, a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC), confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave pode executar com sucesso todas as missões para as quais foi projetada.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.
No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
Sobre a Embraer
Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants
Uma coisa é o que a indústria propõe, outra coisa é o que as forças querem de fato.
Obviamente, a prioridade da FAB e o interesse da própria Saab é a consolidação do Gripen E/F no Brasil com novas encomendas. Os tais estudos técnicos para um futuro caça é algo para médio prazo. Ao fechar um acordo comercial com a Saab, o que começa agora é a fase do lobby da Embraer e da Saab junto aos seus respectivos governos para viabilizar o KC-390 na Suécia. Dificilmente um avião novo de fábrica entra lá se não passar pela Saab.
A chance de emplacar o KC-390 na Força Aérea Sueca aumentou com essa ampliação na parceria, a SAAB conhece bem a Força Aérea Sueca e seus desejos e necessidades.
Com essa politica externa atual.. vai vender pra Suecia sim.
Lembrando que a SAAB e a EMBRAER. juntas tem um projeto de Sistema Aéreo de Alerta e Controle ( AEW&C ) e essa plataforma do KC-390 seria interessante .
Eu acho mais provável usar alguns dos E-jets como plataforma. São econômicos e já reconhecidos pelo mercado.
Caro. Creio que o E-195 seria mais adequado. Perceba que nenhum outro país usou um avião de transporte tático para AEW&C. Todos foram adaptações de aviões comerciais de passageiros.
Creio que o Beriev A-50 seja uma exceção. Mas sim, normalmente são aviões civis adaptados. O que não quer dizer que o C-390 não pudesse servir de plataforma. Se por alguma razão existir uma vantagem, por que não?
eu humildemente sem ser um especialista na área, penso que um KC-390 tem algumas vantagens interessantes: Pousar em qualquer tipo de pista (semi preparada), Projetado (estruturalmente falando) para um ambiente de guerra (Born to War), reabastecimento e vôo coisas que um avião comercial adaptado não tem… agora tem que ver se a parte de custos é o ponto fraco neste caso e aí sim um avião comercial seria mais adequado..mas vejo o KC-390 uma baita plataforma para Alerta e Controle ( AEW&C )
Há alguns pontos para se refletir. O perfil de asa alta implica que há uma estrutura elevada no topo da fuselagem. Imagino que isso dificulte a instalação de um Erieye ou similar, por exemplo. Não deve impossibilitar, mas dificulta. (lembrando que nessa mesma elevação fica a saída da APU do C390) Dependendo de onde fosse instalado, um radar montado lateralmente, tal como o EL/W-2085, teria o motor da aeronave na frente, o que acho que que geraria pontos cegos (colegas, por favor, corrijam-me). Time on-station é crucial para um AWACS. Creio que toda a estrutura de porta, struts, e demais… Read more »
Eu concordo. Mas quem deveria bancar isso é o nosso governo através da FAB, mas como temos o E-99 acredito que não seja prioridade agora. A Embraer arriscar um investimento desses sem a garantia de um cliente é loucura.
O russos gostam de usar aviões de carga como plataformas, mas acho que só eles mesmo.
Segundo a mídia indiana, o programa MTA, no qual a Embraer está concorrendo com o KC-390, também prevê a transformação da plataforma a ser escolhida em uma aeronave AEW&C, em complemento aos atuais 3 ERJ-145 AEW&C e aos futuros 6 A321 AEW&C que serão implantados nos próximos anos, já que a exigência é 18 a 24 unidades deste tipo de aeronave.
Se este projeto da india for bem sucessido e talvez feito sobre o modelo brasileiro caso escolhido, a Embraer poderia desenvolver uma versão global de exportação em parceria com a Saab.
Seria mais interessante …. se além da EMBRAER, outras empresas brasileiras como a AVIBRAS e tantas outras brasileiras, fizessem juntas um grupo, dentro das suas expertises, jutos com a SAAB projetos em que todas saiam ganhado.
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Projetos como radares ,aniônicos …etc … tecnologias de ponta em especial, em drones … um mercado promissor principalmente como projetos duais ( uso civil/militar ).
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E por falar na AVIBRAS …o governo atual … buscará verificar a situação dessa empresa… tomara que de tudo certo…. aos poucos …. o “gigante” se levanta.
Muita gente aqui não quer que o gigante se levante, querem que fique no chão a serviço dos EUA… é o brasileiro anti-brasileiro, odeia o próprio país…
Muita gente ama os equipamentos americanos, eu também mas na boa, os americanos não são confiáveis nem aqui nem na China!
O braziu nunca se levantará em nada meu caro Mengao, sabe porque? Porque no Japão o corrupto se mata. Na China, é morto. Na Suécia, é preso. Enquanto que aqui, concorre as eleições…
E “vence”………
Abraços
Exato, a impunidade é o maior dos males em nossa sociedade.
Saudações Tricolores !!!!
Nem ocidente, nem oriente…
Não podemos ficar a Mercê, seja de um ou outro..
Abraços
Deveríamos fazer igual a Cuba e Venezuela né!? (Sarcasmo)
Esses memorandos de entendimento nunca levam à nada.
Se não vendem nem o próprio produto, que dirá o dos outros…
BOA NOITE a todos!
Ainda torço pela Embraer e Saab se fundirem…, se tornariam um grupo de muito respeito mundialmente…, mais do que sozinhas…
Ambos têm muito a ganhar…!!!
Antes fundir do que o Brasil perder mão de obra para outros países devido a salários…
Tenho um amigo que saiu da Embraer e foi para o Canadá, o mesmo estava na parte de nanotecnologia…
Levou a família inteira…
Salários atrativos…, fazem o Brasil perder mão de obra que levou anos para formar…
Meu caro Cristiano,
Nao concordo com a fusao conforme voce sugeriu mas embora acredite que ambas as empresas podem trabalhar muito bem juntas em diversas areas.
A saida de cerebros estah acontecendo em um ritmo muito mais acelerado do que muitos imaginam. Nao eh apenas por causa de salarios mas os que saem do Brasil assim o fazem em busca de melhor qualidade de vida, perspectiva de futuro profissional mais estavel e com multiplas oportunidades.
Fusão não sei mas uma Joint Venture seria uma boa.
Caça de sexta geração sueco-brasileiro?????
Putzzzz…. Piada do ano!
Passou da hora.
Temos que ter uma contra partida pela aquisição da Gripen Sueca, ops Gripen !
Caro Fox. O contrato de aquisição do F39 tem diversas compensações de offset.
Caro Camargo.
Sim, mas o importante é saber se esse Off set será benéfico para o Brasil ou para os Suecos !
Até agora só vi benefícios para os Suecos !
Caro Fox. Existem vários tipos de contratos de compensação. O mais comum é o ingresso de dólares ou outra moeda estrangeira na mesma quantidade ou até maior que aquele que sai para os pagamentos dos contratos. Isso garante o equilíbrio da balança comercial. Por exemplo, a SAAB pode investir em uma fábrica dela no Brasil que exportará peças para toda a linha de produção na Suécia. Outro tipo de compensação é a instalação de uma unidade para a manutenção local das aeronaves, o que evita custos futuros em moeda estrangeira, além da criação de empregos qualificados no próprio país. Existem… Read more »
Pois é caro Camargo.
Você está me explicando exatamente o que escrevi.
Fábrica da SAAB no Brasil para exportar para qualquer outra nação no planeta, é mais benéfico para os Suecos (principalmente levando em consideração os inúmeros benefícios fiscais que damos), do que para o Brasil.
Benefício para o Brasil seria por exemplo, exportar para eles A-29, KC-390, Astros, MT-300, MANSUP, A-Darter, MAA1 etc etc.
Ou mesmo repasse deles (Suecos) para término do MAR-01, Sonares nacionais etc etc.
Olá Fox. Existem três níveis. No primeiro seria aquele no qual o Brasil não teria nenhuma benefício. Por exemplo, quando a Lockheed vende seus F35, a Polônia que adquiriu o modelo não tem ganhos. Nem o Brasil. O segundo nível é o resultado do contrato do F39. O projeto é da SAAB, mas conta com a participação da unidade da SAAB brasileira que fornece partes estruturais. Quando a SAAB vender um F38E/F, algumas partes do avião serão fabricadas no Brasil. Ainda que o ganho principal seja da SAAB, há um ganho para o Brasil. O terceiro nível seria o das… Read more »
Parceria muito importante para consagrar o espaço na Europa. Essa parceria endossa o KC-390 na Suécia e também da força de lobby governo x governo para que o negócio vá pra frente nos dois lados. 1- KC-390 vendido para Suécia e 2- Segundo Lote de Gripen E/F para a FAB. Notar que temos um problema sério quanto ao fluxo de pagamentos e a tendência com o governo atual é piorar… QUOTE/ O governo brasileiro havia demonstrado interesse em adquirir um novo lote de Gripens? Há conversas sobre isso? Micael Johansson – Sim, estamos em discussões iniciais sobre o lote dois e… Read more »
O governo atual – creio eu – não durará tanto tempo quanto gostariam, ainda mais repetindo erros das gestões anteriores.
Antes do prazo final de entrega (2027), já teremos novas eleições, espero eu que com presidentes mais comprometidos com o esse e outros programas de fortalecimento das Forças Armadas.
[OFFTOPIC]
EMBRAER lançou hoje, na LAAD23, o A-29N-ST na configuração OTAN.
Que configuração é essa?
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/laad-embraer-lanca-o-a-29n-super-tucano-na-configuracao-otan
Segundo ela, a “nova versão da aeronave, denominada A-29N, incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da OTAN, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.”
Single pilot? Sempre foi.b
Itens como novo datalink, single-pilot, atualização de dispositivos de treinamento como incluindo realidade virtual.
Single pilot? Sempre foi.
Pode ser que que o A-29N tenha a ver com a Embraer fechando um Memorando de Entendimento com a GMV, de Portugal, para uma cooperação nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas para o programa da aeronave A-29 Super Tucano.
https://www.aereo.jor.br/2023/04/12/embraer-lanca-o-a-29n-super-tucano-na-configuracao-otan/
Notícia interessante.
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Advogo que possa existir novas encomendas do A29 na FAB, de tempos em tempos, e que novos operadores da aeronave sejam alcançados em negociação governo/governo. É bom para a industria nacional (empregos diretos e indiretos, e impostos), é relevante em nossa diplomacia e oportuniza influencia militar em países amigos.
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Manter o A29 relevante aqui e lá fora oportunizará uma cadeia de insumos mais robusta para FAB também.
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Eita Carvalho, saiu o A29N, mas não é um P29.
rsrs
cabe qualquer coisa….em se colocando, funciona….se pendurar um casulo radar também funciona….pode não ser confortável…mas seria pragmático, barato e funcional….tá cheio de missões de 6 horas de voo…
O “N” deve ser de NATO, né?
Fiquei desconfiado com uma situação.
Poderia ser este tb o embrião para um projeto conjunto de uma aeronave maior de passageiros, dividindo custo e riscos do projeto?
Não, não é.
Se vc se referisse ao TPNG, talvez pudesse concordar. Mas daí a uma aeronave maior que o E-195 E2 já penso ser dificílimo. Só não acredito muito que a tal parceria se dê com os suecos, afinal, é na Ásia que se concentrarão as encomendas para este tipo de aeronave. Faz mais sentido oferecer á Índia esse offset pela compra do KC-390 para a força aérea indiana e obviamente pelo tamanho do mercado indiano e do sudeste asiático.
Bla bla bla …. E a Saab fecha com outro parceiro. Vide avião de vigilância aérea!
Ajudar a vender o C/KC-390 prá Força Aérea da Suécia que não, né????
Pensei que fosse o Tempest
Nada a ver…
Cara, você está precisando de óculos! É exatamente o mesmo equipamento com o mesmo tipo de carenagem!!
Acho que deveríamos fazer uma aliança mais próxima com a Suécia. Quase tudo o que precisamos, eles tem para vender. A família de blindados CV90 é um exemplo. Poderiam substituir quase todos os blindados do EB (M113, Leopards, M60, M109, etc) e ainda nos fornecer um IFV. Poderíamos produzir aqui mais de 1000 blindados das diferentes versões, fácil, fácil. Sem falar uma parceria para um caça de 5° ou 6° geração.
Após um período de distanciamento entre as duas empresas, porque os “gênios da raça” que administraram anteriormente a empresa de São José queriam vendê-la a todo custo,oportunidade de realinhamento para novos projetos, como a possibilidade de novos projetos ISR na plataforma dos E1 e/ou E2, como sequência natural dos Erj-145 ISR… Outro caminho seria uma fusão delas, ou compra pela empresa brasileira da empresa sueca, fortalecendo a posição das duas empresas em vários segmentos, já que são empresas que se complementam, não sendo concorrentes. Em paralelo a isso a Embraer deveria voltar a conversar com a Leonardo, outra empresas com… Read more »