IMAGENS: No aniversário da Base Aérea de Anápolis e do 1º GDA, caça F-39 Gripen da FAB aparece com o IRST instalado
Por Juliano Lisboa
Foi realizada hoje a cerimônia alusiva ao aniversário na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Na formatura alusiva ao 51º aniversário de criação da 1ª ALADA (Ala de Defesa Aérea) e do 44º aniversário da BAAN e do 1º GDA, o caça F-39 Gripen (4103) já estava com o sensor IRST (Infra-Red Search and Track) Skyward-G instalado.
O Skyward-G, produzido pela Leonardo, é um sensor eletro-óptico de longo alcance passivo, não emite sinais em seu uso e detecta assinaturas de calor de outras aeronaves. Sem ser detectado, proporciona vantagens táticas, pois com o IRST, um caça Gripen pode detectar e acompanhar alvos inimigos, incluindo aeronaves, navios e veículos terrestres com significativa capacidade “contra-furtivo” (counter-stealth).
Quando em conjunto com outros sensores do Gripen, permite a obtenção de informações de acompanhamento de alta fidelidade contra alvos complexos a longas distâncias (além do alcance visual).
É nas fotos do Aéreo que vejo a diferença de um fotografo profissional e as minhas quando tem portões abertos.Hahahaha Belíssimas fotos
Muito obrigado, fico feliz em ler isso.
Lindas fotos! Parabéns 🙂
Parabéns, mestre Julio!!! Excelente!!
As fotos realmente estão brutais!
Realmente, o fotógrafo faz uma enorme diferença. Estas fotos estão ótimas!
Olha só o que apareceu em Anápolis… O IRST!
Que venha o segundo lote!!
Em tese a FAB domina a pintura RAM (ou coisa semelhante, peço desculpas se errei o termo) que aumenta a discrição radar da aeronave.
Vai ser interessante ˜ver˜ um teste de aplicação da tinta nos F-39E/F.
Interessante também será conhecer o desempenho dos F39 contra os F5s e A1s em combates dissimulados pela FAB. Com radar ligado e sem radar ligado. E com e sem a tinta discreta.
Oi Neto, em 2012 fui numa palestra na UNIFA justamente sobre algumas atividades do ITA, inclusive a tinta RAM, com direito a fotos durante a apresentação. Estavam no caminho certo naquela época, mas ainda estavam longe de chegarem ao nível de um produto que possa ser produzido em massa e utilizado regularmente. Ou seja, ainda havia muito desenvolvimento à ser feito. Foi inclusive nessa palestra que provavelmente surgiu o mito do ‘Xavantão Stealth’, pois o ITA usou justamente a fuselagem de um Xavante para fazer os testes com a tinta, que de acordo com o palestrante (não lembro quem, vou… Read more »
Olá Leandro, já se passaram 11 anos e ainda não sabemos a evolução da pesquisa. Se foi descartada, ou se vai virar produto e se ainda esperam por investimentos para avançar. Aqui no Brasil, quem não é visto, não pe lembrado.
De certa forma eu concordo com você, mas temos um problema grave que é o imediatismo. Queremos tudo para ontem mesmo sabendo que leva tempo. Ao mesmo tempo, quando não temos notícias todos temos a tendência de interpretar da maneira como quisermos, ao invés de simplesmente nos contentarmos com o fato de que só não temos notícias. Pode ter continuado em frente, pode ter sido cancelado, quais os motivos, desafios, etc. Cada um parece entender da forma que bem entender e isso é chato demais. Eu concordo no sentido de que poderíamos ter maiores notícias, mesmo que sem detalhes até… Read more »
Isso é informação sigilosa. Não tem q ser divulgada em site aberto.
E nem quero que divulguem detahes. Como eu disse, nós não podemos saber de tudo, mas seria bom uma nota dizendo ‘estamos trabalhando nisso, naquilo, etc.’ Ajudaria à calar críticas e trazer mais apoio no geral.
Conhecendo bem o descaso com todo projeto brasileiro nos assuntos de defesa,dá pra imaginar que já cancelaram…
É fato. Em 1999 um cientista russo foi “contrabandeado” p Brasil via Londres, e trouxe as especificações da tinta. Essas especificações foram repassadas a uma grande fabricante brasileira de tintas. Esse Xavante não voou. Os testes foram realizados no solo.
Rinaldo.
Se puder e quando houver, peça para seus colegas tirarem uma foto, de dentro de um KC-390, quando este e o F-39 estiverem, em conjunto, realizando uma missão REVO.
Uma foto desta vale um quadro dos dois maiores alicerces atuais e, por um bom tempo, futuros, da FAB.
Sim, Cel. As fotos que vi ele estava numa espécie de ‘stand’ em solo aonde os testes eram feitos. Fiquei impressionado com o aparato de testes, inclusive.
Bem, a referida tinta melhora a absorção de ondas eletromagnéticas em cerca de 4%. Não é muito, mas faz uma diferença. Melhor éa suite de aviônica. Contra medidas eletrônicas que embaralham e confundem os radares das aeronaves inimigas. Soma-se a isso, o fato do Gripe, por ser pequeno, tem baixo RCS, ou seja, registro de assinatura de radar.
“Que venha o segundo lote!!..”
Sonhos de uma noite de verão.
Foi de tanto o povo aqui encher o saco pela falta do bendito aparelho que provavelmente a FAB disse ” ou coloca e treco aqui pro povo do aero parar de encher o saco vai” kkkkk
Foi só para os chilenos pararem de encher o saco nos fóruns espanicos. kkkk
Concordo o que já gastaram em comprar F 16 Boeing Awacs radar e mais manutenção caríssima , poderiam investir numa sociedade e participar na construção conjunta de um caça preferem dependência USA
Eita! Que droga! Um motivo de mimimi a menos para o povo do copo meio vazio!
Ah, mas só apareceu um. Cadê os outros. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu sou um dos que critiquei e não me arrependo.
Quero todos eles com IRST!
E sem desculpas esfarrapadas.
Paulo, eu também, sempre critiquei e cobrei, e vou continuar cobrando. Claro, sempre tem o pessoal chapa branca, que nunca cobram nada, e acham tudo as mil maravilhas…
Economia de recursos públicos me parece uma ótima “desculpa”
Deveria se arrepender sim, pois vc estava dando opinião sobre o que não sabe. O Brasil apostou e está comprando um caça EM DESENVOLVIMENTO, e nao um smartphone pronto para o usuário final. E vocês reclamando pq um equipamento nao estava instalado num momento inicial, sem saber o motivo disso.
Como contribuinte que somos, queremos respostas e retorno dos investimentos. Veja o que aconteceu com A-12. Está nas profundezas com milhões de reais investidos e perdas humanas em sua história.
Eu sei camarada. Mas é uma cobrança que chega a ser inocente. O avião em desenvolvimento, início de operação, voos de treinamento iniciais… e querem “ver” o IRST instalado. Não é assim q vc precisa ter a resposta desse investimento especificamente. Daqui a pouco vão querer vet meteor em todo voo do Gripen s4m saber as implicações disso. Foda viu. Dando um exemplo mais absurdo pra ilustrar, seria como o contribuinte falar: “comprei 36 caças, cadê os outros 32 em Anápolis?” Calma kct kkkkkk
Não me arrependo. Diante do histórico da FAB em adquirir equipamento degradado (A1 sem radar), investimentos que não geram frutos (A Darder, piranha) entre muitos outros, temos sim que cobrar e criticar quando necessário.
Vem com papinho que não foi instalado devido ao transporte e blá blá blá…
A Força Aérea Americana da show na FAB em matéria de transparência.
Aqui tudo é segredo.
Não se trata de desculpas esfarrapadas. Mesmo em Gripen E da Suécia, vc vê fotos com o equipamento instalado e sem ele. Trata-se de equipamento sensível sim, de instalação modular e que não precisa estar todo o tempo instalado. O mesmo se aplica a mísseis “de combate” ou de emprego real. Quando submetidos à dinâmica do voo, sua vida útil, medida em centenas de horas – enquanto a dos aviões é medida em milhares de horas – é sensivelmente reduzida. Mesmo na USAF, a menos que a aeronave esteja em área de conflito, o normal é ver mísseis de treinamento… Read more »
Excelente !
Não se arrependam das criticas, demorou e é só um. Tem que criticar e atacar mesmo
Ué? Ué? Ué?
Não falaram que o caça não teria o IRST?
Ué? Ué? Ué?
Pronto. Agora as viúvas do IRST vão baixar o fogo. kkkkkkkkk
A única coisa que faltou no Gripen foi os armamentos… já pensou ver o bicho completamente armado? Caraca… de resto, boas imagens. Parabéns quem tirou.
Sim, o 4103 já voava com IRST lá na Suécia. Assim como também tem fotos do 4101, do 4102 e do 4104, todos com o IRST, cada um deles em separado e também os 4 juntos, todos com IRST.
Assim como os dois suecos vistos na mesma solenidade de entrega. Depois, os mesmos aviões suecos aparecem, em voo, sem o equipamento.
Como assim? Qual o problema no acabamento? O que você notou de errado?
Se tu deduziu isso à partir da matéria do Sérgio Santana, publicada hoje no Aéreo, então não adianta discutir….tu lê, entende da tua maneira e quer que isso seja uma verdade absoluta. Daí fica difícil…
Morde as costas mimizento
Hehehehe…boa!!
Tão legal quanto as fotos do Juliano Lisboa do Gripen E com o KC-390 ao fundo é a foto do Gripen E com o Mirage IIIEBR ao lado. O passado e o futuro dos caças supersônicos da FAB.
Tem gente que hoje não dorme,apareceu a criança,finalmente.
Eu
Depois de três anos a criança nasceu…🤭
Achei interessante os Mirage III e 2000-C que o GDA tem.
Uma foto deles por inteiro seria bacana 😀
A FAB poderia manter esses dois mirage voando pelo menos para apresentação/comemoração em eventos ou ao público.as só deles estarem no pátio já e legal demais
Não pode ser, deve ser montagem, computação gráfica etc.
Em tempo: é zoeira, ironia de minha parte.
Aquela lanterna laranja, não é o IRST ???
E agora?
Não é IRST. É IOST,O de Orange…kkkk
kkkkk
vlw
abraços
Aleluia irmãos…
Não acredito, isso é reflexo do 1 de abril ainda rss
Esse Força Aérea Brasileira…Sei lá,parece coisa dos anos 50.
Ué, por quê? Não pode ser chamada pelo nome, a Instituição? O que é anacrônico é ser chamada de Comando da Aeronáutica. Já devia ter sido mudado para Comando da Força Aérea há muito!
Qual outra força Aérea,digna dessa denominação,escreve “força aérea de tal país”? Já não basta ter sequer um cocar unificado pra todas forças,tem poro nome por extenso na fuselagem. Enfim…
Quando não tem mais nada pra reclamar, até o nome é motivo de críticas…
O nível aqui caiu MUITO!
Exato!
Tem alguns aí que serviram na fraqueza aérea brasileira que se acham superiores. Enfim,dizer o quê…
Acho que existe uma tal de USAF (United States Air Force). Ouvi dizer…
Tá escrito nos F-16? Ou nos F-15? Ou nos F-22? Não!
Então”ouvi dizer” não quer dizer nada…
M explica, pelo amor de Deus, o que interfere, no quer que seja, estar escrito Força Aérea Brasileira, nas aeronaves??
Ele não é capaz de argumentar. Esquece.
Ah!, finalmente! Agora sim!
Depois de três anos com o primeiro Gripen de testes na FAB, finalmente o IRST em um Gripen da FAB… Só mais um detalhe, faz mais de um ano que os dois primeiros Gripen E de série chegaram na FAB, ou seja, mais de um ano para instalar um simples sensor “plug and play”…
Cadê o Wellington kkkkk
Não fala para ele que o Gripen F vai atrasar rs.
O Wellington é um dos poucos que critica as forças armadas, na minha opinião, ele crítica querendo o melhor, muito melhor que os chapas branca que aceitam tudo e nunca criticam nada, mas esses, infelizmente são o retrato do Brasil…
Eu sei que sente a minha falta… Rsrsrs
Os países constroem hangares para caças de forte concreto (em caso de guerra são os primeiros a ser atacados) e no Brasil os hangares de comuns. Gastam milhões em aviões e os colocam em um galpão comum. Este país é uma piada.
Volto à perguntar:
1°- qual a ameaça para esses aviões?
2°- quem atacaria o brasil e o GDA?
E depois,caso alguém se aventure à atacar um pais desse tamanho,é porquê tem poder pra isso. 40 ou 60 caças e nada é a mesma coisa. Porque não será um dos nossos vizinhos pé de bicho que fará uma coisa dessas.
Com as armas de hoje, nem esses hangares de concreto oferecem proteção. Abaixo, um link com imagens da destruição de um, usando uma SDB:
https://www.aereo.jor.br/2019/01/08/forca-aerea-indiana-vai-construir-108-novos-hangares-reforcados/
Muito bom! Como prometido pelo ex-Comandante da FAB, está instalado.
Parabéns pelas fotos Juliano.
Dúvida agora. Esse Migare 2000 e Mirague III, estão em condições de voo, talvez funcionando ou somente para museu?
Só museu… ficam em exposição aqui.
Os Mirage IIIE e 2000C são apenas para exposição estática.
Os caçadores de mitos derrubaram mais um, acharam o IRST desaparecido.
ALELUIA!
Para a felicidade geral da nação
estou com uma impressão que esse IRST é somente um mockup …
… calma, não joguem pedras 🙂
Meia hora de sol em Anapolis e já fosqueou o sensor…kkkk
Vai lá no site da fabricante e olha como ele é.
Skyward | Leonardo – Electronics
Putzzz…Tem que desenhar a piada???
Sei que você está brincando, mas é bom aproveitarmos para deixar claro que aquele laranja não é o sensor propriamente dito e sim, uma capa/proteção, que é movida quando da utilização do sensor.
Não entendi o motivo do riso. Tu sabe como funciona um IRST?
Pronto queriam a “verruga” agora olha ela ai 🙂 acabou o “mimi”
Faltam o Meteor e o IRIS-T ainda…
Estão nos paióis.
Que bom, Cel Nery. Agora para ficar tudo no grau só falta adquirir mais uns lotes deles e quem sabe de T-50 também pra formar um mix High-Low, não é mesmo?! O que o senhor acha?
Acho bobagem essa história de High-Low. É pra quem tem dinheiro sobrando. Ninguém pensa em logistica quando fala de avião. Acho que precisam conhecer uma oficina de motores…
Mas aqui antes não faziam um High-Low de F-5 com Mirages?!
Compraram o F-5 porque a oferta via FMS valia a pena. Mais barato que comprar mais F-103.
E outra coisa. Hoje vemos até países da África como Uganda ter um mix High-Low com caças pesados de alto desempenho como o Su-30. Uganda é um país africano com 31 milhões de habitantes, e mais atrasado que o nosso, cuja agricultura é o principal setor da economia (80%)…
O senhor não acha degradante um país de nosso tamanho territorial e econômico investir menos em defesa que um país da África Oriental?
Acho. Vamos voltar ao tema “folha de pagamento”?
Uganda tem, se muito, 6 Su27 cuja manutenção é precária, a ponto de ter sido feita na Ìndia, e não na Rússia, mais uns 10 Mig21 mais antigos que o 14 bis… não há qualquer comparação entre o investimento de defesa de lá, e o do Brasil.
Fucking shit!!! É o IRST ali???
Otima noticia! Principalmente pelo fato de que tal sistema foi implantado/integrado no Brasil! Nada menos do que esperado !!!!!
“tal sistema foi implantado/integrado no Brasil!..”
É equipamento plug-in. Somente foi colocado ali no nariz dele.
Pra galera que não dormia pensando no IRST
Pronto! Espero que aqueles que reclamavam do bendito IRST tenham tido orgasmos mentais com essas imagens.
É uma piada a instalação do IRST ter se tornado notícia no contexto que se formou sobre isso. Gente chata do caramba
Exato!!
Desculpem minha ignorância, mas o espaço anterior ao assento do piloto aparenta um segundo assento preenchido por cablagem. Devo estar equivocado.
Está.
Aleluia!!!
Mas só espero que não seja CGI e/ou pra fazer a fato e depois tiraram… Rsrs
Falta saber dos outros…
Mas falando sério, o cronograma de entregas continua atrasado, está faltando os 2 que não foram entregues ano passado, alguém sabe notícias deles e dos devem ser entregues esse ano? E o treinamento dos pilotos, quando mais serão formados?!
Até mais!!!
Olá, vou responder suas perguntas. Vamos lá: Não é CGI, cheguei a menos de 1 metro dele hehehe. Não colocaram pra fazer a foto. É um equipamento móvel, de acordo com a necessidade e/ou treinamento ele é instalado, como deve saber é caro. Sobre os pilotos, nova turma já esta sendo formada, 3 pilotos suecos estão aqui dando aulas, em junho os nossos estarão aptos. Sobre a entrega, sim esse ano chegam mais, não sei responder quando
Olá Juliano, agradeço às respostas, mas alguns pontos precisam ser colocados… Sobre o CGI, lógico, foi brincadeira… (Não iria perder a piada, rsrs)… Mas, quanto ao IRST no Gripen…. NÃO SÃO “equipamentos móveis”, se te falaram isso, mentiram… Não tiram e colocam quando dá vontade… Isso não é um POD, como no Super Honet e Eagle, por exemplo. O IRST no Gripen é para ser igual aos outros que equipam outras aeronaves de caça mundo a fora, em posição semelhante (no nariz da aeronave, em frente ao radome do cockpit) são aparelhos que compõe a estrutura da aeronave, na qual… Read more »
Olá Wellington, tem razão, me expressei mal, o certo seria modular. Obrigado pela correção.
Está aí o IRST. Quanto as fotos, meus parabéns, estão incríveis, muito obrigado por compartilhar! Apenas uma observação, sempre fomos acostumados a ver o F-5 com o tanque ventral, com uma capacidade de combustível de 2.560 Litros (interno) + 1.040 Litros no ventral (externo) totalizando 3.600 Litros. Já o Gripen, somente internamente são 4.535 Litros. Ou seja, ele irá obviamente dependendo de sua missão, utilizar tanques externos, mas provavelmente o veremos quase sempre sem tanque externo. Visualmente o tanque deixa a aeronave mais “parruda” , com seu perfil mais agressivo, mas isso já mostra a evolução. Sem falar no empuxo… Read more »
Dois J85 de um F-5 entregam, juntos, 4534 kgf de empuxo em PC. Dois F-5 (4 J85) produzem, juntos, 9068 kgf em PC. Um único F414 produz, em PC, 9983 kgf de empuxo. Sobram mais de 900 kgf ainda. Realmente, é muita potência!
Vale notar que o Gripen é bem mais pesado que o F5, mas a relação peso/potência ainda é muito superior.
Eu não quero comparar um simulador, especialmente modificações feitas pela comunidade, com a realidade. Contudo, no DCS, é impressionante a rapidez que os Gripen decolam, ganham velocidade e altitude. Ultrapassam meu Mirage 2000 na maior tranquilidade. Alcançar eles é um sofrimento.
Quando os Gripen já estão começando a voltar pra base, os F5 (que decolam em seguida) chegam. Chega a dar dó rsrsrsrs
É potência demais. Super Hornets com as F414 são um absurdo perto do F-5 com J85. Decolando de porta aviões então…é algo surreal.
Deveríamos adquirir 120 unidades desses caças. Um número ideal para nossa soberania. Além do míssel de cruzeiro da Avibras.
Não sei o número exato que precisamos pra manter uma capacidade disuassória mínima, mas o que foi encomendado até o momento com certeza está longe do ideal e o próprio pessoal da FAB sabe disso. Apesar de tudo, penso que seja a Força mais bem administrada das 3 em relação à aquisições. São certeiros nas escolhas, fazendo um bom equilíbrio entre orçamento e estado da arte.
Não sei se gastar 5 bilhões sofridos em 36 caças são um bom equilíbrio não, mas tudo bem. A história dirá
Até que enfim tá instalado esse equipamento, reduz o trabalho do piloto e facilita na hora de combater e empregar o armamento correto conforme o grau da ameaça.
https://electronics.leonardo.com/en/products/skyward-1
Oi Mario, eu também estava procurando os dados.
Achei uma imagem do alojamento reservado para o IRST, ou seja, o cara é plug-and-play, ehehe.
https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftwitter.com%2Fjrvianney%2Fstatus%2F452048294420570112&psig=AOvVaw2MMP69nWmdnjuD3mdc8ps9&ust=1680896312268000&source=images&cd=vfe&ved=0CBIQjhxqFwoTCIj2wu6Alv4CFQAAAAAdAAAAABAE
A FAB deveria adquirir logo uns 300 desse de início pra aprimorar a nossa Defesa Aérea, e depois, comprando esses e outros tipos slb novos, parar com o mi-mi-mi de falta de grana. Aproveitar o fura teto.
IRST Skyward
https://electronics.leonardo.com/en/products/skyward-1
IRST Skyward made in Leonardo!
Tá aí o IRST..mas e probe REVO cadê?
A sonda REVO do Gripen é retrátil, sobre a tomada de ar esquerda. É assim desde a entrada em serviço do Gripen C/D. Os Gripen A/B é que não tinham sonda, fixa ou retátil. Nos Gripen E/F, a sonda é do mesmo tipo que dos C/D.
Gripen-em-REVO-foto-Saab.jpg
Já tinha visto fotos mas não sabia que era retratil! Tb não era crítica mas sim curiosidade! Quem dera os comentários aqui fossem sempre precisos e informativos assim! Valeu!
Vai ser utilizado na hora e na fase certa, tal como o IRST hoje. Que desespero !
Não tem nada de desespero! Pelo visto pessoal tá tão a flor da pele nesse forum (sabe-se lá pq) que é preciso expressar direitinho se é hate ou curiosidade! Vou te contar viu?!! No meu caso era só curiosidade mesmo! Torço pra que o programa seja um sucesso! Apesar de tanto atraso..
Apesar de ser dito e repetido que tinha o IRST sempre tinha quem questiona-se, agora estão aí as fotos com o IRST instalado!
Para felicidade geral da nação!!!
Eu nunca duvidei do IRST nos F-39.Mas não posso deixar de notar que o serviço não ficou muito bem feito. Parece mal acabado.Logicamente que o equipamento não é para bonito, mas dá a impressão que aquela chapa de revestimento pode se desprender num voô super sônico. Tem uns 2 cm de distância entre o revestimento e o “para-brisas”, kkkk, não resisti.Na primeira foto, bem no ângulo da chapa onde que está próximo à “cúpula” do equipamento, na parte de baixo do ângulo, parece que a o corte da chapa, manual, errou o tracejado e ficou torto.Novamente, sei que não é… Read more »
Olá, realmente não é bonito o acabamento, mas ele não é feito pra ser bonito e sim funcional, não estamos falando de um carro. Mas um avião de combate. Numa pesquisa rápida que fiz na internet, todos os IRST que vi são feios ou mal acabados. O mais bonito é do Rafale mas parece que tem um buraco que esqueceram de tampar. Claro nos aviões de quinta geração ai é outro nível. Enfim.
Por que o Rafael tem dois?
Mal acabado, corte manual, ficou torto, se desprender em voo…tu não acredita, na real, que isso que você mesmo escreveu seja verdadeiro, né? Empresas como a SAAB e Leonardo fazendo gambiarras e adaptações?? Eu não entendo certos comentários….
Não fique bravo, não é nada pessoal. Abraço.
Imagens que trazem paz! Literalmente!!! kkkk
Pronto! Acabou a ladainha…
Quando esse Gripens estarão armados e prontos para uso?
No barsil??? Nunca. Ou no final da vida dele,igual aos F-5 e A-1.
Hoje. É só colocar os mísseis embaixo dele. E os cartuchos no cofre do canhão. Por que a dúvida?
Porque nunca se viu uma aeronave totalmente armada no Brasil. No máximo dois mísseis de curto alcance na ponta das asas
Agora pode caçar tranquilo!
Pronto, agora os chatos do fórum que reclamaram tanto da falta do IRST quando da chegada dos Gripen em SC se calam de vez. Obrigado ao fotógrafo por esse imenso favor!
Funciona?
Alguém tem informação dos testes realizados com o IRST?
Como ficou o desempenho final, adequado ao anunciado pelo fabricante?
Por que os aviões não podem usar, quando Rafale, Eurofighter, J-10, SU-3X, todos eles têm os seus IRSTs fixos?
Em qualquer país desenvolvido, é super normal o cidadão pagador de impostos cobrar das suas FAs informações sobre o uso dos impostos, só aqui tem essa santificação boboca.
Que míssil é aquele na barriga do Mirage?
Fernando, é o Matra R530 se não me engano. Existiam versões IR e guiadas por radar semi-ativo.
Matra R.530. Possuía guiamento IR ou radar semi-ativo.
Rapaz, se fosse um daqueles programas de perguntas e respostas, eu acho que venceria por uma fração de segundo!
Mas apenas para acrescentar alguma coisa, Fernando, se estiver pelo Rio, há um Matra R.530 em exposição na sala de armamentos no MUSAL, assim como um AIM-9B.
Hehehe …escrevemos juntos, Leandro.
Os caças Gripen ou a maioria deles, não deveriam ficar baseados em Anápolis (???) “Para proteger Brasilia”??. O inimigo potencial não é mais a Argentina, mas sim a Venezuela. Os caças devem ficar baseados em Manaus.
Bolivarianos e argies??? Inimigos?
Os caras estão quebrados. Que perigo oferecem?
Vou explicar de novo: não teremos mais um “Pearl Harbor”, como em 07/12/1941. A Venezuela não vai bombardear Manaus de surpresa. A Rússia avisou a Ucrânia q iria invadir. Todo conflito é precedido por uma situação de crise. Estamos em crise com a Venezuela? E existem “princípios de Força Aérea”, e um dos principais chama-se “mobilidade”. Os F-39 podem ser deslocados p qualquer local onde haja uma pista asfaltada de 1800m.
O sensor IRST,precisa da garrafa de nitrogenio?
Sabem do cronograma da chegada de mais F-39?
Grato
Resfriado a ar
Obrigado Jadson
Essa foto do Gripen E ao lado do Mirage III EBR…. nossaaaaaaaaa! Merecia um prêmio!