Embraer C-390 Millennium recebe Certificado de Tipo Final, alcançando a Capacidade Operacional Completa (FOC)
O programa do jato multimissão C-390 Millennium, da Embraer, alcançou um marco histórico na aviação mundial. Em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, com a presença do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês).
Emitido pelo IFI (Instituto de Fomento Industrial), organização militar vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.
Desenvolvido sob os rígidos requisitos operacionais da FAB, a gênese do C-390 Millennium está no modelo da tripla hélice, o ponto culminante da união das maiores mentes da academia, da indústria e do Estado. Como parte do processo de desenvolvimento e certificação, mais de 3.400 horas foram voadas nas aeronaves protótipos sob as mais diferentes condições operacionais, e outras 85.000 horas foram realizadas usando bancadas e dispositivos de testes em laboratório. O resultado, após anos de desenvolvimento, testes e certificação, é um projeto estabelecido de acordo com os mais altos padrões do mercado.
O C-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível.
O C-390 Millennium pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Em sua versão de reabastecimento, a aeronave é comprovada não apenas no reabastecimento aéreo, mas também como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 Millennium a partir de Pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.
Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390 Millennium, já acumula mais de 8.200 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.
FONTE: Embraer
Esse ainda venderá muito,é produto de alta qualidade e terá seu espaço!!!
Com certeza , estou torcendo pra levar o contrato indiano !!!
Parabéns a todos envolvidos pelo marco!
Um produto de classe global!
Uma dúvida, o FOC engloba abastecimento de helicópteros? Já foi feito o mesmo?
Exatamente o que eu vim perguntar. Lembro de matérias sobre os testes de reabastecimento entre o KC390 e os caças e entre o Hércules e os helicópteros mas não lembro se já foi divulgado sobre o KC390 ter sido homologado para helicópteros.
Acho que é um caminho sem volta: esta aeronave está fadada ao sucesso!
Só na Europa vários países precisarão substituir seus velhos C-130 até o final da década. Ainda tem o mercado asiático e o Oriente Médio…
Só vejo potencial, se a Embraer oferecer condições vantajosas para os futuros compradores assim como o governo brasileiro utilizar de sua posição, visto que rumores apontam que a Airbus pretende desenvolver um “A200M” para substituir o CN-235 e C-130 Hércules. Além disso tem a força que a União Europeia exerce sobre sobre seus aliados assim como os EUA.
Quem financia a maioria das vendas da Embraer é o BNDES.
A Áustria é um dos casos…parece que o 390 tá bem cotado lá para substituir o Hércules.
Como relatado no texto,esse é o caminho do Brasil “união das maiores mentes da academia, da indústria e do Estado”
E o tal pouso na Ilha Rei Jorge na Antártida, tem certificação para isso também?
Depois de 8 anos do primeiro voo, o AC-390 atinge a FOC.
Tem avião “voando” desde 2010 e que ainda não atingiu o IOC….
Parabéns à FAB e a Embraer. A TOT do AMX segue rendendo frutos.
Certificação muito bem vinda para reforçar as campanhas de venda do avião pelo mundo. Não estamos falando mais de um produto em testes mas de um avião plenamente operacional, utilizado por uma Força Aérea que cumpre missões tanto no clima equatorial úmido da floresta amazônica quanto no congelante clima da Antártida.
Seria bom agora imagens reais do KC-390 cumprindo missões de combate a incêndios e reabastecendo o Gripen E, duas aeronaves no estado da arte.
“Seria bom agora imagens reais do KC-390 cumprindo missões de combate a incêndios e reabastecendo o Gripen E…”
No dia em que estas missões ocorrerem, junto com a operação na Antártida, acredito que serão mostradas.
Sim. Quero muito ver as imagens, sobretudo do reabastecimento do Gripen. Um em cada pod. Que fotaço!!!
Problema é que o Gripen não deve estar certificado para isso ainda. Aliás, isso já deve estar ocorrendo aqui, com o próprio KC-390, né? Só não divulgaram fotos ainda.
Excelente notícia ter saído a certificação final!E essa ideia da versão civil do C-390? A Embraer já esta lançando versões cargueiras dos E-Jets e como o C-390 nasceu dos E-Jets não haveria competição entre a versão civil do C-390 e as versões cargueiras do E-Jets com uma vantagem para o C-390?
Kc 390 não nasceu dos E-Jets. São avioes completamente diferente.
No início, a EMBRAER queria fazer uma gambiarra fazendo que o Kc-390 fosse uma cópia adaptado do E-Jets, porém, a FAB queria um cargueiro 100% militar e superior ao Kc-130.
Ele evoluiu e virou um avião totalmente novo, mas partiu do projeto inicial que era um E-190 modificado para se tornar o que é hoje não começaram do zero, não jogaram tudo fora, foram modificando e evoluindo para ficaram com maior capacidade e de acordo com as necessidades da FAB e terminaram com um avião totalmente novo diferente diferente do projeto inicial!
O KC-390 nunca foi um E190 modificado. Sempre foi uma aeornave nova que talvez aproveitasse umas poucas partes dos Ejets. Mas não é e nunca foi um E190 modificado.
Olá Fabio. Claro que a engenharia aproveito muita coisa do conhecimento adquirido com o desenvolvimento do Emb195. De fato, o C-X seria uma evolução direta do avião civil, mas esta ideia foi logo descartada e o projeto começou do zero. E foi uma excelente decisão, inclusive usando realidade virtual para projetar tanto a fabricação quanto a manutenção do aparelho.
Olá Fábio. Lembro que inicialmente, o projeto C-X aproveitaria a base do Emb195, inclusive as asas. Contudo, logo no início foi percebido que isso levaria a um modelo que não atenderia os requisitos da FAB. Então, a ideia foi abandonada e o KC390 nasceu do zero, já visando o transporte de veículos de combate e outra capacidades. A aeronave ficou maior e mais pesada, mas tudo indica que foi uma decisão correta.
Muito bacana! Feliz por esse programa alcançar esta marca.
E o FAB 2858 foi entregue?
A informação era que seria entregue em 31/03, mas se foi, não divulgaram nada ainda.
Atualizando: na data de hoje, 03/04, FAB e Embraer realizaram cerimônia para marcar a FOC do KC-390 e a entrega do 2858 para o 1° GTT.
Foi entregue dia 03/04 se não me engano.
espero que a FAB adquira um número maior do que o estabelecido na última revisão do contrato.
Vai vender muito!
Excelente, só paira dúvidas sobre o REVO de helicópteros. Que por algum motivo não foi divulgado.
Se procurar no Youtube acha imagens…
Teria o link? Porque procurei e não localizei.
KC-390 e H-36 não encontra imagens…
Nunca vi foto ou vídeo de REVO entre KC-390 e helicópteros, nem no youtube.
Acredito que ainda não o fizeram. Quem está reabastevcendo os Caracal são os Hércules ainda.
Que eu saiba não estão sendo voos de reabastimento de helicópteros na FAB, nem com o Hércules, além de testes realizados já a algum tempo.
Foram feitos testes, entre KC-130M e H-36. Se está sendo realizado operacionalmente na atualidade, também não sei.
Exato.
Parabéns!!!
E já tem passarinho verde cantando que está para sair imã versão alongada cargo civil…
Vamos ver se na Laad se confirma o zum zum zum
Se não me engano, a Embraer deixou congelado aquele outro programa de turbohélices. Não faz sentido a Embraer investir numa variante do C-390 sendo que este ainda não teve um volume considerável de vendas. Projetar ou adaptar um avião custa dinheiro e tempo. Não deve ser a prioridade da empresa agora.
Quase perdermos a EMBRAER. Teria sido uma tragédia nacional. Mal.ditos sejam esses Neoliberais.
kkkkkkkkk falo “nEoLiBeRaIs” ja da pra saber quem entende zero do tema
O Neolibearismo, funciona como entregar o pais de bandeja aos potencias mundiais, o que eles querem? o Brasil envie um navio de mineiro e volte um canoa de Iphone ou ainda que o Brasil envie um navio de algodão e volte um carro de camisa da Versace….
Neoliberalismo é quando você faz um financiamento no banco para comprar uma vaca, daí um grupo de acionistas da rede de supermercados dão um calote de bilhões, obrigando a rede a fechar várias unidades, com isso a empresa de laticínios para de comprar o seu leite enquanto que o preço da ração da vaca aumenta em função da flutuação do dolar atrelado ao preço do petróleo, dai sua vaca morre de fome, você continua devendo o valor de duas vacas para o banco, que toma a sua pequena propriedade colocada como garantia, obrigando você a morar de aluguel na periferia… Read more »
No socialismo a propriedade é do Estado. A estatal que fabrica a ração não consegue atender à demanda. O Estado não envia ração para o produtor e confisca a vaca. Os dirigentes do país fazem um churrasco com a vaca. O produtor rural e sua família morrem de fome. O Estado arruma outra família e coloca para trabalhar na propriedade, cedendo um bezerro para eles engordarem com ração estatal, recomeçando o ciclo.
Empreendedorismo é quando vi e vende a bicicleta e compra um bezerro que é alimentado com o texto do almoço. Como você não consegue vender o leite porque o distribuidor cobra uma taxa que é maior que o lucro e ninguém quer comprar a vaca, você usa o bicho para carregar os pacotes nas entregas de compras online do shopee.
Parabéns ao Brig R1 Zavaroni, primeiro Gerente do Projeto na COPAC, em 2009, que transformou um projeto meia boca da EMBRAER nesse sucesso que é a aeronave, hoje. Eu estava lá e presenciei a história.
Aqui ama a Embraer rs
Nada contra, pelo contrário. Voei muito EMBRAER na minha carreira aviatória. Mas é a verdade dos fatos. A EMBRAER sabe disso.
Prezado Rinaldo, qual era a ideia inicial da Embraer? E no quê ela é diferente do produto final? Grato.
Olá F. O Rinaldo conhece a história melhor o que eu, mas eu lembro que o projeto inical do C-X seria uma versão militarizada do Emb195, aproveitando ao máximo a plataforma. Lembro de ler ou ouvir que até mesmo as asas do C-X seriam as mesmas do Emb195, ainda que colocadas sobre a fuselagem. Ficou claro que a aeronave não atenderia os requisitos da FAB para substituir o C130. Por isso, a ideia foi abandonada e o projeto começou do zero, a partir de demanda de carga, o que inclui veículos de combate como o Guarani. Lembro de uma etapa… Read more »
Era isso mesmo. O Ozires, aí embaixo, traduziu “meia boca” por “menores custos”, o que dá no mesmo. A sua explicação está correta, Camargo. O Zavaroni tomou uma simples iniciativa, que foi a de realizar vários workshops com os futuros operadores e “clientes” (Brigada Páraquedista, COMANF, DECEA, DIRSA etc.). O resultado foi a adequação do projeto às reais necessidades. Tá aí o bom resultado. O avião tinha que transportar o Guarani, o hospital de campanha, um radar móvel do GCC, e por aí vai. Houve um aumento considerável do peso inicial, que resultou na troca dos motores inicialmente designados.
Camargo explicou abaixo.
A FAB é meia boca e vc não coloca defeitos rs
Boa! Kkklklkkk
A FAB tem um monte de defeitos, mas não é com você que vou discutir isso. Tem gente mais qualificada.
Acho que os mais qualificados não querem vc junto deles,já que vc está aqui,junto aos desqualificados.
A primeira versão apresentada para a FAB focava em menores custos de desenvolvimento. Não era meia boca… era o que se podia oferecer mais barato (dado que nunca temos $$$). A FAB entendeu, corretamente que seria melhor gastar mais e ter o melhor… e a Embraer topou o desafio. E aí está… Só que depois a FAB não honrou seus compromissos originais de desembolsos e encomendas.
Parabéns Embraer e todos seus colaboradores
Parabéns, simples assim…q seja o ponto de partida p aeronaves ainda melhores e pq não maiores…
A 1a foto é fantástica….belo efeito dos flares. https://www.youtube.com/watch?v=CGPx_NtJVuk
Quantas unidades precisam ser vendidas para pagar o investimento do Governo Federal nele?
As 28 unidades inicialmente contratadas. Contando todas as vendas. Acho que já se pagou (com $$ futuro das vendas já realizadas)
Olá Neto. Cheguei na mesma conta.
Dificilmente.
Teve vários atrasos nos pagamentos no decorrer do programa, o que certamente influencia o resultado.
Além disso teve a perda de uma aeronave que foi pro balanço da Embraer (e não do Governo).
Acho que errei aqui. . O Investimento do governo federal para ter essa aeronave, não sabemos o tempo de retorno estritamente financeiro. Para o investimento ter valido a pena para a Embraer as 28 unidades. . O investimento em P&D de um Estado para um produto que vai ser usado por ele se vale de sua necessidade. O acordado era 28 unidades como essa conta para o GOV e para a Embraer. . A FAB entendeu que para ela um número menor seria necessário. Todo o ruído no contrato era para fazer valer o tempo e investimento da Embraer. Então… Read more »
Investimento fedeal não se paga com vendas.
Com certeza não, uma coisa não tem nada a ver com a outra mesmo, visto que, como a própria palavra diz, é um investimento, onde o país ganha por diversos outros lados. Mas acredito que o colega Graxain quer saber dos valores básicos (conta de padaria, como falam aqui). Talvez o quanto foi puramente investido e o quanto a Embraer já faturou com ele.
Caro. É uma pergunta difícil. Como o desenvolvimento foi custeado com recursos do Tesouro, a pergunta é saber qual será o retorno para o Tesouro de forma direta e indireta. Para a Embraer, que praticamente não investiu, seu lucro virá já da primeira unidade vendida. Eu lembro que o Tesouro investiu cerca de R$ 5 bilhões para o desenvolvimento do projeto (ou dólares.. não lembro). Considerando que cada aparelho custe US$ 80 milhões (ou R$ 250 milhões), seria preciso calcular qual seria a arrecadação de impostos por cada avião. Além disso, seria preciso calcular qual a fração deste valor foi… Read more »
O Market share divulgado na época, para angariar apoio político e justificar o investimento neste desenvolvimento, foi de 300 aeronaves. . Em termos financeiros, divulgaram também que o número de aeronaves retornaria aos cofres públicos coisa como ~R$ 2,4 bilhões de reais em royalties e outros ~R$ 2,4 bilhões em impostos. De uma forma muito interessante, as continhas praticamente bancavam o investimento. . Enfim, descreveram como vantajoso aplicar um caminhão cheio de muitos bilhões de dinheiro público no desenvolvimento do projeto. . Hoje, na prática, aeronave vendeu pouco e as continhas se encontram negativas. Alguns complicadores: No passado, o real… Read more »
Projeto militar não precisa ter retorno financeiro para o Estado. Apesar dos pesares acredito ter sido um dos projetos mais exitosos das FFAA nos últimos 20 anos. Se a encomenda inicial tivesse sido mantida o sucesso seria completo.
Investimentos em projetos militares TEM de trazer retorno financeiro ao Brasil. A questão é que o retorno não necessita ser direto.
Sabe o que eu faria se fosse a EMBRAER nesse momento, investiria numa Inteligência Artificial para pilotar essa aeronave, a China esta desenvolvendo o TP500 um avião cargueiro que não precisa de piloto, fizeram o teste e ele vou 500 quilômetros sendo muito mais econômico em todos sentidos, isso que é o futuro… se a Embraer não acordar, quando ver será engolida pelo tigre Chines!
Não li nada sobre operações de pouso e decolagem no gelo da Antártida.
Lá a FAB não pousa no gelo. Pousa no cascalho.
A FAB pousa no gelo sim. Eu vi até um pouso acidentado de um C 130 da FAB no gelo.
Glasquis, eu acho que quando a pista está congelada não pousam. Nem os chilenos. E o acidente foi uma ¨manicacada¨ dum Major. Nada a ver com gelo.
Uma dúvida senhores, de todas as aeronaves que foram encomendadas podem realizar e receber reabastecimentos? Pq li em uma página no insta que após a aposentadoria de 1 dos kc-130, somente teriam como reabastecendores um kc130 e um kc390.
Realmente, o KC-130M 2461 foi desativado após o EXOP Tínia, no final de 2022. Assim, só resta o KC-130M 2462. Dos KC-390, todos possuem sistemas, tubulações, parte elétrica, etc, para realizar missões de REVO. Porém, os pods de REVO propriamente ditos, acredito que só tenham sido recebidos 1 ou 2 pares até agora.
Caro Santamariense, salvo engano, da frota da FAB até hoje só vi o FAB2857 realizando REVO. Inclusive estava fazendo isso há algumas horas entre Canoas e Santa Maria, com o callsign “BARAO”.
Olá, BK. Então é isso. Só adquiriram 1 par de pods REVO até agora.
Os pods podem ser utilizados por qualquer dos aviões já entregues para a FAB. E nunca via a informaçao de que só foi adquirido um par de pods. E não somente os pods, mas também os tanques internos para o REVO.
Eu também nunca vi que foi adquirido somente um par de pods de REVO e seus tanques internos correspondentes. Mas, também nunca vi que tenham sido adquiridos em maior quantidade? Você viu?
Não… e é por isso que não afirmo, como fizeram acima, que adquiriram somente um par, e nem que adquiriram vários…
Na publicação da Embraer destaco: “Embraer deu início ao processo de entrega à FAB da sexta unidade do C-390, primeira na configuração FOC. As demais aeronaves já entregues à FAB serão agora atualizadas para poderem operar com suas capacidades completas. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas poderão receber estas capacidades.” Me pergunto quais seriam tais atualizações, pois parece que foi acrescentado algo, não só uma atualização de software ou coisa do tipo. Será que o FAB2858 tem alguma diferença externa visível em relação a seus predecessores? Ansioso para mais fotos. O FAB2854 passou recentemente por atualização, e, pelo… Read more »
O 2853 é do 1⁰/1⁰ GT e está operando em Anápolis. Talvez seja um exercício da própria Unidade, em conjunto com o GTT.
É uma possibilidade. Cogitei o treinamento de tripulações pois imaginei que o tráfego aéreo no entorno do Rio não seja muito amigável para esse tipo de operação, então, talvez, tenham mais liberdade por lá.
Falando nele…
https://www.flightradar24.com/GORDO53/2fc4c717
É formação básica de pilotos.
Qual a data para a próxima entrega?!? E será que demorará muito para vermos fotos e vídeos do kc390 aos F-39?!?! Ou um F-39 é um F-5?!?
Gostaria de ver uma matéria das aeronaves concorrentes do C390 e de seus possíveis compradores no mercado mundial!