PARIS — Em 13 de março de 2023, a Direção Geral de Armamentos (DGA) anunciou a qualificação do padrão F4.1 da aeronave de combate Rafale, permitindo sua entrada na era do combate aéreo colaborativo.

O primeiro bloco do padrão F4, o padrão F4.1 inclui notavelmente capacidades de combate aéreo colaborativo, a integração de armamento AASM de 1.000 kg e um fortalecimento da aeronave contra ameaças cibernéticas.

Fruto do trabalho realizado na plataforma pela DGA, pelos estados-maiores do Exército e pelo Departamento de Manutenção Aeronáutica (DMAé) em colaboração com a indústria, o padrão F4 se insere na lógica de desenvolvimento incremental do Rafale, para permitir que ele se mantenha no mais alto nível em face das mudanças nas necessidades nacionais e de exportação.

Este novo padrão traz grandes desenvolvimentos de capacidade no campo do combate aéreo: integração da mira do capacete Scorpion, melhorias no controle de tiro para o uso “offboard” do míssil Meteor (míssil controlado por uma aeronave que não a aeronave de disparo), evolução dos algoritmos da da detecção passiva de ameaças, bem como maiores capacidades de troca de dados entre Rafales.

O padrão F4.1 também permite aproveitar a integração da arma AASM de 1.000 kg com orientação GPS/laser, maior proteção contra ameaças cibernéticas, novas funções para os sensores Talios, OSF e RBE2 e os primeiros desenvolvimentos no campo de conectividade.

A qualificação desta norma mobilizou vários centros de perícia e testes da DGA, em ligação com as equipas de teste da Marinha Francesa, da Força Aérea e Espacial e da Dassault Aviation.

A primeira campanha de testes do Rafale ao padrão F4.1, colocada sob a responsabilidade do DGA Flight Test Center, decorreu em abril de 2021 em Istres. Numerosos testes na área de guerra eletrônica, resistência a ambientes aeronáuticos e armamentos também foram realizados nos últimos dois anos nos centros de Gerenciamento de Informações da DGA, Técnicas Aeronáuticas e Testes de Mísseis da DGA.

Todos os Rafales da Força Aérea e Espacial e da Marinha Francesa serão gradualmente adaptados a este novo padrão.

A experimentação operacional da Força Aérea e Espacial e da Marinha Francesa começou em 3 de março de 2023 e um primeiro embarque a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle está planejado neste contexto durante a primavera.

FONTE: Direção Geral de Armamentos da França

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M4l4v|t4

Nesse aspecto o Rafale está 10 anos atrasado, no mínimo, em relação ao Gripen. Ou 30 anos se você considerar que o Gripen C já tinha essa capacidade.

Marcelo Bardo

Mas como já foi esmiuçado aqui inúmeras vezes, o Gripen não vende devido ao lobby político que os concorrentes possuem. Coisa que o Gripen não tem, não é por demérito técnico de suas capacidades.

M4l4v|t4

Perfeito. Como produto ele tem a melhor relação custo-benefício. Mas competir com cashback publicitário da Bic, L’oréal, Carrefour, Pegeout e outras, fica difícil. Sem falar nas operações de doleiros a serviço das empresas francesas que ano após ano, e desde que o mundo é mundo, vem a tona. Produto de defesa feito na França só ganha concorrência na base da comissão, porque não são competitivos. Quem é que vai comprar o Caesar pelo dobro do preço do Atmos? Pode ter certeza que muitos o compraram. O mesmo acontece com o Rafale. Quem é o louco que vai deixar de comprar… Read more »

Maurício.

“Mas competir com cashback publicitário da Bic, L’oréal, Carrefour, Pegeout e outras, fica difícil.”

Imagina então concorrer com o lobby do governo americano, imagina também o lobby de uma Boeing e uma Lockheed Martin…

“Produto de defesa feito na França só ganha concorrência na base da comissão.”

Quem vê, parece que isso só ocorre na França, a França causa muitas dores de cotovelo por aí…

M4|4v1t4

Cara, não compara a França que é um país que pratica corrupção em outros países como nenhum outro, com o EUA que exatamente o oposto. Desafio você citar 3 casos de corrupção de empresas norte-americanas fora do EUA. Não existe país mais chato do que o EUA para os seus executivos que atuam fora do país. Eles conseguem ser mais chatos do que os alemães e possuem a legislação mais rigorosa. Ter um executivo da sua empresa envolvido em casos de propina e corrupção em outro país tem um significado conhecido por todos, até por quem não é do EUA.… Read more »

Rui Mendes

Kkkkkkk, só rindo.

Ildo

É impressionante… O complexo industrial-militar dos EUA é um dos mais corruptos do mundo; historicamente…

E se os outros ganham concorrência é porque pagaram propina contra as “ilibadas” corporações dos EUA?

Santamariense

Uma verdade (corrupção dos EUA) não torna outra verdade (corrupção dos franceses) uma mentira.

Santamariense

É óbvio que não ocorre só na França, mas no caso do Rafale, que discutimos aqui, o lobby deles tem sido bem eficaz. O produto deles é ruim? Não. É caro de adquirir, operar e manter? Sim. Isso é lobby….poder de convencimento ($$$).

Maurício.

Sim, é lobby, que por sinal é constitucionalizado nos EUA, que também possuí um alto poder de convencimento ($$$), a Coreia do Sul queria mais Helicópteros Wildcat, foi “convencida” a ficar com Seahawk, o Canadá queria o Merlin, foi “convencido” a ficar com o Cyclone, que mais ninguém opera, o Merlin e o MRTT venceram competições americanas, mas o lobby “convenceu” os militares que o KC-46 e o VH-92 eram melhores, são só alguns exemplos de “convencimento”, nem vou falar também do histórico caso de “convencimento” nas vendas do F-104. Agora tenta convencer o M4|4v1t4, segundo ele, a indústria de… Read more »

Santamariense

Mas, tu sabe e tem conhecimento que ninguém, nenhum desses países, foi obrigado a comprar nada, correto? Nem dos norte-americanos e nem dos franceses. Compra quem quer!!

Maurício.

Concordo, não foram obrigados a comprar nada, foi só o poder do convencimento ($$$) com um “pouquinho” de pressão…

Santamariense

Pressão de que? É só não comprar. Ou comprar de outro. Tu não compra alguém se esse alguém não quer se vender.

Rui Mendes

Nem mais.

Rui Mendes

O produto é muito bom mesmo e quem o compra tem dinheiro para o manter, e não é muito mais caro de manter, que muitos outros, e que alguns é até mais barato.

Santamariense

Eu disse que é ruim? Não. Mas, é caro. Não se discute. É mais barato de adquirir, operar e manter do que qual caça? Quanto ao lobby e influência, existe em todos os lugares, independente de qualquer país.

Santamariense

O Rafael é muito bom avião. Mas, é caro de adquirir, operar e manter, exatamente como qualquer produto francês de defesa. E ele é mais barato de manter do que qual caça?

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Rui Mendes

Mesmo, mas muitas mesmo e não conseguem disfarçar nem um pouco.
Uma notícia com algo mau para a França, logo 2000 comentários e graçolas tontas, algo de bom, 0 comentários, e pode se alargar à Europa.

Bruno Vinícius

“[…] o Gripen que é em muitos casos mais capaz ou equivalente, mas nunca inferior […]”

Aí eu terei de discordar. Por mais capaz que seja o Gripen, o Rafale é sim superior em algumas métricas, como alcance e capacidade de carga. Não entro no mérito de se isso é o bastante para justificar a compra de um ao invés do outro. Porém, a diferença existe e não é pequena, com o Rafale tendo um payload quase 50% maior do que o Gripen E.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Rui Mendes

Só disparates filho, não dizes o que sabes e não sabes o que dizes, têm juízo ou vergonha na cara.

Last edited 1 ano atrás by Rui Mendes
Felipe

Não… o Gripen NG está no mesmo nível de um Rafale, a única vantagem deste último é que por ser um caça maior ele tem mais autonomia e capacidade de carga, mas o Gripen compensa pelos custos consideravelmente menores de manutenção e hora de voo. Além disto, o Gripen precisa de uma distância menor para pouso e decolagem.

Faver

Será que menor pista é realmente importante em um pais como o Brasil? Será que o menor valor unitário de manutenção e hora de vôo para umas poucas unidades, que precisam voar mais para compensar seu reduzido número, conta mesmo no final? Afinal de contas um vetor poderoso, com ótimo desempenho e bem pilotado pode valer mais do que dois com desempenho menor. O rafale já foi testado em combate. O Gripen ainda não. Fica a dúvida.

Faver

Pode ser… Mas será que é só isto mesmo? Será que não tem algo a ver com o desempenho do vetor, da presença de dois motores, alcance… O Egito e a India compram o que for bom, seja russo ou ocidental. Porque não olhou para o nosso caça? Ninguém consegue me tirar esta dúvida.

Heli

Numa missão de superioridade aérea o Gripen E/F leva 3 misseis Meteor nas estações ventrais e mais 2 sob as assas, totalizando 5 misseis BVR, e mais 2 IRIS-T nas pontas das asas, completa o pacote 2 tanques de combustíveis sob as asas. o Rafale leva 2 Meteor ventrais (por ser mais comprido que os Mica só cabem 2 Meteor contra os 4 Mica que levava antes dos Meteor ficarem operacionais) e 4 Micas (2 sob as asas e 2 nas pontas), completa o pacote 3 tanques de combustíveis, 1 ventral e 2 sub-alares). Detalhe, o Mica tem alcance bem… Read more »

WILIAM

concordo contigo… pode perguntar isso para qualquer piloto de caça que esteja na ativa… num TO de defesa e sup aérea, se ele vai de Gripen ou Rafale… e vou dizer… sou muito, mas muito fã do Rafale… torci por ele mas depois percebi que a FAB fez a melhor escolha… garanto que 90% dos pilotos iriam de Gripen>> (suíte eletrônica absurdamente moderna, Datalink supra sumo e 5 Meteor pendurado no bicho…. é de se respeitar e muito

Luis H

por tudo na conta do lobby é um tanto simplista, como tb não é correto ignorar o poder de barganha maior dos estados unidos e da frança. mas cada país tem suas características e necessidades, ingenuidade acreditar q o gripen é uma ferrari com preço de mobi e os clientes ingênuos são iludidos se comprar qualquer outra coisa. custo benefício é muito relativo, se um f35 em simulação ar-ar tem razão de atrito de digamos 1×8 gripens, e taxa de sobrevivência em ataque a alvo bem defendido em tese, na mesma magnitude , significa e um f35, custando forçando um… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Santamariense

Na sua torcida, talvez. Produto por produto, tirando tudo que for externo (lobby, influência, valores, etc), são aeronaves muito semelhantes.

Funcionário da Petrobras

Além de não vender, demoram pra entregar.

Luis H

não entendi a q capacidade vc se refere, e por q o gripen por ter maior capacidade em uma área pontual estaria, 10/30 anos a frente do rafale. não me parece fazer o menor sentido. se vc explicar a q capacidade se refere e se vc tem alguma fonte detalhada confiável por favor, compartilhe, creio q há muitos interessados.

Velho Alfredo

afffffff ???

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Rui Mendes

Lê bem o texto e não desinformes ninguém.

Waldir

Gosto não se discute. Acho esse avião bonito pra caramba.

Luis H

atualização com pesquisa e desenvolvimento de forma contínua em uma plataforma ao longo de sua vida útil e procurar manter toda a frota no padrão mais elevado possível parece ser o futuro de algumas armas mais importantes de ffaa que levam a possibilidade de guerra a sério, como já acontece com o rafale e o k2 black panther, em oposição a manter um padrão inalterado até começar a ficar claramente ultrapassado por suas contrapartes. se por um lado torna o projeto custoso, por outro lado é mais administrável e gera a maior eficácia possível dessas plataformas caras, na verdade pode custar… Read more »

Luis H

esse uso offboard do meteor é possível apenas com a atualização da aviônica das plataformas ou requer uma versão específica do próprio missil? palpites

Bardini

Antes de mais nada, o que importa saber: Rafale F3, para a FAB, viria em um pacote (DÍVIDA) de quase U$ 9,0 bilhões de dólares. Tivessem comprado conforme anunciaram, estaríamos tendo calorossas discussões a respeito de como pagar por este projeto, que estaria pra lá de atrasado e com entregas reconfiguradas, assim como outros “projetos estratétigicos” estão. Basta ver a novela que foi o HX-BR. Basta ver o estrago gerado com o KC-390. Basta ver a situação com o próprio Gripen, que veio em um pacote (DÍVIDA) mais barato… . Detalhe: estaríamos aqui, discutindo a situação sem nenhuma perspectiva de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Santamariense

Perfeito!

Maurício.

“Ainm pq o Rafale é duas vezes melhor que o Gripen…”
.
“Ahhh mas é sim. Confia.”

Concordo, da mesma maneira que um F-35 é duas vezes melhor que o Rafale… Confia, mas confia muito.

Bardini

Dentro da OTAN e do contexto europeu, citando como exemplo, a principal missão do F-35 em um conflito seria assegurar a proteção de vetores menos capazes (SEAD/ DEAD, Escolta…), de quarta geração, que existem em maior número, como Rafale, Gripen, Eurofighter, etc. Então, sim, o F-35 é muito superior.

Maurício.

“Então, sim, o F-35 é muito superior.”

“Muito superior” não é o mesmo que duas vezes melhor. A proteção de aeronaves grandes e lentas, os Rafale, Gripen e Eurofighter fazem com um pé nas costas, ainda mais se for contra um Iraque, Líbia ou Síria da vida. Rússia e China estão em outro patamar, onde uma provável guerra contra a otan seria resolvida com nukes, e não com caças.

Santamariense

9Muito superior” e “duas vezes melhor”. Qual o parâmetro para medir um e outro e para afirmar que um é maior que outro?

Maurício.

Tu acredita, mas acredita mesmo que o F-35 é duas vezes melhor que o Rafale? Se tu acredita, prove, simples assim.

Santamariense

Não jogue pra mim de volta. Eu não afirmei nada!! Quem fez isso foi tu! Qual a diferença entre Muito Melhor e Duas Vezes Melhor?? Foi exatamente isso que eu perguntei!

Bardini

Tu simplesmente tens uma agenda. O F-35 não importa, assim como o Rafale não importa… . Mas, perdendo tempo de vida em mais uma discussão sem sentido de existir, te dou um exemplo dentro do que falei: franceses destacaram para a década de 30, a necessidade de possuir uma versão do Rafale especializada em SEAD/DEAD. Eles não haviam observado tal necessidade até então, pois acreditavam que a aeronave atual seria capaz de cumprir estas missões. Isso é um resultado direto das experiências do conflito na Ucrânia. . Hoje, o F-35A teria de ser a ponta de lança européia e consequentemente… Read more »

Maurício.

“Tu simplesmente tens uma agenda. O F-35 não importa, assim como o Rafale não importa.”

Olha quem fala, tu também tem uma agenda, bajular os EUA, sempre dá um jeito de criticar o Rafale ou os produtos franceses, até o italiano M-346 tu deu um jeito de falar mal esses dias, dizendo que ele tinha ganhado uma concorrência porque o governo italiano interveio.

Bardini

Eu poderia afirmar que tu simplesmente não entende nada do que escrevo, principalmente quando cita “produtos franceses” ou em específico, o caso M-346… Mas o fato é que tu estais simplesmente à distorcer minhas opiniões ou até mesmo fatos, por estar bravinho e seguir uma agenda. . “… dizendo que ele tinha ganhado uma concorrência porque o governo italiano interveio”. . https://www.reuters.com/article/us-italy-israel-jets-idUSBRE8370B920120408 . Monti, who is on a visit to Israel, made the comment to Italian reporters after a meeting with Prime Minister Benjamin Netanyahu, Italian news agencies reported. “I confirm the government’s intention to put the finishing touches on… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Maurício.

“por estar bravinho e seguir uma agenda.”

Eu é que estou bravinho e seguindo uma “agenda”? Vou usar teu linguajar, tu é que ainda está bravinho pela vitória do italiano Centauro 2 no EB, tá certo que você estava torcendo pelo veículo adaptado americano, mas relaxa, o EB simplesmente optou pelo melhor, simples assim. Mas, vamos fazer assim, como você disse, eu sigo a minha “agenda” e você continua seguindo a sua, assim, cada um cuida da sua própria agenda, essa nossa ladainha não vai levar a lugar nenhum.

Santamariense

Hehehehehe….o torcedor anti-EUA que diz que é isento. Em tudo tu dá um jeito de meter algo dos EUA para criticar.

Maurício.

Outro, que se faz de isento mas está sempre criticando e falando mal do Rafale e dos equipamentos franceses, como se um caça da categoria do Rafale fosse barato, nunca vi tu criticando os valores de um F-15 ou Eurofighter. Quanto a eu meter o EUA em tudo, o pessoal meteu até a FAB e o Gripen na comparação, e aí? Quanto a eu ser anti-EUA, não é segredo para ninguém, por mim, que seus políticos e militares se explodam, principalmente aqueles que ainda ocupam países alheios…

Santamariense

Ah, é assim? Simples…eu não tenho nada com ninguém nem devo nada pra ninguém. Não gosto de equipamentos franceses porque são muito caros para o que oferecem. Ponto. Não critico Typhoon nem F-15 porque não foram cogitados para a FAB. Então, não me importam. O Rafale foi, daí me importa. Eu não sou isento. Torço pelos EUA e OTAN contra rússia e china. Ponto. Não gosto das posições e políticas de russos chineses. Ponto. Entendido?

RCJ

A oferta do Gripen E/F para a FAB era a única sem armamentos (mísseis e bombas guiadas), com contrato mais curto de manutenção. Enquanto que proposta da Boeing tinha extenso pacote de armamento, e a Dassault fez diferentes ofertas de Rafale para a FAB, com armamentos diversos e diferentes prazos de contrato de manutenção, obviamente com valores diferentes. Então é errado pegar oferta de caça X com armamento incluso + 5-10 anos de CLS e comparar com caça Y, sem armamento, com 5 anos de CLS. E tem algo importante : Gripen E/F é o único dos 6 concorrentes no… Read more »

Foxtrot

Pois é.
E o Gripen ( Gripe Sueca) em qual versão está mesmo ? Kkkkkkkkkkkk

Santamariense

Ué, tu está defendendo o Rafale?

Foxtrot

“Ué, tu está defendendo o Rafale?”.
Não, estou criticando o Gripen kkkkkkk.

Santamariense

Hummm….então, o Gripen está na sua versão E/F. Eu sou um dos maiores críticos da demora em aprontar e entregar o Gripen. No F-X2 torcia pelo Super Hornet. Entretanto, em comparação ao Rafale, a suíte aviônica e eletrônica do Gripen perde em que?