Qualificação do Rafale para o padrão F4.1 pela Direção Geral de Armamentos
PARIS — Em 13 de março de 2023, a Direção Geral de Armamentos (DGA) anunciou a qualificação do padrão F4.1 da aeronave de combate Rafale, permitindo sua entrada na era do combate aéreo colaborativo.
O primeiro bloco do padrão F4, o padrão F4.1 inclui notavelmente capacidades de combate aéreo colaborativo, a integração de armamento AASM de 1.000 kg e um fortalecimento da aeronave contra ameaças cibernéticas.
Fruto do trabalho realizado na plataforma pela DGA, pelos estados-maiores do Exército e pelo Departamento de Manutenção Aeronáutica (DMAé) em colaboração com a indústria, o padrão F4 se insere na lógica de desenvolvimento incremental do Rafale, para permitir que ele se mantenha no mais alto nível em face das mudanças nas necessidades nacionais e de exportação.
Este novo padrão traz grandes desenvolvimentos de capacidade no campo do combate aéreo: integração da mira do capacete Scorpion, melhorias no controle de tiro para o uso “offboard” do míssil Meteor (míssil controlado por uma aeronave que não a aeronave de disparo), evolução dos algoritmos da da detecção passiva de ameaças, bem como maiores capacidades de troca de dados entre Rafales.
O padrão F4.1 também permite aproveitar a integração da arma AASM de 1.000 kg com orientação GPS/laser, maior proteção contra ameaças cibernéticas, novas funções para os sensores Talios, OSF e RBE2 e os primeiros desenvolvimentos no campo de conectividade.
A qualificação desta norma mobilizou vários centros de perícia e testes da DGA, em ligação com as equipas de teste da Marinha Francesa, da Força Aérea e Espacial e da Dassault Aviation.
A primeira campanha de testes do Rafale ao padrão F4.1, colocada sob a responsabilidade do DGA Flight Test Center, decorreu em abril de 2021 em Istres. Numerosos testes na área de guerra eletrônica, resistência a ambientes aeronáuticos e armamentos também foram realizados nos últimos dois anos nos centros de Gerenciamento de Informações da DGA, Técnicas Aeronáuticas e Testes de Mísseis da DGA.
Todos os Rafales da Força Aérea e Espacial e da Marinha Francesa serão gradualmente adaptados a este novo padrão.
A experimentação operacional da Força Aérea e Espacial e da Marinha Francesa começou em 3 de março de 2023 e um primeiro embarque a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle está planejado neste contexto durante a primavera.
FONTE: Direção Geral de Armamentos da França
Nesse aspecto o Rafale está 10 anos atrasado, no mínimo, em relação ao Gripen. Ou 30 anos se você considerar que o Gripen C já tinha essa capacidade.
Mas como já foi esmiuçado aqui inúmeras vezes, o Gripen não vende devido ao lobby político que os concorrentes possuem. Coisa que o Gripen não tem, não é por demérito técnico de suas capacidades.
Perfeito. Como produto ele tem a melhor relação custo-benefício. Mas competir com cashback publicitário da Bic, L’oréal, Carrefour, Pegeout e outras, fica difícil. Sem falar nas operações de doleiros a serviço das empresas francesas que ano após ano, e desde que o mundo é mundo, vem a tona. Produto de defesa feito na França só ganha concorrência na base da comissão, porque não são competitivos. Quem é que vai comprar o Caesar pelo dobro do preço do Atmos? Pode ter certeza que muitos o compraram. O mesmo acontece com o Rafale. Quem é o louco que vai deixar de comprar… Read more »
“Mas competir com cashback publicitário da Bic, L’oréal, Carrefour, Pegeout e outras, fica difícil.”
Imagina então concorrer com o lobby do governo americano, imagina também o lobby de uma Boeing e uma Lockheed Martin…
“Produto de defesa feito na França só ganha concorrência na base da comissão.”
Quem vê, parece que isso só ocorre na França, a França causa muitas dores de cotovelo por aí…
Cara, não compara a França que é um país que pratica corrupção em outros países como nenhum outro, com o EUA que exatamente o oposto. Desafio você citar 3 casos de corrupção de empresas norte-americanas fora do EUA. Não existe país mais chato do que o EUA para os seus executivos que atuam fora do país. Eles conseguem ser mais chatos do que os alemães e possuem a legislação mais rigorosa. Ter um executivo da sua empresa envolvido em casos de propina e corrupção em outro país tem um significado conhecido por todos, até por quem não é do EUA.… Read more »
Kkkkkkk, só rindo.
É impressionante… O complexo industrial-militar dos EUA é um dos mais corruptos do mundo; historicamente…
E se os outros ganham concorrência é porque pagaram propina contra as “ilibadas” corporações dos EUA?
…
Uma verdade (corrupção dos EUA) não torna outra verdade (corrupção dos franceses) uma mentira.
É óbvio que não ocorre só na França, mas no caso do Rafale, que discutimos aqui, o lobby deles tem sido bem eficaz. O produto deles é ruim? Não. É caro de adquirir, operar e manter? Sim. Isso é lobby….poder de convencimento ($$$).
Sim, é lobby, que por sinal é constitucionalizado nos EUA, que também possuí um alto poder de convencimento ($$$), a Coreia do Sul queria mais Helicópteros Wildcat, foi “convencida” a ficar com Seahawk, o Canadá queria o Merlin, foi “convencido” a ficar com o Cyclone, que mais ninguém opera, o Merlin e o MRTT venceram competições americanas, mas o lobby “convenceu” os militares que o KC-46 e o VH-92 eram melhores, são só alguns exemplos de “convencimento”, nem vou falar também do histórico caso de “convencimento” nas vendas do F-104. Agora tenta convencer o M4|4v1t4, segundo ele, a indústria de… Read more »
Mas, tu sabe e tem conhecimento que ninguém, nenhum desses países, foi obrigado a comprar nada, correto? Nem dos norte-americanos e nem dos franceses. Compra quem quer!!
Concordo, não foram obrigados a comprar nada, foi só o poder do convencimento ($$$) com um “pouquinho” de pressão…
Pressão de que? É só não comprar. Ou comprar de outro. Tu não compra alguém se esse alguém não quer se vender.
Nem mais.
O produto é muito bom mesmo e quem o compra tem dinheiro para o manter, e não é muito mais caro de manter, que muitos outros, e que alguns é até mais barato.
Eu disse que é ruim? Não. Mas, é caro. Não se discute. É mais barato de adquirir, operar e manter do que qual caça? Quanto ao lobby e influência, existe em todos os lugares, independente de qualquer país.
O Rafael é muito bom avião. Mas, é caro de adquirir, operar e manter, exatamente como qualquer produto francês de defesa. E ele é mais barato de manter do que qual caça?
Mesmo, mas muitas mesmo e não conseguem disfarçar nem um pouco.
Uma notícia com algo mau para a França, logo 2000 comentários e graçolas tontas, algo de bom, 0 comentários, e pode se alargar à Europa.
“[…] o Gripen que é em muitos casos mais capaz ou equivalente, mas nunca inferior […]”
Aí eu terei de discordar. Por mais capaz que seja o Gripen, o Rafale é sim superior em algumas métricas, como alcance e capacidade de carga. Não entro no mérito de se isso é o bastante para justificar a compra de um ao invés do outro. Porém, a diferença existe e não é pequena, com o Rafale tendo um payload quase 50% maior do que o Gripen E.
Só disparates filho, não dizes o que sabes e não sabes o que dizes, têm juízo ou vergonha na cara.
Não… o Gripen NG está no mesmo nível de um Rafale, a única vantagem deste último é que por ser um caça maior ele tem mais autonomia e capacidade de carga, mas o Gripen compensa pelos custos consideravelmente menores de manutenção e hora de voo. Além disto, o Gripen precisa de uma distância menor para pouso e decolagem.
Será que menor pista é realmente importante em um pais como o Brasil? Será que o menor valor unitário de manutenção e hora de vôo para umas poucas unidades, que precisam voar mais para compensar seu reduzido número, conta mesmo no final? Afinal de contas um vetor poderoso, com ótimo desempenho e bem pilotado pode valer mais do que dois com desempenho menor. O rafale já foi testado em combate. O Gripen ainda não. Fica a dúvida.
Pode ser… Mas será que é só isto mesmo? Será que não tem algo a ver com o desempenho do vetor, da presença de dois motores, alcance… O Egito e a India compram o que for bom, seja russo ou ocidental. Porque não olhou para o nosso caça? Ninguém consegue me tirar esta dúvida.
Numa missão de superioridade aérea o Gripen E/F leva 3 misseis Meteor nas estações ventrais e mais 2 sob as assas, totalizando 5 misseis BVR, e mais 2 IRIS-T nas pontas das asas, completa o pacote 2 tanques de combustíveis sob as asas. o Rafale leva 2 Meteor ventrais (por ser mais comprido que os Mica só cabem 2 Meteor contra os 4 Mica que levava antes dos Meteor ficarem operacionais) e 4 Micas (2 sob as asas e 2 nas pontas), completa o pacote 3 tanques de combustíveis, 1 ventral e 2 sub-alares). Detalhe, o Mica tem alcance bem… Read more »
concordo contigo… pode perguntar isso para qualquer piloto de caça que esteja na ativa… num TO de defesa e sup aérea, se ele vai de Gripen ou Rafale… e vou dizer… sou muito, mas muito fã do Rafale… torci por ele mas depois percebi que a FAB fez a melhor escolha… garanto que 90% dos pilotos iriam de Gripen>> (suíte eletrônica absurdamente moderna, Datalink supra sumo e 5 Meteor pendurado no bicho…. é de se respeitar e muito
por tudo na conta do lobby é um tanto simplista, como tb não é correto ignorar o poder de barganha maior dos estados unidos e da frança. mas cada país tem suas características e necessidades, ingenuidade acreditar q o gripen é uma ferrari com preço de mobi e os clientes ingênuos são iludidos se comprar qualquer outra coisa. custo benefício é muito relativo, se um f35 em simulação ar-ar tem razão de atrito de digamos 1×8 gripens, e taxa de sobrevivência em ataque a alvo bem defendido em tese, na mesma magnitude , significa e um f35, custando forçando um… Read more »
Na sua torcida, talvez. Produto por produto, tirando tudo que for externo (lobby, influência, valores, etc), são aeronaves muito semelhantes.
Além de não vender, demoram pra entregar.
não entendi a q capacidade vc se refere, e por q o gripen por ter maior capacidade em uma área pontual estaria, 10/30 anos a frente do rafale. não me parece fazer o menor sentido. se vc explicar a q capacidade se refere e se vc tem alguma fonte detalhada confiável por favor, compartilhe, creio q há muitos interessados.
afffffff ???
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Lê bem o texto e não desinformes ninguém.
Gosto não se discute. Acho esse avião bonito pra caramba.
atualização com pesquisa e desenvolvimento de forma contínua em uma plataforma ao longo de sua vida útil e procurar manter toda a frota no padrão mais elevado possível parece ser o futuro de algumas armas mais importantes de ffaa que levam a possibilidade de guerra a sério, como já acontece com o rafale e o k2 black panther, em oposição a manter um padrão inalterado até começar a ficar claramente ultrapassado por suas contrapartes. se por um lado torna o projeto custoso, por outro lado é mais administrável e gera a maior eficácia possível dessas plataformas caras, na verdade pode custar… Read more »
esse uso offboard do meteor é possível apenas com a atualização da aviônica das plataformas ou requer uma versão específica do próprio missil? palpites
Antes de mais nada, o que importa saber: Rafale F3, para a FAB, viria em um pacote (DÍVIDA) de quase U$ 9,0 bilhões de dólares. Tivessem comprado conforme anunciaram, estaríamos tendo calorossas discussões a respeito de como pagar por este projeto, que estaria pra lá de atrasado e com entregas reconfiguradas, assim como outros “projetos estratétigicos” estão. Basta ver a novela que foi o HX-BR. Basta ver o estrago gerado com o KC-390. Basta ver a situação com o próprio Gripen, que veio em um pacote (DÍVIDA) mais barato… . Detalhe: estaríamos aqui, discutindo a situação sem nenhuma perspectiva de… Read more »
Perfeito!
“Ainm pq o Rafale é duas vezes melhor que o Gripen…”
.
“Ahhh mas é sim. Confia.”
Concordo, da mesma maneira que um F-35 é duas vezes melhor que o Rafale… Confia, mas confia muito.
Dentro da OTAN e do contexto europeu, citando como exemplo, a principal missão do F-35 em um conflito seria assegurar a proteção de vetores menos capazes (SEAD/ DEAD, Escolta…), de quarta geração, que existem em maior número, como Rafale, Gripen, Eurofighter, etc. Então, sim, o F-35 é muito superior.
“Então, sim, o F-35 é muito superior.”
“Muito superior” não é o mesmo que duas vezes melhor. A proteção de aeronaves grandes e lentas, os Rafale, Gripen e Eurofighter fazem com um pé nas costas, ainda mais se for contra um Iraque, Líbia ou Síria da vida. Rússia e China estão em outro patamar, onde uma provável guerra contra a otan seria resolvida com nukes, e não com caças.
9Muito superior” e “duas vezes melhor”. Qual o parâmetro para medir um e outro e para afirmar que um é maior que outro?
Tu acredita, mas acredita mesmo que o F-35 é duas vezes melhor que o Rafale? Se tu acredita, prove, simples assim.
Não jogue pra mim de volta. Eu não afirmei nada!! Quem fez isso foi tu! Qual a diferença entre Muito Melhor e Duas Vezes Melhor?? Foi exatamente isso que eu perguntei!
Tu simplesmente tens uma agenda. O F-35 não importa, assim como o Rafale não importa… . Mas, perdendo tempo de vida em mais uma discussão sem sentido de existir, te dou um exemplo dentro do que falei: franceses destacaram para a década de 30, a necessidade de possuir uma versão do Rafale especializada em SEAD/DEAD. Eles não haviam observado tal necessidade até então, pois acreditavam que a aeronave atual seria capaz de cumprir estas missões. Isso é um resultado direto das experiências do conflito na Ucrânia. . Hoje, o F-35A teria de ser a ponta de lança européia e consequentemente… Read more »
“Tu simplesmente tens uma agenda. O F-35 não importa, assim como o Rafale não importa.”
Olha quem fala, tu também tem uma agenda, bajular os EUA, sempre dá um jeito de criticar o Rafale ou os produtos franceses, até o italiano M-346 tu deu um jeito de falar mal esses dias, dizendo que ele tinha ganhado uma concorrência porque o governo italiano interveio.
Eu poderia afirmar que tu simplesmente não entende nada do que escrevo, principalmente quando cita “produtos franceses” ou em específico, o caso M-346… Mas o fato é que tu estais simplesmente à distorcer minhas opiniões ou até mesmo fatos, por estar bravinho e seguir uma agenda. . “… dizendo que ele tinha ganhado uma concorrência porque o governo italiano interveio”. . https://www.reuters.com/article/us-italy-israel-jets-idUSBRE8370B920120408 . Monti, who is on a visit to Israel, made the comment to Italian reporters after a meeting with Prime Minister Benjamin Netanyahu, Italian news agencies reported. “I confirm the government’s intention to put the finishing touches on… Read more »
“por estar bravinho e seguir uma agenda.”
Eu é que estou bravinho e seguindo uma “agenda”? Vou usar teu linguajar, tu é que ainda está bravinho pela vitória do italiano Centauro 2 no EB, tá certo que você estava torcendo pelo veículo adaptado americano, mas relaxa, o EB simplesmente optou pelo melhor, simples assim. Mas, vamos fazer assim, como você disse, eu sigo a minha “agenda” e você continua seguindo a sua, assim, cada um cuida da sua própria agenda, essa nossa ladainha não vai levar a lugar nenhum.
Hehehehehe….o torcedor anti-EUA que diz que é isento. Em tudo tu dá um jeito de meter algo dos EUA para criticar.
Outro, que se faz de isento mas está sempre criticando e falando mal do Rafale e dos equipamentos franceses, como se um caça da categoria do Rafale fosse barato, nunca vi tu criticando os valores de um F-15 ou Eurofighter. Quanto a eu meter o EUA em tudo, o pessoal meteu até a FAB e o Gripen na comparação, e aí? Quanto a eu ser anti-EUA, não é segredo para ninguém, por mim, que seus políticos e militares se explodam, principalmente aqueles que ainda ocupam países alheios…
Ah, é assim? Simples…eu não tenho nada com ninguém nem devo nada pra ninguém. Não gosto de equipamentos franceses porque são muito caros para o que oferecem. Ponto. Não critico Typhoon nem F-15 porque não foram cogitados para a FAB. Então, não me importam. O Rafale foi, daí me importa. Eu não sou isento. Torço pelos EUA e OTAN contra rússia e china. Ponto. Não gosto das posições e políticas de russos chineses. Ponto. Entendido?
A oferta do Gripen E/F para a FAB era a única sem armamentos (mísseis e bombas guiadas), com contrato mais curto de manutenção. Enquanto que proposta da Boeing tinha extenso pacote de armamento, e a Dassault fez diferentes ofertas de Rafale para a FAB, com armamentos diversos e diferentes prazos de contrato de manutenção, obviamente com valores diferentes. Então é errado pegar oferta de caça X com armamento incluso + 5-10 anos de CLS e comparar com caça Y, sem armamento, com 5 anos de CLS. E tem algo importante : Gripen E/F é o único dos 6 concorrentes no… Read more »
Pois é.
E o Gripen ( Gripe Sueca) em qual versão está mesmo ? Kkkkkkkkkkkk
Ué, tu está defendendo o Rafale?
“Ué, tu está defendendo o Rafale?”.
Não, estou criticando o Gripen kkkkkkk.
Hummm….então, o Gripen está na sua versão E/F. Eu sou um dos maiores críticos da demora em aprontar e entregar o Gripen. No F-X2 torcia pelo Super Hornet. Entretanto, em comparação ao Rafale, a suíte aviônica e eletrônica do Gripen perde em que?