No dia 13 de março, mais um protótipo do J-35 foi visto (foto de abertura) ainda com seu longo tubo pitot no nariz, indicando que ainda está em voo de testes.

Não se sabe se este seria um dos dois primeiros protótipos 35001 e 35003 ou já um novo.

Hoje, foi divulgada um nova imagem do J-35 (abaixo), comparada com o demonstrador FC-31V2 matrícula 31003. Observar que o J-35 tem o trem de pouso fronta reforçado e com uma haste para acoplamento em catapulta. O novo caça chinês que vai operar a bordo do novo porta-aviões Fujian, Type 003.

O J-35 é uma evolução do caça FC-31, que apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011. Uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

O J-35 tem 17,3 m de comprimento, 11,5 m de envergadura, 4,8 m de altura e 50 m2 de área alar. O peso máximo de decolagem é de 28.000 kg (61.729 lbf). É propulsado por dois turbofans WS-13 com 56.75 kN de empuxo seco e 87.2 kN (19.600 lbf) com pós-combustor.

A velocidade máxima é de Mach 1.8 em grande altitude e o raio de ação de 1.200 km (650 milhas náuticas), ou 1.900 km com reabastecimento aéreo. O teto de serviço é de 16.000 metros.

Tem seis pontos duros externos para transporte de armas e uma baixa interna, com capacidade total de 8 toneladas de armas, incluindo 2 toneladas internamente.

Autoridades militares e da indústria dos EUA acreditam que, uma vez que o J-31/J-35 entre em serviço, provavelmente será mais do que páreo para os caças de quarta geração existentes, como o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18E/F Super Hornet. Eles sugerem que a capacidade do caça chinês contra os caças mais novos, como o F-22 e o F-35 dos EUA, dependeria de fatores como número de plataformas, qualidade dos pilotos e capacidade de radares e outros sensores.

NOTA DA REDAÇÃO: A melhor imagem do J-35 até agora foi a do 3º protótipo, matrícula 350003, divulgada em julho de 2022:

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