IMAGENS: Caça furtivo turco TF-X (MMU) em teste de solo
Primeiras imagens do caça turco TF-X em teste de solo com os principais sistemas instalados e integrados. O caça, que na Turquia é chamado de MMU (National Combat Aircraft), será produzido inicialmente como um caça de 4.5 geração. Somente posteriormente será desenvolvida como um caça de 5ª geração. O “rollout” esta marcado para março de 2023.
A Turkish Aerospace fabricará três protótipos do MMU Bloco 0 e Bloco 1. A produção está prevista para ser concluída até o final de 2026. Se tudo correr bem, a Força Aérea Turca declarará a capacidade operacional inicial/plena (IOC/FOC) do MMU na primeira metade da década de 2030.
A aeronave de fabricação turca está sendo desenvolvida para substituir os caças F-16 do Comando das Forças Aéreas da Turquia, antes da desativação gradual destes últimos ao longo dos anos 2030.
O TF-X tem 21 m de comprimento, 14 m de envergadura, 6 me de altura e 60 m2 de área alar. O peso máximo decolagem será de 27.250 kg (60.000 libras).
O avião é propulsado por motores 2 × F110-GE-129E, com 76.31 kN de empuxo seco e 131 kN com pós combustão. O avião poderá voar a Mach 2, com raio de ação de 1.100 km ou 600 milhas náuticas.
A Turquia prova que não basta ter um grande orçamento para defesa, mas também vontade política para as coisas andares.
O Orçamento deles é menor que o nosso
Mas a vontade é definitivamente maior
Menos coquetéis, menos regalias, menos oficiais coçando o saco…
Ao Ver nações sem tradição em projetos de caças como a Turquia colocando para voar seus protótipos de caça 5G enquanto o Gripen E ainda está em voo de certificação mostra o quanto o projeto sueco nasceu tardio. o Gripen E poderia ter sido o primeiro 5G fora dos EUA e China ao invés de ser um dos últimos 4,5G do mundo. Ao meu ver, teria sido bem interessante se o Gripen E ao menos tivesse sido projetado como o KFX coreano, um 4,5 G com design steath, ainda que sem bomb bay. Esse meu desejo tem mais a ver com… Read more »
O Gripen é no máximo 3,5G.
né não…é bem mais que isto….
a aposta da abordagem de solução do Gripen, pretende fazer o porte e a solução eletrônica interna como simulacro stealth.
provavelmente, abriram mão do design angulado stealth para privilegiar a manobrabilidade, o que é dificultada num otimização de desenho stealth ou em muito encarecidamente para compensar, como por exemplo empuxo vetorial do F22…
Em complemento….lembro de imã matéria sobre a introdução do F16 nos EUA, no momento que os F15 já estavam consolidados. Um coronel lembrava de um treinamento de interceptação creio frontal de um elemento de F16 VS F15…..os F16 dispararam e derrubaram os colegas dos F15….quando desceram é assim que pousaram, ele coronel do F16, perguntou ao amigo do F15 porque ele não disparou…e ele de pronto respondeu….mas nós não lhes vimos e no de briefing o monitoramento confirmou…os radares dos consagrados F15 não acusaram naquela distância, altitude e clima os F16… em nenhum momento…ele disse que quando saiu da reunião,… Read more »
Devido à guerra na Ucrânia e a situação tensa na área, a Suécia realizou treinamentos de combate contra aeronaves da OTAN. O Gripen C empatou em desempenho com o F-16 e humilhou o F-15. Pelo menos era o que afirmava a reportagem que li na NET ainda na fase inicial do conflito.
Temos sim um bom caça de combate aéreo.
gripen c em q contexto? com q armas disponíveis? com q radares e centros de comando o apoiando? cenário dogfight, bvr?, um contra um, dois contra um, quatro contra quatro? o mesmo vale para os f15 e f16 cuja versão e blocos não foram mencionados. muito engraçado o invicto eagle ser humilhado por estes, certamente não uma versão mais recente com carga de armas completa.
Calma, meu caro, calma! O Gripen E não é um 5G, mas também não é isso que vc falou. É um 4,5G, sim. Se isso é suficiente hoje, para um conflito de alta intensidade, é outra história.
Não é problema do projeto sueco, é que o Brasil é um país incompetente!
Vira-latas não chega a ser o caso aqui. O fato é que se chegou a conclusão que seria muito mais barato e rápido comprar caças prontos e adquirir uma quantidade de tecnologias para empresas de nosso país do que começar um projeto totalmente novo, caríssimo e que, possivelmente, teria muito poucas unidades produzidas o que o tornaria um produto muito caro e que, se não houvesse exportação alguma, seria eternamente criticado. Porém, desenvolver um equipamento tão sofisticado no Brasil, é complicado. Políticos brasileiros, muitas vezes, como agora, têm a mania de desfazer tudo que o governante anterior fez, um exemplo… Read more »
sempre dá pra mandar seu curriculo pra saab para ver se os acionistas fazem pressão para o tornar ceo.
seria interessante alguém comentar sobre a drenagem de engenheiros q a boeing está fazendo na embraer e empresas do ecosistema aeronautico brasileiro, depois de terem farto acesso aos dados da empresa quando iriam comprar ela. boa parte do povo dizia q a embraer não tinha como sobreviver contra a airbus e tinha q ser vendida porque senão seria o fim do mundo, graças a fraude a aviação comercial da embraer não foi vendida e estava indo MUITO bem até q a boeing viesse roubar os engenheiros de topo q são a coluna dorsal da empresa, e ninguém fala nada. se… Read more »
Sem tradição não, estão esquecendo q a Turquia participou do desenvolvimento do f-35 apenas aplicou o know How q adquiriu.
principalmente agora que o F-35 subiu no telhado …. e pior …o F35 vai para os gregos … aliás … a Grécia esta sendo usada pela OTAN( EUA ) como um meio de “chantagear” a Turquia … uma futura escaramuça no horizonte pelas àquelas bandas promete … como se já não bastasse a guerra na Ucrânia
F-35 subiu no telhado? Foi escolhido o caça padrão da OTAN, até 203 serão mais de 500, sucesso estrondoso e absoluto.
Sr.Carlos … me refiro às pretensões dos turcos em tê-los.
O F35 tem todo peso político a seu favor e isso também influência o “sucesso” de vendas!!!
Lembrando que o projeto turco há peças made USA … está na hora de rever os parceiros desse projeto… que sejam mais confiáveis… basta vê o exemplo bem recente da Alemanha ao blindado Guarani.
Sem os componentes dos EUA, o projeto não sairia do papel, seria apenas um sonho… os EUA ainda os fornecem, russos e chineses, não!
Rússia, China, Turquia, Coreia do Sul, dois projetos europeus e por aí vai.
Todo mundo desenvolvendo o seu avião.
Daqui a pouco, os EUA estarão tentando vender o F-35 para Guatemala, Honduras e El Salvador.
Sim, considerando que já vendeu para Austrália, Bélgica, Coreia do Sul, Dinamarca, EAU, Finlândia, Itália, Japão, Noruega, Paíss Baixos, Polônia, Singapura e Israel… vão acabar procurando mais mercados!
Israel foi doação…
Aproveita a ‘boquinha’ que ela está acabando.
E não foi por falta de avisos.
Sorry!
Do mesmo diretor: “Ucrânia cai em 48h”, vem aí “A boquinha para Israel vai acabar”.
Valor Econômico – 19/03/2023
”Países árabes ensaiam normalizar relações com a Síria
Em negociações inicialmente lideradas pela Jordânia, países árabes propuseram bilhões de dólares em auxílio para ajudar a reconstruir a Síria após os 12 anos de guerra civil ”
Creio que o diminuto Israel, já sem a importância estratégica que tinha para os EUA no passado, não terá as mesmas ‘facilidades’ de antes.
E quanto mais a China e a Rússia avançam e atraem mais aliados na região, mais acentuado será esse processo.
Aguardemos.
Valor Econômico – 19/03/2023
”Países árabes ensaiam normalizar relações com a Síria
Em negociações inicialmente lideradas pela Jordânia, países árabes propuseram
bilhões de dólares em auxílio para ajudar a reconstruir a Síria após os 12 anos
de guerra civil ”
Creio que o diminuto Israel, já sem a importância estratégica que tinha para os EUA no passado, não terá as mesmas ‘facilidades’ de antes.
E quanto mais a China e a Rússia avançam e atraem mais aliados na região, mais acentuado será esse processo.
São as notícia de hoje.
Aguardemos.
“Berlim em 3 dias” e “Lisboa em 15 dias”….
Inclua na sua os interessados UAE e a Turquia que, apesar de terem grana, não tiveram a venda autorizada.
Enquanto o pepino é oferecido para meio mundo e ninguém quer.
UAE?
Tá de saca, né?
Como dito, em breve termos em Honduras, Guatemala e El Salvador.
pois é Da Lua, sempre com muita opinião e carente de informação, por isso tanta groselha.
A FA do UAE tem 60 Mirage 2000 e 80 F-16, com 80 Rafale já encomendados.
Como comparação, a FA do Irã tem 60 F4, 35 F5, 15 mig21, 40 F14, 20 Mig29, 12 Mirage F1, e o pedido de 24 Su35.
Se a FA dos UAE é sacanagem, o que dizer dessas velharias iranianas? 140 aviões 4gen vs 110 3gen + 32 4 gen + 40 4gen no osso.
Como sempre, o dito está descolado da realidade.
O coreano não é 5gen e vem para substituir os f4 e f5, voando ao lado do f35.
Mostrou muita opinião mas nada de informação.
Esse é seu problema, Dezinho. Falta de perspectiva e de visão. Vê-se claramente que o projeto vai evoluir para um 5G puro. Daí, os EUA, além de perderem um cliente, vão arrumar mais um concorrente. Anota aí. Com Inglaterra, Itália, Japão, Alemanha, França e Espanha fazendo projetos conjuntos, para quem os EUA venderão seus eternos projetos? Os aliados árabes que ‘ainda’ possuem dinheiro para embarcar nessa caríssima e incerta aventura estão se voltando para China e Rússia. Restam a garbosa Polônia e algumas ‘potências’ regionais’ como Eslováquia, Romênia, Bulgária que estão se contentando com F-16 de segunda mão. Israel nem… Read more »
Já o seu problema Da Lua, é viver no mundo de fantasias.
A Coreia já afirmou que seu avião é 4gen e veio para substituir os F4 e F5, operando ao lado do F-35.
Além do mais, ninguém está se voltando para a Russia, todos estão fugindo dessa parceria furada. E até a China ter um avião 5gen disponível para a venda, único é o F-35.
Entendo que isso não deva ajudar muito com a realidade que você gostaria, mas é essa a realidade, você confiando ou não.
As Peças no tabuleiro se movimentam … a Turquia prevendo um provável bloqueio marítima pela Grécia e no estreito de Gibraltar ( Hipóteses ) … olha para o Egito, Canal de Suez .
.
.No fluxo de retomadas diplomáticas, Egito e Turquia se reúnem no Cairo para descongelar os laços.
https://www.bol.uol.com.br/noticias/2023/03/18/ministro-das-relacoes-exteriores-da-turquia-visita-o-cairo-pela-primeira-vez-desde-corte-de-lacos-ha-uma-decada.htm
Será que os turcos realmente conseguiram desenvolver tecnologia furtiva para este caça?
A matéria fala: O modelo em testes não é furtivo. Mas se pretende desenvolver, a partir deste, um modelo furtivo.
O imperio Otomano, se existisse hoje, teria um PIB em torno de R$ 2,8 Bilhoes, somando o PIB dos países que faziam parte do Império no seu auge. Maior do que a França. Agora infelizmente vivemos uma era econômica que apenas os EUA, China e talvez a Russia, podem produzir um avião de 5a geração viável economicamente. Mas vale pena pela experiência.
“ R$ 2,8 Bilhoes”
Não seriam 2,8 trilhões de dólares?
Na época q acabou tinha o quinto PIB do mundo. Advinha quem era o quarto? kkk
Opsss….. Desculpa a Gafe…. São Trilhões mesmo.
2,8 bilhões até uma cidade tem…
Penso que seja uma tendência natural do Brasil desenvolver o seu próprio 5a geração, talvez com parceria com outro país.
Desconheço que a Turquia tenha qualquer tradição de projeto e produção de aeronaves, e está conseguindo um grande feito, imagine o que a Embraer pode fazer.
De fato, lá para o fim do século o nosso caça ficará pronto.
E só para a sua informação, a indústria de defesa turca é muito mais desenvolvida do que a brasileira.
O Brasil mal comporta um segundo lote de Gripen, pra começar a pensar em desenvolver algo de ponta o país precisa começar a fomentar ciência e não achar que professor é tudo comunista, parece que existe um vento de mudança positivo mas vamos ver. Aí temos que aprender a ter comprometimento e planejamento, fomos expulsos vergonhosamente pela porta dos fundos da ISS e do E-ELT, não conseguimos colocar uma moeda em órbita até hoje, o pro sub é uma coisa que tem que chamar os alienigenas para estudar. E para finalizar o investimento ainda tem que fazer sentido se não… Read more »
Iremos.novamentw com TOT Brasil não aprende…mas deixa
F22 fez escola, ein? É interessante que os novos stealths puxam mais pro design do F22, do que pro design do F35, mais moderno. Pelo layout de motores ou tem algum pulo-do-gato no projeto do F22 que eu não sei?
Alô Embraer, também quero um F22 tupiniquim, viu? rsrsrsrs
Tem que pedir isso ao Estado, não a Embraer, ela não iria entrar uma aventura dessas com dinheiro próprio e sem a garantia de que haveria comprador para o caça.
Duvido que qualquer um dos dois faria. Depois do KC, duvido que a Embraer entraria nessa sem o Estado bancar 100%. Com tanto projeto rolando mundo afora deve haver um risco tremendo de não ter comprador externo, e não temos cacife pra comprar o suficiente pra justificar o desenvolvimento.
O desenvolvimento do KC foi bancado pelo Estado Brasileiro. Só pra lembrar.
Sim, inclusive é curioso notar que no orçamento anual o programa do KC é dividido entre “desenvolvimento de aeronave” e “aquisição de aeronave”.
Me refiro às reduções que o programa teve, que só não tiveram tanto impacto na Embraer justamente pela FAB ter bancado. Não acho que fariam outro projeto que não fosse nessa modalidade, como o colega Allan disse, mas também não acho que o Estado vai encarar um programa de desenvolvimento complexo tão cedo.
O F-35 necessita de um motor com um empuxo enorme para atingir um desempenho aceitável e talvez os americanos não estejam dispostos a vender o F135 para uso em outras aeronaves. Ademais, o F-35 consegue a proeza de ter uma baia de armas maior do que a do F-22 e carregar mais combustível internamente em um airframe consideravelmente menos volumoso e 47% mais leve (o F-35 possuí um peso vazio de 13290 kg contra 19700 kg do F-22). É de se imaginar que conseguir fazer isso enquanto se mantém a capacidade stealth seja um enorme desafio de engenharia que outros… Read more »
Imaginei que teria algo a ver com os motores, faz sentido. Parece que esse (2x GE F110) vai ser bem mais potente que o primo coreano dele (2x GE F414), não sendo muito mais pesado.
Não sabia dessas características do F35. Obrigado!
não sei qual é a posição da turquia na economia mundial; mas veja como sua indústria é moderna o pais leva á sério sua defesa.
agora esse pais e uma vergonha..!! tudo acaba em pão e circo.
por isso será invadido roubado e escravizado como o iraque.
Turquia e Irã estão ocupando rapidamente o espaço do Oriente Médio.
Rapidamente?
Tirando a briga pela Síria e o apoio iraniano a meia dúzia de pequenos grupos locais, o que estão ocupando?
A China avança muito mais rápido que os dois em influência na região, especialmente sobre os ex alinhados com os russos.
Só lembrando tem uma pequena participação da brasileira Akaer nesse caça!
Acho que não é nesse, é em um caça treinador que eles estão desenvolvendo.
Esse não é o coreano…??!
Se essa cruza de F-22 com F-35 fosse chinês, já teria um pessoal dizendo que é uma cópia e coisas do gênero, no quesito beleza, eu acho o caça coreano mais bonito que esse turco, que ficou meio estranho.
Imponente o bicho, parabéns aos turcos.
Veremos quem se tornará operacional primeiro, este ou o checkmate
Os turcos estão de parabéns, mas o Checkmate é outro patamar. É um projeto 100% original. Dos motores, ao armamento, aos sensores, todos desenvolvidos a duras penas pelo complexo industrial militar russo.
O corte da madeira, a cola e tinta utilizados são resultados da cooperação iraniana e vêem diretamente do desenvolvimento do caça de 5gen iraniano q313.
O Checkmate parece que tem problema no número de cromossomos!
Existe algo do Checkmate além de um mock-up de madeira? Se tem, não vi.
E esse mockup já mostra o nível avançado da cooperação entre Rússia e Irã. Muito do q313 pode ser visto no su75.
Maquetes avançadas, drones, mísseis balísticos…a cooperação iraniana tem sido fundamental para os russos.
Capaz de entrar em operação antes do su57
Não é possível!! Mesmo vendo, custo a acreditar. Parabéns aos otomanos.
Enquanto isso, uma certa “potênfia” do Hemisfério Sul continua acreditando em softpower, e que em uma conversa regada a uma cervejinha tudo pode ser resolvido kkkkkk
O motor é projeto dos EUA mas fabricado sob licença na Turquia.
As vezes … fabricado e montado não são a mesma coisa
Oque eu já li é fabricado, a Turquia tem um setor de usinagem bem desenvolvido.
tecnologia sensíveis como certos aviônicos ( radar ), motores …é isso que faz a diferença e grande … em um projeto dessa envergadura … projetos como esse … os parceiros são fundamentais… basta ver o projeto F-22 e F-35 … tinha até peças made china … e agora … como fica o andamento do projeto do F22 e F35 ?… com os chineses … sendo estes a bola da vez da mira dos americanos.
Não eram peças, mas sim uma liga metálica que pode ser substituída por outros fornecedores.
Bahhh… Aquele trem de pouso está muito estranho.
Também achei que o trem de pouso principal está muito próximo um do outro.
A Turquia no futuro vai trocar os motores, eles estão recebendo ajuda do pessoal da RR para um motor melhor, bora ver quanto tempo isso vai levar
Já!
E nós ainda montando a Gripe Sueca.
Quando há vontade e seriedade é outra coisa.
Parabéns aos turcos .
Daqui a pouco será o Brasil, com o Gripen NX ou seja o FS2025 da SAAB.
Acho que esse projeto morreu.
Top!!!! Deve ser muito legal ser turco…
Americano, chinês, turco ou coreano. São todos muito parecidos. Só os russos de 5a geração que parecem mais diferentes. Por quais razões não vemos um design radicalmente diferente, como do F-117 Nighthawk, por exemplo?
Ouvi dizer que são as leis da fisica, pois são otimizados par bandas S, L, C e X, ou que são inspirados no F22
Por que o desenho do F-117 é de um conceito de furtividade já ultrapassada.
Pode ser uma futura opção para a Argentina, se a situação econômica melhorar.
Segundo fontes…uma comitiva do governo Argentino está se dirigindo a Turquia para tratativas com Erdogan para compra destes caças
Mais uma cópia do F-35 que muitos insistem em falar mal. Mas que tem servido de base para o desenvolvimento dos concorrentes.