ESPECIAL: Visitamos o Centro de Aviação da Guardia di Finanza da Itália
No dia 8 de fevereiro, um grupo conceituado de jornalistas de Defesa do Brasil visitou a base aeronaval da Guardia di Finanza da Itália, a convite da empresa Leonardo
Por Alexandre Galante
É uma noite fria na imensidão do Mar Mediterrâneo. Mais um iate se aproxima da costa italiana com um carregamento de drogas, tentando ocultar-se em meio a dezenas de outras embarcações. Os traficantes fazem contato com comparsas em terra usando um telefone celular para os últimos ajustes.
Porém, a algumas milhas dali um avião de patrulha marítima ATR-72MP da Guardia di Finanza detecta a operação do celular suspeito e consegue as coordenadas de sua localização.
O ATR-72MP aproxima-se do iate e aciona seu sistema eletro-óptico para rastreamento e obtenção das coordenadas geográficas mais precisas.
Essas informações são passadas para um helicóptero AW139 e um barco patrulha que já foram acionados e seguem em direção ao alvo.
Dentro de pouco tempo, o iate é abordado pela embarcação da Guardia di Finanza com o apoio do helicóptero AW139. Os traficantes são presos e a droga é apreendida.
A missão descrita acima é um pequeno exemplo ilustrativo das muitas realizadas pela Guardia di Finanza, um Corpo de Polícia especial de aplicação da lei, sob a alçada do Ministério da Economia e Finanças da Itália.
A Guardia di Finanza conta com uma frota aeronaval própria para perseguir os objetivos institucionais sobre o mar. Ela é a autoridade policial sobre o mar, responsável pela ordem e segurança públicas, enfrentando a imigração ilegal, tráfico de drogas, contrabando, tráfico de armas e humano.
Centro de Aviação na Base Aérea Mario Bernardi
Na visita ao Centro de Aviação da Guardia di Finanza, os jornalistas brasileiros foram recebidos pelo General de Brigada Joselito Minuto, Comandante do Comando Operativo Aeronaval da Guardia di Finanza.
Foram feitas apresentações sobre as atividades da instituição e depois um tour para fotos das aeronaves e das instalações de treinamento.
O Centro de Aviação da Guardia di Finanza, que ocupa uma parte da Base Aérea Mario Bernardi, é responsável pelas atividades técnicas, logísticas, administrativas e de padronização do serviço aeronaval.
Centro de Simulação de Operações Aéreas Navais
Outra atividade de importância fundamental é o treinamento de tripulações e para realizá-la da melhor forma, foi inaugurado em 2 de fevereiro o Centro de Simulação de Operações Aéreas Navais.
O novo centro, único na Europa, integra sistemas avançados de simulação em rede em um único ambiente, produzidos pela Leonardo.
Os simuladores dos helicópteros AW139/169 e aviões ATR-72MP empregados pela Guardia di Finanza, são integrados em um simulador de cenários, também desenvolvido pela Leonardo e capaz de gerar virtualmente um ambiente onde plataformas e pessoal colaboram em uma única missão, como a exemplificada no início desta reportagem.
Também existe um simulador de painel de instrumentos de embarcações, que introduz navios em ambiente marítimo, desenvolvido em colaboração com a Cetena (empresa que faz parte da também italiana Fincantieri). Um centro de comando terrestre coordena as operações.
Simulador de passadiço de embarcações
Voo no ATR-72MP
Fizemos um voo de cerca de uma hora a bordo de um ATR-72MP do Gruppo Esplorazione Aeromarittima da Guardia di Finanza, para conhecer a operação do sistema ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance).
O ATOS gerencia os sensores da aeronave e fornece aos operadores uma imagem completa da situação. Com base na disponibilidade de três consoles multifuncionais, o sistema inclui um avançado radar de vigilância de varredura eletrônica multimodo, uma torre eletro-óptica (LEOSS) com câmeras coloridas e monocromáticas, um sistema de identificação automática (AIS) e um localizador de direção do sistema de busca e resgate (ASARSDF).
Entre os recursos do ATOS, existe também a conexão via satélite de/para o Centro de Controle de Solo (C4ISTAR).
O ATR-72MP é um bimotor turboélice, utilizado para realizar tarefas de patrulha marítima mesmo em cenários particularmente complexos. A aeronave integra as características de confiabilidade, facilidade de manutenção, baixo custo de ciclo de vida e conforto do ATR 72-600 do qual deriva, com um sistema de missão de última geração, sensores avançados e um conjunto completo de comunicação.
A aeronave tem uma tripulação de dois pilotos, três operadores de sensores e dois técnicos de manutenção. O ATR-72MP tem um MTOW de 22.800 kg, pode transportar até 7.500 kg, com autonomia de voo de até 8h e alcance de mais de 1.800 milhas náuticas.
A aeronave pode realizar missões de patrulha marítima, SAR, MEDEVAC, transporte de carga e de passageiros, com mudança rápida de configuração. O radar de busca embarcado é o Gabbiano UL TS-80, com 160 milhas náuticas de alcance na superfície do mar, com bom desempenho em mar calmo ou revolto.
Pode fazer busca setorial ou em 360 graus, com correlação de sinais AIS (que são emitidos pelos navios indicando sua localização). O ATR-72MP também é equipado com um sistema eletro-óptico, com quatro sensores: EOW, EON-DL, EON-SWIR, e câmera IR.
O sistema tem capacidade de rastreamento, fornece as coordenadas geográficas do alvo e sua distância, além de produzir vídeo e fotos.
Rastreando telefones celulares em voo
O sistema IMSI-IMEI Catcher NESIE a bordo do ATR-72MP funciona como uma “pseudocélula” para coletar dados relevantes de celulares no alcance de operação da aeronave.
Dispositivos móveis enviam IMSI (Identificação SIM usuário) e IMEI (marca e modelo do dispositivo). O sistema adquire a posição (em coordenadas) de dispositivos de redes GSM – UMTS – LTE (2G, 3G, 4G). O NESIE pode operar nos modos Grab, Hunt e Hold:
- No primeiro (Grab), realiza a transmissão de celular falso, para recebimento de dados IMSI / IMEI (alcance de 35 km), com estimativa de distância do dispositivo.
- No segundo modo (Hunt), pesquisa dentro de sua própria biblioteca, qualquer IMSI/IMEI (alvo) na área.
- No terceiro (Hold), identifica e localiza dispositivo móvel de interesse na área de missão. Uma vez identificado, o NESIE extrai sua posição GPS.
Flexibilidade de missão
As capacidades de Comando, Controle, Comunicações, Computadores, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR) do ATR-72PM permitem que ele desempenhe funções que vão desde o monitoramento de corredores de tráfego marítimo até a proteção da pesca, do combate ao contrabando e tráfico de drogas ao patrulhamento de zonas econômicas exclusivas (ZEE), até a operações de busca e salvamento (SAR). A aeronave também pode ser utilizada no transporte de pessoal e material, guerra antissubmarino (ASW – Anti Submarine Warfare), guerra anti-superfície (AsuW – Anti-surface Warfare) e ELINT (Electronic Intelligence).
Para uso em missões ELINT, ASW e ASuW, a aeronave é equipada com subsistemas e equipamentos opcionais, incluindo um conjunto completo de autoproteção (DASS – Defensive Aids Sub-System) para operar com segurança em áreas hostis, sistema de armazenamento e lançamento de sonoboias, um subsistema acústico, um detector de anomalias magnéticas (MAD), um sistema de gerenciamento de carga, dois pilones externos na fuselagem para transportar até dois torpedos leves antissubmarino.
Agradecemos ao pessoal da Leonardo e da Guardia de Finanza por toda a atenção que nos deram durante essa visita especial.
Pelas qualidades desse ATR, ele seria uma boa opção pra substituir nossos Orions?
No mais, obrigado aos editores pela excelente matéria.
Aliás…
Dia desses o Direto Geral de Material da MB tava aí pelas redondezas.
Agora, os editores foram convidados a conhecer esse aeronave.
Coincidência, ou….?
Nesse caso eu acho coincidência, não creio que a MB esteja de olho em patrulha marítima. Mas me parece claro que a FAB está buscando um substituto para os P3. Ano passado, durante a Farnborough, o cmdt postou uma foto dentro de um P8 “conhecendo a aeronave a compartilhando sonhos”, e mais tarde bateu um papo com a galera da Boeing.
Se tiver grana, creio que não demora sair uma concorrência, apesar da minha vontade tender a uma versão dos E-190/195.
Pois é, né…
A MB continua fingindo que a patrulha aeronaval não é com ela, que não tem grana pra “assumir” os Orions….ao mesmo tem em que gasta grana com aqueles A-4.
Mas divago…
Com A-4 e com os Turbo Traders do deserto.
Pelo amor de Jeová, nem me lembre desses Turbo Trader…odeio ser lembrado desse desperdício de dinheiro do contribuinte.
Segundo li, os Traders foram cancelados.
Por curiosidade, onde leu?
Pesquisei agora novamente e só encontrei notícias de, no máximo, 2021, falando que o programa continua.
Fico imaginando se por um milagre a FAB conseguir comprar os P8, se a MB não vai ter a cara de pau de querer as aeronaves. rs
O pessoal só curte o salário no bolso e os benefícios. São 80 mil militares em uma marinha que nem esquadra tem “ou o que tem tá no osso”. Se compararmos as marinhas do Canadá e Austrália que tem realmente uma esquadra e o efetivo não ultrapassa os 20 mil militares. É muita grana gasta com salários
O P8 é um avião caro e tá fora de nossa realidade. Vejo como alternativa em curto prazo o C-295/ATR ou ate mesmo o C27J Ng.Outra alternativa plausivel, mas incerta é o possível turboélice da Embraer, mas que parece que os fabricantes de motores estão sem uma solução de motorização.
Eu apostaria no Airbus C295 MPA Persuader, por questão de comunalidade com o C-105 Amazonas já operado pela FAB.
Não creio que seja, pois o P-3 está numa categoria acima, tanto de capacidade armas como de autonomia/alcance. Um substituto para o P-3 tem que ser o P-8 ou algo similar. Além disso, se fosse para escolher um ATR modificado, como é esse, então que optassem pelo C295 em uma versão full de Patrulha/ASW/ASuW.
O avião para substituir os Atlântico 1 de guerra anti-submarino Italianos, não é este, ou melhor é este, mas com muitosais sistemas, o P-72 Italiano ou o ATR-72 ASW Turco, já na Espanha, para substituir os P-3, já estão pedidos 4 C-295 ASW, um modelo já mais moderno e completo que o Persuader, que como o ATR-72 de ASW, não será só para patrulha marítima e guerra anti-submarino, mas também com sistemas de elint. Claro que um P8 é bem superior, mas bem mais caro. Os já encomendados pela França, futuros aviões de guerra submarina, os Falcón da Dassault, também… Read more »
A força aérea Italiana têm 4 aviões desses ATR-72 para elint e Guerra anti-submarino e anti-Superfície, são os P-72.
Galante, este ATR-72PM poderia ser um substituto do P-3 ???
Pelo o que entendi a aeronave da Guardia não está equipada com os sistemas citados para ELINT, ASW e ASuW, correto? Nesse caso, o quão diferente são as capacidades dela em comparação com os SC-105 Persuader da FAB(estando ciente que são aeronaves para missões distintas)?
Fiquei curioso com a vinculação com o ministério da economia e por patrulharem a costa com embarcações e aeronaves, considerando que a Itália tbm possui uma guarda costeira. Qual seria a diferença de atribuições entre as duas?
A Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, interagindo com a Guarda Costeira nas águas territoriais (12 milhas marítimas) e contíguas (mais 12 milhas). A Marinha Italiana, por sua vez, atua em águas internacionais.
O Comando Operativo Aeronaval da Guardia di Finanza opera também além das 24 milhas em patrulha marítima em apoio a outras organizações como a Frontex (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira).
Ver mais sobre a Guardia di Finanza aqui:
https://www.gdf.gov.it/en/historical-background-of-the-guardia-di-finanza/the-evolution-of-guardia-di-finanza-from-customs-police-to-modern-economic-financial-police
A Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, interagindo com a Guarda Costeira nas águas territoriais (12 milhas marítimas) e contíguas (mais 12 milhas). A Marinha Italiana, por sua vez, atua em águas internacionais.
Como tem que ser. Já uma certa marinha quer para si a função de guarda costeira e marinha de guerra, mas na prática não consegue ser nem uma e nem outra.
“A Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, interagindo com a Guarda Costeira…”
Se a Guardia di Finanza é a única polícia sobre o mar, qual é a função da Guarda Costeira??
Veja aqui as funções da Guardia Costiera:
https://www.guardiacostiera.gov.it/en/activities
Obrigado, Galante. Agora ficou claro. São muitas áreas de atuação e as missões são complementares, entre uma e outra instituição.
No Brasil a Receita Federal também possui helicópteros para missões nas fronteiras para interceptação de contrabando e descaminho.
São apenas 3 EC135
Falei que tem, não falei que era tão equipada quanto a Guardia de Finanza rsrsrs.
Assim como a FAB e a MB não se comparam em equipamentos com a Aeronautica Militare e a Marina Militare.
Ali é primeiro mundo, membro da Otan.
Aqui é banania.
Baita convite.
Caros, não é o caso do Brasil, mas nós carecemos de uma “estrutura de segurança marítima” eficaz.Penso que já está na hora de criar-se um “Sistema Nacional de Segurança Marítima”, composto de vários orgãos/entidades governamentais que atuariam por função. Cito alguns: Polícia Federal: é a legal policia marítima do Brasil. Sua atuação em águas deveria ser ampliada com o uso de embarcações maiores e melhores, assim como aeronaves de patrulhamento em vigilancia. Receita Federal: já atua e poderia ter suas capacidades aumentadas para fiscalizar e vigiar o comércio marítimo internacional brasileiro, utilizando aeronaves e embarcações maiores (vide a DGDDI da… Read more »
Impressionante, principalmente sabendo que é uma guarda/polícia e não uma força de defesa bélica.
A Itália é, sem nenhuma dúvida, o pedaço do planeta mais difícil de se fazer patrulha marítima, visto que a Europa é um lugar muito cobiçado e a Itália está na rota curta para África e Ásia. Durante a maior parte do século XX a rota mais usada para transporte de grandes quantidades de heroína para Europa era via marítima através da Itália. Sudeste Asiático (produção) -> Turquia (refino) -> Sul da Itália (distribuição/refino). Lembrando que o tráfico de drogas pesadas movimenta muito mais dinheiro do que o de drogas leves, e, portanto, é um problema de contrabando e de… Read more »