Começa a produção de helicópteros Boeing/Leonardo MH-139 ‘Grey Wolf’ para a Força Aérea dos EUA

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  • A produção inicial começou, com os primeiros 13 helicópteros previstos para serem entregues em 2024
  • O MH-139A é baseado no helicóptero multimissão AW139 da Leonardo
  • A Leonardo fabrica MH-139As em sua unidade na Filadélfia e, em seguida, os transfere para os locais da Boeing e do Ridley Park para militarização

Em 3 de março, a Força Aérea dos EUA anunciou sua decisão de iniciar a produção inicial dos helicópteros MH-139A “Grey Wolf”, permitindo que a Boeing e a Leonardo anunciassem o contrato para a entrega das primeiras 13 unidades. O início de tais atividades de produção levará ao fornecimento dos primeiros helicópteros operacionais e que substituirão a atual frota UH-1N com entregas em 2024.

O Grey Wolf é um helicóptero multimissão baseado no altamente bem-sucedido AW139 da Leonardo, que agora possui mais de 1130 unidades em serviço em todo o mundo. O Grey Wolf é projetado para proteger mísseis balísticos intercontinentais e transportar o governo dos EUA e o pessoal de segurança.

“Esta decisão representa um passo crítico para entrar em serviço MH-139 e garantir ainda maior segurança de mísseis para a Força Aérea dos EUA nas próximas décadas”, disse Azeem Khant, diretor do programa Boeing MH-139. “Estamos trabalhando duro para iniciar as entregas no próximo ano.”

“A equipe de Leonardo envolvida no programa, juntamente com nosso parceiro Boeing, aguarda ansiosamente por essa colaboração e está fortemente comprometida em garantir o sucesso total da frota”, acrescentou Clyde Woltman, CEO da Leonardo Helicopters US.

A força do MH-139A é baseada nos esforços colaborativos de Leonardo como fabricante de helicópteros e Boeing como contratante principal responsável pela militarização e apoio ao programa. A Leonardo fabrica o helicóptero multimissão com certificação civil em sua unidade na Filadélfia, enquanto a Boeing é responsável pela aquisição e instalação de equipamentos militares, bem como suporte pós entrega. Com um modelo de sucesso como o AW139 da Leonardo e a tecnologia avançada da Boeing, a Força Aérea dos EUA obtém o melhor helicóptero em resposta às suas importantes necessidades operacionais.

As capacidades avançadas do MH-139A permitem que as missões sejam realizadas de forma mais rápida, silenciosa e eficiente. Com um aumento de 50% na velocidade e alcance, e um aumento de 5.000 libras no peso máximo bruto sobre o UH-1N, o helicóptero está bem posicionado para realizar missões atribuídas pela Força Aérea dos EUA na proteção de locais de mísseis balísticos intercontinentais no país.

A equipe da Boeing-Leonardo recebeu um contrato de US $ 2,4 bilhões em setembro de 2018 para até 84 helicópteros, sistemas de treinamento e equipamentos de suporte relacionados. Em agosto de 2022, a Força Aérea dos EUA aceitou os primeiros quatro helicópteros atualmente implantados para mais testes de desenvolvimento e operações operacionais.

FONTE: Leonardo

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Carlos Campos

Tá maas pq nao usa o BlackHawk?

Ramon

Estão sendo aposentados, Blackhawk vai ser substituído nas forças armadas dos EUA nós próximos anos, aliás estão começando a substituir quase todos os modelos de helicópteros , maioria são projetos de da década de 70-80.

ednardo curisco
André Sávio Craveiro Bueno

Lembro-me de uma propaganda em revista de aviação nos anos 70 falando da concorrência UTTAS a qual o Black Hawk venceu.

Luis H

h60 é um bom projeto, irmão do apache, poderia ter motores e aviônicos modernizados em novas unidades, mas como eles descobriram q agora podem ter velocidade e alcance no mesmo pacote vem a honrosa aposentadoria dos falcões. agora é torcer para o raider x finalmente encerrar o capítulo comanche/invictus. ambos é claro, já na mira do pcc pra fazer seus xinglings.

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Santamariense

Neste caso em específico, a USAF opera o UH-1N e vai substituí -lo pelo MH-139A. O Black Hawk não participou porque começará a ser substituído no US Army à partir de 2030 pelo V-280. Nos EUA, a operação de helicópteros acontece predominantemente no Exército, com a Força Áérea operando “poucas” unidades, em missões mais especializadas e a Marinha os usando principalmente em missões ASW e outras menos especializadas. O US Army possui mais de 2000 unidades desse helicóptero em várias versões. Continuará operando por décadas ainda.

Leandro Costa

Diria que perfeita sua colocação, só acrescento que o USMC já está recebendo os novos CH-53K e terminaram de receber os UH-1Y em 2018 e são novos de fábrica ao invés de UH-1N’s repotencializados.

Não sei por que os Marines não tiveram sua versão do SH-60, que era algo que eu achava que ocorreria naturalmente, mas se mantiveram no trinômio UH-1, AH-1 e CH-53.

Pablo

Se nao me engano, os do brasil, nao sei se da fab ou eb, iriam iniciar um estudo para substituição.

Santamariense

Se falou, anos atrás, em um substituto para os HM-2, como é designado o Black Hawk no EB, que recebeu 4 exemplares em 1996/97. Essas 4 aeronaves continuam operando no 4º BAvEx, com disponibilidade muito boa. Como recém completaram 25 anos de operação, talvez passem por um MLU, pois tem muito tempo de vida útil pela frente. Já na FAB, os primeiros 6 exemplares foram recebidos em 2006/07 e os 10 restantes em 2011/12. Hoje, equipam o 5º/8º GAV e o 7º/8º GAV, com 6 exemplares em cada esquadrão e o 2º/10º GAV, com 4 aeronaves. Todos tem muita vida… Read more »

Caloro

Os Black do Exército não “conseguem” passar por modernização porque são de uma versão bem anterior da FAB por exemplo e essa MLU não compensaria financeiramente.
Já foram feitos estudos nesse sentido.
Eles devem ser substituídos por versões mais novas.

Luis H

o q não falta nas ffaa é estudo, só o q não estudam é como conseguem gastar o equivalente a itália e austrália, muito mais do q turquia, israel ou canadá, em armamentos equivalentes ao chile, grecia e angola. um bom escopo para seus futuros estudos

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Maurício.

Baita helicóptero, claro, não é um Black Hawk, mas custa menos e tem boa capacidade.

Peter nine nine

O 139 é uma excelente máquina, não é um BH nem o o primeiro é o 139.

Claro, se devidamente potencializado para a missão a cumprir.

Last edited 1 ano atrás by Peter nine nine
Wagner Figueiredo

A Itália tá com tudo hein?!?! Fragata, helicóptero…etc

Carlos Campos

ACV é Italiano também, montado pela BAE, Italianos estão dominando os EUA? kk

Peter nine nine

Os italianos são artistas. Belos navios, belos helis…

Mas isto não são coisas de agora, a inspiração americana em máquinas italianas não vem de hoje.

Neto

Olhando a prolifera familia do UH1 nota-se como o investimento em uma empresa de helicopteros que abasteça as forças armadas oportuniza o crescimento do mercado civil.
.
onde erramos?

em todo lugar?

Elintoor-_-_-

Caro Neto. Entendo sua justificada indignação. Mas infelizmente, precisamos entender, que nosso país foi, é e sempre será um gigante com pés de barro. É impressionante como adoramos perder oportunidades e deixar os cavalos selados passarem. É só verificar o nosso histórico. Em todo esse tempo, perdemos chances incríveis de desenvolvimento nacional em defesa, ciência e tecnologia. Falimos e quebramos nossas empresas de defesa, mandamos nossos melhores cérebros para fora do país e inclusive encarceramos nossos cientistas. A qualidade da educação e o ensino científico e tecnológico hoje no Brasil são praticamente uma piada internacional. Só faltou mesmo prendermos o… Read more »

Digo

A italia vendeu fragatas, veiculos anfíbios e helicopteros para os EUA(mesmo que por cooperação com empresas locais americanas, caso o contrário não entra), que outro pais conseguiu vencer tantas licitações para as forças armadas americanas?