Leonardo fecha contrato para atualização da frota de C-27J Spartans da Força Aérea Italiana

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C-27J Spartan - Força Aérea Italiana (AMI)

Roma, 07/03/2023 — Leonardo e a Armaereo, a Diretoria de Armamento e Aeronavegabilidade da Força Aérea do Ministério da Defesa da Itália, assinaram um contrato que representa um passo importante na atualização da frota C-27J Spartan da Força Aérea Italiana.

O contrato inclui desenvolvimento, qualificação de integração e certificação de uma nova configuração aviônica para o C-27J, a atualização de vários sistemas gerais da aeronave, o sistema de autoproteção e o simulador de voo. O acordo inclui ainda a entrega da primeira aeronave relevante nesta configuração e tem potencial para seguir com a modernização das 11 aeronaves restantes.

A previsão é que o C-27J da Força Aérea Italiana receba uma atualização significativa de seu conjunto de aviônicos por meio da integração de novos recursos, como um Computador de Missão, o Sistema de Gerenciamento de Voo, monitores Head Up e Head Down, sistemas de comunicação por rádio e satélite, auto -sistema de proteção e outras atualizações que deverão melhorar a flexibilidade e a eficácia operacional da aeronave. O sistema de treinamento também será atualizado com base nos novos sistemas introduzidos a bordo, alinhando dispositivos de treinamento (simuladores de voo) e materiais didáticos com publicações técnicas relevantes.

Dario Marfè, vice-presidente sênior comercial e de atendimento ao cliente da Leonardo, na Divisão de Aeronaves, disse: “A última evolução do C-27J melhora ainda mais a eficácia e a capacidade operacional do Spartan. Temos o orgulho de anunciar que a Força Aérea Italiana escolheu a nova configuração aviônica do C-27J, que proporcionará desempenho e eficiência ainda melhores. Com sua versatilidade e flexibilidade de missão, o novo Spartan oferece uma gama ainda mais ampla de recursos para apoiar os operadores no enfrentamento de novos desafios.”

O Spartan encarna a própria essência da segurança nacional, revelando-se um trunfo ideal para as operações de forças de defesa e também uma contribuição vital para as tarefas de proteção civil, como uma aeronave capaz de chegar à população mesmo nas áreas mais remotas e difíceis do país.

C-27J Spartan – Força Aérea Italiana (AMI)

Antes da Força Aérea Italiana, a Força Aérea da Austrália já assinou um acordo para atualizar sua frota e, recentemente, operadores da Romênia e dos EUA da Spartan, US SOCOM e US Coast Guard, também escolheram a nova atualização de aviônicos para suas frotas de aeronaves C-27J. As possibilidades de retrofit foram estudadas especificamente como parte do desenvolvimento do programa C-27J, com o objetivo de permitir que os operadores se beneficiem constantemente das melhorias feitas na aeronave.

Uma infinidade de kits e sistemas de missão roll-on/roll-off fáceis de instalar e transportáveis permitem que o C-27J rapidamente seja transformado na configuração mais adequada para a missão necessária. Como um ‘transportador aéreo tático’, a versatilidade da aeronave se estende desde o transporte aéreo de tropas e carga até lançamento de pára-quedistas e materiais, podendo ser utilizado desde a evacuação médica em campos de batalha até o transporte VIP. A Aeronave pode cumprir missões que vão desde a assistência humanitária e resposta a desastres naturais até o combate a incêndios. O C-27J pode ser configurado nas versões Patrulha Marítima (MPA), Guerra Anti-Submarino (ASW) e Comando-Controle-Comunicações, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C3ISR).

O C-27J pode ser equipado com radar de busca Active Electronically Scanned Array (AESA), sistemas eletro-ópticos/infravermelhos e outros sensores específicos essenciais para Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR), Patrulha Marítima (MPA), Guerra Anti-Submarino ( ASW) e missões de Inteligência de Sinais (SIGINT), além de apoio às Forças de Operações Especiais e tropas terrestres. Os sensores da aeronave podem ser gerenciados por meio de um sistema de missão paletizado e rapidamente removível, que analisa os dados coletados e os transmite à tripulação em tempo real. A configuração de combate a incêndio com sistema modular de combate a incêndio aéreo de segunda geração (MAFFS II) roll-on/roll-off da United Aeronautical Corporation, líder mundial em sistemas avançados de aplicação aérea, aprimora as capacidades multimissão do C-27J.

Para mais informações sobre o C-27J, você pode visitar:

C-27J Next Generation para suporte tático | Leonardo – Aeronave

Sobre a Leonardo

Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Approach Comunicação / Leonardo do Brasil

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Um Simples Brasileiro

Dizem que é uma excelente aeronave, presente em várias forças aéreas do mundo (como uma espécie de “Hercules Menor”), principalmente, pequenas forças.

Maurício.

Dizem também que é uma aeronave bem cara de manter e operar, muito mais que o C-295. Dizem que ele é um mini Hércules, mas com os custos de um Hércules normal.

Um Simples Brasileiro

Ai eu não sei, estou por fora dos custos operacionais, mas, como é algo da Leonardo, acredito que não seja para todos os bolsos mesmo.

Rinaldo Nery

O que é sistema de missão “roll on/roll off”?

A6Mzero

No transporte Roll on/Roll off é um sistema onde meios são embargados usando suas próprias rodas ou meios proprios.

No caso deve ser um sistema que facilite embarque de veículos ou pallets mas não tenho certeza.

Madmax

Esse não era derivado do Alenia G-222?

Henrique A

Sim. Deriva dele, mas pesadamente modificado, e uma outra aeronave.

Um Simples Brasileiro

Sim, mas, é bem mais moderno.

Marcelo

essa 2a foto está show! Já salvei aqui.