Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos
A Prefeitura de São Carlos comunicou, nesta quarta-feira (1º), que o “Museu Asas de um Sonho”, mais conhecido como Museu da TAM, será reaberto ao público, após sete anos sem atividades.
A reabertura, que está prevista para ocorrer em maio, foi assinada pelo prefeito Airton Garcia (União Brasil) durante uma reunião com o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, no Paço Municipal.
A tramitação da reabertura teve início em 2022, quando o então diretor de Turismo, Luís Antônio Garmendia, entrou em contato com o presidente da associação e soube da intenção de retomada das atividades.
Com entrada 100% gratuita, o museu prevê reabrir ao público somente aos finais de semana. Inicialmente, as visitas deverão ser agendadas para controlar a quantidade de turistas no local, já que o espaço ficou fechado por muitos anos.
Segundo a administração municipal, a reabertura será muito positiva para a cidade e a região a partir da geração de empregos diretos, como colaboradores para a limpeza do museu, controladoria de acesso e auxiliares de manutenção das peças expostas, além da geração de empregos indiretos no setor de turismo.
O museu
O chamado Museu da TAM nasceu, oficialmente, em novembro de 2006 e fechou em 2008 para reforma. Em 2010 o espaço foi reaberto e encerrou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016.
O museu, que é considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, reúne um rico acervo de aeronaves com diferentes tecnologias e finalidades da história da aviação.
Ao todo, o museu possui mais de 100 modelos de aeronaves, entre eles estão o Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100.
FONTE: acidadeon.com / FOTOS: Alexandre Galante
Uma enorme alegria ver que o acervo não foi perdido.
Quem não conhece, vale muito a pena conferir.
KKK por isso a moderação tinha apagado a minha postagem KKK
Olá Glasquis. Quando você estiver em S.Carlos para visitar o museu (de novo), vamos aproveitar e nos encontrar. Estou ansioso para revisitar o museu. Uma excelente noticia mesmo. A reabertura do museu vai custar para o município cerca de R$ 700 mil por ano, mas por outro lado, as escolas terão acesso gratuíto e visitas com monitores.
Vamos sim!
Combinado.
Bom dia camarada, vc mora pela região?
Pertinho do Museu. 10 km. Menos de 15 minutos.
Caramba camargoer, não sabia que morava em São carlos, trabalho no MRO, já se vê movimentação no museu desde o final do ano passado.
Avisto um chopp. Caso ocorra, driblo o médico e parto para S. Carlos.
Conhece o Samambaia? riso.
Tenho um casal amigo que também mora aí. Ele é professor do Depto de Eng. Mecânica na Federal.
Que legal. Tenhos que convidá-lo para participar da trilogoa.
O retorno vira com incremento Turismo região. Tem que fazer marketing pesado e direcionado e dar opções diversão para família com preços razoáveis. Como exemplo são 4 pessoas fim semana.
Verdade. Tem que criar um grande programa integrado. Vou conversar com a ProReitoria de extensão da UFSCar para criar um programa de visita na universidade que esteja integrado com as visitas ao museu. Ha um excelente restaurante dentro da universidade. Excelente sugestão. Obrigado
Muito, muito boa notícia!!
Que cresça a cultura aeronáutica no Brasil!!
Rapaz, que felicidade. Moro em Rio Claro e sempre levava amigos da região para conhecer.
O Acervo é tão impecável em limpeza e organização que fica difícil de acreditar que não são apenas mockups. Espero que tenha mais visibilidade e que suma a ideia de ir para o campo de marte. Precisamos dessas atrações no interior.
Olá Santiago. Eu também levei muita gente para visitar o museu. Vai ser legal encontrar o pessoal da trilogia nos hangares do museu.
Opa! Vai levar mais um em maio!!! Kkk
Vou estar de férias, visita confirmada!!!
Jóia. Vou checar se o restaurante do campo de golfe está funcionando. É pertinho do museu.
Finalmente e felizmente uma excelente notícia!!!
Olá André. Um bom motivo para dar um.pulo em São Carlos. Vamos combinar?
Já comecei a pensar nisso!
Jóia. Combinado.
Museu maravilhoso, que notícia boa!!
Ótima notícia! Preservação da memória aeronáutica é fundamental. As aeronaves deste museu são muito bem preservadas.
Quanto ao Jahú, um Savoia-Marchetti S.55, sua preservação é de grande importância histórica. Seu vôo na primeira travessia do Atlântico, sem escalas, ocorrida em 1927, teve grande relevância naqueles tempos pioneiros. Só que é um avião feio de doer!! Barbaridade! Foge totalmente da fantástica tradição italiana de design.
Grande notícia, ainda não tinha visitado por preguiça mesmo, e outro museu que necessita de apoio e investimento é o de Bebedouro.
Dessa vez eu tenho que ir. Vou me programar para tentar ir esse ano ainda.
Legal. Vamos aproveitar e almoçar juntos.
Com prazer! Lhe aviso quando estiver tudo planejado.
Camargoer vai promover um encontro da Trilogia no museu rsrs.
Excelente ideia!!!!!!
vamos fazer isso, assim que possível, vai ser muito legal. Fui lá uma vez logo que abriu, 2007 acho. nunca mais voltei.
Será que os MiG ainda estão lá?
Há um Fokker 27 no museu o qual eu ajudei a preservar da destruição no aeroporto de Guarulhos/SP. Consta que foi o primeiro F27 a entrar no Brasil nas maos do mestre Rolim.
Moro a 100 km de São Carlos, mas nunca tive tempo de ir ao Museu TAM. Desta vez, não escapa. Vou nem que for a pé.
Excelente noticia. Algumas notícias davam conta de que esse acervo iria para o Campo de Marte, mas entendo que em São Carlos a garantia de preservação é maior.
Que inveja de quem mora perto.
Um excelente local para passear com a Família…também é valido lembrar da histórica visita de Bruce Dickinson em meados de 2011….Bruce além de vocalista do Iron Maiden é piloto, historiador e entusiasta.
Olá Rafael. Se for domingo, vá almoçar na fazenda Santa Maria. Tem um enorme porco no rolete.
Mais um motivo para ir ao museu.
obrigado pela dica Camargoer
Belissima Fazenda Histórica! Já almocei lá! Vale o passeio guiado também! Quanto ao Museu, noticia maravilhosa! Já fui, mas não me canso de ir rever o acervo!
Olá Danilo. A gente come muito ĺá.. riso. Um lugar legal também é visitar o Hotel Santo Grande em Araraquara, bem pertinho.
Grande Noticia !! Estava programando para ir quando fechou , Também moro relativamente perto, “é um tirinho” , Dessa vez não escapa , Reabrindo já vou ir
Eu sei que perto e longe é relativo mas São Carlos é longe de tudo mesmo 🙂
Kkkkkkkkkkk… Estudou em sanca, Alex?
Opa. Já somos 3. Daqui a pouco a trilogia vira quadrilogia… Naval, Aéreo, Forte e Sanca.
São Carlos só é perto para minhoca.
Vale a pena, cidade boa kkkk
Acha… Sai da terra do MO (Santos) Pra Sanca.
Olá Matheus. Se não tem em São Carlos, tem em Ribeirão Preto. Pertinho tambem.
Que notícia maravilhosa. Mal posso esperar para revisitar esse fantástico acervo.
Por um lado, fico alegre de saber que esse museu está abrindo as portas de novo.
Por outro lado, fico triste em saber que ele não veio pra grande São Paulo…
Olá Wilber. Após 7 anos, ninguém sentou com a Latam para viabilizar o museu. Poderia ter sido instalado no Campo de Marte. Ao longo das ferrovias, principalmente naquela que liga a Estação da Luz com Santos, existem inúmeros armazens que estão abandonados. No ABC existem inúmeras fábricas que foram fechadas e poderiam ser aproveitadas. Ninguém fez nada. São Carlos está á apenas 250 km da Capital, cerca de 150 km de Campinas e 100 km de Ribeirão Preto. É praticamente o centro geográfico de SP. Dá para fazer um bate volta no sábado ou domingo. Ainda, vai ser a chance… Read more »
Eu acho isso um p*ta erro.
Com todo o respeito a São Carlos, mas se esse museu ficasse no Campo de Marte, como proposto, muito provavelmente a visitação diária do museu triplicaria.
Mas enfim, o erro foram dos “gestores” de São Paulo, que não tiveram visão pra isso…
De qualquer modo, continuo feliz em saber que esse museu voltará a ativa. Espero ir nessa cidade um dia.
Excelente notícia para o patrimônio cultural aeronáutico brasileiro.
“De quando em nunca” o Brasil tem uma boa notícia. Grande notícia!
Uma excelente notícia. Realmente esse não fica a dever para nenhum museu estrangeiro. Não me surpreenderia se for o melhor da América Latina.
Estive lá a uns 2 anos e estava fechado……putz…..
Excelente notícia, salvo engano, fui em 2006… uma única vez, meu pai me levou, com minha mãe, irmão e avó… lembro do P47, do Me109 com as marcas do combate na fuselagem, do belíssimo Constellation… Se Deus permitir agora irei novamente, daqui de Manaus, dessa vez com a esposa e os 3 filhos!
MUITOS PARABÉNS aos envolvidos.
Pessoal, ja liberaram a visita? algum site oficial para contato com eles?