Embraer e a Força Aérea das Filipinas assinam contrato de serviços para o A-29 Super Tucano

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Clark, Filipinas, 1º de março de 2023 – A Embraer anunciou hoje a assinatura de um contrato de serviços com a Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) para apoiar a frota de A-29 Super Tucano do país. O acordo fornecerá suporte a mais de 200 componentes do A-29.

“Estar próximo de nossos clientes e apoiá-los em suas missões é fundamental para o que fazemos”, disse Rinaldo Piubeli Prado, Vice-Presidente Global de Suporte e Pós-Venda ao Cliente de Defesa & Segurança da Embraer Serviços & Suporte. “Nossa equipe de suporte ao cliente na Ásia-Pacífico terá a satisfação de apoiar a Força Aérea das Filipinas para que o A-29 seja utilizado em todo o seu potencial.”

A frota de seis aeronaves A-29 Super Tucano foi entregue em 2020, durante a pandemia global, refletindo o compromisso da Embraer com a Força Aérea das Filipinas. Esses aviões são mantidos e operados pelo 15º Esquadrão de Ataque.

No ano passado, a frota mundial de A-29 Super Tucano da Embraer atingiu 500 mil horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues, a aeronave já foi adquirida por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo.

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Régis

Resta torcer para que os alemães não estraguem esse acordo como fizeram com o Guarani.Caso aconteça, devemos suspender imediatamente a compra das Tamandarés.

Fábio CDC

Eu não suspenderia. A compra desses navios é para ontem e tomando tal atitude apenas atrasaríamos mais ainda algo que já deveria ter ocorrido há mais de 10 anos.
.
Essa situação demora mas passa. Podemos considerar outras opções para dar o troco neles, nada como um dia após o outro.

Camargoer.

Oĺá Fábio. Não faz sentido. As FCT estão sendo fabricadas no Brasil e a maioria dos componentes nem são alemães. Até os canhões são da Leonardo, italianos, pelo que lembro. A MB precisa das FCT. Retaliar neste setor é um tiro no pé. É mais simples substituir o que for alemão nos guarani que serão enviados para as Filipinas… sem gritaria. SImples

Adriano madureira

Mas isso não é problema de Israel🤔❓ Pelo que li, nossos Iveco guarani são vendidos tipo uma “versão pé de boi”, basicão, e os Israelenses que metem o recheio no veículo…

Qual é o sistema alemão embarcado no Guarani,é algum componente crítico para a mobilidade do veículo ou é algo que pode ser substituído?

Santamariense

A transmissão, por exemplo é da ZF.

glasquis7

Como vai estragar se a frota já foi comprada e entregue?

O acordo é pra serviços, não pra produtos.

André Macedo

O Brasil tá manejando bem essa situação, obviamente os ucranianos gostariam de mais armamento mas estão contentes com a proposta do Brasil sobre o acordo de paz, enquanto os russos estão contentes com o Brasil não se envolver diretamente… Vai ser difícil passar daí pra uma possível construção de acordo mas o primeiro passo foi dado.

No mais, não acho que os alemães vão ser desproporcionais e embargar mais o Brasil.

Rafael

Já pensou você com internet no começo dos anos 40, André?

André Macedo

Kkkkkkkkkkk “vamos deixar os alemães tomarem a Tchecoslováquia, eles vão parar por aí e não vão causar mais guerra”

Carlos Campos

tem alguma alguma coisa alemã nesse avião, as relações dos EUA com as Filipinas são boas, os EUA tomaram as Filipinas como Colônia da Espanha.

Henrique A

Eu acho que o rádio é da Rohde & Schwarz.

Camargoer.

Olá Regis. Pois é. Eu ia comentar exatamente isso.. só falta os alemães reclamarem que o pneu continental dos Tucanos não podem mais ser usados…. vai ter que usar MIchellin.

Santamariense

Isso…”bela” ideia! Nós suspendemos 4 navios….pra Alemanha, é pouco mais que nada…para o Brasil, praticamente todo sua Força de Superfície daqui alguns anos, visto que nesse ano ainda, a fragata Constituição vai ser descomissionada e até 2025 a Rademaker e talvez a Júlio de Noronha vão ser baixadas.
Muitos tem alardeado de forma espalhafatosa essa questão da Alemanha em relação aos Guarani para as Filipinas. O problema dos alemães 3 com as Filipinas, não com o Brasil. Se fosse conosco, eles embargariam os sistemas deles também para os exemplares do EB. Parem e pensem um pouco! Pra, por favor…

Henrique A

Com relação aos nosssos A-29, estes serão modernizados? Se sim, quando?

Henrique A

Uma curiosidade que tenho, o A-29 pode receber pods tipo Litening? Eu ainda não vi nenhuma imagem com ele.

glasquis7

Acredito que sim só que ninguém fez embora, a FACh tenha integrado Maverick… Tal vez também tenham integrado algum pod pra auxiliar o uso do míssil mas, acho que pode ser integrado sim…

Achismo meu.

Neto

Um míssil como o Maverick, meio inteligente, meio “jammeavel” deveria ser um primeiro passo para nossa insipiente indústria de mísseis.
.
Motor subsónico TEMOS;
Sistema de track (em parte temos);
.
O mais barato possível.

Henrique A

Quando o Super Tucano recebe aquela torreta EO/IR ele não é capaz de levar um tanque alijável no centerline?
Alguém sabe o quanto pesa aquela blindagem usada nos Super Tucanos da Nigéria?

Santamariense

“Quando o Super Tucano recebe aquela torreta EO/IR ele não é capaz de levar um tanque alijável no centerline?”

Não consegue. Com a torreta FLIR, tanques somente os subalares.

Henrique A

Bom dia Santamariense, obrigado pela resposta.
Esse deve ser o motivo de a torreta FLIR não ser uma opção tão comum nos A-29.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Filipe Prestes

Espero que dessa vez a Alemanha não tenha como interferir. Um Off-topic mas nem tanto: Que fim levaram os A-29 afegãos que foram pro Azerbaijão e Cazaquistão?

Ozires

Continuam por lá…

Danilo Gentili 2026

Pq não há espaço de comentário nas últimas materias do forte.jor?

Alexandre Galante

Há sim, dependendo do tipo de matéria.

Prezado “Danilo”

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Um Simples Brasileiro

Só falta algum outro país agora embargar até manutenção…