Embraer retorna ao Australian International Airshow com exibição do E195-E2 e jatos da família Phenom
- E195-E2 TechLion, Phenom 100EV e Phenom 300E estarão em exibição no Show
- Embraer apresentará uma gama de produtos e soluções para a aviação comercial, executiva e de defesa & segurança
Melbourne, Austrália, 24 de fevereiro de 2023 – A Embraer anunciou hoje que os jatos executivos Phenom 100EV e Phenom 300E, e a aeronave comercial E195-E2 ‘TechLion’, estarão em exposição no Australian International Airshow, que começa em 28 de fevereiro de 2023. As aeronaves estarão em exposição estática no stand da companhia, e pertencem ao portfólio de produtos e soluções da Embraer.
Esta será a primeira vez que o E195-E2 será exibido no Australian International Airshow. O Phenom 300E, que acaba de ser anunciado como o jato leve mais vendido no mundo pelo 11º ano consecutivo, também marcará presença no evento.
“A Austrália tem uma ampla gama de jatos executivos e comerciais da Embraer em operação. Graças a nossos clientes e parceiros, nossas aeronaves são sinônimo de desempenho, inovação e confiabilidade no país”, explicou Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer. “Estamos orgulhosos de ter o TechLion E195-E2, o Phenom 100EV e o Praetor 300E em exposição.”
Há mais de 11 jatos executivos e mais de 40 E-Jets operando no país, por meio de clientes como Alliance Airlines, Airnorth, National Jet Express e Pionair. Vários dos E-Jets da Alliance Airlines operam em rotas selecionadas pela QantasLink.
O E195-E2 TechLion é a aeronave de corredor único mais eficiente do mundo. Com capacidade para até 146 passageiros, o E195-E2 faz parte família E2, que está transformando o mercado regional com suas tecnologias sustentáveis, conforto de cabine superior, excelente economia e faixa ideal.
Em julho de 2022, a Embraer e a Pratt & Whitney testaram com sucesso o combustível de aviação 100% sustentável (SAF) em um E195-E2. Com 100% SAF, a redução de 25% nas emissões pode chegar a impressionantes 85%. O E195-E2 também demonstrou sua capacidade de aproximação íngreme ao aterrissar e decolar no icônico London City Airport (LCY), logo após o Farnborough Airshow no ano passado. Linhas aéreas como KLM, Helvetic Airways (Suíça), Azul (Brasil) e, mais recentemente, Porter Airlines (Canadá) operam o E195-E2.
O Phenom 300E e o Phenom 100EV que estão em exibição no Show refletem a popularidade dessas aeronaves na Austrália e em todo o mundo. O Phenom 100EV oferece a experiência da aviação executiva em sua forma mais pura, enquanto o Phenom 300E estabelece o mais alto padrão de excelência na categoria de jatos leves.
Em termos de desempenho, o novo e aprimorado Phenom 300E é ainda mais rápido, capaz de atingir Mach 0,80, tornando-se o jato com um único piloto mais rápido em produção, e capaz de oferecer um cruzeiro de alta velocidade de 464 nós e uma faixa de cinco ocupantes de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com reservas NBAA IFR. A série Phenom 300 está em operação em 36 países e acumulou cerca de um milhão e oitocentas mil horas de voo. Ele oferece o maior valor residual do mercado.
Além disso, o Praetor 500 e o Praetor 600 integram o portfólio de jatos executivos da Embraer. Os jatos executivos têm o melhor alcance de voo da classe, são os mais disruptivos e tecnologicamente avançados nas categorias de porte médio e supermédio, capazes de atravessar o continente e realizar missões oceânicas, respectivamente.
No tópico da sustentabilidade, a Embraer está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias que contribuam para o objetivo da indústria da aviação de atingir emissões líquidas zero até 2050. A Embraer pretende ser neutra em carbono até 2040 e alcançar um crescimento neutro em carbono a partir de 2022. Além disso, planeja implementar 25% de uso sustentável de combustível de aviação (SAF) em suas operações até 2040 e 100% de fontes de energia renováveis até 2030.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global, com sede no Brasil. Ela fabrica aeronaves para clientes da aviação Comercial e Executiva, Defesa e Segurança, e Agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte através de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Bem, o KC-390 estava na Índia. Acho que poderia ter feito uma visita na Austrália, não custa lembrar que o governo questiona a escolha do C-130J. Acho que também deveria ter visitado a Coréia do Sul. Faltou um pouco de malícia.
Faltou malícia? Como pode afirmar isso?
Ah Fernando, olha o Lobby dos americanos. Na época do FX-2 a Boeing instalou um simulador do F/A-18E no congresso nacional, mandou um avião nos portões abertos na AFA. Por que não fazer o mesmo? Leva o avião na Coreia do Sul, faz uma demonstração das capacidades. A Austrália questiona a escolha de Hércules, leva o avião no maior show aéreo do país, faz demonstrações…sei lá, não custa nada. Eu adoro a Embraer, tenho até EMBR3 na carteira. Mas quando é que vão abandonar aquela idéia fraca de P600 AEW&C? E2 é uma plataforma muito mais lógica.
Matheus, o P-600 é um conceito diferente, é uma plataforma AEW feita para ser mais barata de operar, para países que normalmente não poderiam operar outros modelos maiores, mais capazes, com radares e equipamentos melhores, que são mais caros. Um conceito não anula o outro e creio que há espaço para ambos.
A Embraer se aproximou de empresas coreanas do setor aeroespacial. Isso é sempre um passo importante, feito muitas vezes inclusive pela SAAB. Ela faz o que pode, mas competir com gigantes é sempre muito difícil. E acho que a “malícia” que você menciona, na verdade é lobby. E é difícil ganhar daqueles que tem muito mais dinheiro e influência política. É até um milagre a Embraer ter ganhado na Holanda. Tiveram muita “malícia”.
Pois é Fewoz, aos poucos a gente vai aprendendo a brigar com os grandes. Eu só acho que levar o avião nesses países ajudaria muito no “Lobby” além da Índia o KC-390 visitou o Cazaquistão e fez uma demonstração no Quirguistão.
Meio tarde para isso, já que a Austrália já se decidiu pelos C-130 J e para reverter isso a Embraer teria que contar com a sorte no parlamento australiano. Não é falta de malícia, é hiperrealismo, considerando o fato consumado. Agora, na aviação comercial a história é diferente e a Embraer pode jogar contra a Airbus em relativa igualdade.
Olá Felipe, não acho. Enquanto o contrato não foi assinado, muita coisa pode acontecer. Há rumores de que a Embraer negocia com o Egito a venda de C-390. Mesmo este tendo sido aprovado a comprar 12 unidades do C-130J.
Felipe Prestes, se puder esclarecer em que meu comentário foi preconceituoso…??? Seria porque não coaduno com as artimanhas nefastas da esquerdalha para dividir a sociedade e desta forma se locupletar e perpetuar-se no poder??? Por acaso senhor Fernando, o senhor sabia que há cláusula petrea na Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz que todo ser humano tem direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão??? Então meu caro, estou exercendo aqui o direito de expressar minha opinião. Mas alerto, embasado não em IDEOLOGIA criada por seres humanos. Mas, embasado em Verdades Universais. Não em relativismo moral… Read more »
Verdades universais…. futebol, religião e opção política não se discute. O resto é comportamento de torcida. Isso não é o bem contra o mal. Segue o jogo…
O grande problema da Embraer agora é conseguir clientes para o E2, que já está a quase 10 anos em operação e ainda não conquistou nem metade do que o E-Jet conseguiu.
Oi?! Cara o E2 entrou em serviço em 2018 E190-E2. E o E195-E2 entrou em operação em 2019, com a Azul.
Produção começou em 2013 e o primeiro voo foi em 2016.
As principais datas no começo da vida de uma aeronave são 1) o lançamento (quando começa a ser vendido), 2) o “roll out” (primeira aparição pública da aeronave montada), 3) o primeiro vôo, 4) a homologação, 5) a primeira entrega a cliente e 6) a entrada em operação (primeiro vôo comercial).
Ninguém usa o conceito “produção”.
1) As vendas de aeronaves começam antes mesmo do primeiro protótipo levantar vôo
2) O principal concorrente dos E2, o A220, entrou em operação apenas dois anos antes do avião da Embraer mas já tem quase três vezes mais ordens firmes.
A explicação para o fracasso (temporário) do E2 nos EUA é a famosa cláusula de escopo (Scope Clause), que é parte do contrato de trabalho entre sindicatos de pilotos e grandes companhias aéreas, pois impõe limites ao número de passageiros e peso máximo de decolagem. Como ele passa disso (mais pesado), acaba ficando “proibido”.
Este ai não solta pecinha de jeito algum !!!!!
Estou com saudades dos comentários do F35 soltando pecinhas…..
O ritmo lento de vendas dos E2 está sendo preocupante. Até o momento são apenas 270 pedidos firmes contra 785 do A220, seu principal concorrente.
Estou torcendo para a Scope Clause ser alterada logo para permitir às aéreas regionais americanas operar o E-175E2.