Melbourne, Flórida, 22 de fevereiro de 2023 – Pelo 11º ano consecutivo, a série Phenom 300 da Embraer se tornou o jato leve mais vendido do mundo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). A Embraer entregou 59 jatos da série Phenom 300 em 2022 para alcançar essa marca e, até o momento, acumula mais de 700 aeronaves entregues.

A série Phenom 300 está em operação em 36 países e soma quase um milhão e oitocentas mil horas de voo. Essas conquistas destacam a reputação da empresa em segurança, qualidade, melhoria contínua nas aeronaves e inovação, com os melhores recursos da categoria, incluindo alcance, velocidade, pressurização de cabine e tecnologia pioneira no setor.

“Não é por acaso que o Phenom 300 é novamente o jato leve mais vendido da indústria”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Por 11 anos consecutivos, ele tem mantido sua liderança no mercado e superado as expectativas dos nossos clientes, seja pela combinação do melhor alcance e velocidade da categoria, ou por oferecer o maior valor residual do mercado. Essa distinção é um atestado da capacidade da Embraer em proporcionar a melhor experiência aos seus clientes por meio de aeronaves inovadoras.”

O Phenom 300E estabelece o mais alto padrão de excelência na categoria de jatos leves. Em termos de desempenho, o novo e aprimorado Phenom 300E é ainda mais rápido, capaz de atingir Mach 0,80, tornando-se o jato mais rápido em produção certificado para operação com um único piloto, capaz de atingir a velocidade de cruzeiro de 464 nós e alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas NBAA IFR.

Outros avanços tecnológicos incluem uma aviônica atualizada com sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS) – a primeira tecnologia desse tipo a ser desenvolvida e certificada na aviação executiva – bem como proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, e FAA Datacom, entre outros.

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Sobre o Phenom 300E

O Phenom 300E é o jato monopiloto mais rápido e de maior alcance, com velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós e um alcance de cinco ocupantes de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com reservas IFR da NBAA. Com o melhor desempenho de subida e de pista em sua classe, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus pares. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), alimentada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada.

O Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, um guarda-roupa e refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e um sistema de entretenimento.

O cockpit amigável para o piloto permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. As características incorporadas das aeronaves de uma classe acima incluem reabastecimento de ponto único, um lavatório com serviço externo e uma escada de entrada semelhante à de jatos maiores.

Sobre a Embraer Executive Jets

A Embraer está criando, hoje, o mundo de amanhã de viagens aéreas privadas sob medida, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor, ao mesmo tempo em que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 50 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam desempenho, tecnologia e conforto disruptivos.

Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EV, que oferece a essência da experiência de aviãção executiva; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 11 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, que com o melhor alcance de voo da categoria, são os jatos executivos de médio e supermédio porte mais disruptivos e tecnologicamente avançados, capazes de missões de travessia de continentes e oceanos, respectivamente.

Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma rede de suporte ao cliente forte e responsiva, com a melhor classificação em serviço em todo o setor. Para mais informações, visite executive.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Saldanha da Gama

Se não efetuarem a joint venture com a boeing, EMBRAER irá falir…………

Ozires

Eu diria que seria o oposto… se efetuar o JV com a Boeing o que sobraria da Embraer iria falir.. ta aí, esta seria a parte que não entraria no negócio.

Alex Faulhaber

Ele foi irônico

PRAEFECTUS

Faço um alerta aqui; a Embraer como empresa aeronáutica HOJE conta com excelentes profissionais e ótimos produtos. Mas, entrará em declínio se seus “administradores” acharem que pra continuar ganhando dinheiro precisarão submeter a empresa (seu quadro de funcionários) ao “marxismo cultural” (ou seja, a transferência da luta de classes para aspectos identitários). Se continuar partindo para este lado. Uma hora vai perder a “benção.” Sim, isso mesmo. E, vai quebrar! Afinal, o cálice da injustiça uma hora transborda. E, chegando nesse ponto, a sentença vem…! E a sentença, muitas vezes vem, de maneiras que menos se espera! Saiam dessa arapuca… Read more »

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Alfredo Arlen Gonçalves

Boa noite meu nobre e isso que vc falou e a pura verdade eu já trabalhei em algumas empresas injustas com seus funcionarios e seus cálices transbordaram de tanto prosperar injustamente com seus e seus cálices quebraram e foram todos a falências alguns de seus donos trabalham de empregado!!!

Allan Lemos

Pois é, não eram poucos os “especialistas” que aqui falavam isso.

Underground

Na verdade a empresa tem perdido seguidamente vendas para seu concorrente na área comercial, o A220. Tanto a Boeing quanto Embraer perderam oportunidades. Olhe os resultados nas vendas da família E2 nos últimos anos. E apesar das vendas da linha Phenom, essas não cobrem nem de perto as vendas necessárias da linha de jatos pesada. Já a linha Praetor, talvez nunca se pague o custo de seu desenvolvimento. A Embraer é uma empresa importante para o Brasil, numa área complexa e competitiva, que não gostaria que fosse perdida. Entretanto a companhia não pode ser transformada em uma vaca sagrada. Há… Read more »

Fernando EMB

Só corrigindo, as vendas dos E2 estão baixas, mas crescendo. Ano passado já vários contratos foram fechados, e muitas campanhas de venda estão em andamento.
No caso dos Praetor as vendas são crescentes e o programa vai ser pagar e dar lucro. Tem sido um produto muito bem recebido né mercado.
Eu diria que ia desafios são grandes, mas temos boas perspectivas.

marcus mendes

Não vejo dificuldades, para Embraer partir para fabricação de aviões com mesma capacidade do A220 ou maior.

Fernando EMB

Não vê? Então deve ser porque não sabe o que é desenvolver uma aeronave ei quanto custa…

Last edited 1 ano atrás by Fernando EMB
Alfredo Arlen Gonçalves

Moro perto do aeroporto de confins e tanto o e195e2 e os a220 da azul passam aqui a todo momento e os e195e2 são bem mais silênciosos que os a220 no meu modo de pensar ne um médio curto prazo a Embraer vai fabricar um avião acima dos 200 passageiros com serteza

Caerthal

A Azul opera o A320, não o A220.

Caerthal

Phenom 300 e Praetor 500 são os melhores produtos nas suas categorias.

Eu gostaria de ver a Embraer desenvolvendo um retrofit do Phenom 100 para operação em pistas semi-preparadas, com mudanças nos pneus, sistema de limpeza, flaps, defletores, sistema de gerenciamento e acabamento internomais rústico. Há uma pista de terra em GPX que poderia apoiar o desenvolvimento.

Iria valorizar a grande base de aeronaves usadas.

PRAEFECTUS

Pois é meu caro….pois é! E, não me venham com estória de que iríamos ser “os espertos” ao passar pra frente a parte ruim do negócio. Conversa pra boi dormir 😴

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Cristiano GR

Para não ficar dúvidas sobre a ironia da frase, o melhor seria ter usado o futuro do pretérito.
Tal como usei em “seria”.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano GR
Underground

Parabéns a Embraer!!!

Adriano Madureira

Existe algum rival no mercado?

Alexandre Galante

Cessna Citation CJ3+, CJ4, Citation Excel, Pilatus PC-24 e LearJet 75. O Phenom 300 tem a vantagem de ser certificado para operar com apenas um piloto.

Alexandre Galante

É muito raro acontecer, mas com o avanço da Inteligência Artificial, em pouco tempo esses aviões vão pousar sozinhos.

Underground

A Garmin já tem um sistema para, em condições de emergência, a aeronave prosseguir para um aeródromo mais próximo e efetuar pouso autônomo. Acredito que o sistema ainda não esteja homologado.

Rinaldo Nery

Se o piloto foi vacinado contra a COVID tem grandes chances. Os números nos EUA são assustadores.

Underground

Segundo a Associação dos Pilotos de Linhas Aéreas ALPA, não há evidências disso.
Segundo os próprios morreram mais pilotos em anos anteriores que agora, por causas diversas.

Rinaldo Nery

Creio que não. Há evidências sim, e os números aumentaram. Diariamente recebo notícias a respeito. As FFAA norte americanas proibiram seus aviadores de se vacinarem.

Caerthal

Não pode sugerir isso. Verdades agora estão na categoria “Discurso de Ódio”.

Caerthal

Ótima piada. É para ser contada em simpósio de cegos e surdos.

Heitor Campos Da Silveira Junior

Nos ônibus também!

Fulcrum

Cirrus tem um botão de autoland d emergecia. A embraer podia desenvolver um também.

Caerthal

Learjet foi descontinuada.

Vendéen

Alô Brasil,

Parece que li que a Embraer é a mais nova empresa do setor de aviação e foi em 2002 que decidiu embarcar no projeto e construção própria de jatos particulares com o modelo “Legacy 500”.
Portanto, parabéns a este jovem fabricante dinâmico que inegavelmente rapidamente se estabeleceu entre os melhores.
Os brasileiros podem se orgulhar de possuir esta empresa.

feliz quinta-feira a todos

Ozires

Uma correção, a Embraer resolveu entrar no mercado de aviação executiva em 2001, com o lançamento do Legacy 600 (uma variação do ERJ-135).

Depois veio o Lineage, os Phenom e então os Legacy 450 e 500.

Hoje ele tem no seu portfólio 4 aeronaves para o mercado executivo: Phenom 100EV, Phenom 300E, Praetor 500 e Praetor 600.

Frederick

Ao adotar essa estratégia, em 2001, a Embraer já tinha 32 anos de experiência em projeto e fabricação de aeronaves.

De todo modo, o que poucos conseguem enxergar e observou magistralmente, Vandéen, é que trata-se de uma empresa relativamente nova no mercado. Mesmo assim, conseguiu destacar-se dentre tantas outras tradicionais, e por vezes até desbancando-as.

É uma curva admirável que reflete um plano estratégico bem sucedido neste pais, envolvendo o domínio de tecnologias sensíveis e o tino comercial aprimorado por décadas. E isso deveria ser inspirador.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Vendéen

@Ozires e Frederick

Ok, lembro de ter lido que a Embraer decidiu começar a projetar e construir seus próprios jatos particulares a partir de 2002. Foi uma informação ruim.

Obrigado a ambos pelos vossos esclarecimentos.

Boa quinta-feira para vocês dois

Marcos

Empresa com gestão séria e eficiente, com funcionários comprometidos e caminhos acertados em pesquisas sérias de mercado. parabéns a quem faz parte desse sucesso.

Rinaldo Nery

Não voei o Phenom 300, ainda. Espero poder um dia fazê-lo. Pilotos falam muito bem do avião.

RenanZ

Para o que ele se propõe, é excelente!

Relativamente confortável, rápido, boa longe e alto, opera em pistas mais curtas.

Basicamente ele perde apenas pra aeronaves de categorias superiores

Fernando EMB

Renan, ele não perde, porque não se deve comparar aeronaves de categorias diferentes.