IDEX 2023: Rússia proporá parceria com Estados do Golfo para produzir caças Su-75 Checkmate
A Rússia deve propor uma parceria com os Estados do Golfo para produzir seu caça de ponta Su-75, também conhecido como Checkmate, informou a mídia russa na quinta-feira.
“A Rosoboronexport está considerando opções para projeto e fabricação conjunta de produtos de alta tecnologia de ponta, incluindo um caça de quinta geração baseado na aeronave tática leve Checkmate”, compartilhou o Diretor Geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev.
A Rosoboronexport é uma agência russa de exportação de armas, e o Checkmate é um caça furtivo monomotor em desenvolvimento pela Sukhoi para exportação e pelas Forças Aeroespaciais Russas.
“Os países do Oriente Médio são parceiros tradicionais e importantes da Rússia”, disse Mikheev, acrescentando: “A Rosoboronexport está implementando muitos projetos de cooperação técnico-militar na região”.
Ele continuou: “Hoje, estamos ocupados elaborando propostas para as formas de parceria que podem ser de interesse imediato para as nações do Oriente Médio – principalmente relacionadas à transferência de tecnologia, P&D conjunto e aplicação de programas de compensação”.
A Rosoboronexport organizará uma exibição em larga escala das principais empresas da indústria de defesa da Rússia no pavilhão do país na IDEX 2023, a maior exposição internacional de defesa e segurança do mundo, a ser realizada em Abu Dhabi entre 20 e 24 de fevereiro.
FONTE: Middle East Monitor
Parece Brasil, passando o pires para juntar grana.
Projetar um avião não é barato, não foi assim que o F-35 fez também? Parceria internacional para diminuir o custo do projeto é racional e não mendigar .
… “não foi assim que o F-35 fez também?”
– Não!
Foi sim. parte do custo foi divido entre os perceiros de risco como fabricas na Inglaterra, Turquia, Italia, Japão entre outros além dos EUA. Leia mais antes de emitir opinião.
Como não?
Nem os EUA que detêm a maior indústria de defesa do mundo, usa 100% de toda sua tecnologia seja lá em qual âmbito for. Sempre haverá parcerias com outros países justamente para cortar custos.
Não é barato não e buscar parceiros para vender na “planta” é algo racional. A questão aí é quem vai embarcar no projeto. Diria que não seria improvável a entrada de um país forte da região para preencher o espaço que pode ser ocupado pelo Irã. Para o Irã ter algo nesse nível seria um salto e tanto. Em tese é um caça pronto, diria que vai ser um Su-57 monomotor com melhorias. Russos são pragmáticos.
Caça pronto? Ainda é apenas um mockup. Tem muito a ser projetado, desenvolvido, testado, aprimorado, etc.
O Tio Sam fica maluco e oferece o F35 por 60 milhões de dólares, e joga água na churrasqueira do Putin.
Marcus. A Polonia comprou 32 caças F35 por US$ 4,6 bilhões (US$ 143 milhões cada). A Alemanha comprou 35 caças por US$ 8,4 bilhões (US$ 240 milhões cada). O Canadá comprou 88 caças por US$ 14,2 bilhões (US$ 161 milhões).
Parece que o Ira forneceu tecnologias sensíveis, que eles tinha desenvolvido para o Q313, para a apresentação do su75.
Depois de fornecer drones, o Ira pode se tornar um grande fornecedor de tecnologia militar para os russos.
Essa parceria promete.
Hehehehehe … Boa!
Hahahaha.. o Irã não desenvolveu nada para o tal Q313, por que está “aeronave” nunca passou de uma enganação. A não talvez a tecnologia de mokups de mdf…
por enquanto, igualzinho ao su-75. hahahah
Realmente. O Irã não desenvolve nada, caça Russo não presta… Eles precisam é mesmo ir aí no Brasil para aprender a montar teco teco…hehe
Olá. A Estação espacial internacional também está sendo feita assim. Telescópios de pesquisa também são feitos assim.
É algo absolutamente normal formar parcerias para dissolver custos na construção de projetos tanto na área comercial civil como militar. Comentários como esse servem apenas na tentativa de desmerecer este ou aquele país. Neste caso a Rússia. Off topics, mas não tanto, Lavrov visitará o Brasil por estes dias. Estados Unidos e Reino Unido aumentam tom contra a Rússia, com o Reino Unido prometendo mais de 2 bilhões de dólares aos ucranianos, e o envio de mísseis de longo alcance (até 500 km). O que seria visto como cruzar uma linha vermelha estipulada pelo Kremlin. E a Síria é alvo… Read more »
Fiquei sabendo, no Site Aeroin, que o F-35 tem peças fabricadas na China.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Uma peça de altíssima tecnologia….um imã!
Passando vergonha de novo Chings!?
E onde está a vergonha em informar algo que é verdade? Estranho isso.
Eu não sei se o real motivo de parceria com o F35 foi para cortar custos. No início do projeto JSF, o único parceiro internacional dos EUA era a marinha britânica e a BAE participou de um projeto tailless com a Northrop que foi descartado logo no começo do processo. Eu acho que o principal motivo dos EUA depois expandirem parceria seria para ter um modelo de 5a geração para exportar ja que o F22 não pode ser exportado para ninguém, sem o F35 no mercado os aliados europeus seriam obrigados a partir para um projeto de 5a geração independente.… Read more »
A questão é que salvos os britânicos, que fizeram uma série de protótipos que culminaram no BAe Replica, nenhum país europeu dominava a tecnologia furtiva, nem mesmo a França.
Esse não entende nada de projeto e custos de produção
Euro Fighter Typhoon – Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha: Eles passaram o pires para desenvolvê-lo e comprá-lo?
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Sepecat Jaguar – França e Inglaterra: Passaram o pires também?
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Lockheed Martin F-35 – Estados Unidos e uma porrada de outros países envolvidos: Foi só um pires ou uma cumbuca inteira?
Perfeito!
Podem apagar todos os demais comentários. O amigo resumiu tudo.
Sim os russos ainda estão passando o pires. Porque desde o começo estes projetos citados, e o FCAS, Tempest tem a lista de parceiros divulgados e não engodos como “um país da Europa”, “um país da Ásia”, “um país do Golfo Pérsico”.
Ninguém comprou o Su-57, e ninguém ainda demonstrou real interesse no Su-75, nem mesmo a própria Rússia.
E com a guerra da Ucrânia é capaz que a Rússia perca seus clientes militares para a China.
Caro Under. É uma boa estratégia de desenvolvimento. Que bom que o Brasil está ensinando o mundo a como montar um consórcio internacional.
Alô Brasil, Se não me engano, parece que li a informação de que o grupo russo Rostec já havia exibido um modelo do Su-57 durante o “Dubai Air Show” em 2021 (?). No momento, os Emirados Árabes Unidos não responderam a vários pedidos para ingressar na Rostec neste projeto. Conta-se que no show “Aero India” (Bangalore) Rostec tentou seduzir fortemente os índios para que eles se juntassem ao projeto Su-75 Checkmate. Talvez a necessidade imperativa de encontrar parceiros tenha se tornado uma obrigação para a Rússia. Em suma, tudo isso é seguir! Também o conglomerado Rostec nunca escondeu sua intenção… Read more »
Não terminaram nem o SU-57 ainda, e já estão querendo lançar outra aeronave!!!! Sei não, Rússia não está com essa bola toda não.
Ué, o mesmo se aplica ao F-35? O caça tem uma penca de problemas a serem resolvidos e os EUA já está lançando um novo caça de próxima geração.
A diferença é que mil unidades do f35 já foram entregues, enquanto nem uma dezena de su57 ficaram prontos.
Soma-se a isso o fato de Índia e Turquia terem recusado o su57 depois de oferta da Rússia e até uma ostra cega consegue ver quem tem mais problemas.
André, vai ter que desenhar isso, pois esses comentários é tudo anti americano e em total apologia à Rússia.
Eles não conseguem ver números, somente torcida.
Outra, não estou desmerecendo o SU-75, SU-57, são máquinas formidáveis, mas o SU-75 ainda não passou de um mockup.
O SU-57 tem pouquíssimas unidades produzidas até agora, mas a retórica é sempre que o F-35 tem problemas.
F-35 tem praticamente 1000 unidades produzidas e voando e o SU-57 não sei se chega a 10 unidades, sendo que a Rússia nem divulga todos os seus problemas.
Soma-se a isso o patrocínio da Saab + o f35 vencer todas as concorrências que participou contra o gripen e a mágoa vai além dos anti-eua, inclui alguns patrocinados
Problemas todos têm, não existe avião, ou qualquer outro equipamento, perfeito. Mas os resultados mostram qual tem mais.
Perfeitamente.
Tanto Índia como Turquia estão trabalhando em aeronaves próprias de próxima geração, esse foi o por quê não entrarem no Su. Quanto as mil unidades do F-35, são 1.000 jacas inacabadas que a única coisa que fazem é matar seus próprios pilotos.
Talvez na sua realidade paralela seja esse o motivo. Aqui na minha, a India foi muito clara ao deixar o programa pak-fa: o avião não entrega o que promete. Tem matéria sobre isso aqui no aereo.
Já no caso da Turquia, ela apenas decidiu desenvolver o próprio avião de 5gen depois de ter a venda do f35 barrada. Após oferta da Rússia, declararam: se for para comprar isso ai, preferimos desenvolver aqui. O plano A era o que vc chamou de jaca inacabada e que o mod turco estava louco para comprar.
São equipamentos diferentes para diferentes usos. Fazendo um paralelo bem grosseiro, seria o mesmo que exigir da MB só começar a fábrica só das FCT após a entrega do quarto Scorpene.
É verdade: um é destinado a aparecer apenas em desfiles.
Uma boa hipótese. Talvez o outro seja destinado para abater balões meteorológicos.
Com tua ironia barata te referes ao F-22. Suprassumo e vanguarda da aviação de caça em todos os tempos, que está operacional desde 2005! Enquanto Isso, o seu concorrente russo engatinha e patina, com menos de duas dezenas produzidas.
Suprassumo em quê, se nunca viu um dia de combate sequer?
Leia, pesquise e estude. Takvez vc entenda o porque dele ser o suprassumo em aviação de caça. A internet está aí pra isso.
De todos os tempos não : suprassumo Bf109.
Mano su-57 nem stealth é. Tem uma assinatura menor por conta de forma, matériais compósitos , é quase como um gripen voando sem arma. Nisso até os chineses com um caça muito mais novo está muito mais avançado que os russos.
Caro. Foi o que eu escrevi para o Andre. O Su57 e o Su75 são aviões diferentes para usos distintos. Obrigado por corroborar o que eu escrevi. Aliás, é curioso que um seja 57 e o outro 75. Estão relacionados mas são diferentes.
O su75 ainda é uma maquete, nem protótipo é. Por enquanto está exatamente no mesmo estágio de desenvolvimento do iraniano q313.
Realmente o f22 e o su57 têm usos bem distintos. Um é para poucos verem, o outro, só para inglês ver.
Caro o KC390 no inicio era conceito, depois uma versão digital, depois uma maquete em escala reduzida para o túnel de vento para se tornar uma mockup em escala real para verificar a movimentação de carga para chegar a um protótipo e só então se implementar uma produção seriada. Quando se começa pelo fim, dá problema.
Breaking Bad, sabe tudo, heim?
Caro. Tenho bastante paciência para estudar muito e tenho amigos mais inteligentes do que eu. O resto é só consequência..
O KC-390 foi um conceito, depois foi uma versão digital, depois uma maquete, depois um mockup, depois um protótipo, depois um avião. O Su-75 ainda é apenas uma maquete, exatamente no mesmo estágio do Q313 iraniano. Nem um protótipo é. Tem que ser muito apaixonado para chamá-lo de avião. Problema todo avião em desenvolvimento dá. Problema maior ainda é fechar os olhos para os fatos, que mostram que mesmo após 13 anos do primeiro voo do primeiro protótipo e ainda não foi capaz de ter um esquadrão operacional e achar que isso tem menos problemas do que um avião que… Read more »
Caro. No cronongrama original, o protótipo do Su75 voará em 2024. Pode ser que atrase. Claro que é possível chama-lo de avião, como chamávamos o KC390 de avião antes do voo do primeiro protótipo, já que ele foi projetado para ser avião desde os primeiros esboços conceituais. Até a PeppaPig menciona que viajará de avião em um episódio em que a família vai tirar férias na Itália, assim como ela chama uma locomotiva de locomotiva, um carro de carro e um barco de barco, mesmo sendo um desenho animado. Uma criança de 4 ou 5 anos chama um rabisco de… Read more »
Você pode chamar até o sol de lua, mas isso não o fará vir de noite.
“Uma criança de 4 ou 5 anos chama um rabisco de avião.” – achei que você fosse um pouco mais velho.
Essa sua ironia é descartável para mim.
Uma pessoa que quer transpassar segurança em seus comentários, mas que no final é um mero apoiador de governo corrupto, que passa pano para guerra da Ucrânia e que ainda zomba de um dos caças mais poderosos do mundo, o qual possui o teto de serviço necessário para fazer aquele abate do balão naquela altura.
Comentário desnecessário, como quase todos nos últimos tempos.
Isso que gostava de ver suas opiniões neutras, mas acabou.
Olá Nei. Acho que você não entendeu o contexto da resposta dada ao colega Andre, que tentou desqualificar meu comentário com ironia. Então, em sua opinião, eu deveria deixar o Andre desqualificar meu comentário anterior que foi técnico? Sobre a Ucrânia, defendo o imediato cessar-fogo e início das negociações de paz desde dos primeiros meses da guerra, lá no início de 2022. Talvez meu primeiro comentário sobre isso deve ter sido em março ou abril. São estes ataques pessoais que são intoleráveis.
Novamente vc diz que eu uso ironia quando eu claramente digo o que quero dizer.
E novamente vc ignora o significado e o uso da ironia.
Não consegui ver ironia no comentário dele a você, desculpa.
Aliás, respondi o seu comentários e nenhum momento se referi ao dele.
Breaking Bad, não seja irônico e sem educação.
Caro Antropólogo. Se você apontar quando foi mal educado, poderei pedir desculpas, ainda que propor hipóteses seja um hábito saudável na carreira acadêmica.
De qual vc está falando? Daquele que muitos quiseram comprar mas o fabricante não quis vender?
Talvez nós que nunca entramos em um avião de caça entendamos mais do assunto do que o chefe da força aerea israelense ou da japonesa.
Sim, numa época em que não haviam concorrentes, pois a ameaça eram os barbudinhos de AK-47. Mas após pegarem a jaca cada um passou a investir em aeronaves próprias, mesmo operando F-35, a saber Japão, Coréia do sul, Turquia e Reino Unido
A paixão lhe cegou. Neste caso, o professor e eu nos referíamos ao f22.
Além dessa confusão entre o f22 e o f35 você também confundiu os operadores do f35. Apesar da Turquia querer muito o f35, eles não o compraram.
Além disso, o novo avião sulcoreano é uma aeronave de 4gen que deverá substituir os velhos f4 e f5, complementando a frota dos f35.
De opinião você está muito bem. Já de informação, está feia a coisa
Olá. Eu escrevi que o Su57 e o Su75 são projetos distintos e para diferentes usos. Portanto, dizer que o Su75 só pode ser desenvolvido após a conclusão do Su57 é uma visão equivocada. Mesmo que o Su75 fosse uma proposta para substituir futuramente o Su57, e não será, o desenvolvimento de cada um deles estaria em fases diferentes, já que o Su57 já entrou em produção em série (pelo que lembro, estão previstos 76 deles) ano passado e o protótipo do Su75 estaria planejado para voar em 2024 e a sua produção planejada para 2027 ou depois, dependendo do… Read more »
Quem disse que o o su75 só pode ser desenvolvido após a conclusão do su57, a Peppa Pig? Seu equivoco é dizer que o su57 entrou em produção em série ano passado (2022). Ele entrou em produção em série em 2019, quando dois foram entregues, mais dois foram entregues em 2021 e uma quantidade não anunciada oficialmente (2 ou 4?) em 2022. Sobre o saber se a Russia terá intensão de exportar o su57, saberia se tivesse acompanhando com mais paciência as matérias aqui do Aereo, afinal: Esse era um desenvolvimento conjunto entre a Russia e a India. Como, de… Read more »
Capaz que esse tal consórcio dos países do golfo terminem o projeto, criem protótipos, testem, façam a homologação e certificação da aeronave bem como toda uma gama de armamentos e por fim produzam umas 5 mil aeronaves muito antes de o SU-57 receba seu motor e chegue a umas 80 unidades.
Caros. suponham que o desenvolvimento deste caça custe US$ 5 bilhões e que a Rússia tenha capacidade de disponibilizar US$ 500 milhões por ano. Isso significa um período de dez anos. Se um grupo de parceiros colocar o mesmo valor, o período cai pela metade. Se a Rússia só tiver metade disso, o projeto vai demorar o dobro. É menos um problema de ter dinheiro e mais de encurtar o prazo. O AMX foi feito assim e o F39E também.
Parece um projeto iraniano. Dá para ver claramente que a Rússia fica para trás rapidamente em questao de tecnologias de ponta, a guerra na Ucrânia comprovou isso. Logo os chineses estarão olhando para seus amigos russos pelo retrovisor. Aliás, já estão, mas a imagem só vai diminuindo.
Em minha humilde opinião o J-20 e o J-31 são mais avançados que o
Su-57.
E o j20 já tem umas 200 unidades entregues e opera desde 2018.
Eu achei que o 75 ficaria bem menor que o 57 mas está uns 75% do tamanho, o 57 tem além do radar principal o lateral , o banda L e o de cauda , o 75 não sei se terá o lateral para talvez ficar mais barato mais aquela aba cinza na asa parece muito pequena para ser uma superfície móvel parece o banda L e com a tradição da Sukhoi de radar traseiro talvez uma daquelas ponteiras ao lado da saída de escape possa ter um. O F22 tinha previsão para instalação do radar lateral mas não lembro… Read more »
Pelo lógica aquele gominho é a suíte banda L mesmo.
Oferecer a Rússia oferece para todo mundo. Difícil está achar um tonto que aceite.
Índia recusou, Turquia tbm. Parafraseando o Mauzinho, dizem que até o Brasil recusou…
Se oferecerem para os argentinos, vão conseguir pelo menos que uma delegação dos nossos vizinhos faça uma visita, ganhe umas diárias e, no final, acabe não comprando nada.
Índia: está a desenvolver seu próprio 5G
Turquia: está a desenvolver seu próprio 5G
Brasil: é sério isso mesmo? Brasil não serve de régua para nada, é um buraco que só pilantras se dão bem.
Porém vejamos,
Reino Unido: após perceber a jaca que é o F-35 está desenvolvendo o seu próprio 5G
Coréia do Sul: também está desenvolvendo seu 5G mesmo operando F-35
Japão: idem.
Parece que muitos operadores do F-35 estão investindo em projetos nacionais, acho que o F-35 era só propaganda mesmo….
O avião da Coreia do Sul não é 5gen.
Existem diversas matérias aqui onde os coreanos afirmam isso. Está com preguiça de ler e se informar ou medo da verdade acabar com o sonho?
A importância desse projeto está em chegar antes da China em um produto vendido como sendo de 5G, ou seja, equivalente aos de 5G ocidentais, para países que não podem ou não querem comprá-los.
Ter esse produto pronto é uma questão de segurar marketing share.
Sobre sanções a Rússia vai perder cada vez mais o status de potência tecnológica.
Com um pib pequeno e sem parceiros relevantes para desenvolver novos projetos e com paises como china e Índia cada vez independente a Rússia vai perdendo influência pelo mundo.
Caro J. A Russia nunca teve status de superpotência. A despeito do fato da Russia ter sido a maior republica soviética, era a ex-URSS quem tinha conquistou a capacidade de superpotência militar, política e econômica. Após o colapso da ex-URSS, todas as ex-repúblicas soviéticas passaram por mais de uma década de caos político e econômico, inclusive a Russia. Desde a queda do Muro de Berlin e do massacre da Praça da Paz Celestial, os EUA se tornaram única superpotência do planeta, talvez a maior da história, ainda que eu tenha dificuldade para comparar diferentes períodos históricos. Eu não sei se… Read more »
País do Golfo, vulgo Irã.
Uma coalizão de falidos.
Nossa!
Quanta justificativa para não admitir que a Rússia foi passar o pires.
Caro. Pelo contrário. A Russia foi passar o pires de modo consciente. Seria um equívoco achar que existiria outro motivo para a Rússia buscar colaborações que não a de dividir custos.
O problema é o pires insistir em voltar vazio.
No outro pepino da sukoi, o pires até voltou com algumas moedas indianas, mas quando viram que o avião não entregaria o que prometia, pularam foram. Ai levaram o pires até a Algéria, e nada. Levaram na Turquia e mais uma vez voltou vazio.
Se ter muitas vendas e ter clientes não autorizados a comprar não é um indicativo conclusivo de qualidade do produto, o fato de ninguém querer é forte indicativo de má qualidade.
Caro. A fase de desenvolvimento é distinta da fase de comercialização. Caso a Russia consiga parceiros, o desenvolvimento poderá ser mais rápido. Caso fique sozinha, talvez o projeto seja abandonado. Isso nada tem a ver com o mérito ou demérito de um projeto. Sobre o sucesso comercial, a qualidade do equipamento é apenas parte do cenário. É preciso avaliar o contexto geopolítico (pouca gente nega a qualidade do AMX, mas ainda assim apenas Brasil e Itália adquiriram), concorrência, etc. O Rafale foi por muito tempo operado apenas pela França, ao contrário do Mirage III que foi um sucesso de vendas.… Read more »
O Betamax tinha melhor qualidade de imagem mas menor duração da fita, por isso fracassou e perdeu a guerra. Era um produto pior na visão dos consumidores.
Como eu disse, o sucesso comercial não comprova o sucesso do produto, mas o fracasso comercial comprova o fracasso do produto.
Me parece que você está argumentando contra o sentido inverso dessa frase.
Caro. Pelo contrário. O que eu quero deixa claro que o fracasso comercial não pode ser usado como parâmetro de qualidade técnica. Produtos tecnicamente superiores podem fracassar comercialmente por inúmeras razões, que vão desde um péssimo pós-venda até questões comerciais, como equilíbrio das balanças comerciais. Por exemplo, os produtos militares brasileiros tiveram ampla aceitação pelo Iraque muito mais em função da necessidade de equilibrar a balança comercial entre os dois países, em um período no qual o Iraque era o maior fornecedor de petróleo para o Brasil, que das qualidades dos equipamentos, ainda que os equipamentos exibissem uma evidente qualidade.
Então disserte mais a respeito.. Com frases curtas de efeito (chavões) ninguém convence ninguém.
No máximo só prova que todo dia alguém perde a oportunidade de ficar calado para não passar vergonha.
O problema maior nem é passar o pires, afinal compartilhar custos de desenvolvimento de novos projetos é algo recorrente e ajudou muitos projetos, não só militares.
O que os putinzetes têm enorme dificuldade de assumir é o fato de que ninguém quer embarcar nessa canoa furada.
O problema não é passar o pires, é o pires voltar vazio.
Caro. De fato, para a Russia será ruim caso ninguém queira participar do desenvolvimento do projeto. Como já escrevi, caso outros países se interessem no projeto, isso pode reduzir o tempo de desenvolvimento. Caso contrário, talvez o projeto se arraste ou seja até inviabilizado. Contudo, o fato de nenhum outro país entrar no programa agora não significa que ninguém entrará no futuro nem que o projeto seja inviável. Acho que a guerra na Ucrãnia pode afetar a decisão de outros países a aderirem ao projeto.
Realmente, ninguém entrar agora não garante que ninguém entrará, mas o fato do su57 ter sido amplamente oferecido (veja nos links de minha outra resposta) e ninguém ter querido entrar, inclusive os EAU, inclusive com a India afirmando que “não atende aos requisitos de furtividade, aviônicos de combate, radares e sensores” e por isso saiu do projeto do su57, é um forte indicativo das chances desse novo projeto.
Olá Andre. O Su57 e o Su75 são aviões muito diferentes. Não sei dizer se os motivos da Ìndia declinar do Su57 possam ser usados para avaliar o interesse no Su75. O problema da Russia para conseguir parceiros neste projeto estão mais relacionados com a guerra contra a Ucrânia do que com as características do equipamento.
Pena que é só para parceiros do golfo e que aqui somos marxistas fóbicos.
Se fosse para parceiros do BRICS e se não fossemos marxistas fóbicos seria uma grande oportunidade.
E mais uma vez as mentiras da FAB (de que Russos não transferem tecnologias), caem por terra.
Pergunta pros indianos sobre o off-set no PAKFA….
Caro Jug. Creio que há uma certa confusão sobre a ideia de contratos de offset para o desenvolvimento de um projeto conjunto. As operações de offset são incluídas nos contratos de exportação visando equilibrar a balança comercial. No caso de um desenvolvimento conjunto, a contrapartida do investimento é o próprio produto e o modelo de compartilhamento das linhas de montagem. Por exemplo, no caso do AMX, a fabricação de determinadas partes estruturais do avião foram distribuídas entre as três empresas. Assim, cada unidade vendida beneficiava as três empresas.
Olá caro Camargo, perfeita sua explicação.
Parabéns !
Olá Fox. Obrigado. Como estes contratos são muito complexos, envolvendo a compra do equipamento, o financiamento externo, contratos de treinamento e manutenção, transferência de tecnologia parcial ou irrestrita e ainda os contratos de offset, que podem ser diretos ou indiretos, como por exemplo em outros setores econômicos, á fácil a gente se confundir e acabar se equivocando.
O PAKFA foi recusado seu desenvolvimento pelos próprios indianos !
Não houve negativa Russa.
Agora já que tocou nos indianos, fala para eles que o Brhamos foi desenvolvido sem suporte Russo, porque eles não desenvolve tecnologias. (Ironia).
Na verdade, de acordo com a India, o su57 “não atende aos requisitos de furtividade, aviônicos de combate, radares e sensores”
https://www.aereo.jor.br/2018/04/21/india-se-retira-do-projeto-fgfa-deixando-a-russia-sozinha/
“E mais uma vez as mentiras da FAB (de que Russos não transferem tecnologias), caem por terra.”
Tu compara uma informação de internet com uma baseada em documentos e proposta de uma concorrência oficial. Aliás, tu teve acesso ao conteúdo completo da proposta russa no F-X2, para afirmar isso?
E tú teve ? Você compara uma declaração não confirmada por documentos, de militares que tem histórico de “negar” equipamentos Orientais como verdade absoluta ?
Você tem acesso aos documentos de testes, contra partidas comerciais etc do FX.
Não me venha com sua fé cega um burra como sempre.
Fala para os Indianos, Chineses etc que os Russos não transferem tecnologias.
Aliás, fala para os técnicos do PEB que desenvolveram giroscópios com grande apoio e suporte técnico Russo, que eles não transferem tecnologias.
Me poupe !
Olá Fox. Pelo que lembro, os contratos de offset foram negociados depois da escolha do F39. Aliás, não faz sentido colocar offset antes de definir qual o país exportador. Lembro que a grande exigência da FAB era acesso ao código fonte e a participação da indústria brasileira. O tipo de offset depende muito do valor do contrato, do país exportador e do país importador. Apenas para registro, compras governo-governo (como o FMS) não incluem offset. O principal objetivo do offset é garantir o equilíbrio da balança comercial. Alguns países têm acesso restrito á dólares para financiar suas importações, outros possuem… Read more »
“O ponto é que o Su35 é uma aeronave formidável mas não atendeu as exigências da FAB no programa FX2, enquanto que as trẽs aeronaves finalisas (F39, F18 e Rafale) atendiam, como declarado na época pelo Brig. Saito.” Caro Camargo, não havia como o SU-35 não atender as exigências de T.O.T da FAB (que deveriam ser do Brasil). Eles propunha a montagem local dos equipamentos pela Avibras (empresa 100% brasileira), treinamento de técnicos e transferência de tecnologias e ferramentais, ou seja , o T.O.T (coisa que não acredito existir, reafirmo isso), mais completo das propostas. Posteriormente o Brasil participaria do… Read more »
Olá Fox. De fato, o Su35 é uma aeronave fantástica, mas eu não sei os detalhes do relatório da FAB sobre o FX2. O Brig.Saito afirmou que os três finalistas (F39NG, F18SH e Rafale) atendiam todos os requisitos da FAB e qualquer um dos três seriam adequados para a FAB. Eu não sei em quais requisitos o Su35 perdeu. Também nunca entendi todo o problema em relação á escolha do Rafale por Lula. Se a FAB não queria o Rafale, nunca deveriam tê-lo classificado. O fato é que aquela “revolta” da FAB custou o atraso do programa, porque inviabilizou politicamente… Read more »
Tu me respondeu com outra pergunta. Típico. Mas tu, como sempre, despeja tuas “pérolas” baseadas exclusivamente em tua opinião pessoal, como se fossem verdade absoluta.
Sim, eu prefiro acreditar em informações oficiais até que sejam desmentidas. Tu preferes repetir uma informação de internet que sabe-se lá de onde saiu. Já a questão de Índia e china é totalmente diferente do que se propunha no F-X2. De resto, tua ignorância costumeira…nada de novo.
Como sempre “Tu” em sua presunção sulista (de praxe), enrolou e não disse nada. Quando tiver os documentos mostrando a comparação entre os concorrentes e provando que o T.O.T russo (coisa que não acredito mesmo) não existia, mudo minha opinião. Infelizmente sabemos que o Brasil é e sempre foi mando e desmando das nações européias e norte americana (assim como sua sociedade e consequentemente seus militares). Sendo assim, não me admiraria muito desconsiderarem alguns pontos positivos de certo concorrente oriental em benefício dos preferidos ocidentais. Lembra-se do caso SIPAM/ SIVAM? se não, estude, quem sabe assim tira esse “cabresto” que… Read more »
“Como sempre “Tu” em sua presunção sulista (de praxe)…”
Parei de ler aqui. Tu demonstrou ser exatamente o que eu falei sobre ti, um ignorante, além de preconceituoso.
Quanto a ignorância, nem perco meu tempo em responder quem não tem cérebro!
Aham…hehehehehe
É cilada bino!
São duas jacas
É un elefante pintado de vermelho andando de bicicleta, só não vê quem não quer!
Melhor um F-22 na mão que SU-75 na planta né? kkkkk
Países do Golfo (Irã) kkk
Será que o urso não consegue fazer mais sozinho? Sanções, PIB destinado a Operação Especial? A conta está chegando, por isso Putin começa novamente a ameaçar tudo e a todos.
F-22 é um igual um Ford, vai dar pau no cambio na hora H.
Aham….vai nessa….kkkkkkkkk…que piada!!
Com a exceção do Irã, eu duvido que qualquer outro país do OM irá arriscar as sanções do CAATSA. Mais fácil fecharem parceria com a China pelo FC-31 do que com a Rússia.
Olá T. Pelo que lembro, o Iran receberá Su35 novos a partir do próximo mês, que teriam sido contratados pelo Egito. Pelo que apurei, a Russia chegou a produzir 16 aeronaves de um contrato de 24 unidades de um contrato de US$ 2 bilhões. Eu não sei dizer quantas aeronaves serão adquirida pelo Iran nem o valor do contrato assinado. Li que o Iran ficará com todos os 24 caças, mas nada impedirá que eles assinem novos contratos futuros. O Iran tem miutos caças antigos. Creio que eles ainda tenham entre 20~30 F14, em torno de 60 Mirage F1, 60… Read more »
O golpe tá aí, cai quem quer!
Acho que o Su-57 vai ficar como produção limitada.
Esse caça neste momento para a Rússia não passa de um delírio típico de ditaduras.
Difícilmente conseguirão o motor adequado logo, chips de processamento no estado da arte também será muito difícil, quem comprar pode esperar sanções, a Rússia vai permitir ao parceiro integrar outro armamento que não seja russo? O parceiro vai receber um avião com as mesmas capacidades e que terá o mesmo suporte para continuar a receber às mesmas atualizações? Duvido.
Bem isso, é cilada Bino!
Quem além do Irã, entrará numa dor de cabeça dessas, para levar sanções?
Só a suíte eletrônica do SU-57 envolveu mais de 60 institutos de pesquisa em seu desenvolvimento. O SU-75 vai ser só fazer a casca, o recheio ta todo pronto.
O que não quer dizer absolutamente nada, especialmente em comparação com a suíte eletrônica do F-35
Tu falar isso só mostra que tu não conhece nada de projetos aeronáuticos. Se fosse como vc falou, por que os russos estariam buscando parceiros no projeto e desenvolvimento? Além disso, quem disse que os sistemas do Su-57 estão prontos?
Quem lembra da época do FX 2 onde diziam que não era necessário investir em caça de quinta geração porque esses seriam restritos às grandes potências? Baita visão estratégica.
Caro Helio. Eu não sei que disse isso, mas vamos recordar o FX2. No fim da década de 90, FHC autorizou uma licitação limitada á US$ 700 milhões para a aquisição de um novo esquadrão de caças que substituiria o Mirage III e Anápolis. Esta licitação foi cancelada e em 2009 foi lançado o FX2 que previa a compra de 36 aviões e com acesso irrestrito ao código-fonte. As empresas apresentaram o Su35, o Typhoon, o F39NG, o Rafale, o F18 e o F16. A Lockheed não apresentou o F35. A FAB selecionou o Rafale, o F18SH e o F39NG… Read more »
Na época do F-X2, Jobim, o “brilhante” MD do inominável, disse que o F-35 era muito para nós, muito além de nossas necessidades.
Quanto mimimi e dor de cotovelo nos comentários, cada matéria de alguma aeronave russa é essa choradeira e esse blá, blá, blá…😭😂
Olá M. È curioso ver o debate. Antes da queda do muro de Berlin, talvez existisse um contraponto entre os EUA capitalista e a ex-URSS comunista, de tal ordem que a vantagem ou desvantagem de cada país era usada como argumento ideológico em relação á superioridade de seu sistema econômico ou político. Hoje, a Russia de Putin é completamente diferente do que foi a ex-URSS. A Russia é um pais capitalista cujo regime político é bastante fechado mas sem qualquer agenda defendida pela esquerda. Por outro lado, a guerra na Ucrânia reflete uma narrativa de guerra fria, ainda que não… Read more »
Os ataques ao Biden é da galera que não aceita até hoje a vitória dele sobre o Trump, que foi presidente americano mas que não foi escolhido pela maioria da população, pois na época, a Hillary recebeu mais votos, Trump só levou porque o sistema eleitoral americano é uma bagunça, onde o que mais recebe votos da população nem sempre leva, o pessoal que ataca o Biden é o mesmo pessoal que ainda está aguardando as 72 horas aqui no Brasil…🤭😂😂😂
Olá Maurício. Creio que Al Gore também teve mais votos que BushJr. Quando a Suprema Corte determinou o cancelamento da recontagem dos votos na Flórida, onde o irmão de BushJr era governador, talvez tenha sido o mais grave ataque é democracia nos EUA. Creio que a invasão do Capitólio foi também grave, mas não afetou a apuração dos votos. A vitória de BushJr ainda vai ser vista como um grande golpe que assentou a base da ascensão da extrema-direita nos EUA e no mundo. Geralmente, para entendermos a II Guerra é preciso entender profundamente como aconteceu a I Guerra. Faço… Read more »
A recíproca em relação ao F-35 é verdadeira.
Sim, mas a matéria em questão é sobre um caça russo, não sobre o F-35. No mais, torcedores baba ovo de países que nem sabem a língua que falamos aqui no Brasil sempre vão existir, só muda a cor do pompom, o mimimi é sempre o mesmo.
Hehehe…falou o que não tem torcida…aham. ..
O sujo falando do mal lavado né? 🤭🤭🤭🤭
Eu já disse mais de uma vez, inclusive pra ti, que torço pelos EUA em relação à rússia e china. Já tu, sempre posa de isento, mas torce pelo contrário. E não ha problema algum nisso! Mas, toma posição…Não precisa ter vergonha!
há*
E eu já te disse que eu considero EUA, Rússia e China, todos farinha do mesmo saco. Eu inclusive já disse que eu não tenho nenhum apreço pelos americanos (sua política externa, políticos e militares). Mas o engraçado é que na época que os EUA estavam atacando a Síria, tu dizia a mesma coisa que eu, só que em outras palavras, veja só a tua opinião lá em 2018… “No fundo, as potências são exatamente iguais!” “O resto, por mais que escrevam textos enormes (podem escrever compêndios, se quiserem) em contrário, não passa de torcida!” “EUA, Rússia e China não… Read more »
Não mudei de opinião. Olha o que eu escrevi agora: “torço pelos EUA em relação à rússia e china.” Entre um e outro, torço pelos EUA. Entendeu? Eu não sou como o kings, que não admite e não fala dos erros e falhas de russos e chineses. Eu critico e aponto os erros de quem quer que seja, mas tenho minhas preferências. E não mudo o que disse naquela época. Quanto à tua posição, dita isenta, tem trocentas vezes mais críticas aos EUA do que aos russos e chineses. E volto a dizer que não há problema, mas isso não… Read more »
“Quanto à tua posição, dita isenta, tem trocentas vezes mais críticas aos EUA do que aos russos e chineses.” Ué, isso é simples, os EUA se metem em mais guerras que Rússia e China, sem contar que quem tem aquele discurso hipócrita sobre “liberdade e democracia” são os EUA, que são contra ditaduras tipo o Irã mas tem como aliados a Arábia Saudita, tão suja quanto…🤷🏻♂️ Mais um comentário seu lá de 2018… “Tenho vários senões contra russos e chineses, mas isso não quer dizer que venere os EUA!” Agora, na minha versão… Tenho vários senões contra os americanos e… Read more »
O nome Su-75 já foi oficializado? Cadê os 18 projetos entre o Su-57 e o 75? Poxa os russos já foram mais organizados.
linhas limpas e longilíneo, sua aerodinâmica deve ser excelente, fazendo com o o motor renda muito mais. mais próximo de como o f35a seria, caso não estivesse atrelado ao seus irmãos b&c com requisitos tão diferentes, q o fez volumoso com grande arrasto. preço em desempenho a pagar em cada um dos trigêmeos pelo ganho de logística e provavelmente econômico, em comparação com a implantação de 3 aeronaves diferentes especializadas.
mais leve e com asas bem maiores normalmente sugeriria ser mais manobrável, mas com a sustentação pelo formato da fuselagem e as grandes superfícies de controle extras sobre as entradas de ar complementando os lemes de profundidade, não é mais uma certeza, mesmo sem entrar na questão peso x potência.