XIV Reunião dos Grupos Multidisciplinares de Acompanhamento da Implantação (GMAI) de Programas da Força Aérea

Entre os dias 14/02 e 16/02 ocorreu, no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), a XIV Reunião dos Grupos Multidisciplinares de Acompanhamento da Implantação (GMAI) de Programas da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem o objetivo de integrar as diversas áreas do Comando da Aeronáutica que lidam com a implantação dos sistemas mais complexos e prioritários da FAB.

A reunião contou com a participação de representantes dos diversos Grandes Comandos e Órgãos de Assessoria do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que, liderados pelo Vice-Chefe e coordenados pela Sétima Subchefia do EMAER, realizaram o controle e a governança dos projetos estratégicos da Força Aérea, atualizando o Comandante e o Alto-Comando da Aeronáutica.

XIV Reunião dos GMAI

Nesta edição foram tratados os projetos KC-30 (KC-X3), H-125 (TH-X), F-39 (F-X2) e KC-390 (KC-X).

O KC-30 já demonstrou parte de suas capacidades e sua prontidão operacional, tendo participado de diversas missões, em especial no apoio humanitário às vítimas do terremoto na Turquia. A grande capacidade de carga e o longo alcance operacional foram decisivos para a contribuição brasileira na resposta ao desastre. O GMAI KC-30 abordou a implantação da fase 1 do Projeto, que consistiu na aquisição das duas aeronaves previstas e o início de sua operação na Base Aérea do Galeão, assim como a preparação das próximas fases para conversão da aeronave em Multi Role Tanker Transport (MRTT).

O Projeto TH-X, que prevê a aquisição total de 27 aeronaves, sendo 15 para a Marinha do Brasil e 12 para a Força Aérea, teve a assinatura do contrato realizada no último trimestre de 2022. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que exerce a Gerência Executiva do Projeto, apresentou o cronograma de entregas, que tem início previsto para 2024. O H-125, denominação da nova aeronave na FAB, substituirá a atual frota de instrução do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAv – Esquadrão Gavião), sediado em Natal.

No dia 15/02, o foco se voltou para o F-X2. O referido Programa teve um importante marco no dia 19 de dezembro de 2022, quando ocorreu a incorporação dos F-39E Gripen ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA – Esquadrão Jaguar). Durante o GMAI, foram abordados diversos temas afetos à sua entrada em operação, tais como a infraestrutura necessária para operar com segurança e eficiência o novo vetor, e sua próxima fase de desenvolvimento.

O fechamento dos três dias de atividades teve como ponto central o cargueiro tático KC-390, com destaque para a proximidade de sua certificação militar final, ponto de inflexão do projeto, e que poderá representar um diferencial nas expectativas de exportação da aeronave para outros países.

Além do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, que deu as boas-vindas aos participantes dos GMAI, prestigiaram também o evento, o Diretor da DIRMAB, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; o Presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues; Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer; além dos Chefes das Subchefias do EMAER.

Segundo o Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues, essa primeira reunião do ano foi fundamental para alinhar conhecimentos, receber novos stakeholders e traçar um panorama de como os Projetos Estratégicos da Força se comportarão em 2023. “O GMAI apresenta-se como uma ferramenta indispensável nos vários níveis de atuação da implantação de um determinado projeto, refletindo diretamente no apoio à decisão”, concluiu.

Como responsável pela condução do GMAI, dentro da área de Coordenação de Programas do EMAER, o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, ressaltou que os debates, além de enriquecedores, geram uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento dos processos existentes.

O evento atingiu os objetivos propostos e reforçou as expectativas de um 2023 de muito trabalho para a consecução das metas estabelecidas.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments