XIV Reunião dos Grupos Multidisciplinares de Acompanhamento da Implantação (GMAI) de Programas da Força Aérea

Entre os dias 14/02 e 16/02 ocorreu, no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), a XIV Reunião dos Grupos Multidisciplinares de Acompanhamento da Implantação (GMAI) de Programas da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem o objetivo de integrar as diversas áreas do Comando da Aeronáutica que lidam com a implantação dos sistemas mais complexos e prioritários da FAB.

A reunião contou com a participação de representantes dos diversos Grandes Comandos e Órgãos de Assessoria do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que, liderados pelo Vice-Chefe e coordenados pela Sétima Subchefia do EMAER, realizaram o controle e a governança dos projetos estratégicos da Força Aérea, atualizando o Comandante e o Alto-Comando da Aeronáutica.

XIV Reunião dos GMAI

Nesta edição foram tratados os projetos KC-30 (KC-X3), H-125 (TH-X), F-39 (F-X2) e KC-390 (KC-X).

O KC-30 já demonstrou parte de suas capacidades e sua prontidão operacional, tendo participado de diversas missões, em especial no apoio humanitário às vítimas do terremoto na Turquia. A grande capacidade de carga e o longo alcance operacional foram decisivos para a contribuição brasileira na resposta ao desastre. O GMAI KC-30 abordou a implantação da fase 1 do Projeto, que consistiu na aquisição das duas aeronaves previstas e o início de sua operação na Base Aérea do Galeão, assim como a preparação das próximas fases para conversão da aeronave em Multi Role Tanker Transport (MRTT).

O Projeto TH-X, que prevê a aquisição total de 27 aeronaves, sendo 15 para a Marinha do Brasil e 12 para a Força Aérea, teve a assinatura do contrato realizada no último trimestre de 2022. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que exerce a Gerência Executiva do Projeto, apresentou o cronograma de entregas, que tem início previsto para 2024. O H-125, denominação da nova aeronave na FAB, substituirá a atual frota de instrução do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAv – Esquadrão Gavião), sediado em Natal.

No dia 15/02, o foco se voltou para o F-X2. O referido Programa teve um importante marco no dia 19 de dezembro de 2022, quando ocorreu a incorporação dos F-39E Gripen ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA – Esquadrão Jaguar). Durante o GMAI, foram abordados diversos temas afetos à sua entrada em operação, tais como a infraestrutura necessária para operar com segurança e eficiência o novo vetor, e sua próxima fase de desenvolvimento.

O fechamento dos três dias de atividades teve como ponto central o cargueiro tático KC-390, com destaque para a proximidade de sua certificação militar final, ponto de inflexão do projeto, e que poderá representar um diferencial nas expectativas de exportação da aeronave para outros países.

Além do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, que deu as boas-vindas aos participantes dos GMAI, prestigiaram também o evento, o Diretor da DIRMAB, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; o Presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues; Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer; além dos Chefes das Subchefias do EMAER.

Segundo o Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues, essa primeira reunião do ano foi fundamental para alinhar conhecimentos, receber novos stakeholders e traçar um panorama de como os Projetos Estratégicos da Força se comportarão em 2023. “O GMAI apresenta-se como uma ferramenta indispensável nos vários níveis de atuação da implantação de um determinado projeto, refletindo diretamente no apoio à decisão”, concluiu.

Como responsável pela condução do GMAI, dentro da área de Coordenação de Programas do EMAER, o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, ressaltou que os debates, além de enriquecedores, geram uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento dos processos existentes.

O evento atingiu os objetivos propostos e reforçou as expectativas de um 2023 de muito trabalho para a consecução das metas estabelecidas.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Matheus

Que bom que o KC-390 aproxima de sua certificação final. E que o C-30 vai mesmo se transformar em “KC”-30. Um vetor extremamente importante pro Brasil.

Wellington Góes

A muito eu venho dizendo que a FAB deveria focar na aviação de transporte estratégico e deixar essa picuinha boba de brigar com outras forças pela hegemonia de aviação de transporte ligeiro e leve. Tivesse gastado energia com isso, não estaria tão atrasada nessas soluções. A FAB, nesses últimos 17 anos se apequenou, por disputas desnecessárias, até infantis.
Se apequenou na visão da aviação de combate, se apequenou na visão da aviação de transporte, se apequenou na visão tecno-industrial e se apequenou na visão espacial. Tornou-se um enorme aeroclube com porte de armas. Infelizmente!

Luiz Antonio Mendes de Resende

Vamos precisar de pelo menos 2 aviões de radar movel . Abraços

Pedro fullback

Fiquei feliz por não citarem o projeto C-108(?) Que visa a compra da aeronave da Cessna. O melhor caminho é a FAB fazer uma parceria para criar um avião para substituir os bandeirantes.

Rinaldo Nery

E receber a primeira em quantos anos? 10?

Rinaldo Nery

Fernando EMB faz tempo que não posta aqui. Poderia te dar uma aula de projeto aeronáutico, e te explicar quanto tempo demora prum avião sair do papel. Acho que o Frederick pode ajudar também.

junior

Desaer ATL 100/300?

Santamariense

Esse não tem nem mesmo uma fábrica.

Rinaldo Nery

Esse demora 20 anos.

Pedro fullback

É o preço do sacrifício! Não aguentamos o F-5?

Wellington Góes

Sim, de fato, parece que alguém chamou-lhes atenção para tal.

JOSE CARLOS MESSIAS

Acertando o passo!