C-130 Hércules da FAB é acionado para combate aos incêndios florestais no Chile
A aeronave tem capacidade para transportar 12 mil litros de água
Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, na tarde de hoje (09/02), com destino a Concepción, no Chile, para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem a zona centro-sul do país.
A aeronave operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para transportar 12 mil litros de água. O equipamento, que pesa 770 quilos, conta com dois tubos que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).
A autorização para envio de ajuda humanitária veio da Presidência da República, nessa quarta-feira (08/02) e a operação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira.
No momento, estima-se que há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados. Foram registradas 26 mortes, mais de 1.200 feridos, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas, além de mais de 270 mil hectares comprometidos. Há ainda um novo “alerta meteorológico”, devido ao calor extremo nas regiões Maule e Ñuble.
A operação em campo deve se estender por pelo menos duas semanas.
Histórico
Em janeiro de 2017, a FAB também foi acionada para atuar no combate ao fogo no Chile e os militares do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) realizaram o transporte de água durante os 14 dias de missão no país. Nessa operação, o Esquadrão atingiu a marca de 48 missões em seis dias de trabalho. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados na região de Bío-Bío.
O Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. O C-130 Hércules da FAB foi enviado para combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram daquela missão.
FONTE: Força Aérea Brasileira
deviam ter enviado o C390, a EMBRAER também devia vender a ideia de que mais C390 é necessário para apagar incêndios no Brasil, tipo o IBAMA com avião com pilotos treinados pela FAB para atuar especificamente, nos EUA as empresas tenta de todo forma impulsionar as vendas, aqui no Brasil, é dificil.
Acredito q o C-390 ainda não esteja homologado para operar em operações de combate a incêndio.
Os kc 390 ainda não foram homologados para esse tipo de missão, e aparentemente boa parte das aeronaves que temos desse modelo já estão ocupadas em várias missões como na região amazônica e em outras missões, mas mudando de assunto o Ibama e órgãos governamentais do setor ambiental deveriam ter aviões como a versão do KC 390 para combates a incêndios e transporte de brigadista e equipamentos, helicópteros próprios e que essas aeronaves ficassem de prontidão e que pudessem ser acionados para combater os incêndios em qualquer lugar do país, todo ano nas estações secas temos incêndios destrutivos que acabam… Read more »
O KC-390 ainda não está homologado para emprego do MAFFS que, aliás, é de um modelo diferente do empregado no C-130H.
O engraçado é que no desgoverno do palhaço não foi usado para combater nossos incêndios na floresta
O Hércules tem custo operacional menor.
Em gasto combustivel em torno5% a memos, porem manutencao mais custosa 4 motores hspecificos desta aeronave e provavelmente tempo menor voo entre revisoes. Se computar capacidade maior, acredito que custo opercional kc390 seja menor.
Homologação urgente kc390 combate incêndios, acredito que seria possível até maior capacidade de água. Seria uma ótima vitrine para o mesmo. Mais rápido e com maior capacidade fica , pelas ultimas concorrencias ate mais barato e conf maior disponibilidade fica imbativel
Parabêns FAB!!!!!!
Algo fácil para os chilenos certamente seria adquirir uma aeronave brasileira !
Uma aeronave construída no mesmo continente, oque seria bom para manutenção e disponibilidade de peças, CERTAMENTE seria de grande ajuda para essas temporadas de incêndio
O KC 390 tem um preço proibitivo para o Chile.
De acordo com o Países Baixos, o custo do KC-390 é inferior ao C-130J, até porque são necessárias menos aeronaves dele para cumprir as mesmas missões.
Então não tem nada de proibitivo caso o Chile opte por comprar aeronaves novas.
Porém, o Chile recebeu doação de C-130 usados dos EUA. Aí não tem como comparar (nem mesmo com aeronaves compradas usadas).
“De acordo com o Países Baixos, o custo do KC-390 é inferior ao C-130J…” Custo de compra ou operação? Quais seriam esses custos? Vcs dizem que os custos dos KC 390 são mais baixos mas até agora, eu não vi esse comparativo. É a mesma situação do Gripen, “é mais barato de operar que o F 16” mas, até agora não vi esse comparativo tampouco. “o Chile recebeu doação de C-130 usados dos EUA” Dos 10 C 130 do Chile, apenas 2 foram cedidos pelos EEUU. Mesmo assim, a LM tem uma divisão no Chile trabalhando em conjunto com ENAER… Read more »
Rapaz Brasil ajudando Turquia, ajudando o Chile e ajudando os Índios, resumindo esse governo “comunista” não está pra brincadeira.
Devo admitir que o Lula perante contexto mundial, se sai melhor que o Bolsonaro. Mas, em contrapartida, o Bolsonaro é muito mais nacionalista e patriota do que o Lula. Vemos agora a fala do Lula dizendo que as grandes potências terem o direito de “comandar” a Amazônia (em outras palavras).
Brasil deveria ter um pequeno braço aéreo especializado em incêndios com helicópteros e aviões vocacionados e diversificados (incluindo anfíbios e hidroaviões) para atender às diferentes peculiaridades do território. Sempre fui a favor de uma agência N;acional de Defesa Civil que desse suporte operacional aos estados em casos de grandes desastres cujas unidades federativas sozinhas não desse conta. Todo ano vemos a necessidade de algo assim, onde os estados precisam do auxílio de outros estados e da FAB para tentar apaziguar grandes incêndios, muitas vezes de forma bem aquém do desejável.
Outro cabide de empregos com quatro ou cinco vezes mais gente que o necessário.
Essa notícia relata que o KC-390 já fez todos os testes para certificação da missão de combate a incêndios.
Se ainda não saiu a certificação/homologação é por causa da burocracia do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
https://www.aereo.jor.br/2022/09/05/embraer-conclui-testes-em-voo-da-capacidade-de-combate-a-incendios-do-c-390-millennium/
Não sabe o que fala…