Air New Zealand e Embraer assinam acordo de colaboração para programas de aeronaves sustentáveis de próxima geração
- A Embraer torna-se parceira de longo prazo da Air New Zealand no programa ‘Mission Next Gen Aircraft’
- Air New Zealand é a nova integrante do Grupo Consultivo Energia da Embraer
São José dos Campos, Brasil, 7 de fevereiro de 2023 – A Air New Zealand assinou um acordo para ingressar no Grupo Consultivo do projeto Energia da Embraer – formado por companhias aéreas, empresas de leasing, fabricantes e outros integrantes do mercado de aviação – que assessoram o projeto, com o objetivo desenvolver aeronaves sustentáveis para o futuro.
Além disso, a Embraer se tornou a mais nova parceira de longo prazo na iniciativa “Mission Next Gen Aircraft”, da Air New Zealand, atuando ao lado da companhia para acelerar o desenvolvimento e a introdução de tecnologia de aeronaves de emissão zero para a frota regional da Nova Zelândia.
Com a iniciativa, as empresas trabalharão juntas no design para aeronaves sustentáveis de próxima geração. A Air New Zealand é uma companhia aérea com a missão de conectar clientes e produtos em 20 regiões diferentes da Nova Zelândia, demandando requisitos complexos em sua frota regional.
De acordo com a diretora de Sustentabilidade da Air New Zealand, Kiri Hannifin, a companhia aérea tem metas ousadas na área, que não serão alcançadas por meio de uma estratégia de negócios convencional. “A Mission Next Gen Aircraft visa acelerar a tecnologia e a infraestrutura necessárias para descarbonizar nossos voos domésticos, unindo forças com os principais desenvolvedores e fornecedores de infraestrutura de aeronaves do mundo”, diz.
“Queremos ser líderes na implantação de aeronaves com emissões zero na Nova Zelândia. Ter a Embraer como parceira de longo prazo aumentará o conhecimento em ambas as partes sobre a tecnologia de aeronaves de emissão zero., Desta forma, a Embraer também terá a confiança de que está desenvolvendo um produto viável para nós”, destaca Hannifin.
“Como líder global em aeronaves regionais, a Embraer está bem posicionada para trazer tecnologias disruptivas primeiro para aeronaves menores. A Air New Zealand, operadora de uma rede regional ampla, complexa e diversificada, é a colaboradora perfeita e estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
“As aeronaves regionais menores serão as primeiras plataformas nas quais novos sistemas de combustível e propulsão poderão ser introduzidos de forma eficaz. A Embraer espera contribuir com a iniciativa da Air New Zealand, e também trazer sua experiência ao projeto de energia da Embraer”, completa Meijer.
Energia
O projeto Energia da Embraer explora uma série de conceitos sustentáveis para transportar até 50 passageiros. A iniciativa considera uma série de fontes de energia, arquiteturas de propulsão e de fuselagem para reduzir as emissões de carbono em 50% a partir de 2030 – um passo fundamental na meta da companhia em se tornar neutra em carbono até 2050.
Energia – ‘The shape of things to come, com as recentes novidades sobre o Energia foi transmitido em 5 de dezembro de 2022 e está disponível no canal da Embraer no YouTube https://youtube.com/@Embraer. O evento foi transmitido ao vivo de Amsterdã e São José dos Campos, incluindo apresentações do engenheiro-chefe da Embraer e CEO da Aviação Comerciale um tour 360° pelos conceitos Energia H2 Fuel Cell e Energia Híbrido.
Para mais informações e especificações de cada aeronave conceito Energia, acesse: https://embraercommercialaviationsustainability.com/
Especificações das aeronaves (clique nos links abaixo para acessar os PDFs):
- Energia Híbrido E19-HE
- Energia Híbrido E30-HE
- Energia com Célula de Combustível E19-H2FC
- Energia com Célula de Combustível E30-H2FC
Sobre a Air New Zealand
A história da Air New Zealand começou em 1940, voando pela primeira vez entre Auckland e Sydney em um barco voador – um Short S30. Conhecida por sua calorosa hospitalidade Kiwi, hoje a companhia aérea tem 98 aeronaves em operação, desde Boeing 787-9 Dreamliners e Airbus A320s até ATRs e Q300s, oferecendo aos clientes conforto nos mais recentes e eficientes jatos e turboélices. É uma frota moderna e eficiente em termos de consumo de combustível, com idade média entre 6 e 7 anos.
A rede global de serviços de passageiros e carga da Air New Zealand concentra-se na Nova Zelândia. Antes da Covid, a companhia aérea transportava mais de 17 milhões de passageiros por ano, com 3.400 voos por semana. A Air New Zealand foi recentemente nomeada a companhia aérea mais segura do mundo pelo serviço de classificação australiano AirlineRatings.com, destacando o foco da companhia aérea em segurança. Pelo oitavo ano consecutivo, a Air New Zealand ganhou o prêmio de Melhor Reputação Corporativa na Nova Zelândia.
A Air New Zealand conecta clientes e cargas a 20 regiões diferentes na Nova Zelândia. Internacionalmente, a companhia aérea tem voos diretos para as principais cidades da Austrália, Ásia, Ilhas do Pacífico e Estados Unidos e, por meio de seu forte relacionamento com parceiros, oferece aos clientes mais opções e conveniência para conectar-se a centenas de destinos.
A Air New Zealand tem um foco particular na sustentabilidade e sua Estrutura de Sustentabilidade ajuda a orientar os esforços da companhia aérea para enfrentar alguns dos desafios mais complexos da Nova Zelândia e do mundo. As aeronaves da Air New Zealand são orgulhosamente identificadas por sua pintura de cauda distinta do Mangōpare, o símbolo Māori do tubarão-martelo que representa força, tenacidade e resiliência.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte pós-venda aos clientes.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é a maior fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
É possível que as tecnologias necessárias para esse tipo de aeronave não estejam disponiveis numa janela inferior a dez anos.
Tal é verdade que a própria Embraer já infor.ou que irá atrasar o desenvolvimento dessas aeronaves por não dispor de fornecedores suficientes para iniciarão mais do que um estudo.
A empresa afirma que busca a prontidão tecnológica desses produtos entre 2030 e 2035. Não lembro da Embraer ter anunciando atraso no programa Energia. Quando foi?
Embora o segmento dos turboélices seja considerado o ramo mais adequado para a introdução de novas tecnologias de motorização na aviação, como sistemas híbridos-elétricos e motores a hidrogênio, o CEO da divisão comercial da Embraer acredita que essa transição não deve ocorrer tão cedo.
Na visão de Meijer, as novas tecnologias de propulsão ainda não avançaram o suficiente ao ponto de alimentar com eficiência um avião turboélice com capacidade entre 70 e 90 passageiros, como o conceito proposto pela Embraer. A fabricante, no entanto, projeta a aeronave com a possibilidade de adotar novos tipos de motorização no futuro.
Não há no texto anúncio de atraso do programa Energia.
“…acredita que essa transição não deve ocorrer tão cedo.”
as novas tecnologias de propulsão ainda “…não avançaram o suficiente ao ponto de alimentar…”
Coloquei um link, mas depende dos moderadores liberar.
Além disso a Embraer está buscando novos parceiros com capacidade financeira para alavancar o projeto.
A fim do acordo, ou qualquer coisa que queiram chamar, com a Boeing foi péssimo para ambas as companhias.
Concordo Underground! Qual motor elétrico? Qual bateria? Q híbrido?
Parabéns Embraer por ousar … quem ousa vence !!!
Chings, o caluniador mor da Embraer, deve ter detestado…rs!
Biocombustíveis seriam uma solução interessante, mas estão sujeitos a uma série de variáveis e podem acabar piorando a situação já que coloca mais pressão para se obter novas áreas de plantio. Baterias além de caras tem uma vida útil não muito boa, a autonomia pode não ser adequada, são pesadas e causam poluição desde a extração do minério até a produção da própria. O hidrogênio é o futuro, existe em abundância, geradores eólicos e painéis solares podem gerar a energia para retirar ele da água. É energia 100% limpa? Não, mas com certeza é a menos poluente e a que… Read more »
Já existe SAF que tem o AVGAS diluído em até 40% de etanol e redução de 50% de emissão de CO2 e 100% de SOX. Mas a melhor opção de fato é o hidrogênio verde (não confundir com o azul e o cinza) e a desvantagem é o custo. Aqui no País, o NE desponta como melhor aposta para a produção, onde os estados do CE e BA figurarão como maiores produtores. Hoje o Brasil tem o AVGAS mais caro do mundo por conta de impostos, espera-se que o hidrogênio verde seja isento da maioria para faze-lo viável não somente… Read more »
Bem lembrado, os “diferentes” hidrogênios. “Mas a melhor opção de fato é o hidrogênio verde (não confundir com o azul e o cinza) e a desvantagem é o custo.” Exatamente isso, e a questão dos custos é uma questão de tempo como já vimos outros casos em que pesquisa + iniciativa privada e também estatal permitiu produzir a um custo acessível o que era considerado caro e até inviável. Questão de tempo e costuras políticas com setores que lucram com o petróleo. Não o acredito no hidrogênio verde apenas por uma questão ambiental na redução das emissões, mas também pela… Read more »
Sim, de fato. Minha ressalva quanto aos diferentes tipos de hidrogênio é justamente quanto ao modo e meio de produção, visto que em termos energéticos, qualquer uma das três classes produz ao redor de 3x mais energia que 1L de gasolina ou AVGAS. Todavia, pelos motivos ambientais e comerciais mesmo é que o hidrogênio verde é diferenciado.
O problema é a que ritmo, que se não for o ideal poderá fazer com que essas aeronaves e veículos á hidrogênio verde sejam mais caros e tenham que competir com modelos mais antigos e ineficientes.
Ha alguma outra companhia no projeto alem da Air New Zealand? Se nao, quais seriam as outras?
Sei pelo menos +2: a norueguesa Widerøe e a chinesa Ruili Airlines.
Nenhuma delas está no projeto de fato, mas apenas são partes consultivas e, claro, potenciais clientes. O ponto é que Widerøe, Air New Zealand e Riuli não farão nenhum aporte financeiro ao programa Energia mas ajudarão a Embraer á entender as especificações que o mercado espera para esse tipo de aeronave.
Ué, mas a Embraer ainda existe? Segundo aquele pessoal que queria a parceria caracu entre Embraer e Boeing, a Embraer ia falir se a parceria não fosse firmada, ainda não entrou em falência? 🤔
Haviam aqueles também que, após o fracasso da parceria com a Boeing, queriam que a empresa fosse vendida ao Estado Chinês. Mas aí podia né?
Também não podia, mas se formos pela sua lógica da época, tu lembra o que tu falava para defender a parceria caracu? Se tu não lembra eu vou refrescar a sua memória, tu vivia falando na época do tal “livre mercado”, pela sua lógica da época, a Embraer poderia sim ser vendida para os chineses…🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️ Tirelles, enquanto tu está indo, eu já estou voltando…
Sim, eu à época defendia a parceria com a Boeing mas felizmente o tempo mostrou que eu estava errado! Ao contrário de você e do Chings eu tenho humildade para admitir qusndo eu erro 😉
“Sim, eu à época defendia a parceria com a Boeing mas felizmente o tempo mostrou que eu estava errado!”
Papo furado, tu só está dizendo isso porque sabe que a parceria caracu não aconteceu…🤭
Aliás, eu queria saber onde está todo aquele pessoal que “brotou” aqui na época defendendo a tal “parceria”…🤔
“Papo furado, tu só está dizendo isso porque sabe que a parceria caracu não aconteceu…
Aliás, eu queria saber onde está todo aquele pessoal que “brotou” aqui na época defendendo a tal “parceria”…
Comentário lamentável de alguém que tem a mente embotada e impermeável a argumentos. Os “bonequinhos amarelos” expressam muito bem.
Meus pêsames.
Vish, mais um fake que provavelmente também defendia a parceria caracu…🤭
Vendo a Embraer hoje respeitada como é, e detentora de estigma inovador na aviação mundial. Me faz lembrar o quanto fui execrado(até pelos editores do blog) ao não defender em hipótese alguma a venda desta importante empresa brasileira para a Boeing.
Na época todos(inclusive os editores do blog) falando que a Embraer iria quebrar se não fosse vendida e coisa e tal…
E, hoje olha aí como ela está. E veja a situação da Boeing também….
Nada como um dia após o outro!
E será que os que me criticaram e xingaram aprenderam alguma coisa!!??
Espero que sim…
até pq todo mundo sabia que iria ter uma pandemia; a Boeing iria ajudar a derrubar dois aviões dela; ficaria enrolada até o talo com um monte de problemas na fabrica e falcatrua em homologações kkkkk
Henrique…
Com todas as VÊNIA, mas isso é papo de energumeno que não aprende e NUNCA aprenderá nada!
Acaso a Embraer não passou pelo mesmo momento pandemico!?
Meus sais por favor!
Data venia…. só ret4rdado é que vem com teu tipo de papo depois de saber como todas as peças se encaixam no jogo e como que os player jogaram…
muito facil chegar hoje e meter essa “ahh nada como um dia após o outro, eu avisei ta” sendo que tu não sabia po rra nenhuma na época e estava só se agrando na tua ilusão
tu foi hostilizado e escrachado com razão na época e vai continuar sendo
Uiiii….tá nervosinho meu caro.
Meus sais para o Henrique please…
Meu caro Patolino, nem todo mundo tem o tico e teco como você. Garanto a você, que sei bem mais do que até o Ozires Silva que na época pagou pau para os norte-americanos. E depois ficou como muitos ficaram, com cara de tacho.
PS. Durma mais cedo para não acordar tão irritadiço…rs
kkkkkkkk aham to muito neuvosinho sim
não foi eu que ficou sentidinho:
“Com todas as VÊNIA, mas isso é papo de energumeno que não aprende e NUNCA aprenderá nada!”
desculpa arauto da sabedoria enviado por deus para guiar e a gente não acredita nas palavras do salvador PRAEFECTUS
kkkkk patético
Off : O C-30 2901 a caminho da Turquia transportando alimentos, remédios e equipes de busca e salvamento. A FAB sendo FAB.
Embraer é uma empresa magnífica, mas… Qual motor elétrico, qual bateria, qual sistema híbrido??? Sonhar é permitido e ajuda a atingir novas metas, mas eese projeto terá alguns desafios e parece mais uma clickbyte para atrair $$$ e parcerias em outros projetos mais importantes, como o novo Turboélice para concorrer com os ATRs
Tais motores tem de ser certificados, tem de se tornar eficientes, etc. Ninguém aqui está dizendo que não vai acontecer, apenas que a janela de tempo é um pouco mais longa.
Quanta celeuma por nada!!!!
OFF TOPC
KC A330 – FAB2901 Voando como FAB01 para os EUA.
https://www.flightradar24.com/FAB01/2f22c429
2 FAB KC A330 em voo, um proximo a Europa e outro no Caribe indo para os EUA,
O que esta indo para os EUA é o FAB2902 com indicativo VP-BDV,. o FAB2901 esta indo para Europa levando ajuda para Turquia.
https://www.flightradar24.com/2f234ee3
o que ta indo para os EUA ta indo fazer o que?
Levando o Vice presidente, esta como FB01 Regitro VP-BDV,.
top… não deu 1 ano e já viro taxi de politico… grande FAb, nunca decepciona
Henrique, te entendo, mas a FAB é uma força que atende o estado, porque é uma instituição de Estado kkk redundante mas é a realidade, independente do governo da situação, mesmo eu sendo contra esta quadrilha no poder , temos que saber separar as coisas
verifiquei aqui , quem esta no KC2 A330 FAB2902 é o descondenado
FAB ja pode dar adeus a 1 MRTT e contar com 1 taxi presidencial
ou dois taxi (ou 3 se contar com A319CJ)… tem muitas boquinhas agora pra viajar por ai