MiG-31

Por Sérgio Santana*

Com o avanço da tecnologia soviética de mísseis superfície-ar durante a década de 1960 (demonstrada principalmente com o abate do Lockheed U-2 pilotado por Francis Gary Powers no início daqueles anos), as forças aéreas da OTAN concentraram-se cada vez mais em táticas e sistemas de armas para ataque de baixo nível que prometiam ser altamente eficazes para penetrar nas defesas aéreas adversárias, a exemplo do Rockwell B-1 e dos mísseis de cruzeiro Tomahawk. Em resposta, os soviéticos investiram muito esforço na construção dessas defesas, principalmente onde não havia possibilidade de instalar radares terrestres. Depois de considerar várias opções diferentes, em 1968 o trabalho foi autorizado em uma continuação da série de interceptadores Mikoyan Gurevich MiG-25.

A aeronave aprimorada deveria fornecer um aumento geral na capacidade e eficácia sobre o “Foxbat”. O Mikoyan OKB considerou projetos mais radicais para atender aos requisitos desde o início, incluindo configurações de asa de geometria variável e asas delta, mas decidiu que seria mais eficaz manter o arranjo básico do MiG-25 e dar-lhe uma revisão completa.

A investigação do OKB levou a um pedido de desenvolvimento completo e dois protótipos, com o esforço de design conduzido por uma equipe sob o projetista Gleb Lozino-Lozinsky. O primeiro protótipo “Ye-155MP” realizou seu voo inicial em 16 de setembro de 1975, com Aleksandr Fedotov nos controles, e o segundo em maio de 1976.

Viktor Belenko (no texto publicado recentemente no Poder Aéreo) mencionou o novo interceptador durante seu interrogatório pela inteligência ocidental, descrevendo um “Super Foxbat”, com dois assentos, uma fuselagem reforçada para voo de baixa altitude e um poderoso radar look-down/shoot-down. Detalhes exagerados vazados na imprensa ocidental levaram a um romance technothriller best-seller, “FIREFOX”, de Craig Thomas, envolvendo um supercaça soviético com desempenho de Mach 6 e controle mental direto sobre os seus sistemas, publicado em 1977; que por sua vez, originou o filme homôninmo estrelado por Clint Eastwood cinco anos depois.

O trabalho no que se materializaria num total de oito máquinas de pré-produção começou na fábrica em Gorky em 1977. Em fevereiro do ano seguinte, um satélite espião norte-americano confirmou a confissão de Belenko sobre as capacidades do novo MiG: dez alvos voando a altitudes entre 1.400m e 9.600m foram detectados por um MiG-31 voando a 5.000 metros

Os testes continuaram até a autorização formal em 1981 para a produção total do que originalmente seria designado como “MiG-25MP”, mas emergiu como “MiG-31”. O tipo entrou na linha de frente do serviço PVO em 1982, substituindo o Tupolev Tu-128 Fiddler.

A OTAN atribuiu ao MiG-31 o nome de “Foxhound”, designação de uma raça canina de olfato extremamente apurado. O Ocidente finalmente conseguiu boas fotos do MiG-31 em 1985, quando um piloto de F-16 norueguês interceptou um sobre o Mar de Barents e tirou algumas fotos dele.

Detalhes Técnicos

O MiG-31 era claramente um derivado do MiG-25; eles eram semelhantes o suficiente para os dois serem confundidos em um olhar casual. Ambos eram aeronaves bimotoras com entradas de ar de configuração igual, asas enflechadas montadas no alto, caudas duplas e barbatanas ventrais.

A primeira diferença visível foi que o MiG-31 foi construído desde o início como uma aeronave de dois lugares. Os soviéticos finalmente decidiram que uma abordagem totalmente controlada pelo solo para a defesa aérea era muito inflexível e, portanto, o MiG-31 foi projetado para ser capaz de caçar e lutar da forma mais independente possível, com um tripulante no assento traseiro direcionando o piloto para alvos usando um conjunto de sensores muito melhorado e controle dos sistemas de armas.

Os dois tripulantes em tandem (embora a equipe de design também tenha considerado um arranjo lado a lado, como no contemporâneo Sukhoi Su-24 “Fencer”) acomodados em canopis individuais, sentavam-se nos assentos ejetáveis Zvezda K-36DM “zero-zero” (velocidade zero, altitude zero), que tinham almofadas de massagem embutidas para manter a tripulação mais confortável em longas missões de patrulha. O cockpit traseiro, apresentava um conjunto simples de controles de voo e um periscópio retrátil, para permitir que o seu ocupante conduzisse a aeronave em caso de emergência, bem como para fornecer treinamento de voo sem uma variante de treinamento especializada.

As asas do MiG-31 também eram visivelmente diferentes das do MiG-25, com extensões de raiz do bordo de ataque (as “LERX”, do inglês Leading Edge Root eXtension, instaladas para favorecer a sustentação em curvas fechadas e altos ângulos de ataque) e seção transversal mais fina. Cada asa apresentava slats de bordo de ataque de quatro seções; slats de bordo de fuga traseira de duas seções; e flaperons externos. Os flaps de ponta se desdobravam automaticamente em baixas velocidades e eram usados para manobras de combate.

A fuselagem e as entradas do motor foram projetadas para contribuir para a sustentação, com estas apresentando uma rampa de entrada móvel superior e outra de entrada móvel inferior, além de existirem portas auxiliares de admissão de ar no topo das entradas. A fuselagem redesenhada, apresentando mais titânio e liga de alumínio do que no MiG-25, também apresentava maior capacidade de combustível, indo para 18.500 litros em 13 tanques distribuidos também nas asas e mesmo nas derivas. Os freios aerodinâmicos foram instalados sob as entradas do motor e à frente das portas do trem principal.

O trem de pouso também era totalmente novo. A unidade de rodas duplas do nariz foi movida mais para frente em relação ao MiG-25, retraindo-se para trás, e o trem principal apresentava duas rodas, dispostas em tandem, mas deslocadas, assim evitando que a roda traseira seguisse o sulco criado pela roda dianteira ao rolar sobre neve ou lama. O MiG-31 usa paraquedas de freio duplos cruciformes, guardados em uma carenagem entre e acima dos escapamentos do motor.

Para cumprir o requisito de patrulhas de longo alcance, a motorização da nova aeronave fica a cargo de motores turbofans de consumo reconhecidamente mais econômico que os turbojatos, os Soloviev/Aviadvigatel D-30F6 (que impulsiona aeronaves comerciais soviéticas, como o Ilyushin Il-62 “Classic”) cada um fornecendo empuxo seco máximo 9.270kg aumentando para 15.510kg em regime de pós-combustão.

A principal arma do Foxhound é o grande míssil Bisnovat “R-33” (NATO “AA-9 Amos”) de guiagem por radar ativo, da mesma classe e muito parecido visualmente com o Hughes AIM-54 Phoenix usado no Grumman F-14 Tomcat, o que levou algumas fontes a sugerirem que o R-33 é na verdade, em menor ou maior grau, uma cópia do Phoenix, com os detalhes do projeto obtidos de amostras do Phoenix repassadas ao Irã após a Revolução Islâmica naquele país. O MiG-31 poderia transportar quatro R-33s em recessos sob a fuselagem, em um arranjo semelhante ao usado pelo Tomcat para transportar seus AIM-54. Para o lançamento, um R-33 é baixado em dispositivo acionado hidraulicamente. Todos os quatro mísseis podem ser lançados em salva, cada um buscando um alvo individual.

O Foxhound tem quatro pilones sob as asas, embora aparentemente os primeiros exemplares tivessem apenas dois, que poderiam ser usados para transportar os R-40TM/AA-6 Acrid de médio alcance ou os R-60M/AA-8 Aphid de curto alcance. Uma das configurações típicas era de quatro R-33s sob a fuselagem e dois ou quatro R-60s sob as asas, ou três R-33s sob a fuselagem, a quarta posição sendo ocupada por um pod controlador para dois R-40s sob as asas.

Um tanque externo de 2.500 litros pode ser transportado por cada pilone externo. Apesar de ser um sistema de armas notavelmente para combates BVR, o MiG-31 aproveita-se das já mencionadas LERX para combater a curtas distâncias, o que é demonstrado pelo fato de a aeronave ser armada com um canhão Gryazev Shipunov GSh-6-23 de seis canos e 23 milímetros montado em uma carenagem logo atrás da porta do seu trem de pouso principal direito. O canhão tem cadência de 8.000 tiros por minuto, estando carregado com 260 projéteis.

Os aviônicos foram significativamente melhorados. O sensor principal era o SBI-16 (S-800) “Zaslon” (NATO “Flash Dance”) de varredura eletrônica, o primeiro sistema deste tipo a equipar uma aeronave de combate, com cobertura de 120 graus; alcance máximo de detecção de 210 quilômetros e alcance máximo de rastreamento de 120 quilômetros. O radar podia rastrear dez alvos e engajar quatro deles ao mesmo tempo, com os alvos priorizados pelo computador de missão do interceptador. Um IRST TP-8 semi-retrátil também foi instalado como sensor passivo, com alcance de 40km. Ambos foram conectados a um computador digital de controle de fogo Argon-15.

Cockpit dianteiro e traseiro do MiG-31

Embora o MiG-31 fosse projetado para operação autônoma, também poderia ser direcionado semi-automaticamente pela rede de orientação automática baseada em solo AK-RLDN, usando o da aeronave e o link de comando Raduga-Bort MB. O datalink digital APD-518 lhe daria conexão com uma aeronave AWACS Ilyushin A-50 “Mainstay” ou com outras aeronaves (incluindo MiG-23/25/29 Su-27/30), bem como permitiria que esquadrilhas de quatro MiG-31s cooperem sob o controle de um líder, cobrindo uma faixa de espaço aéreo de 900 quilômetros de largura. O líder de vôo poderia direcionar seus três companheiros para alvos específicos sob silêncio eletrônico.

O MiG-31 apresentava outros aviônicos aprimorados, incluindo rádios atualizados; RHAWS SPO-15; e particularmente um sistema de navegação NK-25, com receptores para o sistema de rádio navegação de médio alcance Tropik, similar ao LORAN norte-americano, e o sistema de rádio navegação de longo alcance Marshrut , similar ao Omega dos EUA. Uma das motivações para tal extenso equipamento de navegação era permitir que o Foxhound patrulhasse profundamente o espaço aéreo do Ártico em busca de aeronaves lançadoras de mísseis de cruzeiro. Voos de teste incluíram surtidas nas profundezas do Ártico, incluindo uma que sobrevoou o Pólo Norte em 1987.

As versões do Foxhound

Um MiG-31 soviético exposto pela primeira vez no Paris Air Show em 1991

Em 1985, a segurança soviética prendeu Adolf Tolkachev, chefe do escritório de design de radar Phazotron, por repassar segredos para o Ocidente. Descobriu-se que desde o fim dos anos 1970 Tolkachev havia comprometido os sistemas de radar da maioria das aeronaves de combate de primeira linha da URSS. No ano seguinte Tolkachev foi executado, mas o estrago já estava feito: o radar do MiG-31 havia sido comprometido, permitindo que fosse neutralizado por meio de contramedidas.

Apesar disso, o MiG OKB já vinha trabalhando em melhorias para o Foxhound e surgiu com uma nova variante da aeronave, o “MiG-31B”, que apresentava um novo radar Zaslon com alcance aprimorado e contra-contramedidas, bem como outros aviônicos atualizados, incluindo processadores digitais modernizados; além de suporte aprimorado para os mísseis R-33S de ogiva nuclear e a instalação do receptáculo de reabastecimento em voo como equipamente padrão.

O MiG-31B entrou em produção em 1990. A fábrica de Gorkiy atualizou muitos MiG-31 de produção inicial para o mesmo padrão, com essas máquinas recebendo a designação “MiG-31BS”.

Houve várias modificações e variantes menores e propostas do Foxhound. Um dos primeiros MiG-31 foi usado para tarefas de teste no centro de voo de Zhukovsky e recebeu a designação de “MiG-31LL”, o “LL” significa “letuchaya laboritoriya (laboratório voador)” – um sufixo comum para aeronaves de teste soviéticas.

Sob o programa “Kontakt” (contato), dois MiG-31s especializados foram construídos em 1987 como portadores de um míssil antissatélite (ASAT) 79M6, imitando um programa ASAT contemporâneo dos EUA que usava um McDonnell Douglas F-15. Esses dois Foxhounds, designados MiG-31D, apresentavam pontas de asas verticais triangulares, como aquelas instaladas em alguns protótipos do MiG-25, neste caso destinadas a fornecer estabilidade de voo aprimorada na atmosfera rarefeita das grandes altitudes para lançamentos de mísseis. Um único grande míssil seria transportado sob a fuselagem, e um radar especial voltado para cima e um sistema de controle de fogo de interceptação associado seriam instalados nas máquinas de produção. O programa foi suspenso na década seguinte, para ser ressuscitado no final da mesma como a proposta “MiG-31A”, com a aeronave sendo usada para lançar um pequeno satélite com carga útil de até 100 quilos em órbita, em vez de um Interceptador ASAT.

Este programa também não avançou, mas em 2005 uma colaboração de organizações russas e cazaques anunciou que um programa para realizar lançamentos espaciais com o MiG-31 havia sido iniciado com o apoio dos governos de ambos os países. Um propulsor de combustível sólido denominado “Ishim”, em homenagem a um rio que atravessa a Rússia e o Cazaquistão, seria projetado e construído como parte do programa, com o Ishim capaz de colocar um satélite de 160 kg em órbita baixa da Terra.

O MiG OKB exibiu uma variante de caça multifuncional do MiG-31B no Paris Air Show em 1995. Esta máquina foi designada como “MiG-31F”, com “F” significando “frontovoy” (“tático”), sendo equipada para o lançamento de armas ar-superfície, particularmente para a função SEAD.

O MiG OKB propôs um interceptador “MiG-31E” para o mercado de exportação, que era essencialmente um MiG-31B com aviônicos rebaixados do padrão. Um ou dois protótipos foram construídos. A organização MiG apresentou propostas aprimoradas de exportação, mas assim como no caso do MiG-31F, o MiG-31E não atraiu compradores.

MiG-31BM e MiG-31K, as mais novas versões do Foxhound

Atualmente, as mais novas versões do Foxhound são a MiG-31BM e a MiG-31K. O MiG-31BM foi revelado em janeiro de 1999 como uma versão atualizada do já mencionado MiG-31B, que só entraria oficialmente em serviço com a então Força Aérea da Federação Russa (hoje redesignada Força Aeroespacial da Federação Russa) em outubro daquele ano.

O MiG-31B “58” foi o primeiro MiG-31BM, iniciais em russo para “Grande Modernização”. Mudanças na direção do projeto determinaram que ele reaparecesse dois anos depois, embora a aeronave só voasse pela primeira vez em 2005, seguido por mais dois exemplares (“59” e “60”), que completaram o conjunto de alterações do modelo BM, que deviam ser aplicadas a 125 exemplares do MiG-31B entre 2007 e 2018.

Os dois primeiros MiG-31BM concluídos foram entregues em 2008 para a conversão inicial de tripulantes.

Cockpit dianteiro e traseiro do MiG-31BM

O seu sistema de controle de fogo, “Zaslon-AM”, é composto pelo radar aperfeiçoado 8BM de varredura eletrônica passiva, computador Baget 55-06-08 e rastreador de infravermelho 8TK, também presente no MiG-31B, este sendo o dispositivo primário de detecção de alvos, permitindo que a tripulação do “Foxhound” somente acione o seu radar quando julgar necessário. Considerando o ambiente do Ártico, onde a emissão de radiação infravermelha destaca-se em meio às temperaturas extremamente baixas, o emprego do 8TK confere uma vantagem considerável ao MiG-31BM.

O radar 8BM, do tipo Doppler e alta frequência de repetição de pulso, com ângulo de varredura em azimute de ± 60 graus e elevação de ± 35 graus, possui alcance máximo de 320 km e capacidade de rastrear, detectar, identificar e acompanhar exclusivamente alvos aéreos a 280km (no total de 24 e a seguir e atacar oito deles ao mesmo tempo). Seus modos operacionais incluem capacidade de neutralização de alvos nos hemisférios dianteiro, traseiro, acima (look up) e abaixo (look down) da altitude de voo da aeronave; iluminação e transmissão de rádio-correção da trajetória dos alvos aéreos com comandos para controlar mísseis semiativos; identificação amigo/inimigo; operação sob contra-contramedidas eletrônicas e ataque por medição das coordenadas de um interferidor (jammer).

O MiG-31BM também recebeu uma nova suite de guerra eletrônica, a Kret L370K1 “Vitebsk”, um equipamento já instalado ou em previsão de equipar uma variada gama de aeronaves como os helicópteros Mil Mi-8 “Hip”, Mi-26 “Halo”, Mi-28 “Havoc”, Kamov Ka-52 “Hokum-B” e os transportes Antonov An-72 “Coaler”, An-124 “Condor”, Ilyushin Il-76/476 “Candid”, Il-78 “Midas” e Il-112V.

MiG-31BM com mísseis R-77

O equipamento permite o rastreio, a identificação e acompanhamento de ameaças que resultem em misseis disparados dentro de um raio de centenas de quilômetros, sejam guiados por calor ou laser, o que em seguida vai determinar a contramedida ativa a ser acionada. Seu principal subsistema é o interferidor digital L-370-3S, projetado para destruir misseis guiados a laser e por infravermelho.

Com relação ao seu armamento, o MiG-31BM conservou o canhão GSh-6-23. Em adição ao seu canhão, o novo “Foxhound” pode ser armado com os seguintes mísseis: quatro Vympel K-37M/RVV-BD (AA-13 “Arrow”/”Axehead”/”Andi”), que possuem sistema de guiagem por comandos de rádio/inercial e depois por radar ativo, alcance de até 398 km contra alvos voando entre 15 e 25.000 metros de altitude e manobrando a 8G’s, a serem destruídos por sua ogiva de 60kg detonada por proximidade ou por contato direto; quatro (ou dois) Vympel K-77-1/R-77-1 (AA-12 “Adder”), com o mesmo sistema de guiagem do K-37M, mas alcance entre 300 metros e 110 km, contra alvos voando em todas as direções, entre 20 e 25.000 metros de altitude e manobrando a até 12G, a serem destruídos por sua ogiva de 22.5kg detonada também por proximidade a laser e contato direto; e, finalmente, quatro (ou dois) Vympel R-73 (AA-11 “Archer”), guiados por radiação infravermelha emitida pelo alvo, com alcance entre 300 metros (contra alvos no hemisfério traseiro) e 30.000 metros (alvos no hemisfério dianteiro), contra alvos voando entre 20 metros e 20.000 metros de altitude, manobrando a até 12G, a serem neutralizados por sua ogiva de 8 kg, detonada por proximidade a laser ou radar.

Em comparação ao MiG-31B do qual é derivado, o modelo BM tem comprimento maior (22.67m contra 21.62m), altura menor (6.10m contra 6.50m) e peso máximo de decolagem mais elevado (48.200kg contra 46.750kg). Mas ambos mantêm os dados de desempenho: velocidade máxima de 3.000km/h (Mach 2.83) em grande altitude e 1.500km/h (Mach 1.22) ao nível do mar. As duas aeronaves podem atingir e sustentar velocidade supersônica de cruzeiro de 2.500km/h (Mach 2.35) voando a 18.000m e cobrindo uma distância de 720km ou 900km/h (Mach 0.73) deslocando-se a 10.000m por uma distância de 1.450km. Com dois tanques subalares o “Foxhound-B” tem alcance de 3.000km, que pode ser ampliado para 5.400km com um reabastecimento em voo. O teto operacional é superior a 25.000m.

Quanto ao MiG-31K, um protótipo para o projeto foi convertido de um MiG-31B ou MiG-31 (izdeliye 01DZ) codificado como “06 Red”, fazendo seu primeiro voo em 31 de maio de 2006 com uma tripulação RSK MiG (piloto Mikhail Belyayev e WSO Stanislav V. Gorbunov). A aeronave tinha um par de cabeças de pitot em forma de L sob o nariz logo atrás do radome e duas antenas dorsais circulares de tamanho desigual. A antena maior montada próxima da entrada de ar era para o receptor PPA-5/V-4 SATNAV/LORAN, enquanto a pequena antena à frente do para-brisa da cabine era para o A-737 SATNAV/GLONASS. Os pilones de canhão e asa foram excluídos, mas os racks ejetores AKU-410 foram mantidos.

O protótipo MiG-31B de propriedade da RSK MiG, “592 Blue” (c/n N38400160188, f/n 01-5902) também foi convertido sob o programa MiG-31K; foi esta aeronave que estrelou o vídeo acima mencionado. Mais tarde, dez MiG-31BMs em serviço codificados de “89 Red” a “93 Red” e “95 Red” a “99 Red” foram convertidos para o padrão MiG-31K, iniciando a avaliação operacional no 929º GLITs em 1º de dezembro de 2017. Aqui, o a situação foi invertida: os racks ejetores foram excluídos, tornando o MiG-31K incapaz de carregar AAMs, mas o canhão foi mantido.

Em 9 de maio de 2018, a nova versão fez sua estreia pública quando os MiG-31Ks “92 Red” e “93 Red” carregando mísseis Kinzhal participaram do desfile anual do V-Day. Em meados de julho de 2018, os dez MiG-31Ks haviam registrado mais de 350 voos e mais de 70 com reabastecimento em voo.

MiG-31 com míssil Kinzhal

Em abril de 2018, os MiG-31Ks começaram a patrulhar rotineiramente o Mar Negro e o Mar Cáspio como parte dos testes de serviço do Kinzhal, derivado do sistema superfície-superfície Iskander.

Eles precisavam de novos equipamentos de bordo em conexão com o “retreinamento” de um interceptador para um vetor de ataque. O radar foi removido do avião. Seu suprimento de combustível aumentou, o que permitiu aumentar o tempo de patrulha. A cabine foi redesenhada – sistemas para controlar novas armas foram instalados lá. Além disso, novos equipamentos de comunicação foram necessários para receber sinais de designação de alvo.

As características gerais e de peso do míssil levaram ao fato de que o centro de massa da aeronave mudou, ou seja, o MiG-31K se comporta de maneira um pouco diferente em voo do que um interceptador convencional. Por conta disso, foi necessário mudar o método de uso em combate e principalmente treinar os pilotos para decolar e pousar com um “produto” suspenso sob a fuselagem.

A aeronave tem peso vazio de 21,545 kg, peso de decolagem de 41,947 kg com o míssil acoplado e um raio de combate de 600 km; o raio de combate geral do sistema de armas é de 2.000 km.

Emprego operacional do MiG-31 Foxhound

Sendo um sistema de armas altamente especializado que iniciou a sua vida operacional ainda durante a existência da União Soviética, boa parte dos detalhes operacionais do Foxhound permanece em segredo, embora saiba-se por exemplo que de acordo com documentação oriunda de ex-tripulantes e compartilhada com o autor desse texto e bem ao contrário da crença generalizada, não foram poucas as vezes em que tripulações de MiG-31 interceptaram com sucesso aeronaves Lockheed SR-71A “Blackbird”, que só não foram abatidas porque tais tripulações não foram autorizadas a fazê-lo.

Mais recentemente, há relatos de emprego real do MiG-31K no conflito com a Ucrânia, no qual mísseis Kinzhal atingiram alvos adversários importantes, bem como existem informações de que o tipo abateu aeronaves ucranianas em combate aéreo.

Um total de 505 MiG-31s foi construído pela fábrica em Gorkiy até 1994.


*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Colaborador de Conteúdo da Shephard Media. Colaborador das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News. Autor e co-autor de livros sobre aeronaves de Vigilância/Reconhecimento/Inteligência, navios militares, helicópteros de combate e operações aéreas

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Renato de Mello Machado

Formidável.Sou fã desse avião.Mesmo que fosse atingido por seu armamento a admiração continuaria.

Luis Carlos

Esse é o bicho.
E com o Kinzhal, a morte chega ao inimigo em altíssima velocidade.

Renato de Mello Machado

É uma arma poderosa ainda hoje.Se for usada claro dentro do seu pacote recomendado.

Fabio Jeffer

É um caça extraordinário!

Andre

Muito bom o texto, só não ficou claro o que de revolucionário ele tinha, principalmente se considerarmos que entrou em operação em 1981.

Enquanto os aviões ocidentais já estavam vindo com fly-by-wire, estabilidade relaxada, já haviam iniciado as pesquisas em torno da furtividade e o conceito de avião interceptador já havia sido abandonado. Sua única grande novidade era seu radar, esse sim, revolucionário.

Sérgio Santana

Só o radar já justifica o “revolucionário” do título, afinal radares de varredura eletrônica só surgiriam nos modelos ocidentais décadas depois. Pesquisa com FBW? O Sukhoi Su-100/T-4 “Sotka” já tinha esse recurso bem antes do F-16 ou Mirage 2000. E era um bombardeiro…Comceito stealth? O teórico pioneiro no assunto era um russo, Pyotr Ufimtsev, cujo trabalho traduzido foi a base de tudo o que veio depois…Quanto ao conceito de interceptador ainda é necessário para a vastidão e características do território russo, notadamente no norte… Obrigado pelo elogio.

Tomcat4,4

Excelente matéria,como sempre, Sérgio Santana!!!
Interessante q os MikeyBoyz malham pau nos equipamentos russo e tal,como nos tanques ,mas o ocidente está todo no caminho de copiar algo do desenvolvimento do T-14 Armata pra poder brigar de igual com a máquina q virou (como o Su-27 no passado) o equipamento a ser superado.

Andre

O T-14 precisa ainda ser usado para algo diferente do que desfiles, preferencialmente, sem quebrar.

Luis Carlos

Tipo o F-22 que precisou ser usado em um balão de gás?
E os jornais americanos estão noticiando que os americanos estão comemorando o primeiro abate.

Andre

Não, nada a ver com o f22. Ao contrário do t14, o f22 está há una bons anos em operação e nunca quebrou em desfile.

Hank Voight

O Su-57 nem para isso serve, e também não é furtivo….

Mais uma vez você passa vergonha…kkk

Andre

Uma grande distância entre “conceitos” ou “protótipos” para um avião verdadeiramente operacional. O Pyotr Ufimtse era mais um dos gênios nascidos no lugar errado. Seu genial trabalho foi ignorado pelos soviéticos que se amarraram aos conceitos antigos e que o tempo mostrou estarem ultrapassados, como a introdução de um interceptador em 1981. Se não fosse a miopia dos líderes soviéticos em reconhecer os “não tão amigos” e tivessem apoiado ele, os soviéticos poderiam ter sido os primeiros com aviões furtivos e não estariam patinando em por seu projeto em operação. Outros países com vastos territórios como EUA e China acham… Read more »

Luis Carlos

Dezinho.
Mude de profissão.
Essa de ‘malhador profissional de equipamento russo’ não cola mais.
Tem de admitir que o material soviético/russo é bom, bonito e barato.
E principalmente, não engripa, falha ou vive em hangar.

Andre

Não engripa prq não dai do hangar. Veja o desfile do t14… tadinho teve que ser rebocado para casa.

E não há necessidade de um malhador para os equipamentos russos. Os resultados em combate fazem esse trabalho. O Que precisam são de defensores ferrenhos para tentar fazer algum acreditar na propaganda.

Luís Henrique

O MiG-31 foi revolucionário na sua época. Agora estamos em 2023. O MiG-31 cumpriu sua missão durante décadas e continua cumprindo. Seu sucessor provavelmente melhorará as características impressionantes de altíssima velocidade e altitude e também sensores e mísseis de longo alcance, e incorporará furtividade. O MiG-31 entrou em serviço em 1981, época de caças como F-15, F-16, F-18. Para a época ele era muito revolucionário. O F-22 foi o primeiro caça americano a surgir com um radar Phased Array e só entrou em serviço em 2005. O F-22 também incorporou um motor novo com 16.000 kg/F de empuxo, os dois… Read more »

Luis Carlos

Esforce-se um pouco.
Vc já foi melhor que isso.

Sérgio Santana

“Outros países com vastos territórios como EUA e China acham que ter um avião muito rápido, com baixa manobrabilidade e grande RCS dedicado a “correr” atrás de aviões que estão sendo descontinuados como o B1 e o SR-71 é algo ultrapassado.” Opção exclusivamente doutrinária. Os EUA e Canadá se protegem mutuamente através do NORAD, mas se imagine tendo a maior extensão territorial para vigiar, com grande parte dela sendo de terreno acidentado, inóspito e de clima desumanamente frio…Deu a lógica: uma aeronave grande, capaz de patrulhas demoradas e independente, assim como foi o Tu-128…A propósito: na época dos primeiros voos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Sérgio Santana
Andre

Vemos nos aviões recentes e em desenvolvimento quem fez a escolha certa.

Felipe

Tá aí o Kings Otanete. Tomou seu Rivotril hoje?

Hank Voight

Eis que um dos integrantes da 1/2 dúzia de atolemados seguidores do Chings apareceu..kkkk

Hank Voight

O Su-100/T-4 não atingiu o estágio de produção e o primeiro voo de uma aeronave dotada de FBW deu-se em 1971, com um F-8 Crusader modificado da NASA.

Quanto ao artigo de Pyotr Ufimtsev, não teve qualquer repercussão na URSS ou seja, o pioneirismo na aplicação da furtividade em aeronaves de combate pertence aos EUA mais especificamente ao lendário Skunk Works da Lockheed Martin

Alan Santos

Se “Stealth” no meio aeronáutico é sobre a evasão dos mecanismos de detecção radar, enquanto o corpo está dentro de um feixe de onda, então o verdadeiro “pai” da furtividade é Overholser, não Ufimtsev, pois Overholser usou a teoria para criar um dispositivo funcional para realizar uma missão particular. Dizer que Ufimtsev é que o “pai” do stealth é como dizer que Heinrich Hertz (demonstrou a existência da radiação eletromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio) e James Clerk Maxwell (deu forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica)… Read more »

André Macedo

Ué, mas tu mesmo respondeu o próprio questionamento kkkkkkk
Quanto ao conceito de interceptador “obsoleto”, isso podia muito bem ser só uma diferença de doutrina.

Andre

Em 1981 era realmente uma diferença de doutrina. Hoje, com os principais desenvolvedores de avião, abandonando esse modelo de aviões muito rápidos, com grandes misseis e radares, em favor de aviões com redução do RCS, está claro qual escolha foi a melhor.

Luis Carlos

A úncia coisa orbital é o custo dele e para onde foi a paciência dos americanos com esse projeto caríssimo cuja maior glória foi derrubar um balão.
Além de aparecer duas vezes na alça de mira de Su-35 russos.
Como dito, projeto caríssimo e que não entregou o que prometia.
Foi descontinuado.

Hank Voight

Depois de ter interceptado os jatos de ataque russo sem que os Su-35 de escolta tenham detectado a sua aproximação? Aceite meu caro, o Su-35 é inferior….

Sérgio Santana

O “Foxhound” é sem dúvida um projeto datado, mas muitas das suas capacidades ainda hoje são sem paralelo na OTAN…

Andre

Muitas quais? Em combate real, essas “muitas” capacidades trazem alguma vantagem hoje?

Sérgio Santana

“Muitas quais?” Imagine em combate real você poder atuar como um AWACS armado ou ter um AAM com ogiva nuclear. Qual aeronave da OTAN tem essas capacidades? 🤔🤔

Andre

De que adianta uma aeronave funcionar como AWACS armado se ela não puder engajar seu adversário com razoável PoK antes de ser engajada? Além do mais, hoje todo avião de combate razoável tem essa capacidade. Era uma vantagem em 1981.

O AIM-26 já carregava uma ogiva nuclear em 1961, mas essa é uma ideia tão ruim que foi abandonada há muito tempo.

Daqui a pouco você vai citar o fato dos comandos do Mig-31 serem escritos em cirílico como grande vantagem e perguntar qual avião da Otan tem essa capacidade.

Sérgio Santana

Se não entrou em serviço, mesmo teoricamente melhor, não faz a menor diferença…

Luis Carlos

Rapaz.
No seu caso, revolucionário basta conseguir levantar voo ou conseguir derrubar balão de gás.

Andre

Se conseguir entrar em operação ou terminar um desfile sem quebrar já está muito bom.

Leonardo

Caçador de SR -71 Blackbird…

Jagderv#44

E quantos SR ele abateu?

Sérgio Santana

Como eu escrevi no texto, não abateu porque as suas tripulações não receberam autorização pra isso, o que certamente desencadearia a III Guerra e não estaríamos aqui discutindo isso…

Luís Henrique

Complementando o colega Sérgio, após vários ‘encontros’, os EUA decidiram parar com os vôos de reconhecimento sobre a URSS e acabaram aposentando o SR.71 depois.

Luís Henrique

Claro que não.
Foi por causa do MiG-31. rsrs

André Sávio Craveiro Bueno

Prezado Luís, se não me engano os EUA abandonaram voos sobre o território soviético após a derrubada do Lockheed U2 de Gary Powers. mais tarde os voos dos Lockheed SR 71 eram feitos à margem dos territórios alvo. Não creio que algum deles sobrevoou território inimigo. Creio que usando, principalmente, seu SLAR – Side Looking Radar.

Sérgio Santana

Os tempos eram outros, muito mais quentes que em 1960. Pelo visto você não sabe que os desdobramentos do abate de um avião civil, o Boeing 747 do Voo KAL 007 em agosto de 1983 por muito pouco não resultaram numa troca nuclear. Agora imagine o abate de um SR-71…

RPiletti

Sérgio, há relatos dos suecos onde eles informam perseguições do 71 pelo MIG-25 incluindo disparos de misseis. A rota do 71 era conhecida, estes relatos são reais ou exageros?

Sérgio Santana

Essa rota era usada com tanta regularidade pelos Blackbird que foi batizada de “Baltic Express”…Quanto a disparos de mísseis de MiG-25 contra Blackbird tô por fora…O que sei é que numa dessas missões um dos motores do SR-71 falhou e ele teve que descer, sendo escoltado por Viggens suecos, enquanto a VVS na RDA armava um cerco com mais de 20 caças pra abater o Blackbird. Tem um vídeo no YouTube sobre isso, com participação de um dos pilotos dele e os suecos contando a história…

MestreD'Avis

Sérgio, excelente texto, mas no relato do Mikhail Myagkiy, ele fala que em várias situações esteve em situação de “poder” lançar um missil na direcção do SR-71. Se perguntar para o piloto do SR-71 ele dirá com toda a certeza que se “poderia” evadir do missil nessas situações No evneto particular que ele relata, a unica com confirmação visual do SR-71, com grande probabilidade ele conseguiria o abate a tão curta distânci mas como diz, estava fora do espaço aéreo e não tinha autorização. As tripulações do Blackbird voavam numa linha fina entre a violação e a provocação sabendo que… Read more »

Marcos R

tem alguma foto dele enquadrando um SR71? Falar até papagaio fala, quero ver provar!

Sérgio Santana

Os pilotos soviéticos eram proibidos de levar máquinas fotográficas em voo…E o filme do HUD era confiscado quando o piloto voltava da missão e apresentava o debriefing….

Alecs

Fonte? Tá parecendo o da Lua. A sua matéria é muito boa, mas especificamente “não receberam autorização para isso” você tirou de onde? E por favor não venha com TASS ou outras fontes russas medíocres.

Sérgio Santana

Que fontes mais autorizadas que o piloto e seu flightlog?

Alecs

Essa fala do Sérgio Santana “não abateu porque as suas tripulações não receberam autorização pra isso, o que certamente desencadearia a III Guerra e não estaríamos aqui discutindo isso…” é pura balela de patinete. Derrubaram o U2 e não aconteceu guerra nenhuma. Volto a dizer que a matéria é boa, mas alguns pontos que ele cita como “fatos” carecem de confirmação. Ele poderia ao menos citar as fontes para, pelo menos, não ser comparado às putinetes.

Sérgio Santana

Existe fonte melhor que o piloto?

Maurício.

Ué, não dizem que o Gripen é um Sukhoi Killer? Quantos Sukhoi o Gripen abateu?🤔 No mais, o Leonardo disse que ele era um caçador de Blackbird, não que ele era um Blackbird Killer ou alguma baboseira do gênero.

Luis Carlos

A mesma quantidade de aviões que o F-22.
O F-35 nós nem consideramos, pois levantar voo para ele já é um grande feito.

Andre

Com a retirada do serviço dos SR-71, ele virou um caçador de mamutes?

Maurício.

Com os recordes de velocidade e teto operacional que ele possuí, e com o alcance dos seus mísseis, ele pode caçar o que ele quiser, aliás, por conta do seu teto operacional, ele pode ser um excelente abatedor de balões, igual o F-22…😉

Andre

Ele pode caçar o que quiser, só tem que achar o que for caçar.

Maurício.

“Ele pode caçar o que quiser, só tem que achar o que for caçar.”

Se ele não achar os enormes aviões americanos como os AEW, os KCs, os Hércules, os Espiões como os RC-135U , os Bombardeiros como o B-1 e o enorme B-52, aí tem que se aposentar…

Andre

Precisa ver se vai conseguir achar o B2, o F-22 e o F-35, ou se vai ser achado antes…

Maurício.

Mas aí, só colocando EUA e Rússia para se enfrentarem diretamente, mas como ambos só chutam cachorro morto, nunca veremos esses prováveis confrontos…

Alecs

Conversa fiada. A maior prova que o Mig-31 interceptador já está ultrapassado é a própria versão K. Os russos sabendo que não presta mais como interceptador em tempo de guerra já trataram de arrumar outra utilidade para a aeronave. Disparar mísseis a distância segura, assim como o B-52. Pena que vocês, putinetes, não consigam enxergar a realidade e continuam repetindo asneiras como viuvinhas da falida União Soviética.

Sérgio Santana

Não, caçador de mísseis de cruzeiro, só pra começar…

Andre

Belo uso, correr atrás de tomahawk…

Sérgio Santana

Ele nasceu pra isso também… Não é nenhum demérito…

Andre

Estranho pensar que o Mig-31, que entrou em operação em 1981, nasceu para correr atrás de tomahawk, que entrou em operação em 1983.

Sergio Peixoto

Este ai NUNCA “soltou uma pecinha”.

Sérgio Santana

Como qualquer outra aeronave militar…

Andre

Aqui essa é uma notícia que não aparece.

Tomcat4,4

Esse é brabo, com os 4 misseis na barriga lembra demais a mim!!!rs

Maurício.

Se tu não fosse tão caro de manter e operar, com essa sua geometria variável, talvez você ainda estivesse operacional, se bem que ainda está, mas pelo Irã…😂

Tomcat4,4

Eu , as vezes, entro no delírio de um new Tomcat com bocais das turbinas iguais aos do F-22 e totalmente estilo 5 G, um Tomcat II .

Andre

A diferença foram os 130 aviões iraquianos que você abateu na guerra irã x iraque e o fato de você já estar descansando e curtindo sua aposentadoria. Na década de 1980 teria sido um combate equilibrado entre os dois.

Luis Carlos

Ninguém liga para guerra Irã-Iraque.
Estamos falando de superpotências.
O máximo que poderíamos falar seriam os vários F-86 americanos derrubados por Migs-15 pilotados por russos na Coreia, ou os F-4 americanos também derrubados por russos e chineses no Vietnã.
Conversa de gente grande onde, mais de uma vez, os americanos perderam.

Andre

Agora vc pareceu o professor de química. A coreia do Norte não atingiu seu objetivo depois de invadir a coreia do sul. Você deve acreditar que isso é uma vitória, por isso comemora tanto a Rússia não ter atingido nenhum objetivo na Ucrânia. Chineses não voaram no Vietnã, apenas russos. E lá, mais mig21 foram abatidos por f4 do que o contrário. Talvez se vc voltar mais no tempo vai achar um periodo mais glorioso da Rússia . Quem sabe vc use a invasão da Polônia em 1941, se bem que naquela época eles tinham um aliado que os ajudou,… Read more »

MestreD'Avis

Espera! Está a admitir que havia aviões e pilotos russos e chineses na Coreia e no Vietnam? Mas vc e os seus nicks imaginários estão sempre a dizer que os EUA foram humilhados por camponeses descalços nessas guerras?
Afinal usaram material e pilotos de 2 aliados?

E não está sempre a enaltecer a Russia que diz que luta contra toda a OTAN na Ucrania? Afinal os EUA fizeram o mesmo no Vietnam

Last edited 1 ano atrás by MestreD'Avis
Luis Carlos

Claro que estamos admitindo.
Inclusive já foi publicado aqui, post sobre os ases russos e chineses que abateram muitos aviões americanos.
É a versão antiga dos ‘colaboradores’ estrangeiros que a Ucrânia tem hoje lutando ao seu lado.
Aliás, isso é antigo.
Vem desde a época das Legiões Romanas.

MestreD'Avis

Então os EUA podem pintar umas insignias da FA Ucraniana nuns F-22 e nuns B-2 e lutar na Ucrania? Sei que são aeronaves obsoletas e inuteis mas seria interessante ver essa guerra por procuração como no Vietnam e Coreia!

Luis Carlos

Ôxe!
É só ir lá tentar.
Aliás, nem sei porque não fizeram.

Luís Henrique

Agora os BM e BSM podem carregar 6 mísseis R-37M.

MGNVS

Matéria fantástica! Bem didática e técnica.
Texto excelente, sem achismos tendenciosos ou ideológicos.
Congratulações para o autor.

Sérgio Santana

Obrigado, procuro escrever sem “fanboyzices”

MGNVS

Prezado Sergio, acompanho suas materias. Continue nos premiando com seu excelente trabalho. Quanto aos fanboys aqui na Trilogia que estao criticando a sua materia, faça igual eu faço, apenas ignore.

wiliam

Matéria sensacional… sou apenas um aficionado pelo tema e devoro os conteúdos diariamente aqui no portal, mesmo sendo um humilde leigo. Parabéns a todos! Ponto Importante do texto “não foram poucas as vezes em que tripulações de MiG-31 interceptaram com sucesso aeronaves Lockheed SR-71A “Blackbird”, que só não foram abatidas porque tais tripulações não foram autorizadas a fazê-lo.” estamos falando das décadas, 60/70!!? loucura isso não? .. Incrível a capacidade desse povo incrível (Russos), tanto quanto americanos, de desenvolver tecnologias disruptivas, defesa dos interesses de suas pátrias (espião executado). Que avião magnífico.. Radar absolutamente incrível para a época .. eu… Read more »

José de Oliveira Motta

A RÚSSIA TEM A MELHOR TECNOLOGIA OS JATOS DE GUERRA DA RÚSSIA SÃO SUPERIORES AOS DOS ESTADOS UNIDOS.

Maurício.

Calma, não se empolga muito, na minha opinião os russos ainda não possuem um caça do nível do F-22, o Su-57 pode ser bom, mas ainda é um avião incompleto e nem está operacional.

Maurício.

O Andre perguntou o que de revolucionário o Mig-31 tinha, o Sérgio Santana disse que era o radar. Pois bem, eu fiquei aqui pensando, o que de revolucionário o F-35 tem? Na minha opinião, a fusão de dados e o fato de possuir três variantes do mesmo caça, mas para aí! Ele é um caça de 5° geração stealth, coisa que o F-22 já era, seu radar e seu motor são basicamente versões melhoradas do que o F-22 já tinha, eu vejo um pessoal levantar muito a bola do F-35, mas na minha opinião, o caça revolucionário mesmo foi o… Read more »

Andre

O que você acha de comentar isso na próxima materia em que alguém chamar o f35 de revolucionário?

Com certeza não será escrita pelo Sérgio pelo delegado que chama os ucranianos de inimigos. Provavelmente nem será publicada aqui.

Mas mais uma vez concordamos, revolucionário mesmo foi o f22.

Maurício.

“O que você acha de comentar isso na próxima materia em que alguém chamar o f35 de revolucionário?”

Eu comento quendo eu quero e quando eu acho necessário, simples assim.

Andre

Boa, faz isso mesmo.

Melhor comentar aqui do que na matéria em que o F-35 for chamado de revolucionário. Iria demorar muito….

Apenas uma errata no meu comentário anterior, o correto seria:

“(…)Sérgio ou pelo (…)”

RenanZ

Definitivamente o Orçamento do programa JSF, esse sim foi revolucionário

Von Richtoffen

Acho que é um binômio, como os F-15 e -16. o F-22 inaugurou tecnologias que o F-35 aprimorou. O interessante do F-35 é ele ser o JSF, Joint Strike Fighter, caça integrado à USN/USAF/USMC, intercabiável, e de colaboração e exportação aos aliados.

Allan Lemos

Esse caça era divertido no Ace Combat porque dava para ultrapassar o próprio míssil.

Rômulo

Isso não vai poder ser aplicado ao Kinzhal.
Imagine um avião que alcança essa velocidade lançando um míssil hipersônico.
Não há defesa para isso.

sub urbano

Tem tido um papel importante na guerra da Ucrania. Operam a uma distancia segura do front com seus radares Zaslom-M e utilizam os misseis BVR R-37 e R77 para atacar os alvos a grande distância sem serem ameaçados. Se encaixam muito bem na estrategia russa na Ucrania que tem poupado os melhores meios da força aerea deles. Mas foram idealizados para operar em datalink com os Beriev A-50 e os S-300 contra misseis de cruzeiro nucleares ou bombardeiros da OTAN que atacassem pelo artico.

Sérgio Santana

Interessa derrubar e voltar ileso…

Arariboia

Na verdade o Growler é que não quer ele perto. Se não o MIG-31 frita e explode a válvula dele de vários tipos.

Felipe

Pra abater F-18, não precisa nem de MiG-31. Um MiG-25 já abateu um na guerra do Iraque…

Renan

“Considerando o ambiente do Ártico, onde a emissão de radiação infravermelha destaca-se em meio às temperaturas extremamente baixas, o emprego do 8TK confere uma vantagem considerável ao MiG-31BM.”
.
Interessante essa informação, sendo assim no caso dos mui famigerados IRST dos Gripens, por estarmos em um país de clima quente, eles teoricamente não têm a mesma eficiência que teriam em maiores latitudes? Climas mais frios? Nunca havia pensado nisso..

Sérgio Santana

Na teoria um alvo voando contra um fundo frio tende a ser detectado mais longe pelo IRST

Marcos R

e imaginemos então como seus monstruosos mortos em pos combustão devem brilhar no IRST.

Fernando Vieira

Dá pra voar no Brasil de boa já que o Gripen daqui veio sem.
(desculpem não resisti)

Luís Henrique

Parabéns Sérgio. Excelente trabalho.
Gosto muito do MiG-31, sou muito fã.

Uma curiosidade que não encontrei na matéria e que você talvez possa adicionar é que com a modernização BM e BSM, os MiG-31 agora podem carregar 6 mísseis R-37M.

http://sistemasdearmas.com.br/aam/r3337a.jpg

Sérgio Santana

Eu coloquei sobre os K-37/R-37 para os BM. Não mencionei os BSM de propósito…

Luís Henrique

Entendi, mas na parte que você fala sobre o MiG-31 BM está escrito que foi retido o canhão e o armamento pode ser 4 R-37M além de R-77 e R-73.
Está parte que eu me refiro.
Eu acredito que o total de mísseis R-37M foi ampliado para 6.
Então os BM e BSM carregam 6 R-37M em vez de 4 R-33 dos MiG-31 antes da modernização.

Nonato

Daqui para abril termino de ler essa enciclopedia…

TJLopes

Existe alguma fonte com credibilidade que corrobore a alegação da interceptação do SR-71?

Sérgio Santana
Luis Carlos

O trabalho do Sérgio Santana foi fantástico e vc fica querendo desmerecê-lo com joguinho de palavras e lacrações.
‘Se orienta, rapá’!
Faça alguma coisa útil.
Traga alguma notícia importante.
Um comentário relevante.

Von Richtoffen

Um Zé Ruela, um ninguém. Isso explica muito sobre esse Brasil de palpiteiros alimentado pelo último “governo”.

Maurício.

Tireless, esse seu desespero e mimimi já está ficando feio…

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
IvanF

“Não derrubamos porque a gente não quis.”, dizem os russos.
“Não derrubaram porque não podiam!”, dizem os americanos.

Eu proponho um teste prático pra acabar com essa dúvida! kkkkkk

Sérgio Santana

Devaneio é achar por achar que o Blackbird nunca foi interceptado, duvidando até das palavras de pilotos que estiveram lá… Você querendo ou não uma das razões pra aposentadoria do SR-71 foi a atuação do Foxhound.🤐🤐

Alecs

Papel e texto de internet aceitam tudo! Pelo visto você apenas copiou a declaração de um fanfarrão. Eu não esperava um vídeo da interceptação, mas pelo menos uma foto do SR-71 no HUD do Mig-31. Os russos falam tantas sandices que sem pelo menos uma foto é muito difícil dar credibilidade ao que eles falam. São os maiores fanfarrões, em alguns casos até motivo de piada e deboche na internet. A verdade é que o radar do Mig-31 foi revolucionário para sua época. Hoje, mesmo modernizado, não passa de um grande alvo que brilha em qualquer radar, até mesmo dos… Read more »

m4l4v1t4

Se o Brasil não fosse dividido ideologicamente e tivéssemos que nos impor sobre ingerências externas, o caça para complementar o Gripen seria o MIG-31. Por mais que eu não goste de equipamento russo, no ocidente os caças pesados não fazem muito mais do que o Gripen pode fazer e, o MIG-31 sim, esse faz. Ele atua em um nicho da guerra aérea onde o EUA gosta de exercer hegemonia sobre os seus adversários e o MIG-31 é o inibidor de AWACS, PAC de grande altitude e interceptação preventiva e de resposta.

Morgoth

O Su-35 encaixaria muito melhor na FAB do que o MIG-31 e fazendo a mesma função deste.

m4l4v1t4

SU-35 não tem nada haver com MIG-31. O SU-35 não tem o mesmo teto operacional, não tem a mesma razão de subida, não alcança o mach 1 e mach 2 no tempo de um MIG-31 e muito menos tem a velocidade final de um MIG-31. Falou besteira. O Gripen faz tudo o que o SU-35 faz e muito melhor. Alias,a chance de um SU-35 sobreviver a um encontro com um Gripen E são remotas. Entre um SU-35, um F-15, um F-18, um Eurofighter ou qualquer outro caça pesado bimotor dessa classe, o SU-35 é o pior. MIG-31/25 e família Flanker… Read more »

Last edited 1 ano atrás by m4l4v1t4
Alecs

Então me explique a razão de nenhum outro país, nem mesmo a China, ter comprado essa velharia?

Jonathan Pôrto

Até o momento nenhum Mig-31 foi derrubado no conflito com a Ucrânia!!

Luis Carlos

E nenhum F-35.
Sabe por quê?
Nisso eu posso te ajudar.:
1) Os americanos têm um medo que se pelam dos russos;
2) O avião é muito problemático e pode nem sair do hangar;
3) Serão detectados, como foram os F-22, e derrubados.
4) A Ucrânia vai perder mesmo e não vale a pena torrar alguns bilhões de dólares na guerra. Dinheiro bom em negócio ruim.
5) Fim de papo.

m4l4v1t4

Peraí, mas é a Ucrânia e a Rússia que estão em guerra. Q q o F-35 tem haver com isso? Quando a imprensa colocou o EUA na parede questionando se a apoiar a Ucrânia iria forçar os russos a usarem armas nucleares, você lembra da resposta das mais altas autoridades do governo do EUA? Então deixa eu te lembrar: Se a Rússia usar armas nucleares iremos eliminar o exército russo. E isso provavelmente implicaria no uso do F-35, ainda que de forma limitada, visto que, o Pentágono dá conta de eliminar as forças armadas russas sem precisar usar o F-35… Read more »

Velho Alfredo

mmmmmmm ui ui ui

Q piti, hein?

Até agora, qual guerra os EUA deixaram de lutar, pq tinha arma russa na jogada? Nenhuma!! Inclusive os meios russos foram largamente derrotados.

E no Vietnã e no Afeganistão, quando o arsenal de origem russa interferiu no resultado da guerra? Nunca!! Venceram única e inteiramente pela resistência em permanecer lutando, até os EUA desistirem de manter a vitória.

Luís Henrique

Desistir de manter a vitória?
Rsrs

A guerra que os EUA evitaram para não encarar equipamentos militares russos foi chamada de guerra fria. Rsrs

Hank Voight

Guerra fria foi a guerra vencida pelo ocidente sem disparar um tiro….

Por outro lado equipamentos soviéticos, mormente nos ares, foram seguidamente derrotados por equipamentos produzidos nos EUA com especial ênfase no Oriente Médio, e nem dá para botar a culpa nos árabes pois 05 (cinco) pilotos soviéticos foram derrubados por pilotos israelenses sendo que dois dos abates foram anotados pelos F-4E da Heyl Ha´Avir

Luis Carlos

HMS

Guerra quente é a que a China e Rússia estão vencendo.
E disparando muitos tiros.
Tantos que o Ocidente não consegue acompanhar.
E desse por satisfeito que os ‘problemas’ ainda não chegaram a seus conterrâneos.
Mas vão chegar.
Tenha certeza disso.

Luís Henrique

Parafraseando o filme top gun: não é a aeronave, é o piloto… eu digo o contrário: não é o piloto, é a aeronave. E mais do que a aeronave, o conjunto da força. Vamos pegar a guerra do Líbano de 1982 que foi talvez a maior surra que os israelenses deram nos sírios e o maior número de ‘kills’ dos F-15 e F-16 israelenses. Os israelenses alegam que: Os F-15 derrubaram 38 aeronaves inimigas e 0 perdas. Os F-16 derrubaram 44 aeronaves inimigas e 0 perdas. Lembrando que o total de kill do F-16 é de 76, ou seja, apenas… Read more »

Luís Henrique

Os sistemas antiaéreos sírios eram SA-2 de 1957, SA-3 de 1961 e SA-6 de 1967.
Também equipamentos datados em comparação com os equipamentos de Israel que já operavam drones para identificar os alvos e caças com mísseis antiradiação.
Além de serem excelentes em sistemas de jamming e contra-medidas eletrônicas possuindo empresas próprias que são referência nestas áreas.

Hank Voight

Já disse, repetir uma mentira 1000 vezes não a torna real Chings! Goebbels era mais inteligente que você e não conseguiu….

Andre

Deve ser por esse medo, que mesmo após as diversas ameaças do Putin, seguem enviando armas em grande quantidade para a Russia.

Mais ou menos como fizeram Suécia e Finlândia quando viram que o Putin não cumpre nenhuma ameaça, nem a de tomar Kiev em duas semanas.

Alecs

Seu comentário é praticamente uma declaração de putinete viuvinha da URSS. Kkkkkkk

Guilherme Lins

Um dos grandes projetos da indústria soviética.

Hank Voight

Um avião russo nascido para atender a uma necessidade russa. Agora afirmar que o mesmo seria revolucionário é um exagero enorme, que até trai a conhecida predileção do autor por equipamento russo além de macular o próprio texto, que por sinal é muito bom.

sub urbano

Claro que foi. Primeiro radar PESA, integração via datalink sem precedentes até então, record de teto de serviço e velocidade. Foi a primeira (e talvez a ultima) vez que a Russia teve um computador de bordo superior aos americanos e OTAN. O conceito de interceptador dedicado é antigo, mas o Mig-31 foi revolucionario sim. Falando em radares PESA, não há nada melhor para detectar bombardeiros, AWACS e misseis de cruzeiro. Os navios AEGIS da USNavy tem como principal radar um PESA. São mais faceis de jammear mais o alcance é muito superior. Na minha opinião, em um combate BVR, caças… Read more »

Sérgio Santana

No seu tempo o MiG-31 foi tão revolucionário quanto o F-14. Os dois trouxeram capacidades antes inexistentes para os respectivos países. É evidente que há um antes e um depois de cada um deles. 😉

Alecs

Até que enfim um comentário sem torcida.

Fernando Vieira

Os artigos sobre os aviões históricos que esse site vem postando são excelentes, muito bons tanto sobre aeronaves norte-americanas, como suecas e agora russas. Muito bom ler informações sobre essas aeronaves que só tínhamos comprando revistas nas bancas que traziam tudo muito resumido ou até errado. Inclusive invejei o autor por ter contato com tripulações russas.

O que estraga mesmo são os fanboys de todos os lados nos comentários. Mas é um pequeno preço a se pagar.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Vieira
Komander

Nessa época russia ainda assustava.

Walsh

“….um satélite espião norte-americano confirmou a confissão de Belenko sobre as capacidades do novo MiG: dez alvos voando a altitudes entre 1.400m e 9.600m foram detectados por um MiG-31 voando a 5.000 metros”.
Desculpe a pergunta, mas como um satélite conseguiu “ver” o que o Mig tinha detectado?

Rodrigo Maçolla

Sensacional o Artigo, Obrigado ! Das aeronaves Russas esse sempre foi o meu preferido, é tão impressionante as capacidade destes avião que depois de tanto anos ainda continua na ativa e relevante , não em outro igual para cumprir a missão ,

Heitor

Esses o Zelensky não quer? (Ironia)

Groosp

Os Ucranianos colocaram as mãos em um míssil R-37 que errou e não se autodestruiu. Já deve estar nos EUA.

Manus Ferrum

Tem que ter o dossiê do Su-27.

Nei

Se tem uma coisa que sempre gostei dos caças Russos, são essas velocidades que esses caças podem atingir.

Esse realmente é um super interceptador.

JOSE CARLOS MESSIAS

Mais um show de matéria Sérgio Santana! Parabéns!
A saga desde a construção, as variantes e aplicações, e ainda a espionagem tornaram a matéria vibrante!