EMAER e BAAN recebem comitiva da ABRA-PC
A visita aconteceu nessa quinta-feira (02/02), em Brasília (DF) e Anápolis (GO)
O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (02/02), em Brasília (DF), a Comitiva da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) e Pilotos de Caça Veteranos.
O grupo de militares da reserva assistiu a uma sequência de três apresentações do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER): o programa de inovação estratégica; a introdução ao Planejamento Baseado em Capacidade (PBC) no Brasil; e o desenvolvimento do PBC e do Plano de Configuração de Força da Aviação de Caça.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, falou sobre a Aviação de Caça e seu compromisso com a área de defesa aérea brasileira. “Orgulhamo-nos em ter uma Aviação capaz de utilizar sua dignificante história para traçar rotas seguras, voltadas à superação dos desafios, e que tem, no reconhecimento do precioso valor da força, um legítimo instrumento para a paz social”, comentou.
Já na parte da tarde, a comitiva realizou uma visita à Base Aérea de Anápolis (BAAN), onde foi recebida pelo Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, e conduzida à sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar. O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, ministrou um briefing sobre a aeronave F-39 Gripen, e, após a conversa, guiou os integrantes em visita às instalações inauguradas no último ano, incluindo o sistema de planejamento de missão e o simulador de voo.
Na ocasião, os envolvidos tiveram, ainda, a oportunidade de realizar uma visita a um dos caças F-39 Gripen, já em operação pelo Esquadrão.
O Comandante do 1º GDA falou sobre a importância em receber a Comitiva. “É uma honra podermos demonstrar diretamente, para tão seleto grupo, o nível de comprometimento e dedicação do nosso pessoal, a elevada capacidade técnica de nossas equipagens e a efetividade das ações em prol da operação do F-39 Gripen. Ele é o mais moderno e tecnológico vetor em atividade na Força Aérea Brasileira, e sua operação elevou o Brasil a um novo patamar no que tange à defesa aérea e à capacidade dissuasória do nosso país”, disse.
O Comandante da BAAN também expressou sua alegria como anfitrião da visita. “Receber o Comandante da Aeronáutica, os membros do Alto-Comando e os membros da ABRA-PC é motivo de muito orgulho para nossa Unidade, em especial por podermos apresentar uma visão prospectiva da nossa Base Aérea e atestar que seguimos incansáveis na busca pela excelência, cumprindo com afinco nossa missão”, concluiu.
Para o Presidente da ABRAC-PC, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, a visita foi muito importante para ver o que a FAB projeta para o futuro. “Estamos nesse evento hoje, onde o EMAER apresentou a FAB do futuro. O encontro nos trouxe um conhecimento muito grande, pudemos perceber o planejamento e sentimos uma confiança muito grande em um futuro mais brilhante para nossa Força”, comentou.
ABRA-PC
A ABRA-PC é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter cultural, recreativo e social, e tem por finalidade estreitar os laços de união e solidariedade entre os Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira, em especial os da reserva e reformados, e entre esses e os demais formados em outras Forças Armadas, nacionais ou estrangeiras, buscando estimular e preservar as tradições e o espírito de corpo, bem como promover a interação entre os associados e a Força Aérea Brasileira.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Não era pra terem sido entregues 2 Gripens em dezembro passado de acordo com o cronograma?
Alguma nova previsão?
Tenho comigo que o Rafale ou o F-18 seriam melhores opções, mas, já que optaram por esse Gripen, é melhor que F-5 velho ou nada.
Agora, isso não me impede de achar esse avião inferior aos demais, é pequeno, parece anêmico frente aos concorrentes.
É o famoso Gripadinho. Mirradinho que só…
Já postei isso antes, mas é sempre bom lembrar:
Gripen E – 15.2 metros de comprimento
F-16 – 15 metros
Typhoon – 16 metros
Rafale – 15 metros
Mirage 2000 – 14 metros
F-18 – 18 metros
F-35 – 15.6 metros
JF-17 – 14.3 metros
MIG 35 – 17 metros
Alguns dizem que tamanho não é documento, mas isso pouco importa. O importante é que estamos, digo, o Gripen E está na média!
Comprimento sim, são parecidos. Mas, dê uma checada na capacidade de carga de cada um; o Gripen perde.
Inferior ao F-18??? Uma aeronave de projeto dos anos 70 e que só foi sendo modernizada??? Uma aeronave que não tem o de mais moderno em termos de tecnologia e que ainda assim os EUA não nos daria acesso a quase nada nele? O Rafael tudo bem, está no páreo. É difícil dizer qual dois dois seria melhor e eu creio que a vantagem clara dele seja a maior capacidade de carga. Em termos de tecnologia embarcada, os dois devem estar no mesmo nível, com o Rafale sendo absurdamente mais caro que o Gripen. Portanto, se depois de tantos anos… Read more »
F-18 Super-Hornet é dos anos 70??? Até onde eu li foi introduzido em 1999, e se trata de uma aeronave complemente diferente o F-18 Hornet, somente a aparência foi mantida. Em termos de tecnologia embarcada, segundo as publicações, de fato F-18, Rafale e Gripen tem recursos similares, estando no mesmo nível. A diferença está justamente no que você apontou, e no que eu escrevi no meu comentário, o tamanho, que resulta em uma capacidade de carga maior aos caças concorrentes. Então, se são “iguais” em praticamente tudo, mas, o caça francês e o norte-americano têm maior capacidade de carga, logo,… Read more »
Cadê aquele equipamento (que tem algo a ver com detecção IR) que deveria já estar novos caças? Acho (só acho) que só vem se pagar mais.
Acho muito tocante o TB Ref. Leite, brasileiro com maior número de horas no F-103 e o primeiro a completar mil horas na aeronave, ex-comandante da BAAN, estar ao lado do Cel. Leite, seu filho, também Jaguar e atual comandante da BAAN.
Salvo engano, na entrega dos gripens dias atrás, as unidades foram o 03 e 04.
Nas imagens aparece o 02 também!!!
Novidades???? E o 01, já que o 00 será entregue por último (salvo engano)?
Os F-39 4101, 02, 03 e 04 estão todos na BAAN. Na cerimônia de recebimento, voaram o 03 e o 04, mas o 02 estava no hangar do GDA, em exposição estática. O 4101 chegou poucos dias depois, vindo da Embraer. Quanto ao 4100, é uma aeronave de pré-produção. Nos cronogramas de entrega, sempre aparecem as 36, alem dele (4100). Do 4101 em diante, são aeronaves de produção. Assim, acredito que o 4100 não será uma aeronave operacional. Não esqueça que a FAB confirmou o acréscimo de 4 aeronaves à encomenda original, elevando o 1° lote para 40 aeronaves.
Muito obrigado!
Por mais seguidores na página como vc!
Valeu! Abraço.
Inclusive já deveriam estar com os emblemas do Esquadrão Jaguar.
Pois é! Falta o jaguar no alto da deriva.