Akaer vence seleção pública para desenvolvimento de tecnologia aeronáutica
Empresa participará das duas linhas temáticas no projeto
A empresa Akaer foi a vencedora nas duas linhas temáticas da Seleção Pública MCTI/FINEP/FNDCT nº 13/2022, referente ao projeto “Plataformas Demonstradoras de Novas Tecnologias Aeronáuticas”. O resultado foi publicado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), no dia 19 de janeiro.
Na Linha Temática I, denominada “Aeronave demonstradora de tecnologias com foco no transporte de passageiros”, a Akaer, por meio de sua unidade de negócios Equatorial Sistemas, é uma das coexecutoras do projeto, sendo a Embraer a vencedora do certame.
O projeto tem o objetivo de desenvolver e validar um conjunto de plataformas demonstradoras de novas tecnologias, que visa acelerar e incrementar ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o ecossistema aeronáutico brasileiro.
A Equatorial fornecerá a bateria para a propulsão elétrica da aeronave utilizando células eletroquímicas de última geração e sistema de gerenciamento eletrônico avançado.
Primeira colocação – Já na linha temática II, chamada “Aeronave demonstradora de tecnologias remotamente pilotada e com peso máximo de decolagem maior que 150 kg”, a Akaer foi classificada em primeiro lugar, sendo a líder e principal executora do projeto, comprovando mais uma vez a competência e dedicação de todos os profissionais envolvidos.
A Akaer usará sistema de propulsão elétrica híbrida com células de hidrogênio para voo horizontal e bateria eletroquímica para decolagem e pouso verticais. O projeto prevê também a operação BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) para aumentar o alcance do voo além do horizonte, assim como o teste e validação de múltiplos subsistemas viabilizadores do voo autônomo.
Em cooperação com o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC SENAI BA) o projeto integrará um sistema para teste e validação de tomada de decisão autônoma em tempo real baseado no sensor LIDAR (Light Detection and Ranging).
A Akaer agradece ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e à FINEP pelo incentivo às empresas brasileiras em seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia avançada.
DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação
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E continuamos financiando o desenvolvimento de tecnologias para empresas estrangeiras.
Afinal de contas a Akaer é 49% ( ou mais ) da SAAB.
A Finep deveria “filtrar” melhor esses investimentos em P&D nacional (que sim, são extremamente importantes).
Reservando os maiores recursos a empresas 100% nacionais.
Que os sócios estrangeiros destas empresas que entrem com o restante do investimento para viabilizar as tecnologias e produtos !
Não adianta logo ela será vendida como qualquer empresa brasileira de destaque.
“Reservando os maiores recursos a empresas 100% nacionais.”
Então esquece Embraer, quase metade das ações são de fora.
Mas não só de Embraer vive o Brasil .
Leiam mais:
https://www.aereo.jor.br/?s=Akaer
A Akaer não tem 49% (ou mais) de sua empresa controlada pela SAAB.
Akaer é uma empresa brasileira, dotada de mão de obra majoritariamente brasileira, com pesquisas dedicadas a este país, com controle superior a 2/3 de votos exercidos pelos acionistas. Essa última é condição exigida por lei às EEDs.
É louvável e muito bem vindo o financiamento para novas tecnologias demonstrativas, muito embora eu pense que é um valor escasso.
A SAAB tem 25% do controle societario da Akaer o resto é nacional, e pela END ela nao poderia ter seu controle estrangeiro ( pelo menos na teoria)
A Akaer usará sistema de propulsão elétrica híbrida com células de hidrogênio para voo horizontal e bateria eletroquímica para decolagem e pouso verticais. desenhar um avião ou drone é fácil para Akaer, mas esse sistema de energia é complicado, no brasil nao existia empresa que que produza o o sistema que gera energia a apartir de celulas de hidrogenio
Tem algum link desse projeto?
Uma boa maneira de fomentar a industria, desenvolver conhecimento, sem usar as verbas da FAB para isso. Boa jogada.
Familia energia da Embaer agradece.
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