Caças Mirage 2000 e Su-30MKI da Força Aérea Indiana colidem no ar em treinamento
Um Sukhoi Su-30MKI e um Mirage 2000 da Força Aérea Indiana (IAF) caíram no distrito de Morena, em Madhya Pradesh, durante uma missão de treinamento de rotina no sábado (28), matando um piloto e ferindo dois que ejetaram com segurança.
A IAF twittou: “A IAF lamenta profundamente informar que o Wg Cdr Hanumanth Rao Sarathi sofreu ferimentos fatais durante o acidente. Todos os combatentes da aviação e a fraternidade apoiam fortemente a família enlutada.”
Autoridades disseram que os dois pilotos da aeronave Sukhoi Su-30MKI ejetaram com segurança, enquanto o piloto do Mirage 2000 perdeu a vida.
Fontes de defesa relataram que a possível colisão no ar entre as duas aeronaves ocorreu quando elas estavam voando em uma missão de combate simulada em velocidades muito altas. Mais detalhes surgirão no tribunal de inquérito.
FONTE: The Hindustam Times
Sinto pelos pilotos, mas PQP ô forçinha aérea xexelenta hein?
A cada semestre tem um acidente, seja por erro do piloto ou falta de manutenção.
IAF é a prova real de que ter aviões de ultima geração não significa qualidade.
Colisão entre aeronaves é algo “normal”, ainda mais se for em treinamento envolvendo caças, dois Skyhawk da MB colidiram um tempo atrás, e não muito distante, um F-35 conseguiu colidir com um C-130, jatos russos Su-34 já colidiram entre si, assim como caças F-18, e assim vai.
Treinam para que possam operar no limite e isso tem riscos que mesmo calculados eventualmente cobram um preço. Me lembro de um A1 que decolou de Santa Maria e acabou colidindo com uma torre lá em Santa Catarina. Infelizmente o piloto faleceu.
Sim, é uma profissão de alto risco, e infelizmente, acidentes acontecem, o ideal seria mais horas de vôo para cada piloto, mas nem as horas de vôo a mais evitam os acidentes, basta ver que até os americanos colidem aeronaves, e hora de vôo é o que não falta para eles.
Sim, o risco na profissão é implícito, mas, há uma série de coisas que potencializam os riscos: manutenção, imperícia, imprudência, etc. Pelos números, algo de errado acontece com a Força Aérea Indiana, é só levantar as estatísticas de acidentes nos últimos 30 anos, por exemplo.
Não coloco como fator determinante, mas acredito que uma força aérea mais homogênea (no sentido da origem dos aviões) traria a medio prazo uma maior pericia, tanto para pilotar quanto pra mantê-los em plenas condições de vôo. Isso falta na IAF… Os caras tem aviões americanos, britanicos, russos, francêses, nacionais…
É, talvez, você tenha matado a charada ao correlacionar as duas características singulares da Força Aérea Indiana: a diversidade de equipamentos operados no que tange a origem e tipo, e o elevadíssimo indice de acidentes fatais.
Se é tão alto ou é maior que a maioria onde está este índice confiável ? Quem voa mais se expões mais, quem voa próximo a velocidades supersônicas aumenta mais ainda o risco de colisão lembrando que acidentes tem varias causas e não só uma.
https://www.bharat-rakshak.com/IAF/Database/Accidents/listing.php?qacid=50&qt=TY
Foi o A-1A 5540, do 1⁰/10⁰ GAV. Em 07/12/2012, chocou-se com uma torre de transmissão de energia da usina hidrelétrica de Machadinho, na divisa do RS com SC. Os destroços da aeronave, que aparecem abaixo fotografados por mim, foram doados ao Museu Militar Brasileiro, no município de Panambi/RS.
Os números indianos estão bem acima da média de outras forças aéreas, além de envolverem não só treinamento de caça, mas, todo tipo de atividade e aeronave.
Logo, logo, algum Rafale “beija o chão”, é só questão de tempo.😂
É como alguém chegar afirmando que a violência no Brasil é demais e logo alguém rebate que na Europa também tem homicídios. É uma obviedade. A questão são os números. Estatística. Aqui são assassinados 20/30 cada 100.000 , enquanto na Itália é 0,5, em Portugal 0,9 , na França 1,3…
Eu também tenho a mesma impressão do colega sobre a IAF, só que não tenho os número e estou com preguiça de procurar.
Não deveria ser ¨normal¨…
Por isso as aspas…🤷🏻♂️
Normal? Ou algo que pode acontecer?
Tu viu que o normal estava entre aspas?
Não sendo pelinha, mas para discussão.
Nas maiores forças aéreas do mundo que estão em constante treinamento e operação tem estas ocorrências recorrentes?
Vc tem que entender que la nao existe rainha do hangar,a india esta com déficits de esquadrão,então esta faltando aviao para fazer frente a china e paquistao .
Uma vez li uma matéria indiana afirmando justamente isso . Que os treinos deles são mais realísticos e isso implica um maior nível de risco que eles aceitam para estarem melhor preparados em relação aos demais.
Eu enxerguei nas entrelinhas uma pitada de ufanismo cuja motivação era justificar eventuais falhas.
Será que não tem nada a ver com carências na manutenção (sejam problemas técnicos, econômicos ou logísticos) e o envelhecimento da frota sobretudo no caso dos MiG- 21, que deveriam ser substituídos por um produto autoctone cujo desenvolvimento atrasou e tanto, mostrando um desempenho insatisfatório especialmente nas primeiras versões…
Mais um dia normal na IAF…
Comparada com outras grandes forças áreas, a IAF é disfuncional, o número de acidentes aéreos é muito grande, é sistema AA abatendo helicóptero aliado, é helicóptero com chefe da força aérea caindo, é avião colidindo com outro a todo momento, desde 1990 a Índia perdeu mais de 530 aeronaves e 150 pilotos em acidentes, isso é uma bizarrice.
Rapaz, a quantidade de aeronaves da Força Aérea Indiana que caem anualmente não tem paralelos. Eles precisam revisar muita coisa de operacionalidade, formação, treinamento e manutenção. Claro que meu olhar é externo e distanciado, mas, isso me parece claro.
Mais aviões indianos são derrubados fora de guerra, do que alguns abatidos em guerras totais. Eles precisam reverem seus protocolos com urgência.
Prova 15:17 – 29.01.23
É como alguém chegar afirmando que a violência no Brasil é demais e logo outra pessoa rebate que na Europa também existem homicídios. É uma obviedade. A questão são os números. Estatística. Aqui são assassinados 20/30 cada 100.000 , enquanto na Itália é 0,5, em Portugal 0,9 , na França 1,3…
Eu também tenho a mesma impressão do colega sobre a IAF, só que não tenho os número e estou com preguiça de procurar.
Dizer que caem muitos aviões na Índia também é uma obviedade, se as questões forem os números, tu vai ter que pegar quantos aviões a Índia possui, quantos pilotos, o número de horas de vôo de cada piloto, quantos modelos, de quantos países diferentes, quantos mecânicos para cada aeronave, qual o ciclo de manutenção das aeronaves indianas, o nível técnico dos mecânicos, qual o número do estoque de peças, quanto é gasto em cada revisão, quanto a força aérea Indiana investe e tem para gastar, qual o orçamento de defesa indiano comparado com países como Itália, Portugal, França… São tantos… Read more »
Para não complicar muito as coisas e ter uma base, podemos fazer uma comparação superficial entre os Su-30 MKI e os Typhoons das forças aéreas européias, ambos os modelos são recentes ( portanto não tem a desculpa do envelhecimento da frota) e entraram em serviço quase no mesmo período( 2002/2003 mais ou menos) 261 Su-30 MKI em serviço para os indianos. 472 Eurofighter em serviço em 4 força aéreas européias(RAF+ Luftwaffe+ Ejército del Aire y del Espacio+ AMI ) Os indianos perderam 11 aeronaves. As forças aéreas européias perderam 10 aeronaves porém com uma frota significativamente maior . Os indianos… Read more »
Ué, eu achei que você queria números, estatísticas, mudou de idéia? 🤔
Essa sua comparação, eu acho que é mais entre Su-30 e Eurofighter, aí você teria que pegar os cerca de 571 Eurofighters produzidos, com os cerca de 531 Su-30MK produzidos, isso considerando só os Su-30 da série MK, já que o número total de Su-30 entre suas versões, passa dos 640.
? ?? Sério, não sigo a sua lógica. E eu não trouxe um pouco de números? Se você tem números melhores, é só postar. O que tem a ver os outros Su-30? Por acaso são operados pela força aérea indiana? Mas se quiser fazer essa comparação entre todos os operadores, tudo bem . É só colocar ai quantos desses foram perdidos até hoje e se o número de horas de voo por ano da força aérea venezuelana é o mesmo da IAF, por exemplo. Só permanece o fato que a India perdeu praticamente o mesmo número de aeronaves de 4… Read more »
Eu não quero comparar nada, tu que chegou querendo numeros e estatísticas, eu te mostrei algumas das várias comparações que tu teria que fazer. Aí, depois tu viu que seriam muitos números e quis fazer uma comparação sem sentido, já que, queria comparar a força aérea indiana com outras quatro forças aéreas distintas, e com caças distintos. Quanto ao número de Su-30 e Eurofighter perdidos, eu não faço a menor idéia, tu que chegou querendo números, não eu.
Um trágico acidente, pena que o piloto do Mirage falece e ainda bem que o piloto e o copiloto do SU-30 sobreviveram. Provavelmente a colisão deve ter sido num dogfight simulado.
No airforce wants to lose it’s pilots and aircrafts Few points to keep in mind with regard to IAF 1. IAF pilots flight hours per annum is higher than even USAAF 2. Majority of those flight hours are combat training 3. IAF operates across diverse geographical zones & atmospheric conditions 4. IAF does high sorties generation rates simulating actual warfare conditions 5. IAF does large exercises some with even 1000+ aircrafts at a time spread across the country 6. IAF operates diverse inventory of aircrafts 7. India has large 5th column (traitors) Add to it inevitable human errors , failure… Read more »
Also both Su30 and mirage which were involved in the collision belonged to IAF Tactics and Air Combat Development Establishment (TACDE)
TACDE is IAF equivalent of US Topgun program
The pilots were involved in combat development/training, currently 2 simultaneous air exercises are going in both western and eastern sector
It seems Su30 vertical tail hit the cockpit underside of mirage, mirage pilot died immediately, pilots of Su30 tried to recover it but 1 engine flamed and fire spread so they ejected
Se fosse na FAB, numa colisão os pilotos morreriam de Tétano… Desculpem a maldade.
Teu nick e justificável quando lemos teu comentário.
Muito vira lata!
Esse nick foi escolhido a dedo para irritar negacionistas que não admitem ler verdades. Na realidade sou o cara mais Patriota e Nacionalista que conheço. Acho um absurdo um País com um PIB de 1,609 trilhões de dólares (2021) operar caças com mais de 50 anos. Isso acontece porque ao invés dos inconformados se organizarem para pleitear tudo a que temos direito, eles se calam e quando falam são constantemente atacados por pessoas limitadas que preferem os ataques pessoais ao invés de usar argumentos em uma boa discussão. Uma colisão como essa NUNCA aconteceria na FAB porque nossos pilotos são… Read more »
Nossos Tiger dāo um show na frota de Bison…
Nosso PAMA-SP é que dá show! Haja Super Bonder
Força Aerea Indiana perde mais aviões e pilotos em acidentes do que em guerras contra seus vizinhos.
Isso pode ser dito da maioria das forças aéreas, FAB incluída.
Off topic:
existem canais noticiando que instalações de depositos de munições e algumas refinarias foram alvos de ataques coordenados de drones na noite de sabado para domingo.
e agora a poucos minutos, foi noticiado que um comboio de 25 caminhões iranianos na divisa do Iraque em direção a Siria, com munições e armas ,foram atacados por drones
O manual de treinamento da US Navy determina uma separação mínima de 500 pés (cerca de 150 metros) entre as aeronaves em treinamento de dogfight o tempo todo.
Menos quando colidem, né.
No offense to anyone
But the reply was epic 🤣
É triste. Não sei mas acho que faltou consciência situacional.
Triste…
Imagina isso por aqui, impossível! Escassos Forever-5 sempre operados na pontinha dos dedos, hehehe
Difícil saber a verdadeira impressão das grandes potências ocidentais sobre a capacidade e o risco representado pelos F-5s e seus arrojados pilotos, mas suspeito fortemente que a FAB de hoje tem muiiiita prudência na operação de seus vetores. Elucubrar sobre a visão dos outros é livre, mas não vejo muitos reports ou palestrantes comprovando tal discordância, só falas com viés diplomático.
Aviões se repõe, mas formar um piloto leva tempo, a cada perda é uma lacuna pra ser preenchida.