Britten-Norman BN2T-4S Islander obtém aprovação pela FAA
A fabricante britânica de aeronaves Britten-Norman obteve a certificação de tipo da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para a aeronave turboélice BN2T-4S Islander propulsada pelo Rolls Royce modelo 250. O BN2T-4S é a variante maior de motor a pistão BN2B Islander e vem com um MTOW aumentado de 8.500 libras. A certificação está incluída na referência de certificado de tipo FAA A17EU Revisão 22.
Esta mudança é um marco importante para a Britten-Norman e complementa os certificados de tipo existentes para a aeronave com o Reino Unido CAA e EASA. A nova certificação abre novos mercados para a empresa nos EUA e internacionalmente. Atualmente, os BN2T-4S Islanders estão sendo produzidos nas instalações de fabricação de Solent da empresa em Daedalus e Bembridge, no Reino Unido. Além de novas aeronaves, a Britten-Norman também possui estoque de aeronaves usadas reformadas de fábrica.
Mark Shipp, Diretor Técnico comenta:
“Obter a certificação de tipo para qualquer aeronave é uma grande conquista e exige muito esforço e trabalho árduo para convencer o regulador de que o produto não é apenas seguro, mas também atende aos padrões mais rigorosos. Os EUA são o maior mercado de aviação do mundo e a FAA é um regulador extremamente respeitado desse mercado. Estamos muito orgulhosos de ter tido a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a FAA para atingir este importante objetivo e agora estamos ansiosos pelas oportunidades que isso trará.”
A aeronave Islander continua a desenvolver seu histórico comprovado de sucesso como um cavalo de trabalho puro-sangue. A aeronave está disponível em várias configurações, incluindo commuter, medevac, vigilância e patrulha marítima.
A Britten-Norman está atualmente em processo de aprovação de certificação de tipo para o BN2T-4S Islander na Índia e no Canadá.
DIVULGAÇÃO: Britten-Norman
A FAB optou pelo Skycourier. Por que não colocam uma matéria sobre ele?
Vamos fazer.
Aeronave fantástica!
Sabe que por incrível que pareça, um Islander foi testado a bordo do HMS Hermes??!!
“O BN2T-4S é a variante maior de motor a pistão BN2B Islander”
Este trecho do texto está mal escrito. Sugere que esta versão atual é equipada com motores a pistão, quando na verdade é a versão 2B que possui esses motores.
Do modelo tradicional, só temos dois exemplares ainda voando no Brasil, um é na Bahia. Dizem que é muito robusto. Deveriam voltar com a versão trimotor.