Retomada das entregas do Rafale na França
Em 29 de dezembro de 2022, a fábrica de Mérignac da Dassault Aviation entregou o Rafale B359 (padrão F3R) à Direction Générale de l’Armement (agência francesa de compras de defesa)
(Saint-Cloud, França, 10 de janeiro de 2023) – Em 29 de dezembro de 2022, a fábrica de Mérignac da Dassault Aviation entregou o Rafale B359 (padrão F3R) à Direction Générale de l’Armement (agência francesa de compras de defesa).
Este evento marca a retomada das entregas do Rafale na França após uma interrupção de quatro anos. O Rafale B359 é para a Força Aérea e Espacial Francesa. Faz parte do pedido “tranche 4” para 60 aeronaves concedido em 2009.
De acordo com os vários Atos de Programação Militar, as entregas para a França foram interrompidas por razões orçamentárias. A linha de produção do Rafale foi então dedicada aos pedidos de exportação.
Outros 27 Rafale ainda serão entregues para a Tranche 4, mais 12 Rafale encomendados pela França em 2021 para compensar as 12 aeronaves vendidas para a Grécia. O Tranche 5 deve ser concedido em 2023.
No atual contexto estratégico, o grupo Dassault Aviation orgulha-se particularmente de ser um parceiro no equipamento e apoio à força aérea francesa, como tem feito há mais de um século.
Sobre a Dassault Aviation
Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis (incluindo 2.500 Falcons) entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation acumulou experiência reconhecida mundialmente no projeto, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o Rafale caça, à família Falcon de jatos executivos, drones militares e sistemas espaciais. Em 2021, a Dassault Aviation registrou receitas de € 7,2 bilhões. A empresa tem 12.400 funcionários.
FONTE: Dassault Aviation
Estava na hora da Franca encomendar novas unidades do caça-bombardeiro Rafale, pois os que estão em serviço já estão com muitas horas de voos, e acredito que necessitariam também serem actualizados tecnologicamente, pois trata-se de projeto da década de 80, projetado com intuito de substituir os Mirage 2000, da Força Aérea francesa..
mesmo assim, trata-se de um excelente caça.
“A linha de produção do Rafale foi então dedicada aos pedidos de exportação.”
E pensar que tinha uns “entendidos” que diziam que o Rafale era invendável e que só emplacaria aqui no Brasil, ninguém queria, ficaria só na França e mais um monte de blá blá blá, mas o tempo, sempre ele, se encarrega de mostrar as verdades.
Quem dera que o presidente reeleito, tivesse cometido o erro (muitos afirmavam) em um dos maiores acertos, que era a compra de pratreleira deste caça, mas não extinguindo o projeto FX2 e por conseguinte, adquirindo conhecimento e ajudando a desenvolver o Gripen. Teríamos 2 cestas de ovos confiáveis.
Abraços
E para que iriamos comprar dos caças da msm geração ?
Se fosse assim era mais vantagem aceitar a proposta dos russos em comprar o caça su-35 de geração 4++ e participar do desenvolvimento conjuto do su-57.
A mas o quinta geração da Rússia não está no msm nivel dos quinta geração dos EUA, mas se for melhor do qui qualquer 4 geração qui existe no mundo ja valia o investimento.
Bom dia Joanderson!!!
Sou partidário da forma como a índia tem como concepção de sua defesa. A índia, não põe todos os ovos em uma cesta. Adoro o design do su35 e do 57, mas, o dogma das ffaa é ocidental. O rafale para mim, ficaria na MB baseados em costa, até um dia o sonho da mesma seja realizado e adquiram CV.
Quanto aos de 5a geração, frança e suécia estão a desenvolver e poderíamos fazer parte do mesmo. Gostaria muito que os f35, não dessem tantos problemas.
abraços
Olá Saldanha. A escolha do Rafale para a FAB no âmbito do FX2 implicaria a sua produção na Embraer. Provavelmente, as primeiras unidades viriam prontas da França, mas a ideia era produzir partes estruturais no Brasil que seriam exportadas para a França com outras partes produzidas na França e exportadas para o Brasil. Seriam duas linhas de montagem. Uma na França e outra no Brasil.
A França reduziu a produção de Rafale para 11 unidades por ano. Isso ocorreu muitos anos atrás, quando o caça estava sem pedidos de exportação e a França queria manter a linha de produção aberta por muitos anos e acho que também por restrições orçamentárias. Eles foram adquirindo 11 por ano, mas quando chegaram as exportações acabaram aceitando ceder aeronaves que estavam sendo produzidas para eles. E agora estão repondo. Parece que recentemente a Dassault resolveu aumentar o ritmo de produção, pois o caça conseguiu vários contratos de exportação. Ainda deverá ser uma cadência de produção baixa, se comparado com… Read more »
“A França reduziu a produção de Rafale para 11 unidades por ano. Isso ocorreu muitos anos atrás, quando o caça estava sem pedidos de exportação.”
Mas aí cada país lida de forma diferente perante os desafios, os americanos fizeram um pedido de F-15 só para a Boeing não ficar chupando o dedo sem ter o que fazer no campo dos caças.
Os chineses ainda produzem o J-10 ?
Achei que eles focariam só na produção dos j-20.
Tipo os EUA ainda compram caças de 4 geração para sua forças armadas ?
Sim!
F15EX e um exemplo.
F18
A USAF comprou/engoliu um lote especial de F-15EX recentemente. Já fazia vários anos que não incorporavam um 4g.
Já a US NAVY segue firme encomendando pequenos lotes de F-18 block lll.
Ate onde sei, queriam substituir F15 mais antigos, das versões c/d.
Sim. Segundo li é o 2o caça mais produzido no mundo, apenas atrás do F-35.
Os EUA continuaram comprando caças de geração 4+ com os Super Hornet para a marinha. E a força aérea, depois de um longo inverno sem comprar, decidiu adquirir o F-15ex.
Os chineses sempre trabalharam com quantidade. Os J-20 são bem mais caros mas também entendem que precisam de outras aeronaves mais baratas para compor um mix high-low.
Dentro do orçamento da FAB, o gripen foi a melhor escolha sim.
Sobre a venda do Rafale para o Brasil, lula tentou dar um golpe por politicagem (puxar o saco do sarkozy), dar aquele velho jeitinho que muitos apoiadores dele adoram e aplaudem.
O Rafale e um otimo caça da sua geração, assim como seus concorrentes, e desde sua entrega para a forca aérea francesa ate a primeira venda externa, se foi mais de uma decada.
O Rafale em 2013 era um caça pronto e capaz…
Já outro em 2023…
O gripen nao e capaz?
Vi em um site que antes da guerra na Ucrânia a Rússia fabricaria 120 caças su-35 em 2022 isso procede ?
A Rússia tinha esse capacidade de produção ?
Sei qui ela produz até mais porém de aviões variados, fiquei surpreso com esse número de 120 é muito caça, ainda mais com o brasil qui so vai ter 36 gripen da qui a uns 6 anos.
não sei disso não, mas eles iam vender para o Egito e depois a venda naufragou
Foi noticiado que o lote do Egito será direcionado para o Irã.
O Irã parece ter adquirido 64 Su-35.
Serão os 24 construídos para o Egito e mais 40.
Parabéns ao Iran. 64 Su35 serão um enorme ganho de poder militar. Imagino que seja mais fácil de pilotar que um F14.
Deve ter confundido com a frota russa total de Su-35 e não o que se produz em 1 ano.
Hoje já foram produzidos mais de 150 Su-35. 24 para a China e cerca de 110 para a Rússia, mas a última encomenda de 2020 (antes da guerra) está elevando o número de Su-35 para 128 na força aérea russa. Não sei se já receberam todos deste lote ou quase….
Olá Brasil, feliz ano novo e acima de tudo muita saúde para todos, A Força Aérea deverá receber 13 Rafale em 2023 mas não podemos esquecer que também se desfará com 10 aeronaves (Croácia, Grécia). A ausência destes 10 Rafale vai complicar a gestão das atividades e certamente reduzir as horas de voo anuais dos pilotos para talvez 150 horas em vez das desejáveis 180 horas. Em suma, um período difícil de administrar. Normalmente e de acordo com a vontade política, em 2023 a parcela 5 deve ser notificada à Dassault e incidirá sobre a versão Rafale F4 (30 dispositivos… Read more »
Vendeu Rafale F-3 usado a pronta entrega a preço de Rafale F-4 novos para Grécia !!
Ameaça turca fez os francesas fazer um negocio da china .
SU35 e Rafale são os mais bonitos da atualidade, na minha opinião. Principalmente os monopostos. Abraço a todos.
Olá T. O Rafale é lindo, mas o MIrage 2000 era mais.
Tendo o Rafale 2 motores sua autonomia não deveria ser menor do que a do Gripen E já que ambos carregam cerca de 4 mil litros internamente ?
O Gripen E carrega 3,4 toneladas de combustível interno, já o Rafale carrega 4,7 toneladas.
Olá Bob. Isso depende da potência de cada turbina. Por exemplo, o F5 usa duas turbinas relativamente pequenas e de baixa potência. Provavelmente, os MIrage III consumiam mais combustível que os F5 nas mesma velocidade, mesmo tendo uma única turbina. Comparando o Rafale com o F39, as duas turbinas do avião francês consomem mais combustível que a turbina do F39, mas também oferecem mais potência. Por isso, o Rafale é maior e leva mais combustível que o F39.