Encontro de gerações
A dificuldade em vencer os sete lances da escada de acesso ao cockpit era nítida. Os movimentos eram vagarosos e careciam de precisão. Executar tal tarefa após oito décadas de história não é algo corriqueiro. Mas a vontade daquela velha águia era superior a qualquer obstáculo que surgisse em seu caminho.
Ao final, o esforço foi recompensado. A alegria de sentar novamente no solitário cockpit de um caça (no caso, o mais moderno caça da FAB) não tinha tamanho. Palavras não precisaram ser ditas e talvez não traduzissem fielmente aquele sentimento. A expressão de felicidade no seu rosto já dizia tudo. O Major Brigadeiro do Ar (R1) Manoel Carlos Pereira estava novamente de volta ao seu antigo habitat. Veterano piloto de Mirage III, o brigadeiro serviu em Anápolis no início da década de 1980, quando comandou o 1º GDA. Agora ele estava de volta a Anápolis para presenciar a entrada em operação do F-39 Gripen.
“Você poderia tirar uma foto minha”, disse o brigadeiro estendendo o seu celular para mim. O momento precisava ser registrado e eternizado. Não perdi tempo e também fiz as minhas próprias fotos (uma delas ilustra a abertura do texto).
Já de volta à segurança do piso de concreto da base, o brigadeiro pediu para que eu o fotografasse ao lado de outros antigos companheiros de esquadrão, tendo ao fundo o Saab Gripen F-39 FAB 4003.
“Prazer em revê-lo, coronel”. Despediu-se um de seus velhos comandados (também na reserva). “Quando ele serviu comigo eu era coronel, mas na verdade sou brigadeiro do ar”, sussurrou Pereira para mim. Infelizmente, naquele momento, fui agarrado pelo braço pelo pessoal do CESOMSAER porque não havia mais tempo para a imprensa ao lado do Gripen. Nem mesmo tivemos a oportunidade de registrar o interior do cockpit do FAB 4003. Escutar as histórias da velha águia ficou para outra oportunidade, quem sabe.
Show! Esses caras são formidáveis!
Parabéns Jovem-Águia que não é velha, apenas chegou antes. Abraços Coronel-Brigadeiro-do Ar-eterno-caçador. Hoje com a fuselagem no chão mas o coração voando.
Muito BOM…, reconhecer que esses guerreiros foram a espinha dorsal da aviação de caça brasileira…, não só nos Mirage más nos Xavantes e afins…
DEUS ABENÇOE a todos que estão na reserva ou partiram para um plano superior…
GRANDE ABRAÇO!!!!
🚀21 de dezembro às 6h am BRT 🇧🇷 para lançamento do HANBIT-TLV do Centro Espacial de Alcântara no Brasil, previsto para amanhã. A equipe INNOSPACE reiniciou os preparativos para o lançamento a partir das 17h de hoje.
E então, voou? Abraços
A janela para o lançamento foi aberta para 6 horas da manha de hoje (dia 21).
So acompanhar INNOSPACE no Facebook !!!
Engraçado, 99% de quem entra aqui, todas as vezes que não estão satisfeitos com alguma descisão da FAB – como se eles mesmo entendessem de alguma coisa sobre forças aéreas – decisões essas que são levadas a cabo depois de análises de dezenas de variáveis, tipo diminuir a quantidade de KC-390, ou sobre o Gripen e tal.. o AMX sem radar atômico… ou o A-29 que não dispara uma B 61, é a turma do IRST e tal, ou qualquer assunto correlato, sempre vem com a absoluta mesma lenga lenga furada…tipo… ah… mas dinheiro para jantar com lagosta não falta…olha… Read more »
Mesmo.
Ele não fez nada mais que a obrigação dele. Sabia dos desafios da profissão. Não “endeusemos” ninguem, façamos o nosso e está tudo certo. Seriamos um país melhor se apenas cuidassemos da nossa vida e fizessemos o que tem que ser feito.
Te garanto que os militares fazem ¨o que tem que ser feito¨.
MB Manoel Carlos, ex cmt do 1° GDA, era o cmt da III FAE quando fundamos o 2°/3° GAV, substituindo o Brig Bhering. Infelizmente, no comando dele, houve aquele fatídico acidente onde faleceu o Naumann, em Natal.
Mas para opinar tem que “entender de alguma coisa sobre forças aéreas”? Só quem é ‘do meio’ pode?
Engraçado…tá cheio de militar opinando sobre Direito Constitucional, sobre como o STF e o TSE devem desempenhar as suas funções “corretamente” – “como se eles mesmos entendessem alguma coisa de Direito”, para usar a sua frase – , sobre urnas eletrônicas, etc.
Aí não tem problema ?
Esses momentos devem sempre ser eternizados…
Deve ser inesquecível….pilotou uma máquina de ponta em sua época…mas bem q gostaria poder pilotar esta tbém….
Confesso que comecei a ler achando que era um piloto da 2° Guerra.