A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinaram hoje um contrato e a Saab recebeu um pedido para garantir a operacionalidade contínua e fornecer melhorias de capacidade para o caça JAS 39 Gripen C/D. O valor do pedido é de aproximadamente SEK 3,5 bilhões e o período do contrato é 2023-2029. O contrato também inclui opções que permitem à FMV fazer pedidos adicionais para melhorias de capacidade durante 2023

As melhorias fornecerão à Suécia uma capacidade de caça mais eficaz e poderosa. A aeronave será equipada com uma nova versão do motor, que aumentará o desempenho de voo. Um sistema de guerra eletrônica mais eficaz também será introduzido e a atualização criará condições para aumentar a capacidade de ataque com uma nova carga útil.

O pedido abrange uma atualização do mais recente radar de caça da Saab, que oferece maior desempenho com ênfase na capacidade aprimorada do caça e alcance estendido de detecção e rastreamento. Ele também inclui um sistema aviônico atualizado e preparado para o futuro que, entre outros recursos, permite atualizações rápidas de software da função do sensor.

“Esta atualização fornecerá à Força Aérea Sueca uma capacidade de caça significativamente mais forte. O contrato é um grande avanço em termos de desempenho e funcionalidade do radar, tanto para o hardware quanto para o software, e garantirá a capacidade operacional do Gripen C/D para o futuro”, disse Jonas Hjelm, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.

O aprimoramento da capacidade permitirá uma melhor interoperabilidade entre o Gripen C/D e o Gripen E, por exemplo, pela atualização dos sistemas de suporte e links de dados. A interoperabilidade é um pré-requisito, pois as plataformas serão usadas em paralelo por muitos anos.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura, para ajudar as nações a manter seu povo e a sociedade seguros. Capacitada por seus 18.000 talentos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Tem grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de várias nações.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flight_Falcon

Roberto
Tem uma questão estrutural a ser considerada.
O E/F tem diferenças no projeto estrutural, disposição de trem de pouso, tanque de combustivel, motor, etc, ou seja, talvez não seja viável economicamente fazer a alteração tendo em vista a quantidade de horas que as células possuem, previsao de utilização, etc.

Nonato

Mas é o que estão fazendo.
não entendi essa do motor (vão colocar o novo? Cabe?)
O gripen E é um gripen C esticado (para caber mais combustível)
Tem motor mais potente (não sei se dá para colocar na versao C)
O resto é só colocar na C (radar, avionicos)

Felipe Morais

Se forçar um pouquinho mais você chega onde realmente quer: “O Gripen E é uma versão esticada do C, ao passo que o Gripen C é um Corolla com asas”.

Essa sempre foi sua tese. “Caças são como carros, só que com asas. Não sei pra quê tanta complicação”.

Flamenguista

Acho que é impossível a atualizaçao de c/d para F pois são aeronaves diferentes!

DSC

Roberto, acho que é impossível converter Gripen C/D para E/F. A comunalidade de partes/componentes entre C/D e E/F é muito baixa. https://tecnomilitar.wordpress.com/2020/12/15/gripen/ “.. 4. Fuselagem Embora externamente semelhante, o Gripen-E/F possui menos de 10% de partes comuns com o Gripen-C/D (para-brisa, canopy, assento ejetável, canhão, elevons externos, sistema de combustível e hidráulico). Ele é ligeiramente maior (30cm), possui a fuselagem um pouco mais larga para acomodar o novo motor e canards ligeiramente maiores para compensar o aumento de peso (+1.200kg na versão “E”). A envergadura também aumentou 20cm em funções dos trilhos na ponta das asas maiores destinos também à… Read more »

Filipe Prestes

Não seria melhor, pensando na continuidade da linha de montagem do E/F, pedir a SAAB full line do NG e assim agilizar a entregandos 60 pra força aérea sueca? Ou esses C/D no padrão MS talvez sejam transferidos á terceiros?

icaro

Por favor, alguém poderia me informar a validade, considerando armazenagem ideal (temperatura, umidade, vibrações, etc), de mísseis ar-ar , ar-solo, solo-ar, mar-mar, etc, seja por guiamento IR ou radar ativo?
Com a validade esgotada, pode-se trocar componentes, como sensores, propelente e carga explosiva? Fabricantes fornecem esses componentes “avulsos”?

Rinaldo Nery

Depende, basicamente, do propelente.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Creio que o propelente tenha de fato um período de validade mais curto que outros componentes. A propulsão é uma reação de oxirredução intensa. Geralmente, estas substâncias oxidantes ou redutoras perdem a sua reatividade ao envelhecerem. A reação até pode acontecer, mas são mais lentas, mais ou menos como acontece com a água oxigenada velha. Contudo, imagino que a carga explosiva também teria um tempo de validade, seria certo imaginar isso?

Augusto

O Gripen Demonstrator do E foi baseado no C, após adaptações estruturais. Então, possivelmente é viável, mas o retrabalho deve ser financeiramente inviável. A melhor alternativa, então, é encomendar o E de início, ou fazer upgrade no C/D, como foi apontado.

Rinaldo Nery

Aconteceu hoje, sábado, dia 17, o primeiro vôo operacional do F-39 no 1° GDA, em Anápolis. O cmt do Esquadrão, Ten Cel Pascotto, Jaguar 244, fez um vôo local de 34 minutos. O terceiro avião também foi entregue hoje, pilotado pelo Maj Cristiano, do IPEV. O blog tá comendo mosca…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Verdade. A Folha e o Estadão publicaram reportagens sobre o F39 em Anápolis

Rui Mendes

Mais barato construir de raíz, pois para transformar Grippen’s C e D em E, ficaria muito caro e não sei mesmo, se dá para ficarem iguais.
O que a Suécia está a fazer, é encurtar a diferença dos C e D’s para os E, serão mais ou menos C+ e D+.
Como terá 60 Grippens E, faz sentido modernizar os C e D’s, pois ficam mais baratos que o superior E, e os Suecos tem muitos Grippen”s C e D, que modernizados para C+ e D+, não ficam como os excelentes E, ainda assim, ficam caças de primeiríssima linha.

Camargoer.

Será que os suécos irão integrar a tela da versão “E” nos C/D modernizados?

Fabio Araujo

É um caça moderno relativamente novo e que ainda pode voar por muitos anos, seria uma burrice não atualizar!

Fabio Araujo

Essas atualizações são para deixar o mais próximo possível do padrão E/F, mas o E/F é um pouco maior e leva mais armamentos não dá para transformar um C/D num E/F!

Camargoer.

Olá Fábio. De fato. O teto seria chegar a um F39C/DM, com novos componentes e recursos de software similares aos do F39E. Já é um colosso.