Presidente da Argentina confirma que não comprará aviões de combate
Durante uma videoconferência realizada para o Financial Times, ao ser questionado sobre as ofertas de armas feitas pela China, especialmente o avião de combate JF-17 Block III, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou que “a Argentina tem que destinar seus recursos para mais coisas importantes do que a compra de aeronaves militares. Estamos num continente muito desigual, mas não há problemas de guerra e busca-se a unidade entre os países”.
Isso confirma o que já se sussurrava no ambiente de defesa de que aeronaves de combate não seriam compradas para a Força Aérea Argentina, que precisa urgentemente reequipar sua aviação de caça, que ainda não substituiu sua frota de aeronaves Mirage, aposentada em 2015, e precisa iniciar a substituição dos A-4AR Fightinghawk, que estão no fim de sua vida útil.
Assim, entende-se que não só descarta a possível compra da China, mas também as demais ofertas recebidas, como o F-16 da Dinamarca ou o HAL Tejas, e que a Força Aérea Argentina deve esperar que o próximo governo recupere suas capacidades.
FONTE: pucara.org
Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.
É óbvio que não vai. Nem nesse governo e muito menos no próximo. Em que pé estão os A-4 deles? Alguém sabe?
Estão voando e alguns foram recuperados e modernizados pela FAA mas não tem capacidade de combate BVR e são subsônicos. A defesa aérea da Argentina esta na mão dos A4 e dos IA-63 Pampa III que são de fabricação local e originalmente são aviões de treinamento com alguma capacidade de ataque a terra e nem radar possuem. No começo do ano os argentinos ativaram um novo radar na Patagônia e esse radar andou identificando alguns voos clandestinos entre o Chile e as Malvinas passando pelo espaço aéreo argentino, recentemente foram enviados para a Patagônia visando fazer o patrulhamento da região… Read more »
Oh dó.
Não tenho dó nenhuma.
Pais que não zela pela sua soberania não merece ter uma.
Isso serve para o Brasil também.
Este continente é uma absoluta vergonha, esses comédias ainda tem a desfaçatez de ficar reclamando soberania das Malvinas, deviam agradecer Londres ainda não ter tomado Buenos Aires.
Povo que não cuida do que é seu esta destinado a viver debaixo do julgo de quem o faça, é simples assim…
Eu não pensaria em BVR, o A4 nos anos 50 já tinha capacidades ar ar super limitadas. Imagina hoje.
Mas aí existe o tal do avanço tecnológico…
Quem comprou os Gripen? http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/12/governo-anuncia-compra-de-36-cacas-suecos-do-modelo-gripen.html Quem comprou os Scorpene? https://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1289700-5601,00-LULA+E+SARKOZY+ASSINAM+ACORDO+PARA+CONSTRUIR+SUBMARINO+NUCLEAR+BRASILEIRO.html Ambas excelentes compras (em todos os sentidos, notadamente no que diz respeito à transferência de tecnologia), em minha humilde opinião. Em compensação, no governo Bolsonaro: https://www.dn.pt/internacional/escandalo-do-leite-condensado-assusta-bolsonaro-13282626.html https://www.brasildefato.com.br/2021/04/30/governo-entrega-exploracao-da-base-de-alcantara-para-empresas-dos-eua-e-canada#:~:text=No%20dia%2018%20de%20mar%C3%A7o,do%20territ%C3%B3rio%20nacional%20pelos%20americanos. “(…) No dia 18 de março de 2019, o governo brasileiro assinou o acordo com os EUA que autoriza a exploração do território nacional pelos americanos. O tratado foi firmado pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e por representantes do governo estadunidense, após quase 20 anos de negociação entre os dois países. O presidente Jair Bolsonaro (PSL)… Read more »
O Condenado na Justica, e Ex-Presidiario…
O ex-presidiário militar?
Aquele terrorista que planejou estourar bombas no RJ?
Olha eu não acho que o presidente esteja tão errado assim… Argentina não tem $$$ para reconstruir sua força aérea, isso é um fato! Comprar 12 JF-17, ou ainda que fosse 24 unidades, não mudaria muito o seu poder de dissuasão. Esse poderio faria frente è quem? Ao Uruguai? À Bolívia talvez! Temos que parar de pensar em possíveis inimigos na América Latrina. Não há nenhum país aqui com capacidade militar de invadir um país vizinho e arcar com as consequências bélicas, políticas e econômicas. Nem o Brasil! Nem o Chile. Só uma onda de sanções econômicas aplicadas pela ONU,… Read more »
Votaram no Alberto Fernandez? Se ferrem! Aqui iremos pelo mesmo caminho.
Digo e repito novamente. O governo do ”eleito” será de vingança contra tudo e todos. As forças armadas serão colocadas muito abaixo de sua linha. Eles vão cortar recursos até quando não quiserem mais. Começou pela ação da narizinho em falar de 5 bilhões (o que é mentira) para a aquisição do VBC Cav 8×8.
Caro W. O novo ministro da defesa (um civil) já definiu quem serão os próximos comandantes das forças. Nenhuma surpresa. São os mais antigos, como sempre foi. Sinceramente, torcia por uma ministra de defesa como em muitos países europeus.
Até onde eu sei, que tá tomando fumo são dois debaixo ai.
Como está contaminada nossa sociedade, imagino que a causa seja procurar notícias em uma única fonte. Me lembro que nos governos do PT foram contratados vários dos projetos que estamos vendo hoje. O pessoal fala em tratar mau as FA mas esquece de quantos generais o Bolsonaro botou pra fora do governo, Santos Cruz foi um deles. Talvez porque Santos Cruz nao tivesse afinidade com algumas práticas que foram tapadas com 100 anos de sigilo. O fato é que a regra passa a ser a dos mais antigos, como sempre foi.
É muito comum nas democracias, um ministro da defesa civil. Inclusive, é bem normal também um oficial general da reserva.
Só aqui no Brasil q houve choro e ranger de dentes, pq era menos um cargo pra partidarizar, fora o 2º e 3º escalao, q corria a mamata solta, sem ninguém saber absolutamente nada sobre o assunto.
Eu pelo menos vou adorar falar “eu avisei” para a turminha do fazuéli.
Será que se lembra em qual governo foram comprados os Gripens ?
Me lembro de dizerem que os caças so seriam pagos após todos chegarem… Da escolha real do molusco, confrontando a FAB… E do preço deles, que fizeram ate investigações serem abertas !
Comprou mas não pagou.
foi aquele vigente depois de 20 anos de escolhas e empurra empurra em que por último, o governo queria o Rafale e a Fab reforçou posição sobre o Gripen
E ainda querem criar uma tal de Guarda Nacional, kkkkkk , Venezuela fazendo escola!!!
E o que os outros antes dele fizeram? América do Sul é isso! O Vader dizia há dez anos atrás, que tínhamos que eleger ex-militares para mudar alguma coisa nas nossas forças armadas, bem, o nosso atual é ex-militar, o que de tão revolucionário ele fez por nossas forças armadas? É por essas e outras que o Vader sumiu dos comentários…😂
Tocou na ferida. Em 1982, depois de 18 anos sendo presidido por “Generais presidentes” e tendo a Argentina como rival, o Brasil era claramente inferior militarmente aos “Hermanos”. Depois de 4 anos, sendo presidido por um ex. capitão expulso por indisciplina, o maior legado militar esta ligado apenas a aumentos dos soldos e cargos para militares. Nenhuma mudança estratégica, apenas cargos e aumentos. Assim como o PT fez com a educação no Brasil, apenas cargos e mais cargos e aumentos, nenhuma mudança estratégica. Antes que me acusem de Petista, quero deixar claro que Lula é um bandido e merece estar atras… Read more »
Até quando vcs irão com essa narrativa que o Presidente foi expulso do EB? Ele foi absolvido no Conselho de Justificação. Ele foi pra reserva quando foi eleito um dos vereadores mais votados no Rio. Parem com mentiras!
De fato ele não foi expulso do Exercito até porque se tivesse sido expulso não teria a patente garantida pela sua condição de oficial subalterno da reserva.
Dito isso, é apenas um populista que falava tanto em patriotismo mas se dependesse dele a Embraer tinha ido embora de mala em cunha.
Nunca se preocupou com nada em termos estratégicos e de longo prazo, foi medíocre neste campo como qualquer outro que o antecedeu…
Apenas um adendo: Capitão é um posto de oficial intermediário no Brasil.
O resto nem vale a pena.
Eqto isso… A Embraer recebeu alguns bilhões no fim do governo dele… Para simplesmente compor o caixa e sobreviver !
deixa eu entender…..pelas cores das camisas, vemos que existem uns 40-50% que acharam certo a manobra política de ação para interditar a compra dos blindados do EB,….Isto quando ano passado o crescimento do PIB revisado foi de 5% e este ano 3%….tx de desemprego melhor nos últimos 12 anos e inflação menor e melhor que os G20….então, imagina a se o cara compra no meio da crise da pandemia….ou lembrar das críticas da capitalização da engepron ninguém lembra……
Eu não achei certo pois não cabe ao judiciário se meter em uma compra que parte da avaliação técnica do Exercito e de uma decisão do poder constituído democraticamente eleito para decidir quanto vai gastar com o assunto defesa em conjunto com as 3 armas. Agora sempre tenho um pé atras com este papo de pagar caro pela suposta transferência de tecnologia. Oras não temos empresas para absorver e se houver alguma estas empresas não tem expectativa de vida útil para nada no tocante a aproveitar alguma tecnologia absorvida. No fim das contas compramos equipamento (necessário verdade) por um preço… Read more »
O Geisel não tinha a mesma opinião..
Aliás o Aloprado pediu para sair para não ser expulso, segundo seus próprios pares…já vai tarde…quanto ao Luja, deve andar na linha…senão…
Coloque um queijo na ratoeira e mesmo que um rato foi morto nela, o próximo também vai quer pegar o queijo e vai morrer.
Poder é isso $$$, uma vez ladrão, sempre ladrão.
“Segundo seus próprios pares”… Fonte? Da sua cabeça? Meu primo serviu c ele, e não me disse isso.
As fontes não são da cabeça de ninguém. Os pares que condenaram Bolsonaro no Conselho de Justificação, considerando-o “não justificado” ou seja, culpado, têm nome, patente e história, ao contrário de “seu primo”. São eles o coronel de cavalaria Marcus Bechara Couto (presidente do Conselho), o tenente-coronel de infantaria Nilton Correa Lampert (interrogante e relator) e outro tenente-coronel de infantaria, Carlos José do Canto Barros (escrivão). A decisão do tal Conselho foi enviada ao Ministro do Exército e esse concordou com a decisão e remeteu os autos para o STM e lá, por 9 votos a 4, o presidente foi… Read more »
Humilhou ele… kkkkkkkkkkkk
Ah, os dados.
A VERDADE: um símbolo da honra militar. Notícias do Exército , Brasília, ano XXXI, n. 7449, p. 01, 25 fev. 1988..
Foi absolvido pelo STM que discordou do relatório do Conselho de Justificação, que dizia que o oficial não tinha se justificado das acusações que recaia sobre ele. Foi para a reserva remunerada depois de ser eleito vereador no município do Rio de Janeiro – 16ª maior votação para a legislatura – conforme o Estatuto dos Militares.
Não quis levar adiante a carreira de oficial do EB, mesmo inocentado pelo STM.
Se quem já cooptou a classe política, o magistério em geral, o judiciário (e está prestes a cooptar os militares…) ( na melhor tática de Gransci) vai se preocupar em andar na linha! a
E se não tivesse sido eleito vereador?
Teria continuado no EB?
Acho que não…
https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2021/02/25/bolsonaro-exercito-palavra-oficial-editorial.htm
“(…) Mas as conclusões do Exército do início daquele ano foram totalmente diferentes, como descreve o editorial de 16 parágrafos do “Noticiário”. “O fato e tais circunstâncias tornaram os oficiais passíveis de serem considerados impedidos de continuar a pertencer aos quadros de nosso Exército, se assim forem julgados pelo STM. O Exército tem, tradicionalmente, utilizado todos os meios legais para extirpar de suas fileiras aqueles que, deliberada e comprovadamente, desmerecem a honra militar. A verdade é um símbolo da honra militar”, diz o editorial (…)”
pois é….
É a tática nazifacicomunista :conte uma mentira todo dia que ela virá verdade,pelo menos para a claque.
Nazifacicomunista???????
Um autêntico Frankstein.
Engraçado achei que essa técnica era usada pelo Tio Sam: cadê as armas de destruição em massa do Sadam???
Essa estória de expulsão é uma bobagem sem tamanho.
Mas, Nery, uma correção; o atual Presidente da República, quando militar da ativa, não foi absolvido pelo Conselho de Justificação, que o tornou passível de ser considerado impedido de continuar a pertencer aos quadros do EB. A absolvição veio no apelo ao STM.
Foi para a reserva remunerada,
em conformidade com o Estatuto dos Militares, ao ser eleito vereador no Município do Rio de Janeiro com 11.062 votos, a 16ª maior votação para o cargo eletivo, em 1988.
Ou seja, não tivesse ido para política, muito provavelmente teria sido expulso.
.
“não melindrar alguém que nos pode ser importante” é um lema muito complicado no Brasil.
Quem deveria parar de mentir é você. Você está mal informado, pois foi condenado por unanimidade no Conselho de Justificação. Foram 3 votos a zero. O caso foi passado ao Ministro do Exército que concordou com a decisão do tal Conselho. Posteriormente foi considerado não culpado em julgamento no STM pelo placar de 9 a 4. Essas informações são públicas.
É verdade, Rinaldo, mas foi a única coisa errada q ele escreveu, o resto está certíssimo.
É fato notório que o ex capitão planejou um ataque terrorista e publicada em entrevista.
.
De fato ele foi inocentado pelo Supremo Tribunal Militar. Até nisso o minto tem correlação com o presidente eleito de 2023-2026. Um Supremo que mudou as coisas.
é rir, para não chorar.
STM é sigla para Superior Tribunal Militar. Tribunal “supremo” só há um.
Obrigado Frederick!
Nosso poder politico é fisiológico, nosso poder judiciário é absolutista e nossas forças armadas esta mais preocupadas com firulas para oficiais superiores do que com sua realidade no cumprimento de seu dever mais básico.
Uma nação assim não tem como funcionar mesmo…
Um detalhe
Só temos F-39 e novos Subs porque em governos não alinhados com extrema direita proporcionaram as condições para tal. FATOS. Devemos ser honestos com os fatos.
nunca foi inferior militarmente a Argentina…tivessem eles o nosso inventário de equipamentos, teriam melhor resultado….nosso equipamento era mais versátil e tolerante a correções de burradas….rimados 3 X mais submarinos….nossos pateos estavam lotados as centenas de blindados leves novíssimos e muito eficazes para o cenário, mesmo que alguns afirmem algumas reservas….e quase 140 mulinhas xavantes que faziam tudo naquele cenário igualzinho aos A4….e porque? porque nós fabricavam…manutenção não era problema….já para eles…tudo quebrado meia vida….equipamento mais simples mas que nos fabricavam, manutenção em dia, e capazes de operar em vários cenários…..já o deles…não….só tinham os exocet ar superfície de diferencial, mas… Read more »
Velho, sobre isso vou repetir o que já postei inúmeras vezes. Quem dotou o EB de aviação de asas rotativas (algo elementar, mas ignorado por picuinha na ditadura) foi o governo Sarney, quem dotou a MB de aviação com asa fixa foi o governo FHC (mesmo sendo um entreguista) quem fez compra com um número razoável de helicópteros para as 3 forças foi no governo Lula. Enfim isso só mostra que nossas forças armadas são tão desavergonhadas quanto nosso poder politico e nosso poder judiciário. Que por razões corporativas são instituições antes de qualquer coisa voltadas para si mesmas em… Read more »
São instituições de Estado, nãode governo! Dane-se o partido que comprou isso ou aquilo!
Graças a deus aqui tivemos 4 anos com o ex oficial das FAs, vulgo Mito, que com suas grandes aquisições militares reequipou toda a FAB com vetores modernos e capazes. Amém.
Míseros 4 anos contra décadas (o mesmo vale lá na Argentina).
Vcs tem q decidir se o argumento vale pra todo mundo ou só pro Alecrim Dourado, o pior presidente da historia do país kkk
O melhor foi o larápio e a guerrilheira do manicômio, né?
Caro Smoking. Bolsonaro fracassou por mérito próprio. Compare os dados do país de hoje com os do início de 2019. A pandemia poderia ter sido o momento de coroamento de um político hábil, que teria visto ali a oportunidade de se colocar como um líder de um país na mais dura crise sanitária em um século.
porque teria fracassado se nestes 4 anos de crise aguda mundial ele colocou o Brasil nas primeiras colocações dos ranking econômicos?
Olá Carvalho. Todo governo cometer erros. Alguns mais outros menos. Eu poderia ṕinçar erros e acertos de qualquer governo aqui ou em outro lugar, mas no caso um presidente que tenta a reeleição e perde pode ser considerado um fracasso eleitoral, visto que todo candidato á reeleição tem uma enorme vantagem sobre os candidatos de oposição. Já escrevi antes que um político hábil teria visto na pandemia uma oportunidade de se consolidar como um estadista. Infelizmente para muita gente, não foi o que aconteceu. A comparação justa é avaliar o Brasil hoje em relação ao começo de seu governo.
bom a premissa já de de el ei ção irregular onde deveria ser 100% transparente.
O amigo nega o Pib de 5% de 2021 maior que as maiores economias?
Ele nega qualquer coisa que não for favorável ao querido PT dele. Doido você tem que deixar falando sozinho. Não bata palma pra eles dançarem.
Ou o de 3% deste ano…qual grande economia foi maior….
Sua informação está errada.
O crescimento do PIB do Brasil foi de 4,6% em 2021. Abaixo de vários outros países que são “maiores economias”. EUA cresceu 5,7%. A China cresceu 8,1%. França, Reino Unido e Índia também cresceram mais com 7%, 7,5% e 8,2% respectivamente.
Entre as “maiores economias” o crescimento do PIB brasileiro superou os do Japão, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Itália, Austrália e Rússia.
Ja foi revisado Mestre Amaury e divulgado recentemente…
https://www.estadao.com.br/economia/pib-2021-revisao-ibge-46-para-5/
Com 5 ou 4,6 continua atrás dos países que citei. Então sua colocação continua equivocada pois mesmo se fosse um crescimento de 6,9% superaria apenas o crescimento dos EUA e continuaria atrás da China, Índia, Reino Unido e França. Simples assim.
Ok, retificação 2021 sobre as maiores, maslembrar que houve o recente ajuste do PIB 2021 de 4,6, para 5,%…mas está entre as maiores em 2022 e todos diminuindo…
Estes são os quartes do Brasil….vejam depois abaixo como estão melhores que a que os paises do quadro OCDE…
Isso é uma tremenda de uma falácia da sua parte. Você está usando o crescimento isolado de um ano, quando o que importa é a comparação de uma economia em uma série histórica: O PIB do Brasil caiu 3,9% em 2020 e cresceu 4,7% em 2021, ou seja, voltou a um patamar ligeiramente superior a 2019. Fazendo os ajustes, o crescimento real de 2021 foi de ridículos 0,61%.
Então, faça o acumulado….o percentual que alguns tiveram ano passado, diluiu-se no resultado deste ano…. de novo…ano passado 5% e este ano 3,02% pela sétima revisão na sequência… aí o amigo vai querer retroagir mais um ano 2020, na qual Brasil encolheu apenas 3,5 % enquanto tô outros foram bem mais… aí vem a verdadeira falácia, na qual vão procurar comparar o PIB 2018 e 2019, saídos da crise dos últimos 10 anos….mas mesmo assim, a flexão foi positiva….ou seja, tem de olhar o gráfico….a inflexão Brasil era negativa 2010 e 2018 e ficou positiva tirando o país da crise… Read more »
Em separado….para facilitar…
O amigo nega a taxa de desemprego entre as menores da decada? Mesmo numa crise global? quais foram os fatores para este descolamento?
Tenho dúvida se nos dados oficiais o governo Bolsonaro considerou quem recebe auxílio Brasil como “não desempregado”.
desempregados é o resultado subtraido dos empregos formais+informais pelo estudo do IBGE….
Olá Carvalho. Pelo que apurei no IBGE, a taxa de desemprego é calculada pela razão entre a População Desocupada (PD) pela População Economicamente Ativas (PEA). A PD é calculada pelo número de pessoas que não tem emprego e está em busca de trabalho. A PEA é a soma de todas as pessoas que tem emprego e não tem emprego mas estaria apta a ocupar uma posição remunerada, O tipo de emprego (formal ou informal) não entra no cálculo da taxa de desemprego. A taxa de desemprego é uma razão, não uma subtração. Outro ponto relevante é que a taxa de… Read more »
Excelente Camargoer.
Quem desistiu de procurar emprego, seja por auxilio temporário seja por outro fator, então, não entra na conta.
.
É complicado.
Mestre, mas em suma é exatamente isto….quem aufere renda formal ou informal, estamos embutidos….a única variável adicional é a fração da população que não está auferindo renda e no entanto, não quer ou procura emprego e convenhamos é a menor parte.
A proxima, o amigo nega a taxa de inflação menor que os maiores players globais do G20?
Quais os Fatores?
Fatores? Aumento recorde da precarização do trabalho, aumento recorde do endividamento das famílias brasileiras, que estão usando o dinheiro que têm para quitar dívidas e não para consumir, o que não gera demanda e portanto aumento de preços.
já mostrei os resultados da taxa de emprego e ambos subiram formais e informais. Precarização….defina e como ela se conjuga em negativo havendo em contraposição um maior número de pessoas trabalhando e recebendo remuneração por trabalho realizado…
por favor…
https://www.protestodetitulos.org.br/cartorio-unico-de-vicosa/arquivos/app/endividamento-das-familias-fica-estavel-em-603-em-novembro/
Definir precarização:
1. o entregador de apicativo que trabalha sem qualquer tipo de direito, mas que para as estatísticas está empregado;
2. O trabalhador intermitente que trabalha por menos de um salário-minimo e também sem qualquer direito, mas que também é considerado empregado;
3.A empregada doméstica diarista que trabalha sem qualquer tipo de direito, mas para todos os efeitos está empregada.
Três exemplos de tipos de ocupação sem direito algum, mas que impacta diretamente os níveis de desemprego e renda, mas não o nível de consumo, porque essa gente, sem carteira assinada, não consegue crédito em lugar algum.
O 1 é o 2 são a mesma coisa….não? E ser menor ou maior que o salário mínimo é uma razão direta das horas ou entregas…. eu por exemplo, Ja tive contrato intermitente….e já auferi por meio dele menos ou mais….dependendo da demanda nele….já teve 500…já teve 5 mil e potencial de 25000….depende….e não é exclusividade….nos EUA por exemplo, é muito comum…. Empregada doméstica é fruto de economias e sociedades em que a distribuição de renda são enormemente diferentes… e sempre houve no Brasil….e muito mais antes….Na Europa e EUA não, isto é muito menor….voltou-se a acentuar com o Globalismo… Read more »
Olá Carvalho. A inflação deve ser analisada em dois contextos. O contexto interno e o externo. Estou meio enrolado com as últimas semanas de aula antes do recesso natalino para fazer uma boa análise, mas segue a figura da página do IBGE. Ela mostra a taxa de PIB trimestral pelo tempo (não tive tempo ainda de buscar as informaçẽos de inflação… guenta ai.. riso). Então, a área da curva seria o crescimento do PIB. O que a gente percebe é que entre 1988 e 2009, o PIB teve um crescimento positivo, com uma taxa média da ordem de 2,5%. 2009… Read more »
Yes….com certeza….e como era a economia global em 2000 a 2008?….
Navios navegam em águas calmas e em águas tempestuosa…..mas é diferente quando navega mais rápido na tempestade que na calmaria….
quanto tempo um navio leva para sair de 3 knots na tempestade para 30 knots?
e quanto tempo um navio leva na calmaria de 18knoys para 30 knots?
pois então….
Mestre Camargoer, o amigo contesta o lucro da estatais ja beiras em quase 4 anos cerca de R$ 400 bilhões? Quais seriam os fatores?
mudaram de produto?
de preço?
Novo ramo de negocio?
demissões?
de onde veio o lucro desaparecido?
comecemos pelos Correios…..
O lucro da Petrobrás, por exemplo, foi em razão do irresponsável atrelamento da preço da gasolina e derivados ao dólar, que começou com a gestão de Pedro Parente no governo Temer. O resultado foi uma explosão de preços dos combustíveis, a ponto deste desgoverno de m$*@#da tentar diminuir artificial e eleitoralmente os preços dos petroderivados, o que gerou um rombo monstro nas contas públicas de 2022.
e os correios… perguntei propositadamente sobre correios e se quiser põe eletro rãs para não cair na desculpa das e comodities…
Opa mestre Carvalho, acredito que pandemia e o crescimento do e-commerce tenha tudo haver como o correio no azul.
.
Exemplo daqui de casa: Eu não pisava em um correios a 10 anos. Aqui começamos a vender online em um empreendimento que tem poucos meses. Vou ao correio pelo menos em 15 e 15 dias.
então, voltemos mais 2 anos e veja que o lucro já ocorreu em 2018 e 2019 e não havia pandemia…..então não foi pandemia….que ocorreu somente 2 anos depois….então, novamente, o que foi?
Correios? Em 2009 a ECT ganhou prêmio de melhor empresa de entregas do mundo, à frente inclusive de multinacionais do setor. Ocorre que depois de 2016 os Correios passaram por um processo de sucateamento visando sua privatização. É lógico que com o e-commerce, a utilização do correio aumentou bastante. Mérito do mundo digital. Nada a ver com este desgoverno de m^&*$#@da.
Olhando o Gráfico, dificl de não relacionar…inclusive porque foi até o exemplo que usei para ninguém falar que era comodities….se quiser, façamos da Eletrobras na sequência…
Olá Sequim. Não apenas isso. Pelo que tenho acompanhado, a Petrobras tem adiado investimentos e venda de ativos. O tema é extremamento complexo porque envolve outros aspectos, como foi a distribuição de dividendos e um programa de privatização. É um debate que vai demandar muito trabalho, mas acho que vale a pena.
Olá Carvalho. Esta questão dos lucros das estatais demanda uma análise cuidadosa. Primeiro em relação aos preços, obviamente, mas tem também outras variáveis. Por exemplo a taxa de investimento. De modo geral, gestores financeiros ao assumirem empresas tendem a cortar investimentos, reduzir pessoal, etc. A curto prazo, isso resulta em aumento dos lucros, que resultam em mais dividendos para os acionistas. Por outro lado, a médio prazo, a empresa perde competitividade e no limite são fechadas. Outro ponto tem a ver com a política de desinvestimento. Durante os anos FHC, nós vimos que muitas estatais passaram por este processo de… Read more »
Mestre Camargoer, o amigo acredita que os indicadores que listei, são pinçados? existe algum mais importante? Qual seria?
Aproveitando para meter minha colher neste assunto: por favor, discorra sobre a privatização irresponsável da Eletrobrás, que irá gerar uma crise energética para os próximos anos, já que atuais controladores só pensam no balancete trimestral de resultados.
Veremos …..em geral, falavam o mesmo da Vale….a Eletrobras estava dando prejuízo e passou a dar lucro….a mesma pergunta que deixei….o que mudou? inclusive, lucro recorde…
Como o produto é o mesmo, a tarifa é fixada pública, o negócio é o mesmo e como estatal ninguém foi despedido, a área de compras deve ter fechados ” contratos: mais baratos a pagar….
Olá Carvalho. Preciso olhar com carinho para os dados, mas acredito que estão certos sim. São vários dados. Quero fazer uma única resposta.. a propósito, o BNDES me respondeu sobre o atraso das parcelas dos financiamentos de exportação de serviços. Todos os contratos do BNDES possuem um seguro e as parcelas estão sendo cobertas por ele. O banco não sofreu prejuízo algum.
O Fundo Garantidor de Exportações é bancado por dinheiro de empresas públicas e estatais. O BNDES não fica sem receber, mas o dinheiro para cobrir o calote também é público. Logo, dá no mesmo!! É dinheiro público da mesma maneira!
Depois de ter derrubado para a 13°? Kkkkkkk
Caro Carvalho,
Só no ranking da inflação e olhe lá, porque só em 2022 ela “aumentou menos”, porque reduziram os impostos estaduais sobre os combustíveis, telecomunicações e energia elétrica.
Nos juros reais estamos entre os piores.
Desemprego não estamos entre os melhores.
Moeda brasileira desvalorizada.
Crescimento econômico baixo.
Amigo, poste os graficos…tal como faço….
Ainda enfrentando uma pandemia e os resultados de uma guerra na Europa.
E os dados são bem mais positivos do que na Argentina que era considerada um exemplo por aqui, e até do que vários países europeus e os EUA que estão com inflação maiores. Se imitasse a Argentina iriam atacar do mesmo jeito por ter destruído a economia, provavelmente seria até pior.
Isto mesmo…discursos de preferências é uma coisa.
mas quando se vai aos dados…os resultados são muito melhores…
podem pegar as demais economias….e plotem o ano o a sequência dos 12 anos…em todos eles a flexão positiva do gráfico brasileiro é melhor….
Ele só continuou os projetos que o PT contratou, no caso o gripen e o KC-390. Dá uma pesquisada.
A única aquisição que teria sido decidida no governo Bolsonaro era o Blindado 8×8 que ele se decidiu menos de um mês de terminar o mandato de 4 anos.
Ele não decidiu nada, foi EB. Não fale besteiras
Sério, sempre achei que o presidente dá República fosse o comandante em chefe das forças armadas e que era ele que liberava a verba.
e tá ótimo!!!!! Não tem de entregar a obra???
Foi ironia?. O “MICO” estava rastejando nos porões do Congresso quando o contrato foi assinado no governo Dilma. Se depender do MICO ele só faz falar. 4 anos de falatório e fui eleitor desse elemento.
“em quatro anos tivemos no máximo um candidato a reeleição”.
Quando a conta da motociatas for posta aluz do dia, quero ver a galera daausteridade jogar as devidas pedras. a hipocrisia é a base do Bolsonarismo. O Mito não fica em pé, confrontado com a verdade.
Oi!! Deus me livre ser um aloprado e idiotizado esquerdista, mas as aquisições recebidas recentemente são o resultado de trabalho sério, apolítico de administrações anteriores ao atual! Decisões de Estado, não de Governos! É só pesquisar e ver! Grande abraço!!
Olá Rinaldo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A Argentina gasta com defesa cerca de 0,9% do PIB, ou algo em torno de US$ 3 bihões. No Brasil são 1,3% ou cerca de US$ 19 bilhões. O país já tem assinado um contrato para a aquisição de 36 (não posso dizer que tenha sido confirmado os 4 adicionais) que começaram a ser recebidos este ano. Mesmo que o novo governo não assine nenhum contrato novo, nos próximos anos serão entregues novos KC390, três submarinos Scorpene e ao menos uma FCT. Contudo, há um problema real de… Read more »
“nos próximos anos serão entregues novos KC390”
Caro Camargoer, permita-me utilizar esse “gancho” pra dizer que vi hoje no FR24 o FAB2858 já em voos de testes na Embraer.
Que boa notícia. Já perdi a conta de quantos KC390 foram entregues Pelo número 58 eu chutaria 9 unidades. Seria isso mesmo?
Caro Camargoer, foram 5, por enquanto: 2853 – Esquadrão Gordo 2854 – Zeus (em atualização na Embraer, parece que vai pro Gordo) 2855 – Zeus 2856 – Zeus 2857 – Gordo 2858 (a receber) – Zeus (provavelmente) O 2852 está com a Embraer, sob a matrícula PT-ZNG (vejo voando constantemente), substituindo o PT-ZNF (que descanse em paz). Nas fotos é possível ver o “52” na frente. Tudo leva a crer que o 2850 era o ZNF, e o 2851 é o PT-ZNJ, também em posse da Embraer. Este último não possui matrícula militar visível. As infos sobre o 54 e… Read more »
Entendi. Não imaginava que os quatro primeiros com matrícula civil também tinham uma matrícula militar. Valeu.
Cinco em operação, 53, 54, 55, 56 e 57. 58 será o sexto a entrar em serviço.
Olá M. Entendi. Valeu.
” Acho improvável que os gastos públicos cresçam mas também acho improvável que diminuam.”
>motivo do estouro do teto: ~50 bi pra pagar o auxílio, que é uma despesa corrente e previsível
>o que o próximo governo quer: R$ 200 B I L H Õ E S kkkkkkkk
não, confia, é improvável que os gastos públicos cresçam kkkkkkk
Só temos Gripen chegando por decisões tomadas em Governos do PT. A depender do atual Governo, os militares só teriam aumentos salariais vultosos e próteses penianas importadas.
Qual a sua preocupação com as próteses penianas dos militares? tá com medo?
Preocupação nenhuma, afinal é um armamento muito útil em combates.
Essas próteses, serão para colocar no seu fazuele L.
Cuidado kkk
não sei se foi também.um ocaso inevitável….uma vez que o processo já tinha uns 12 ou 15 anos de embromação…..passou pelo.mandato do FHC, 1o mandato Lula,2o mandado Lula….
Em qual governo compraram o Gripen?
Quais aquisições as Forças Armadas tiveram no governo de direita?
A ideia foi armar a população civil né?
Ainda bem! Eu tenho cinco armas.
Se tiver uma guerra vá com suas cinco armas no front lutar contra o inimigo.
Áh não vai né Funcionário. Esses tipos aí só latem…
A maioria dos cidadãos querem armas para legítima defesa, não para lutar em guerras, apesar de que se for necessário, todos terão que lutar, mesmo aqueles que não têm armas.
Jesuis amado… o cidadão é ex-coronel da Fab… se ainda na ativa estaria na linha de frente…
Na verdade é muito fácil ser militar no Brasil. Só mamata e muita licença. Não vai pra guerra de verdade. Ou seja, só serve pra controle da população civil. Falo isso com propriedade pois já fui militar. E ainda assim eu admiro as Forças Armadas no contexto geral. Mas a verdade tem que ser dita. É só mais um cabide de emprego público. Não produz nada. Rs
Cumpriu o serviço de um ano?
Eu cumpri, e subscrevo tudo o que o Machado disse acima. Mamata.
Não os culpo os militares por defender o atual governo pois tem seus motivos. Foram os únicos agentes públicos que conseguiram neste governo aumento salarial acima da inflação. Da mesma forma que não culpo a população mais humilde de preferirem o Lula. Cada presidente cativou o seu próprio eleitorado. Mas concordo com as considerações do colega Machado e acrescento que é um trabalho bem pago e com pouco risco. Militares de verdade são forjados no calor da batalha. Aqui são só agentes públicos armados.
Como militar na ativa com certeza ele iria. Enquanto você estaria lacrando e agradecendo por um dia ter sido dispensado por algum tiro de guerra por aí..
Gostaria de saber o problema que muitos tem com armas. Armas legais são compradas somente após um longo processo, como todos devem saber. Armas de criminosos não são adquiridas assim. “Ain, mas os criminosos roubam as armas legalizadas, das casas dos proprietários das mesmas”. Vocês acreditam que os índices de criminalidade aumentam por causa das armas legais roubadas? Não me digam que sim!
Ah…eu não tenho arma….
Não tenho problemas com armas. Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas. Mas pessoas armadas com armas de fogo matam outras pessoas com mais facilidade… Portanto, sim, os índices de criminalidade aumentam… Aliás, já aumentaram os índices de crimes com armas de fogo (ameaças, lesões corporais, homicídios, feminicídios) praticados por indivíduos que não são criminosos contumazes e, se não estivessem armados, provavelmente não praticariam tais crimes. Pesquise o assunto (não vale pesquisas em grupos de WhatsApp, ok?) em fontes confiáveis (dados oficiais da Secretarias de Segurança estaduais, por exemplo) e vai verificar que aumentaram, sim… Como também aumentaram os casos… Read more »
Quando tu diz para eu não pesquisar no whatsapp, por por terra tua pseudo-sapiência. Não seja arrogante. Não seja infantil. Quer ser deseducado e grosseiro? Sei ser o quanto tu quiseres. De resto, não tenho saco para discutir isso. Coloquei minha opinião e tu, a tua. Eu não tenho arma, mas defendo o direito de quem quer ter, legalmente. Ponto.
Nesse eu caso eu vou pilotando um avião. Mas se um vagabundo entrar na minha casa vai em audiência c o capeta.
Vai sim. Vai levar tapa na cara, perder as armas e chorar. Tu não foi treinado pra enfrentar bandido, não faz a menor ideia, da pra perceber, lembre-se disso. Sabe de nada e fica ai falando M.
Besteira. Conheço atiradores civis que já tiveram que defender suas casas. Geralmente pessoas que se preocupam com esse tipo de coisa treinam ativamente e a surpresa está do seu lado. Vagabundos nunca acham que vão enfrentar resistência armada.
Então varia bastante de pessoa para pessoa. O importante é que temos o direito de tentarmos não ser vítimas que, de outra forma, ficariam totalmente à mercê dos bandidos.
Pois é meu caro.
Igual fizeram com o presidente dele, ainda por cima ainda levaram a arma do infeliz embora kkkk
O seu presidente que, por sinal está de aviso prédio, ex militar como você, sofreu assalto. Tanto fez se estava armado ou não.
Ainda por cima levaram a armas dele kkkkk.
Vai pra guerra nada. Tem uma turma aí que só usa a FAB como trampolim.
Excelente! Eu consegui realizar um antigo sonho de ter uma Papa Tango 92 (tem que ser assim pra não correr o risco da página bloquear por conta das iniciais). Vamos acompanhar os próximos capítulos da novela Brasil pra ver o que os autoritários farão.
Bom lembrar aos amigos do site que na gestão Bolsonaro tivemos as maiores reduções nos números totais de homicídios das últimas décadas, antes que alguns raros comecem a digitar bobagens.
Boa compra! Eu comprei uma G2C.
Se faz necessário afirmar que a gestão Bolsonaro atropelou os mecanismos estatais que geram dados, aparelhando as instituições com, também, este propósito.
.
A gestão da pandêmia é o indício mais forte nesse sentido. A descontinuidade de dados do INPE, e o trabalho político de desacreditar ambos,constituem exemplos claros de como o governo Bolsonaro tratou ideologicamente os dados.
.
Eu tenho dúvidas deste dados de segurança pelo contexto ideológico acima apresentados.
existe o registro e base de óbitos que não é alimentada pelo GF…..vem dos municípios Mestre…..
Tem cinco armas, mas só tem duas mãos…
Ou aprendeu a atirar com os pés?
Em compensação, tem dez dedos para teclar fanfarronices…
Kkkkkkk. É uma de cada vez.
É francisco.
O pessoal acha que está no bang bang kkk
Cinco armas o senhor tem…
Bolsonaro só tinha uma…
Quiçá tenha faltado a ele o seu douto aconselhamento sobre o assunto…
Se ele tivesse, como o senhor diz que tem, cinco armas, tenho certeza que o resultado do evento abaixo noticiado seria diferente…
Relembre o assalto em que Bolsonaro perdeu a arma no Rio, citado por Ciro Gomes no debate na BandAlém de uma pistola Glock, o então deputado teve sua moto levada
https://oglobo.globo.com/politica/materias-em-capitulo/2022/08/relembre-o-assalto-em-que-bolsonaro-perdeu-a-arma-no-rio-citado-por-ciro-gomes-no-debate-na-band.ghtml
https://noticias.uol.com.br/colunas/juliana-dal-piva/2022/09/27/a-historia-completa-da-arma-roubada-de-bolsonaro-em-1995.htm
5 armas e tem coragem pra usar alguma? Pfff….. Militar bobão não passa de um bebê armado nas ruas.
Não somente os Gripen como outros programas importantes também como o KC-390, os Scorpéne, o Bahia entre outros. Mas esse nem é o ponto principal na história. Nós temos um orçamento da defesa razoavelmente grande, não temos veto de qualquer país e somos economicamente mais estáveis que a Argentina. Já eles tem o veto britânico, lidam com uma crise fiscal que se arrasta desde o ano 2000, em 30 anos fizeram 21 acordos com o FMI e em termos macroeconômicos são muito menores que nós. São situações diametralmente opostas.
Pois é, quis citar apenas o Gripen para este pessoalzinho raso que coloca política à frente de tudo.
Pessoas aqui têm problemas de interpretação de textos, pois o contrato dos Centauros está suspenso e não cancelado. Muito provavelmente foi ajuizada uma ação popular visando a suspensão da assinatura do contrato por causa de mais uma besteira feita por este desgoverno de m^&*$#@da, que ao mesmo tempo que corta verbas da Educação Pública e da Assistência Social, queria permitir uma despesa de 5 bilhões de reais. Atitude contraditória, inoportuna e incompetente disso aí que acaba daqui a pouco. É só o próximo governo editar uma lei autorizando a despesa que a questão se resolve. Acredito que será feito, pois… Read more »
Tu já escreveu governo de m^&*$#@da várias vezes, só neste tópico. Tiveram muitas, nos 4 últimos anos, mad quero ver o que tu vais dizer no final dos próximos 4 anos.
Armar a população civil é uma frase tão infantil. O que se fez foi garantir o que a constituição diz e o que o referendo decidiu democraticamente mas que foi ignorando pelo governo do PT. Como todo mundo sabe, democracia na boca desses tais é só quando se concorda com suas bobagens. Não pode haver critério discricionário para concessão de direitos fundamentais, e o que se fez foi garantir que a pessoa devidamente habilitada, ou seja que tenha passado em curso de tiro, no psicotécnico e pago as taxas devidas possam exercer seu direito , simples assim ué. O atual… Read more »
Se avaliação psicotécnica significasse alguma coisa, o país não teria nenhuma briga de trãnsito. Mas falando em armas, você viu o que a tal Deputada Zambelli e seus amigos fizeram? Esse é o nível de pessoas que passam nos testes?
Não seja injusto. A Carla e os demais que possuem varias armas pesadas legalizadas e sem nenhum tipo de controle, só as utilizam nas suas coleções e caçar passarinhos
Se alguns malucos ou mal intencionados fazem merd@s com suas armas adquiridas legalmente, devem ser responsabilizados e punidos. Polícia e judiciário façam seus trabalhos. Mas, se não fosse legalizado ter armas, a pessoa que realmente quisesse uma, ou muitas, tendo dinheiro adquiriria da mesma maneira. A Constituição e o referendo garantem esse direito. Que, não gosta de armas, é simples, não compre!
Sem a figura de Xandão, verdadeiro heroi brasileiro, esses minions estariam matando gente na rua à essa altura.
Ganhou a medalha de maior m**da escrita na Trilogia nos últimos tempos!!!! Kkkkkkkkkkk…barbaridade!
Esse daí deve ser presidente do diretório acadêmico de alguma federal, filiado ao PSOL!
Isso é fake de algum moleque, gente adulta e com um par de neurônios sabe que o STF rasgou a constituição de alto a baixo e continua a faze-lo com o apoio do sistema.
Não há garantia constitucional no Brasil de hoje para ninguém, algo equivalente só se viu no período militar…
Ela, mulher, apanhou de um sujeito (homem) três vezes o tamanho dela…
Mentira! Ha imagens e em nenhim momento mostra ela apanhando.
Olá Rinaldo. A deputada caiu mas não foi agredida. Acho que as imagens do momento da queda dela são claras neste ponto. Infelizmente, ela e o segurança perderam o controle da situação. O rapaz nunca poderia ter disparado uma arma de fogo em um ambiente público como ele fez. Não havia legitima defesa que justifique a situação. Ninguém os ameaçou com arma.
Concordo em genero numero e grau…ela foi completamente infeliz em cair na obvia armadilha….destemperou….era obvio que era uma provocação e caiu nale….agiu errado….
A mulher é uma completa inapta. Foi decisiva junto com o outro desmiolado conhecido como Roberto Jefferson para decidir esta eleição. O Bolsonaro conseguiu o que parecia impossível, reverter em menos de uma semana + de 3 milhões de votos!!!! Teria revertido tudo o que precisava se o bonachão não tivesse brincando de velho oeste na segunda com a PF e a incapaz da Carla feito aquela cena verdadeiramente absurda de sacar uma arma naquela situação e naquele contexto politico!!!!!!!!!! Quem tem aliado assim não precisa de inimigo algum… kkkk Estas ações foram fundamentais para decidir o voto daqueles que… Read more »
Ninguém disparou arma.
Olá Rinaldo. O segurança da deputada foi preso por disparar arma de fogo. https://www.cnnbrasil.com.br/politica/seguranca-de-zambelli-e-preso-por-disparar-arma-de-fogo-paga-fianca-e-e-solto/
Sobre isso, algumas perguntas:
1. O senhor viu o exame de corpo de delito da deputada para afirmar que ela sofreu agressões?
2. O senhor fez o dito exame na deputada? Se fez, onde está o laudo?
3. Como militar, o que o senhor achou da atitude da deputada de sacar arma de fogo em público, correndo o risco de causar um disparo acidental e matar um inocente?
Entendi!!! rs
Então se a avaliação é ruim, ao invés de reclamar o aperfeiçoamento dela, joga-se o direito constitucional no lixo.
E sobre a CNH o negocio então é tornar ela seletiva para evitar brigas no transito certo?
E dose ler certos comentários em um espaço destinado a pessoas já adultas, mas melhor do que ser cego ou analfabeto né? rs
Ô Leonidas, olha só, finalmente concordamos 100% com alguma coisa.
antes disto ou daquilo ninguém está armando ninguém…não existe doação….o que é isto é o fomento a liberdade de aquisição….o qual foi decidido por plebiscito…..então novamente, é uma questão de direito para quem deseja obter…e não contrariar a votação plebiscitário e subtrair o direito.
Vai trabalhar funcionário da Petrobras, ganhou quanto do PETROLÃO?
Armas a população está certo. Se você não é homem para se defender e defender sua família, continue ligando pro 190, para verdadeiros homens fazer por você o que você não tem capacidade de fazer.
Nem vou responder sua pergunta.
Aprenda a argumentar com coerência.
Balela pura. Esse processo se arrasta desde décadas e mesmo o governo de centro-direita de Macri não teve nenhum interesse -e em partes nem pode mesmo – a compra de nenhum caça e não hesitou em cancelar o programa anterior e de outros meios também. O problema argentino vai muito além de uma dicotomia simplória entre esquerda e direita e tem a ver com o veto britânico e a insolvência do país.
Tem com o fascínio imbecil que os argentinos têm com o peronismo, e agora com o seu “filho bastardo” kirchnerismo.
Macri comprou 5 Super Étendard usados e 4 OPV (1 usado e 3 novos) da França.
O capitão fez algo? Queira vcs entender ou não, Nos mandatos petista e qe os senhores conseguirao as asinhas qe tens hoje
Em um país onde a Saúde e Educação foram limados por esforço eleitoreiro é muito fácil atacar o lado ganhador.
.
Desculpe-me Nery, pode ser até ruim a volta do presidente eleito, pior porém é o grupo que hoje assalta o estado.
E quem assaltou o Estado anos atrás e não está preso?
Como disse, com Bolsonaro seria pior.
.
Que tenhamos a sorte de termos melhores opcoes em 2026.
Mestre Neto, temos os milhões e bilhões anotados de roubo dos governos anteriores, de novo, longe de mim dizer que os atuais são santos, mas cadê o roubo do atual??? a ocorrência? quais são os valores mesmo que algo tenha passado? um comparação de mil para 1 bilhão?
Dois nomes: Valdemar da Costa Neto e Roberto Jefferson.
O Bolsonarismo não é uma resposta a corrupção do PT. Qualquer político democrata é uma reposta aceitável ao autocrata.
Sem defender administração atual, que tomou muitas decisões equivocadas e, no mínimo polêmicas, mas:
“…pode até ser ruim a volta do presidente eleito…”
Pode???? Com certeza será!!!
“…pior porém é o grupo que hoje assalta o estado.”
Tu não tem memória??? Esqueceu tudo que foi provado contra o inominável e sua camarilha????
Quem fala hoje do oorçamento secreto (concordo que é um absurdo), esquece do mensalão!!! E o Petrolão?? E a Lava-Jato??? Aquele não era um grupo….era uma quadrilha!
Procure sobre Valdemar da Costa Neto e Roberto Jefferson.
.
Eles estavam lá atras com o Mensalão e estão hoje no orçamento secreto.
Qual o partido em que Roberto Jeferson é filiado desde 1980 e do qual já foi presidente? E qual o partido do ministro da defesa escolhido por lula? E tu acha que o atual governo se equipara aos do partido que irá assumir? Se for descoberto, investigado e provado que o atual governo roubou mais que os petistas, admitirei aqui, sem problemas!! Mas, até isso acontecer, votar e eleger um sujeito como o inominável, com tudo que foi mostrado, noticiado, investigado, provado, etc, é algo que eu nunca vou entender!! Como conseguem votar em alguém tão rasteiro e ainda acreditar… Read more »
PTB, partido que inclusive o Jair Bolsonaro foi filiado à época do Mensalão e o Eduardo Bolsonaro foi assessor fantasma em Brasília, na mesma época em que estudava na UFRJ.
Mestre Neto, qual o assalto?
Bolsonaro prevaricava com o reembolso de $$ de combustíveis enquanto deputado.
.
A óstia Cloroquina fabricada pelo exército foi produzida com super-faturamento.
.
Tem fumaça no cartão corporativo. Inclusive a rotina de motociatas precisa ser investigada.
.
Orçamento secreto.
Opa Mestre Carvalho.
A sorte do Minto é que quem ganhou a eleição tem interesse em manter um antagonista para 2026 (minha percepção claro). Acho muito possível o próximo governo não investigar COMO foi gasto o $$ durante pandemia, por politicagem.
.
Anistia não deveria existir sobre quem usou a pandemia para roubar o erário.
não concordo com os exemplos, mas assumimos que seriam reais e cabíveis….quanto? de novo um comparação de mil para 1 bilhão?
Mestre Carvalho, “Desde 2020, já são cerca de R$ 45 Bilhões empenhados pelo governo para gastos das emendas do relator (…)” (BLOG DA CIDADANIA, 2022). . há um indicativo, uma fumaça, de empenho do dinheiro público para atores não nominados, por exempo neste corte aqui do texto: “Dentre os 12,3 Bilhões das indicações dos ‘autores’, cerca de R$ 4 bilhões, ou seja um terço das indicações, são atribuídas a ‘usuários externos’ (…)” (IDEM, 2022) . O mensalão é na ordem de 100 Milhões de Reais. . O Petrolão é na ordem de 6 Bilhões de Reais. . Havendo de largada… Read more »
Eu gosto de defesa, quero o Brasil com uma FA em estado da arte mas a gente não se ajuda, em vez fazer o próprio trabalho nossos oficiais generais ficam se metendo com política e consequentemente ficam reféns da mesma, por exemplo, claro que eu quero o Centauro mas pense bem na imagem que isso transmite para o povo, não tem dinheiro para o farmácia popular mas tem pra tanque, aqui vamos pelo mesmo caminho pq plantamos tempestade, criticar o futuro governo sem entender o legado que ele está assumindo é só parcialidade, vamos ter que chupar essa manga!
Seu comentário sobre armas só demonstra que tu não passa de um criança de 40, 50 e poucos anos. Patético. Existem militares sérios e existe gente como você.
Perfeito. Penso o mesmo.
Não creio. Lembrando que foi em gestões do PT que se iniciaram ou revitalizaram importantes projetos para nossas forças como o Gripen, o KC-390, o Guarani e o SubNuc.
Até parece que o sindicalista de milico fez muito pelas FAs, que não aumentar salários e promover general a palpiteiro de twitter.
Eu sempre achei que talvez teria de lutar em uma guerra contra a Argentina um dia.Ainda bem que os ingleses acabaram com a farra.Morro de felicidades deles não comprarem nada.
Olá Renato. Os únicos que viam a Argentina como ameaça eram os governos militares e os únicos que viam o Brasil como ameaça eram os miltares argentinos. Desde a redemocratização dos dois países, houve uma aproximação comercial e diplomática que enterrou essa paranóia. Aliás, com a desclassficação do Brasil hoje, passo a torcer pela Argentina.
Foi coisa de época.Muito estimulado pelo super trunfo que a gente ficava medindo o que o outro tinha.
: ( Ar… Argentina?
Oi Camargo, a ameaça, ou melhor, ‘disputa acirrada’, entre Brasil e Argentina vem desde os tempos do Império, passando por todos os governos civis que tivemos no caminho. Se por um lado se pode dizer que os animos foram arrefecidos com o retorno dos governos civis, também podemos dizer que essa disputa perdeu fôlego na década de 1980 porque o Brasil não tinha economia para sustentar uma contenção à possível ameaça da Argentina, que por sua vez estava com seus meios militares destroçados devido à Guerra das Falklands e seus militares como um todo caíram em desgraça, estando o povo… Read more »
Pois é! Exatamente isso! Lembro que na época do F-X1, FHC disse que não compraria avião para brigadeiro brincar de guerra. Serra, quando era ministro e senador, cada vez que voava com o GTE, ao final da viagem picava todo o jornal que havia à disposição na aeronave, e jogava no chão. “Para os milicos terem o que fazer”, dizia ele.
Vai nessa… argentinos no geral são soberbos, metidos, preconceituosos e se sentem no direito de terem tratamento diferenciado a relação a nós brasileiros.
Ola R. Talvez eu precise apresenta-los as meus amigos e amigas argentinos. São ótimos. Agora, pelo que você descreve dos seus amigos, acho que prefiro os meus.
Não são meus amigos. Tu descreve pessoas do teu convívio e do teu nível. Tente com desconhecidos em ambiente público no litoral de SC…
Olá R. De fato, tenho enorme afeição pelos meus amigos, agora eu não arrisco com pessoas estranhas na praia independente da nacionalidade. Gente doida e mal educada existe com qualquer passaporte. Eu mantenho a distância segura de um metro e meio na praia e no mar….
Mas também, em SC ninguém presta! Nem argentino nem local! 😀
Espero que a FAA consiga fazer ele mudar de ideia da mesma forma que os militares colombianos conseguiram fazer o Petro entender que precisam de caças novos.
Dificílimo uma vez que o FMI, desvalorização do peso, hiperinflação e contração econômica vão assombrar e permear os pesadelos de qualquer presidente argentino. Foi assim com Macri, é assim com Fernandez e será com qualquer outro que seja o próximo. Um dado que ilustra bem isso é que 20 atrás a Argentina representava ao redor de 20% da economia sulamericana e hoje equivale a pouco mais de 12% e a ponto de ser superada pela Colômbia. O problema não é político interno apenas mas sim fiscal num contexto de crédito e geopolítico devido ao veto.
Mudar de ideia é fácil, difícil é mudar o quanto tem na conta no banco.
Mas comprar avião VIP tem dinheiro.
Pra que gastar com aviões? Vão receber de graça os nossos F-5 via “cumpanheirismo”.
Se brincar a Argentina vai receber nos próximos 4 anos os seguintes equipamentos
20 F-5
150 VBTP Guarani
4 Submarinos Type 209/1400 (modernizados via dinheiro do BNDES)
5 KC-390 by empréstimo do BNDES
Cara, foi o que pensei.
Tipo, pra que gastar dinheiro se o Brasil dos ” cumpanheiros” vão assumir logo mais e nem vamos precisar tirar o escorpião do bolso?
Acho que nessa sua lista ai, vão uns F-5 e os A-4 da MB com simulador e tudo.
Não é bem assim, qualquer venda ou doação dos nossos F-5 precisam da autorização dos EUA os americanos colocaram isso no contrato de venda. Por exemplo uns anos atrás Honduras que opera o F-5 estava pensando em enviar esses caças para serem modernizados fora já que eles não tem meio de fazer isso no país, mas não conseguiram autorização dos EUA para levar os F-5 para outro país e tiveram que abortar o plano de modernização, uma das opções se tivessem conseguido a autorização era enviar para serem modernizados no Brasil no padrão de nossos F-5M BR!
Precisa de autorização de Israel tambem,a avionica (RECHEIO ELETRONICO ) é todo israelense !!!!!
será que esse empréstimo vai ser assegurado por um lote de charutos?
Zero surpresa.
Nesse ritmo em breve, vai ser superada até por forças aéreas menores do subcontinente.
Na verdade já foi né…A FAA só não tá pior que a FAU e as forças aéreas do Paraguai e Bolívia. O restante está acima deles, ainda que de modo meio capenga e a devida exceção feita ao Chile e a nós.
Sem chance alguma até os próximos governos! Até a Colômbia não vai de vetores novos, assim como muitos da América Latina.
Deixo aqui minha gargalhada aos hermanos:
hahahahahahahahahahahahahahahaha
Isso ta com cara que esta esperando uma doação do governo chinês !!!!
Que bom, quanto mais fracos os vizinhos estiverem, melhor para o Brasil.
Com certeza, melhor para o Brasil quando tiver que lutar contra um inimigo(s) superior e não tiver apoio de algum país no continente…
A Argentina iria nos apoiar incondicionalmente em qualquer conflito? Aham…
Sério que você está contando com um apoio argentino em caso de guerra ou é só zoeira? kkkkkkkkkk
No tabuleiro de War talvez. Na prática, a teoria é outra.
Eu não entendo um país que: reinvidica uma área enorme no oceano atlântico sul, de zona econômica, que vai até a antártica e engloba também as ilhas Malvinas. Já não tem Marinha e agora sem força aérea. Como pode querer reinvidicar alguma coisa?
Bravatas ao vento.. É como diz a máxima “Falar até papagaio fala..”
Não passam de piada.
Os caças não vão sair, mas um Boeing 757 para ser o novo avião presidencial vai, já esta certa a compra do novo Tango-1!
https://www.airdatanews.com/argentina-will-replace-presidential-plane-tango-01-with-second-boeing-757/
Decida-se. Ou é NOVO ou é outro 757-200 que deixou de ser fabricado tem quase 20 anos. Em suma, uma relíquia digna do MUSAL. E pela matéria que você mesmo postou o link consta o seguinte: “(…) To cover the amount of $ 25 million, the Argentine government will disburse $ 10 million from its cash, finance $ 12 million with Corporación Andina de Fomento (CAF) and give “Tango 01” as part of the payment in the amount of $ 3 millions.” Ou seja, darão o atual VC como complemento, financiarão metade de outro 757 véio e terão que se… Read more »
Se fosse aqui no Brasil, no atual governo, uma compra como essa do VIP argentino, tu seria um dos que diria que é desnecessário, momento de crise, etc…
Se fosse em detrimento de um produto nacional como fizeram como no caso da Embraer, diria como disse aliás que era s******m mas no caso argentino como o vetor atual é uma verdadeira peça de museu que será substituída por outra igualmente velha, importado (se muito provavelmente não puser em risco a vida dos ocupantes) não seria contra. O VC-1 da FAB tem 16 anos consideravelmente menos ciclos porque foi comprado novo, diferentemente desse avião usado e financiado que a FAA quer. No mais, se fosse paralelo ao nosso caso, 12 M USD não comprar nem 1/4 de um mísero… Read more »
…a Força Aérea Argentina deve esperar que o próximo governo recupere suas capacidades.
.
Como dizem os caras: “Jajajajajajajaja”.
Bardini, os argentinos estão vendendo o almoço para comprar a janta.
O próximo Governo Cristina Kirchner
Francamente…
Um papo reto com os americanos e viriam F-16 a preço camarada, com os caras pagando o grosso só pela revitalização e um contrato de suporte… o que poderia ser rachado ao longo dos anos…. Um pacote de defesa aérea não iria sequer suscitar uma piscadela de olhos no congresso americano, que aprovaria os caças, as armas e peças para quando fosse solicitado… mas…
Diz isso pros britânicos que não querem nem ouvir em FAA com F-16 porque são eles que estão vetando os F-16 A/B ex-Dinamarca.
Bom dia, Filipe.
Por isso falei em americanos… Aeronaves F-16 vindas do AMARG é um algo muito mais próximo de ser realizável. Liberadas com um pacote básico de defesa aérea (canhões e AIM-9x integrados), não se constituiriam em qualquer ameaça aos britânicos…
Estranho, esses “europeus” da América do Sul, já que o sistema politico deles é o melhor de todos porque a Argentina se encontra no estado que está? Em breve, lá vai chegar ao nível Venezuela, e diferente da mesma, não tem petróleo para salvar. Apertem os cintos argentinos!
Fernandez não vai adquirir caças, como Macri também não adquiriu. E ano que vem haverá eleições, e se Macri voltar, provavelmente também não comprará caças. O problema da Argentina é que ela não consegue vencer a inflação de 2 dígitos que engessa a economia e bagunça as contas públicas, embora haja nisso aquele enigma: são as contas públicas bagunçadas que geram inflação, ou é a inflação que gera contas públicas bagunçadas? Os argentinos estão há 50 ou 60 anos com governos populistas e incompetentes, um sucedendo o outro com o peronismo sabotando qualquer programa de recuperação fiscal, mesmo os propostos… Read more »
Macri nunca foi peronista, muito pelo contrário, e não hesitou em cancelar um dos processos anteriores (no outro tomou da KAI o veto britânico por carta). E concordo que se ele voltar também não comprará nada, assim como qualquer presidente argentino, de qualquer espectro político, seja por falta de poder planejar, falta de verba e de opções mesmo devido ao embargo. Até o contrato dos Pampa block III o cara cortou pela metade (igualzinho fizemos por aqui em Terra Brasilis com a Embraer) que dirá então de 12 (!) caças.
Mas foi sabotado pelo peronismo, que inclusive, sabota até governos peronistas.
Não se preocupem. Integrantes do novo governo já falam em moeda única. Logo, não ficarei nem um pouco surpreso se aparecer algum “gênio” defendendo a transferência de alguns Gripen para os hermanos. Aliás, um arrendamento de Gripen pode ser vetado pelo Reino Unido?
Nada está tão ruim que não possa piorar, caro RDX!
O gripen pode ser vetado sim
Com certeza. Começando pelos assentos Martin-Baker.
Do novo não, desse atual mesmo. Essa história começou com o Guedes e o embaixador argentino Scioli em 2020. Pero quedate tranquilo, desse mato não sairá coelho nem nesse nem em qualquer outro governo porque não existe a menor viabilidade da Argentina para isso. Seria mais fácil eles adotarem o real puramente a soberba platina não permitiria isso.
Caro RDX. O Brasil e a Argentina já têm uma cãmara de compensação para o uso da moeda local para o comércio exterior. O importador argentino paga em pesos e o exportador brasileiro recebe em reais. O mesmo para o exportador argentino recebe em pesos e o importador brasileiro paga em reais. Sobre os F39C/D, não vejo como a Inglaterra pode afetar isso.
Pelo assento ejetar do cockpit que é dela da Inglaterra
Olá Carvalho. Os caças Super Etendard comprados usados da França tinham qual tipo de assentos ejetáveis? Tentei encontrar esta informação mas ainda não encontrei.
Tambem Martin Backer…. so tem umas 3 a 4 empresas no mundo….ficou ironico o poder de veto por um assento….mas ele faz parte do desenho do cockpit da aeronave….qualquer um pode trocar…..mas tem de voltar para a engenharia e pagar o custo da integração….então, não é facil….
https://forcaaerea.com.br/a-novela-dos-super-etendard-modernisees-da-armada-argentina/
https://en.wikipedia.org/wiki/Martin-Baker
Curiosamente, o Pucará utiliza o mesmo assento (MK6). O Pampa utiliza uma versão mais moderna (MK10).
Quem falou sobre isso? Leio atentamente o noticiário econômico diariamente e não há uma linha sobre isso! De onde veio? Ah, já sei, deve ser a mesma fonte da mamadeira de 3,14roca, do banheiro unisex…
Olá Barão Vermelho, Qual o problema de banheiro unissex? Aqui em casa todos os banheiros são unissex.
Não vão levar.
Para a surpresa de zero pessoas…
Bem que o Brasil podia ajudar os “Hermanos” doando uma dúzia de F-5M Tiger’s assim que tiver igual numero de F-38E Gripen’s operacionais. Com certeza eles poderão operar os F-5M pelo tempo necessário para poderem resolver suas pendencias econômicas…. tipo mais 30 ou 40 anos….
Não poderia, por alguns motivos:
– nossos F-5M serão necessários até a entrega dos Gripen se completar;
– os F-5M que derem baixa o farão por final de vida útil, logo não poderiam operar mais, à não ser que fosse realizada uma reconstrução praticamente total. Além disso, tem itens britânicos, começando pelos assentos ejetáveis;
– não temos que doar nada para eles, afinal “macaquitos” não tem nada a oferecer aos “europeus superiores” da América do Sul. Quero mais é que se explodam!
Melhor forma de “ajudar” seria eles desistirem de força aérea e passarem a pagar o Brasil para prestar serviço de interceptação e vigilância aérea. economizam um dinheiro a vista e se atrasarem ou decidirem não pagar, ficam sem. Tipo alugar ao invés de comprar carro, o barato que sai caro no fim
E uma questão interessante esta, quem ameaça o territorio argentino atualmente? Brasil? Não. Uruguai? Não. Paraguai? Não. Bolivia? Não. Chile? Ate tiveram umas rusgas no passado mas atualmente nada, então a resposta tambem e não…alguma força estrangeira que poderia os ameaçar atraves de um ataque aeronaval? A Inglaterra ja os colocou por terra com os embargos devido as Falklands, os EUA não tem interesse, a China? E mais facil comprar a Argentina sem uma ameaça armada… Então a resposta para a necessidade de caças realmente e que eles não tem ameaças visiveis, seria mais uma aquisição para os militares brincarem… Read more »
O teu comentário perde toda a lógica e credibilidade quando escreve “…seria mais uma aquisição para os militares brincarem de pilotos…”. Mas, sendo a Argentina, quero mais é que não tenham nada, mesmo.
Comentário perfeito. Só precisam vetores de patrulha aérea, de preferência supersônicos, e olhe lá. Não há ameaça que justifique dar brinquedinho pra milico brincar de guerra.
É uma lástima porque o Jf-17 é um vetor moderno e não dispendioso financeiramente. Eu não dispensaria em agregar caças novos, mesmo que mais simples, a minha soberania aérea.
diante do cenário era um ótima opção…deve ter algo mais por trás….
Pois é, prezado Carvalho2008, tens razão.
Seria uma opção racional a compra dos Jf-17.
Acho que os EUA pressionaram contra….
Pode ser, mas por outro lado acho que foi por puta falta de vontade do presidente da Argentina. Da outra vez quando o Macri assumiu o Presidente Obama queriam vender os F-16 do deserto a preço de custo e os argies declinaram. Infelizmente.
Olá Ivan. Talvez o custo para colocar estes F16 em condiçoes de voo fosse muito elevado. O recente posto do Poggio sobre os F5 agressores mostra como é complicado esta situação de compra de aviões de segunda mão dos excedentes dos EUA.
Acho inclusive que seria a única opção para eles, e de fato não seria uma escolha ruim.
É isso aí.
Olá Carvalho. Recentemente, a Argentina comprou 3 navios de patrulha oceânica novos, com financiamento externo e construídos na França por algo em torno de US$ 300 milhões. Contudo, isso é apenas uma fração do que seria necessário para adquirir um esquadrão de caças supersônicos (algo em torno de US$ 1 bilhão). Considerando que a Argentina tem mantido seus gastos militares em torno de US$ 3 bilhões anuais (equivalente a 0,9% do PIB), seria necessário um aumento dos gastos militares para acomodar uma compra destas. Considerando que o aluguel do F39C/D pela Republica Tcheca custou cerca de US$ 65 milhões anuais,… Read more »
Myammar esta com problemas com o JF-17,faltam peças para o avião,e trincas e
rachaduras apareceram com o uso ,nas asas e fuselagem,pode ser isto o motivo do cancelamento da compra do avião,
Pior é que eu li isso também. As alternativas que sobram seriam os Russos e a China.
Por aqui nem assumiram e já cancelaram compra de tanques… Alguém tem dúvida de qual a intenção dos governos socialistas da AL?
Pegar o seu Celta 2008! Bú!
A quem interessa forças armadas debilitadas? É uma situação parecida com a que estamos enfrentando aqui no Brasil com a suspensão do contrato de aquisição dos Centauros, com a justificativa de priorizar investimentos na área social, saúde, combate a pobreza e ausência de ameaças externas imediatas. Esperar ser ameaçado para se prover a mínima capacidade operacional das forças armadas é no mínimo: temerário, irresponsável ou má fé.
Caro Marco. Tomando como exemplo o embargo da Inglaterra ao aparelhamento das forças armadas argentinas, creio que a resposta para a sua pergunta seria “potenciais inimigos externos”.
Barcos de pesca chineses tem feito a festa nas águas argentinas e não é de hoje, para esse negócio se concretizar os chineses inclusive colocariam na balança se seriam afetados na pesca. Embora acho que as patrulhas marítimas atrapalhem mais.
Fica difícil comprar quando não se tem dinheiro, nem crédito lá fora. A Argentina está falida há uns 20 anos, mas os hermanos têm um pequeno problema de percepção da realidade. Não fosse sua seleção de futebol (Messi), já estariam no limbo. Amanhã ou depois sairão notícias de que estão prestes a adquirir F-35 ou participar em algum programa de caça de sexta geração. Querer reivindicar as Malvinas sem poderio militar fica difícil. Mas sabe como é: não custa sonhar…
Não é só dinheiro…a Argentina não tem tamanho e peso para responder a pressões…..está fragmentada, economia afundando, etc,,,tudo depauperado…e sem uma participação de pauta global que lhe possibilite tentar contrabalançar pressões….ai, um abraço….mais da metada das opções de aviões usam assento Martin Backer britanico….os 5 Super Etendard Modernisé adquiridos via Macron, estavam com os cartuchos dos assentos vencidos e desde a chegada, nunca voaram, o Tejas Indiano cmo outras opções, cogitou-se de adaptar um assento Russo,,,,a Hal estava pensando no assunto, mas acho que morreu….e comprar da China, dá pau com os USA….
Claro!
E por vários motivos!
Primeiro, não tem dinheiro.
Segundo, o pouco que tem precisa estar à disposição pra ser roubado por eles.
E terceiro, ele acabou de ver sua vice ser condenada à cadeia, e não vai querer fazer companhia pra ela, né?
Pois é.
Pois é, me recordo do melhorzinho que eles tiveram na presidência, fazendo a bobagem de pagar centenas de milhares de dólares na aquisição de cinco super etendard modernizados, usados até o talo e com poucas horas de vôo remanescentes, da marinha da França. A idéia era usar essas horas e então transferir o equipamento da modernização para os cinco super etendard armazenados após a guerra contra os ingleses. Até disputa teve entre a marinha e a força aérea para decidir quem operaria os “novos” vetores. Só após a entrega perceberam que os assentos ejetaveis estavam vencidos. Fabricados pela inglesa martin… Read more »
“não há problemas de guerra e busca-se a unidade entre os países”. Vai ver ele está se confiando na criação da URSAL, onde as nações sudamericanas serão unidas em prol da democracia e igualdade.
Mas este nome já existiu no passado:
Em 1891, na primeira república, fomos os Estados Unidos do Brasil.
Pindorama, é um nome que gosto bastante.
A Argentina vai aguardar financiamento pelo BNDES. Maneira mais fácil de todos saírem ganhando (a turma* de lá e a de cá).
Olha minha cara de surpresa!
O pais quebrado, com inflação de 100% e escassez de alimentos. Vão comprar aviões com que dinheiro? eles já estão vendo que não vai ser fácil o PT distribuir dinheiros com as republiquetas comunistas.
kkk sabia que seria mais um “estou só olhando” como no shopping
Kd o Brasil para oferecer os F-5M e os A-1M para nossos hermanos?!? Se bem que não podemos por causa da restrição da Grã-Bretanha. Mas uma coisa ele esta certo… Tem de de tornar seu país autossustentável de novo, se é que um dia foi. Pois essa balela de dizer comprar armas ao invés de alimentar, educar, dar saúde e dignidade ao seu povo é coisa ignorante intelectual que não enxergar abaixo da barriga por causa da gordura abdominal. Isso para o dizer o mínimo!
E se… O Governo que vai assumir, resolver cortar os programas militares? Há poder para tal? Resolver numa canetada, entubar projetos como os Gripen, Submarinos, Classe Tamandaré, KC-390, aquisição de mais Guarani, projetos estratégicos que já fazem parte das Forças Armadas. Sobre a mesma desculpa utilizada por Fernandez para aquisição dos caças? Melaram a compra dos 8×8 antes mesmo de assumir, quem dirá congelar valores de financiamento dos outros programas, ou quem sabe aumentar tais investimentos. Os A330 podem nem virar mais MRTT, as empreiteiras julgadas e condenadas a devolver dinheiro estão entrando com processos para reaver suas sentenças, e… Read more »
Douglas, eles podem tentar sim, mas é mais complicado. É mais fácil tocarem adiante e dizerem que foram eles que fizeram. Eles que deram a chancela para a maioria desses projetos, e vão querer ficar com o crédito, mesmo que sejam projetos de Estado, ao invés de governo.
Especulando no vazio, sobre absolutamente nada. A maioria dos vetores citados é fruto da política de defesa dos governos a partir de 2002.
E se?!? Já a partir de dae denota seu total desconhecimento. Os equipamentos já comprados e dado andamento só podem parar por falta de recursos e isso vai custar muito mais caro pois existem contratos a serem honrados. As empreiteiras julgadas e condenadas por juiz parcial? Você viveu as grandes crises financeiras do país?!? Sabe quem levava a economia com as essas crises? As empresas de construção civil que esse juiz parcial quebrou sem se importar quantos empregos iriam acabar com isso porque o salário dele e do procurador estavam garantidos!
Olã Douglas. Em tese, pode sim. Todo contrato comercial pode ser encerrado por uma das partes. Inclusive, todo contrato comercial possui cláusulas de rompimento. Contudo, estas cláusulas implicam multas e outras penalidades.As partes podem renegociar os contratos também. Lembre que a FAB tinha um contrato para a aquisição de 28 aviões da Embraer que foi renegociado por iniciativa da FAB. O EB também tinha um contrato com a Iveco para a fabricação de mais de 2000 viaturas Guarani que foi renegociado pelo EB para menos de 1600. O governo pode inclusive decidir pela extinção do GTE e pela venda dos… Read more »
Esse tipo de resposta que gostaria de ter, não apenas elucubrações.
Veja o exemplo dos KC-390, cujo corte foi feito com base em contrato que previa tal corte. Alguns podem simplesmente arrotar e falar que não, ou simplesmente chegarem a conclusão de que de fato, o investimento militar não será tanto quanto o desejado por quem entende do assunto. Vejam que, por exemplo, a compra dos 4 Gripens adicionais (para fazer parte de estudos de implantação em outras bases) acredito ainda não tenha sido aprovada.
Olá Douglas. Um contrato de alguém de casa ou apartamento também tem uma cláusula de encerramento, geralmente prevendo uma multa para aquele que decidir encerar o contrato antes de um ano. Inclusive, os proprietários podem abrir mão da multa em comum acordo mesmo se o inquilino decidir devolver o imóvel antes de um ano. Contrante e contratado podem negociar a revisão do contrato, ampliando-o por meio de aditivos ou interrompendo-o antes. Pode-se até mesmo renegociar prazos e taxas de pagamento. Isso é muito comum. O problema é quando uma das partes se fecha e não aceita negociar. A Boeing e… Read more »
Compreendo exatamente assim, ainda mais em se tratando de contrato com tal tamanho e importância, envolvendo várias empresas e dois países negociantes (além do restante de fornecedores de demais itens dos caças). Quero eu acreditar que nada vai ser afetado, embora sabemos que se tratando de Brasil e de governos (não importando o lado) tudo pode acontecer, inclusive nada.
Douglas, tenho algumas perguntas;
Abraço
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk perai, deixa eu pegar um fôlego…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lembra um pouco as Filipinas. A Força Aérea deles também foi deixada cair em declínio durante décadas mas recentemente recomeçaram a adquirir aeronaves (devido á presença de Guerrilhas no País)
Resumindo a Argentina…estão falidos = á Venezuela…O Brazilllllllllllll….estamos bem..e viva a Democracia….espero.
porque nao tem dinheiro ?