Helicópteros Sea King para a Ucrânia
O Reino Unido enviou pela primeira vez um helicóptero para a Ucrânia no quadro do programa de apoio ao país invadido pela Rússia, disse esta quarta-feira o Ministério da Defesa britânico.
O ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, que se encontra na Noruega a discutir representantes aliados os meios de apoio à Ucrânia disse que Londres vai também enviar para Kiev um carregamento suplementar de 10 mil munições de artilharia.
“O nosso apoio à Ucrânia é inabalável. As munições suplementares vão ajudar a Ucrânia a garantir a segurança nos territórios reconquistados à Rússia nas últimas semanas”, disse ainda Ben Wallace, através de um comunicado.
No documento indica-se o “primeiro envio de helicópteros Sea King que vão dotar a Ucrânia de capacidades de salvamento e busca essenciais”.
O primeiro de três aparelhos já foi enviado para o país.
Até ao momento, o Reino Unindo forneceu a Kiev sistemas de defesa antiaérea e drones (aparelhos não tripulados) mas nunca tinha enviado helicópteros.
The Sea Kings cross an important line on the “gifting” of air platforms. These will help, but we need to go further with combat platforms if Ukraine are going to prevail. This winter provides a useful period to consolidate and reconstitute Ukrainian air forces in particular. https://t.co/iDCKGG0xie
— Greg Bagwell (@gregbagwell) November 23, 2022
Segundo o comunicado, as forças britânicas formaram dez equipas do Exército ucraniano e engenheiros que vão operar os Sea King.
A ajuda militar britânica inclui ainda “125 canhões antiaéreos e de tecnologia para conter drones alegadamente fornecidos pelo Irão, assim como dezenas de radares e de equipamento eletrónico anti drones.
FONTE: Diário de Notícias