Helicópteros Sea King para a Ucrânia
O Reino Unido enviou pela primeira vez um helicóptero para a Ucrânia no quadro do programa de apoio ao país invadido pela Rússia, disse esta quarta-feira o Ministério da Defesa britânico.
O ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, que se encontra na Noruega a discutir representantes aliados os meios de apoio à Ucrânia disse que Londres vai também enviar para Kiev um carregamento suplementar de 10 mil munições de artilharia.
“O nosso apoio à Ucrânia é inabalável. As munições suplementares vão ajudar a Ucrânia a garantir a segurança nos territórios reconquistados à Rússia nas últimas semanas”, disse ainda Ben Wallace, através de um comunicado.
No documento indica-se o “primeiro envio de helicópteros Sea King que vão dotar a Ucrânia de capacidades de salvamento e busca essenciais”.
O primeiro de três aparelhos já foi enviado para o país.
Até ao momento, o Reino Unindo forneceu a Kiev sistemas de defesa antiaérea e drones (aparelhos não tripulados) mas nunca tinha enviado helicópteros.
The Sea Kings cross an important line on the “gifting” of air platforms. These will help, but we need to go further with combat platforms if Ukraine are going to prevail. This winter provides a useful period to consolidate and reconstitute Ukrainian air forces in particular. https://t.co/iDCKGG0xie
— Greg Bagwell (@gregbagwell) November 23, 2022
Segundo o comunicado, as forças britânicas formaram dez equipas do Exército ucraniano e engenheiros que vão operar os Sea King.
A ajuda militar britânica inclui ainda “125 canhões antiaéreos e de tecnologia para conter drones alegadamente fornecidos pelo Irão, assim como dezenas de radares e de equipamento eletrónico anti drones.
FONTE: Diário de Notícias
Sea King? A hora que começar chegar Apache e Tiger eu boto fé.
Não é a máquina que ganha uma guerra, o que ganha uma guerra e o guerreiro no front, o cérebro humano, a melhor estratégia e o uso bem feito do terreno. Se máquinas incríveis ganhassem guerras os Estados Unidos não teriam saído do Vietnã, A Rússia não teria saído do Afeganistão e anos depois os americanos. Muitas das vezes equipamentos obsoletos e quantidade já seguraram muitas máquinas modernas e tropas bem equipadas.
Apache e Tiger são helicópteros de ataque, o Sea King é um helicóptero naval de transporte, resgate e salvamento. No caso em questão, teria que ser um Seahawk para a Ucrânia, masss como de praxe, a OTAN só vem enviando carcaças mesmo para a Ucrânia rsrs…
Somente os armamentos anticarro como os Javelins é que realmente foram equipamentos de ponta, pq de resto, até os coletes, capacetes, pistolas e fuzis foram todos usados e de carcaça velha kkk
Agora sim! Com esse Sea King a Ucrânia líquida a fatura em alguns dias!!!
Deve ter tecnologia de invisibilidade.
Começa com um Sea King. Eventualmente pode terminar com a disponibilização de armas nucleares.
Claro! Pq ninguém pensou nisso antes?
parece que se o Putin quiser, ele toma Kiev em duas semanas….
Cortaram meu comentário anterior, acho que o PA ja tem posição em relação ao conflito, mas vamos la para não melindrar, diz ai André qual o calendário do governo que abriga simpatizante do nazismo na estrutura do estado quando qual é o prazo para retirar a Rússia do Donbas.
Cara, quem tiver a vida salva pela ação de um Sea King de resgate vai achar graça de seu comentário, de tão deslocado…
Chegam em Moscou…
Se com meia dúzia de sucata da OTAN eles pararam os russos, com material de primeira eles tomariam Moscou.
se a migalhas que a otan deu já colocaram a Rússia numa posição difícil imagina hora que lend-lease chegar mesmo kkkkk
Eu estava me questionando esses dias porque os aliados não arquitetam com a Ucrânia a contratação de pilotos ocidentais da reserva para operar equipamento ocidental fornecido ao país. Seriam tratados como mercenários da mesma forma que a galera que se voluntariou para defender o país, o dinheiro viria dos aliados na forma de empréstimo mas sem participação ‘direta’ deles, tipo: ”A Ucrânia está usando a ajuda financeira que nos fornecemos para contratar pilotos ocidentais mas nos não temos nenhum envolvimento nisso, até condenamos’’. rs
Sea King, eu gosto muito desse helicóptero, mas o que a Ucrânia precisa realmente é de helicópteros de ataque, mas, quem é que vai bancar e explicar quando um Apache, Tiger, Mangusta, ATAK ou Super Cobra for abatido por armas do tempo da união soviética como alguns “entendidos” por aí dizem? Essa é a questão…
1 helicóptero…
.
É como dar 1 caroço de feijão para alguém que não come há dias e considerar que está fazendo algo por ele, escrever umas linhas no Twitter… Meu Deus, essa aeronave e nada dão no mesmo.
Melhor dizendo, dar um pão pra quem não come nada, ajuda só o psicológico. Melhor que nada
Putz grila! Agora sim os ucranianos poderão afundar muitos submarinos russos… Já que enviam o Sea King, podem enviar também o Jaguar, o Harrier, o Hunter, o Spitfire, o Hurricane, o Sopwith Camel, o SE 5a… De navios, o HMS Hood, o HMS Prince of Wales, o HMS Invincible, o Mayflower… De tanques, o Matilda, o Centurion, o Mk IV …
Acredito que serão usados para logística nesse inverno onde carros não passam, serão muito úteis. Além de busca e salvamento.
Melhor enviar coisa mais significativa, quem sabe alguns F-16.
… “primeiro envio de helicópteros Sea King que vão dotar a Ucrânia de capacidades de salvamento e busca essenciais”. . Então o 1° Sea King, possivelmente os 3 do lote inicial, são preparados e destinados a missões SAR sobre o mar ao longo da costa ucraniana. . Isso é ótimo. Realmente é necessário ter e manter meios capazes de realizar o SAR naval na costa, não apenas pelos novos drones, mas também pelas novas lanchas de patrulha e, até mesmo, pelo movimento de navios (essencialmente graneleiros) no Porto de Odessa. . Porém, isso poderá ter outras implicações. Os ucranianos começam… Read more »
Portugal também enviou 6 Kamov KA32, versão civil do Ka27. Agora que me recordo, nunca aqui vi noticiado. Embora em Portugal tenham tido um histórico por vezes duvidoso, culminando com groundeamento total da frota, problemas com a empresa privada encarregue de os operar e manter e tudo mais, na Ucrânia existe a experiência histórica de operar este tipo de aeronave e semelhantes. Se não me engano, pararam de vez em 2018, mas na Ucrânia, especialmente na atualidade, voam aeronaves em piores condições, do mesmo tipo mas bem mais velhas e menos modernas. 3 ficaram inoperacionais em 2018, 1 acidentado, dois… Read more »