Nota Oficial – Acidente com aeronave T-25 da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento dos dois militares que estavam a bordo da aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) – acidentada na tarde desta sexta-feira (04/11) em Santa Catarina e localizada no final da manhã de sábado (05/11). Os tripulantes realizavam um voo de treinamento.
O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências e ressalta que está prestando todo o apoio aos familiares neste momento de pesar. Também informa que investigará o acidente.
Brasília, 05 de novembro de 2022.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Sinto muito a família dos dois pilotos!
Lamentável.
Que Deus conforte os familiares dos pilotos.
Meu Deus que notícia mais triste , imaginem o tanto que esse garoto estudou, sonhou , se esforçou para voar na nossa FAB.
Meus profundos sentimentos aos familiares do cadete e seu instrutor.
EU SEI O QUÊ É ESSA DOR.
Sabem o nome das vítimas?
Pela foto (quer pela qualidade parece ter sido tirada a um bom tempo atrás) parece que esse avião não está nas melhores condições de voo possíveis.
Esse é um exemplo talvez não tenha sido exatamente esse avião mas sim um outro do msm modelo da foto
Puxa. Que triste.
Tem que ser muito patriota pra querer voar numas velharias dessas.
Meus pêsames.
Bem obtuso esse seu comentário.
Primeiro que não se sabe as razões do acidente.
Segundo que o Universal é uma aeronave nacional e simples. A FAB tem amplo domínio de manutenção de aeronaves estrangeiras e mais complexas. Tendo boa manutenção, a idade do vetor pesa em função de eventuais obsolescências mas não em termos de segurança de voo.
E mesmo depois desse comentário, perdemos vidas para essa velharia…
F-35 também cai…
Antes que os órgãos competentes divulguem seu relatório, relacionar o acidente com a idade do avião não é nada além de um palpite sem sentido nem fundamento.
É a meninada de videogame.. Pilotos do teclado.
Sabem tudo.
Comentário de quem não faz idéia do quê é a vida, a rotina de estudos, dedicação, afastamento da família de um CADETE AVIADOR DA FAB.
NÃO fale sobre assunto que não tenha conhecimento.
Ele se referiu aos que estão fazendo críticas à aeronave por conta da idade da mesma. O comentario “pilotos de videogame” não foi em relação aos cadetes que são treinados nesta aeronave.
Eu sou pai eu sei como eles estudam e não é fácil prá eles e prá nós que ficamos distante é triste oque aconteceu eu como pai senti a dor dos país do piloto e do cadete que Deus venha confortar todos os familiares
Se vc é quem eu acho, chorei muito com sua família, fazia-mos parte daquela formatura e os meninos eram amigos e muito amigos.
Iria te responder mas o outro colega já o fez muito bem.
Interpretação de texto nunca foi o seu forte heim..
Que comentário inoportuno, vc não têm idéia do quanto esses meninos estudam, meu filho é um deles, amigo do instrutor, fique quieto.
Eu estava me referindo aos que estão criticando o avião.
G-zuis.. Ôh pátria educadora..
Nossa,você não faz ideia do que está falando, estes meninos estudam muito para chegar onde estão, suo mãe de concuseiroe acompanho de perto os esforços e dedicação, horas e horas de estudo,
Sonham em entrar para a AFA,respeite o luto e a dor desta família, e de todas que participam desta jornada
Eu estava me referindo aos que estão criticando o avião.
G-zuis.. Ôh pátria educadora..
.
Aqui após escrever um texto, tem que desenhar e depois explicar o desenho…
“Cala-te, ou dize coisas que valham mais que o silêncio; antes jogar pedra ao acaso do que dizer palavra em vão. Não digas pouco em muitas palavras, mas muito em poucas”. (Sócrates)
Totalmente insanos esses pronunciamentos. Jamais a Força Aerea Brasileira abandona os deveres de manutenção e destreza de suas aeronaves assim como a excelência de seus profissionais. Como veterano da FAB me entristece ver comentários desses jaezes. Sugiro conhecerem melhor a FAB nos rincões de nossa pátria para assertivarem disso. Aos irmãos que partiram minhas continências. Per Astra ad Astra.
Esse avião tem assento ejetor?
Não
Tem
Nâo, não tem. O avião de treinamento da AFA que possui assento ejetor é o T‐27 Tucano.
R.I.P
esses t25 ja deu o q tinha q dar.rip
Para tecermos qualquer comentário/ julgamento precisamos ter acesso às taxas de acidentes desse avião. Mas só sei que, salvo engano, é raro ver notícias de acidentes dele. E olha que a vinte anos atrás quando estudava em Mococa, assistia os cadetes de Pirassununga darem o maior cacete neles sobre a cidade.
Acredito na manutenção da FAB, prematuro afirmar isso ou aquilo como causa do acidente.
Que Deus conforte a família
Muito triste…
Meus sinceros sentimentos aos familiares…
Como veterano da FAB lamento comentários desairosos. Desconhecem a
realidade à não ser os vídeos games.
Não existe discussão se ser mais racional Porque cada pessoa tem um ciclo de vida aqui na natureza Querem culpar isso aquilo e mais aquilo Esse mundo não é nosso se fosse não morreriamos
Em outro site se fala em voo por instrumentos dentro de nuvem, era um cadete e um instrutor com patente de capitão.
Eu tenho meus palpites sobre o que pode ter acontecido, mas no fim das contas, quem proverá a melhor informação é o relatório da CENIPA.
Que Deus os tenha.
Perguntas:
1-Qual era a missão?
2-Voltariam ainda nesse dia?
3-A autonomia daria?
4-Existe algum tipo de seguro de vida?
Obrigado
Esse tipo de avião é para treinamentos curtos.
Perguntas 2 e 3 não cabíveis.
O seguro de vida é particular. A FAB não provê seguro pra ninguém.
A missão, provavelmente, era instrução de navegação em rota. Talvez houvesse o pernoite em Florianópolis, ou poderiam seguir para outro destino. Com certeza haveria reabastecimento em Florianópolis. Não cairam por falta de combustível.
As condições meteorológicas adversas na região, foram o fator determinante para a ocorrência do acidente. O FAB 1924 estava em um vôo de treinamento de navegação visual.
Pode ser. Na minha época de instrutor na AFA esse missão de navegação visual era realizada dentro da área de instrução. Mas, pelo período do ano (estamos em Novembro), me parece ser navegação por instrumentos. Se você é do efetivo da AFA poderia nos esclarecer melhor. Grato.
Oi Rinaldo! No site da Revista Força Aérea tem uma reportagem sobre esse acidente! Lá diz que era um vôo de treinamento VFR! Vamos aguardar o relatório! Não sei se as informações deles estão corretas!
Vou perguntar pro Carlos Lorch se ele tem alguma informação.
Esse Neiva tem assento ejetor? Alguém sabe dizer?
Não. Trata-se de uma aeronave de pequeno porte.
Obrigado pela resposta, Poggio! É praxe que essas aeronaves de instrução não tenham assento ejetor?
O T-27 tem assento ejetor Martin Baker Mk8BR. O T-25, mais antigo, não possui.
Para aeronaves do porte do T-25 dois assentos ejetores seriam um peso considerável e tanto a estrutura como o motor não dariam conta. Nessa classe de aeronaves não tem como colocar esse tipo de dispositivo.
O porte da aeronave não define se terá assento ejetor ou não. O T-27 e o T-25 são quase do mesmo tamanho.
O T-25 não tem.
Eu sei. Fui instrutor na AFA. Mais de 500h no T-25.
Pois é, já passou da hora da AFA /FAB aposentar esses treinadores primários.
Mas gastam mal as verbas aí não sobra para mais nada.
Na minha modesta opinião, deveriam ter substituído esses T-25 pelos T-27 que foram desativados.
Mas a cegueira e miopia é tão descomunal que resolveram doar as aeronaves (complexo de primo rico).
Nenhum T-27 foi desativado.
Não concordo com a colocação do Foxtrot. Para treinamento primário, o T-27 é “muito” avião. Precisa ser uma aeronave mais simples. Mas, quanto aos T-27, dezenas deles foram desativados. A FAB possuiu ao redor de 150 destas aeronaves, entretanto hoje, a FAB tem ao redor de 45 operacionais.
Estocados no PAMALS ou desativados? Pergunto porque posso estar enganado. Estive no PAMALS ano retrasado e não vi nada desativado. Voei T-27 por 12 anos.
Rinaldo, tu bem sabes que a FAB já possuiu mais de 150 T-27. Hoje, tem ao redor de 50 ativos. Considerando perdas e doações (para o Paraguai, por exemplo), digamos que tenham testado uns 70 a serem estocados. Será que tem rudo isso armazenado no PAMA/LS? Será que não venderam ou alienaram nenhum como sucata?
Acho q a FAB nunca teve 150 T-27. Não tenho certeza. Minha turma foi a segunda a voar o T-27 na AFA, em 1986. Voei A/T-27 por 12 anos (2.300:00h). Não há, nem nunca houve, 70 T-27 estocados no PAMALS.
Não concordo com o que diz Santa mariense, o T-25 já deu o que tinha que dar, e a substituição lógica seria o T-27, vide exemplo dos T-45 Ghoathalk,s nós E.U.A.
Mas os “gênios” da FAB agora estão mostrando interesse no Tx (alguma balela) importado.
Absurdo !
Não? E os doados para Uruguai, Perú etc ?
E a luta que foi a modernização de algumas unidades ?
A história conta o contrário !
O Uruguai não possui T-27. E os peruanos foram comprados, assim como os argentinos, colombianos e venezuelanos.
Vou postar os link,s.
Contra fatos não há argumentos!
Faça o favor.
Agora vamos aguardar as investigações para saber o motivo do avião cair. Muito triste perder dois dos nossos
QUE DEUS POSSA CONFORTAR OS FAMILIARES E AMIGOS DAS VÍTIMAS DESSE ACIDENTE AÉREO
Minha mais sincera CONTINÊNCIA de um velho veterano na FAB aos que partiram!
Que Deus os receba em Sua Glória e que Nossa Senhora estenda seu manto protetor sobre os familiares.
Força e Fé!
Nossa que triste! Tomara que descubram as causas do acidente para que não ocorram mais.
Que Pena, Noticia Triste . minhas condolências …
Bom dia, alguns esclarecimentos que podem ajudar a entender o que aconteceu. Acredito que neste acidente a meteorologia foi determinante. Eram dois T-25 fazendo a rota SBYS-SBFL-SBCO. Os aviões voavam com uma boa separação entre eles, com um bem mais a frente que o outro. No momento do desaparecimento do radar, por volta das 16h de sexta, ocorreu uma mudança brusca nas condições de tempo na região de Florianópolis. Os aviões estavam a poucos minutos de pousar em Florianópolis (o local da queda fica a cerca de 37 km a noroeste de FLN. O primeiro T-25 conseguiu passar, mas o… Read more »
Muito provável. Aguardemos o CENIPA. Não vou criticar o fato de desrespeitar a altitude mínima do setor porque não estava lá a bordo. Muitos fatores podem ter levado à essa decisão. MEA (Minimum Enroute IFR Altitude) e MORA (Minimum Off-Route Altitude). Consta das cartas de navegação.
Que nesse momento de dor dilacerante, D’us dê a força, a consolação e a paz necessárias aos familiares e aos amigos dos aviadores.
Esse modelo não tem ejeção?
Não. Já foi respondido acima.
Concordo…tem que ser muito PATRIOTA, para voar nesta carroça aerea..(se for este da foto)….Já tivemos carro elétrico…tanque Ósorio…..parceria no avião AMX….mas por aqui na terra das bananas…so banana vinga mesmo..o resto é politicagem….temos que renascer das cinzas para viraramos pais de primeiro mundo..até lá…paciência…meu povo…e gira o globo.
Voei muito nessa “carroça aérea”. Mais de 500 horas. Não vi nada de inseguro. Você voa?